Páginas

sábado, 27 de julho de 2019

2 Samuel 21 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Samuel 21
Comentário: Koot van Wyk

Os gibeonitas, um remanescente dos amorreus, haviam feito um acordo mútuo com os israelitas durante o tempo de Josué. Sem nenhuma justificativa conhecida, Saul havia massacrado alguns dos habitantes desta cidade, que estava no território de Benjamim. A fome sobre a terra foi o castigo de Deus pelos atos de Saul.

Na sequência, Davi cedeu ao pedido dos gibeonitas de lhes entregar sete homens da família de Saul para serem enforcados, como uma reparação daquilo que Saul havia feito para eles.

Antes disso, os homens de Jabes-Gileade haviam ido furtivamente até a cidade de Bete Seã, à noite, onde os filisteus tinham prendido os corpos de Saul e Jônatas a um muro, e roubaram os corpos, descendo-os do muro e trazendo-os para casa e dando a eles uma sepultura honrosa. Depois deste episódio com os gibeonitas, Davi foi a Jabes-Gileade, recuperou os ossos de Saul e Jônatas, acrescentou-lhes os ossos dos sete homens, e os enterrou dignamente, no túmulo do pai de Saul (v. 12-14). Então “Deus respondeu às orações em favor da terra de Israel” (v. 14 NVI).

Deus respondeu, não por causa da morte dos sete descendentes de Saul, mas porque os gibeonitas ficaram satisfeitos com a justiça e se voltaram para Deus.

Querido Deus,
Estamos vivendo em um mundo de divisões e mudanças de posicionamentos e acordos. Também a religião verdadeira está comprometida em todos os níveis, mas através de tudo isso, temos a certeza que irá guiar, conduzir, proteger e também cuidar de nós, em nossas necessidades diárias. Em nome de Jesus. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul

#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário