Reavivados
por Sua Palavra
Leitura
Bíblica - Lucas 13
Comentários de Douglas Jacobs
Os ouvintes de Jesus muitas vezes levavam perguntas ou
comentários para Ele. Logo após censurar os especialistas da lei por sua
hipocrisia, por não saberem interpretar corretamente os sinais espirituais daquele
tempo tão especial (12:54-59), chegou a notícia de que Pilatos havia matado
galileus no templo de Jerusalém enquanto estes ofereciam sacrifícios (Lucas
13:1). A multidão pensava que os galileus deviam ter sido grandes pecadores,
porém “Jesus respondeu: Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que
todos os outros, por terem sofrido dessa maneira? Eu lhes digo que não! Mas se
não se arrependerem, todos vocês também perecerão” (vv 2, 3 NVI).
Então Jesus comentou outra notícia em evidência, a respeito
de dezoito pessoas que morreram quando uma torre em Siloé caiu sobre eles (v
4). Jesus deixou claro que aqueles que sofrem mortes acidentais ou violentas
não são maiores pecadores do que os demais, porque todos nós somos culpados e
estamos sob a pena de morte. Jesus rejeita a ideia de que quando sofremos
estamos colhendo os resultados de nossos pecados.
Então Jesus conta uma
parábola sobre a graça de Deus para os pecadores: “Um homem tinha uma figueira
plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum” (v 6 NVI).
O proprietário da vinha queria cortar a árvore, mas seu viticultor pediu mais
um ano. A parábola de Jesus mostra tanto a graça de Deus quanto os limites da
Sua graça. Se a árvore ainda continuasse infrutífera no próximo ano, o
viticultor iria cortá-la (v 9).
A árvore da sua vida apresenta o fruto de arrependimento?
Jesus nos pede para nos arrependermos e pedir-Lhe perdão e cura pelos nossos
pecados.
Após a parábola da vinha, Lucas registra um dos milagres
mais dramáticos de Jesus. Num Sábado, enquanto ensinava na sinagoga, Jesus
notou uma mulher que por 18 anos tinha estado tão curvada que não podia erguer
o seu corpo (v 11). Depois de dizer: “Mulher, você está livre da sua doença”
(v. 12 NVI), Ele pôs as mãos sobre ela e “imediatamente ela se endireitou, e
passou a louvar a Deus” (v 13 NVI).
O chefe da sinagoga ficou indignado porque Jesus tinha
“trabalhado” no Sábado. Como pôde ele ignorar a milagrosa cura da mulher e
acusar Jesus de quebrar o Sábado? Ele e outros líderes judeus não perceberam
que Deus proibiu o trabalho normal no Sábado, como um símbolo de paz e
libertação do pecado e como uma experiência mais profunda do amor de Deus. Ao
curar a mulher de sua enfermidade, Jesus também mostrou que o Sábado é um
símbolo da libertação da dominação de Satanás.
Os líderes judeus eram, na verdade, aqueles que quebravam o
Sábado porque o seu “descanso” era algo que eles estavam fazendo a fim de
ganhar a salvação. O real descanso do Sábado vem quando descansamos no Sábado e
reconhecemos o dom gratuito da salvação de Deus para nós.
Douglas Jacobs,
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/luk/13/
http://www.palavraeficaz.com/
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