Reavivados
por Sua Palavra
Leitura
Bíblica - I Coríntios 11
Comentários de Michael W. Campbell
Neste capítulo, Paulo aborda assuntos mais práticos com os
membros da igreja de Corinto. Ao fazer isso, ele lhes lembra: “Tornem-se meus
imitadores, como eu o sou de Cristo” (v 1 NVI). O restante do capítulo é
composto por duas grandes questões: coberturas de cabeça (vv 2-16) e como
conduzir a Ceia do Senhor (vv 17-34). Ele as usa para exemplificar o culto
impróprio e ao discutir essas questões ele lembra que todo o comportamento para
ser adequado deve apontar para Jesus Cristo.
Primeiro, ele lembra os crentes de Corinto que devem
observar as “tradições” ou “ensinamentos” passados para eles a respeito da
diferença de gênero na adoração. A passagem nos lembra Deus é a “cabeça” de
tudo (v 3). Em Corinto, a cobertura da cabeça era uma distinção de gênero. Naquele
ambiente altamente sexual, uma mulher que não cobria a cabeça estava se
identificando como prostituta. O modo como adoramos traz honra ou desonra a
Deus. Por esta razão, Paulo argumenta que naquela época uma mulher casada devia
manter a cabeça coberta (v 10). Este texto tem sido interpretado de muitos
modos ao longo da história cristã. Pioneiros adventistas do sétimo dia
questionavam a ideia de que as mulheres deviam ir à igreja com a cabeça
coberta. Da mesma forma, os primeiros líderes, como Tiago White, opunham-se à
ideia de que as mulheres não deviam falar em público (ver Spiritual Gifts, vol.
3, p 24).
Outra fonte de “divisão” em Corinto dizia respeito à
administração da Ceia do Senhor. Este é provavelmente o mais antigo relato
dessa prática no início da Igreja cristã (vv 23-26) e esses textos são usados
por ministros hoje na celebração desta ordenança cristã. Somos lembrados de que
estes emblemas são sagrados, pois representam o corpo quebrado e sangue
derramado de Jesus Cristo na cruz. Como pastor, eu tenho testemunhado
conflitos na igreja serem resolvidos quando ambas as partes, seguindo o
conselho de examinar a si mesmo (v. 28), se reconciliam. Eu também vi pessoas
se afastarem da igreja, impulsionadas pela amargura, e incapazes de lutar com o
pecado em sua vida, tornando notório estar evitando intencionalmente a Ceia do
Senhor.
Um velho conselho ministerial para jovens ministros que eu
encontrei foi que a saúde de uma congregação local pode ser determinada
pela vontade dos membros da igreja em participar da Ceia do Senhor. Esta
verdade continua válida ainda hoje, porque esta ordenança reafirma nossa crença
na expiação sacrificial de Cristo e na segunda vinda de Jesus Cristo (v
26). Não é de admirar Tiago White observou que a Ceia do Senhor deve ser
chamado de “ordenança do Advento”.
Michael W. Campbell, Ph.D.
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/1co/11/
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/1co/11/
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