Páginas

domingo, 28 de julho de 2019

2 Samuel 22 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Samuel 22
Comentário: Koot van Wyk

Aprendemos mais sobre a Palavra de Deus neste capítulo. Por que o Espírito Santo vê como adequado repetir um capítulo em Sua Palavra? Este capítulo é repetido no Salmo 18. Se compararmos as duas ocorrências veremos diferenças e, talvez nelas esteja a lição para nós.

Enquanto II Samuel 22 é histórico e se inicia com “Falou Davi ao SENHOR…”, o Salmo 18 é litúrgico e o título se inicia com: “Ao mestre do canto. Salmo de Davi, servo do Senhor”. A escolha e adequação de palavras para uso em um hinário é feito ainda hoje. É comum compor hinos litúrgicos usando a Bíblia. Por exemplo, transformar o Salmo 23 em uma canção. As linhas são transformadas para se ajustar à música e ao público. Velhas palavras são trocadas por palavras contemporâneas. Todos cantam sem reclamar sobre isso.

Um exemplo de resumo ocorre na transposição pelo copista de alguns versos, como a de 2Sm 22:33 [“Deus é a minha fortaleza e a minha força e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”] para Sl 18:32 [“O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho,”], onde são omitidas 4 letras no hebraico original.

Estudiosos indicam que foram feitos resumos e inserções de palavras para tornar as coisas mais claras. É por isso que as duplicatas são fornecidas, como por exemplo o que temos nos quatro evangelhos.

Que lição podemos aprender com isso? Devemos ser cuidadosos com nossas vidas e o que escrevemos e dizemos, porque isso pode afetar a forma como as pessoas entendem a Palavra de Deus.

Querido Deus
O modo como vivemos afetará a forma como pensamos e a nossa maneira de pensar afetará o que fazemos e como agimos. Ajuda-nos a viver para Ti, diariamente, de forma que nossas atividades de escribas modernos não tragam prejuízo à Palavra de Deus. Em nome de Jesus. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul
#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário