Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2019

2 Samuel 19 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Samuel 19
Comentário: Koot van Wyk

Então, o historiador da vida de Davi Registra o exemplo de Simei que desceu ao Jordão para declarar lealdade ao rei, junto com os homens de Judá e 1.000 homens benjamitas. Admitindo sua culpa, ele veio receber Davi. Abisai, irmão de Joabe, sugeriu matá-lo (v. 21), mas Davi não o permitiu.

O próximo que veio saudar o rei foi Mefibosete. Suas necessidades físicas haviam sido muito negligenciadas, mas ele foi graciosamente restaurado por Davi. Durante a rebelião, Davi havia dado toda a propriedade de Mefibosete a Ziba, seu servo (2 Sm 16:4), mas agora ele determinou que Ziba lhe devolvesse a metade. Porém, Mefibosete disse que Ziba poderia ficar com tudo, pois o rei, de quem ele tudo dependia, já havia retornado (v.30).

Todo o povo de Judá e metade do povo de Israel vieram saudar o rei. Mas as pessoas se dividiram em dois grupos: norte e sul. As tribos do norte se ressentiram de que o sul agisse como se fossem os únicos responsáveis do rei, desprezando o fato de que elas compunham 8/10 da nação (v. 43). Percebemos aqui que o escriba queria mostrar as raízes da futura divisão de Israel.

Querido Deus,
Como somos fácil e apressadamente levados a pensar de forma tendenciosa [a facções] a partir de “verdades transmitidas pelo twitter”, em vez de escavar profundamente em Tua Palavra! Dá-nos a generosidade e desprendimento de Mefibosete e da misericórdia de Davi para superar as divisões com a atitude de Cristo. Em nome de Jesus. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul

#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário