Lições
de Vida
Leitura
Bíblica- Gálatas 4
Comentários: Pr.
Heber Toth Armí
Tal como uma mãe que ama e corrige um filho desviado, assim
reage Paulo na educação dos seus filhos na fé que se enveredam por evangelhos
que não são verdadeiros. Descambar para evangelhos alternativos é tão terrível
como filhos que mergulham em vícios e drogas: Ambos estão igualmente perdidos.
Paulo mostra que seu argumento sobre justificação pela fé é
tão dependente do Antigo Testamento quanto de Cristo, pois a forma de salvação
no Antigo Testamento não é diferente no Novo: Ambos são pela graça mediante a
fé. Perder este foco é tão terrível quanto o ato de Abraão tentar cumprir a
promessa de Deus fora do casamento com Sara.
Contudo, os judaizantes deturpavam o Antigo Testamento e o
sacrifício de Cristo. Note o contraste:
1. Os equivocados diziam que a adoção para Deus se faz
mediante atos ritualísticos, como circuncisão; o correto é ser justificado pela
justiça, não nossa, mas de Cristo, a nossa justiça não passa de trapos de
imundícias – revela-nos Isaías.
2. Os equivocados apegam-se a atos externos, cerimônias e
ritos religiosos como evidência da salvação; o correto é participar do batismo
como ato público da justificação que ocorreu no coração.
3. Os equivocados alegam manter privilégios de povo de Deus
mediante obras da Lei tanto para judeus quanto para gentios; a forma correta de
pertencer e permanecer filho de Deus é por meio da obra do Espírito Santo tanto
para judeus quanto para gentios, ligando-os intimamente a Cristo.
Como fez nos capítulos anteriores, “Paulo continua
insistindo que Cristo é o centro do pacto/aliança, o miolo do evangelho, o
centro do verdadeiro sistema de justificação”, diz o teólogo Raúl Quiroga. Com
base no versículo 29, Quiroga ainda diz que segundo a carne e segundo o
Espírito revela “testemunhos de um conflito de teologias, interpretações,
posturas, evangelhos, meios e formas de obter a justificação”.
Enfim,
1. Há evangelhos falsos e outro verdadeiro; o falso
escraviza tanto quanto o pecado, o verdadeiro liberta do pecado.
2. Um ensina que deve-se confiar em rituais, nas obras e na
Lei, além de Cristo, para salvar-se; o outro ensina que somente Cristo salva,
independente de obras.
Se somos verdadeiros cristãos, diz Paulo, “não somos filhos
da escravidão, mas da liberdade que vem do Espírito”.
Reavivemo-nos!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:
“Antes
de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Comentários
bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário