Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Gênesis 34 - Comentários

:love_letter: Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
:book: Gênesis 34 ( leia em sua Bíblia)

:mComentários: Douglas Tilstra

Imagine alguém tirando uma fotografia no seu pior momento – talvez quando você se levanta de manhã ou logo após uma lesão deixar o seu rosto ensanguentado e ferido ou, pior ainda, no exato momento que você dirige um sorriso cruel e desdenhoso para um infeliz membro da família. A história de hoje mostra um retrato assim da família de Jacó. É, de fato, o retrato de uma família problemática, muito carente da graça e da cura de Deus.

Os filhos de Jacó perpetuam a tradição familiar de trapaça e engano na sua resposta a Hamor e Siquém (vs. 13-17). Além disso, assim como os líderes religiosos da época de Jesus, eles pervertem os emblemas da aliança de Deus (circuncisão, neste caso) para atender aos seus próprios interesses. Simeão e Levi, como Judas, usam o beijo de amizade para encobrir traição e assassinato. Não há heróis nesta história. Infelizmente, Deus nem sequer aparece nesta história, provavelmente porque Sua presença não é desejada e nem convidada.

Esta história sem heróis é realmente um retrato escuro. Entretanto, antecipa ao leitor o refrescante relato da vida de José, que quebrará a cadeia de pecados das gerações de Israel. Faz o leitor desejar por Jesus (prefigurado por José) que iria quebrar as correntes dos pecados das gerações para toda a humanidade.

Douglas Tilstra

Nenhum comentário:

Postar um comentário