Lições
de Vida
Leia na
Bíblia- Jeremias 44
Repreendida a infidelidade
Comentários
do Pr. Heber Toth Armí
Estudei, observei e notei que há dois sermões em Jeremias 44
com várias aplicações para nós:
1. A primeira parte do primeiro sermão lembra com amor e
firmeza como Deus puniu Judá por causa de seus pecados (vs. 1-6); então,
argumenta que Deus irá julgar o pequeno remanescente que descera ao Egito por
mergulhar fundo na pecaminosidade egípcia (vs. 7-14). Descaradamente os
ouvintes expuseram sua decisão resoluta de não obedecer às palavras do Senhor
(vs. 15-19).
2. O segundo sermão foi um aviso, um alerta: Se o
remanescente permanecer no Egito seria destruído (vs. 20-27). Então, a
argumentação e apelo desse sermão era que o povo voltasse a Judá a fim de que
vivesse (28-30). O sermão direto contou com sinais para despertar ao povo:
“Como sinal da desgraça iminente”, comenta David S. Dockery, Jeremias
“profetizou a queda de faraó Hofra. Essa profecia foi cumprida pouco mais
tarde, em 570 a.C., quando Hofra foi deposto por um partido egípcio de
oposição”.
Muitas vezes não queremos mudar de vida, por isso não
aceitamos, muitas vezes, a repreensão de amor do Senhor por meio de Seus servos
pregadores. Mas, estes são os meios que Deus usa para chegar a nós.
O servo de Deus, guiado pelo Espírito Santo, sabe a
diferença entre exortar, repreender, censurar, admoestar e criticar; e
distingue que criticar não vem de Deus. Como diz o livro Parábolas de Jesus na
página 340: “Muitos que professam ajuntar com Cristo, estão espalhando. Este é
o motivo de a igreja ser tão fraca. Muitos tomam a liberdade de criticar e
acusar. Expressando suspeita, inveja e descontentamento, entregam-se a Satanás
como instrumentos”.
A mensagem de Jeremias no capítulo 44 não foi de crítica,
como não deve ser nenhum de nossos sermões. A crítica nunca é construtiva, ela
desmotiva. Jeremias prega, chama o pecado pelo nome, exorta, repreende,
censura, admoesta e aponta o caminho da restauração. O sermão crítico destrói à
igreja, enfraquecendo-a. E, infelizmente aquele que critica pensa que seus
sermões críticos são os mais poderosos, estes deveriam saber que o poder para
tais sermões vem de baixo e não do alto.
A palavra do sermão deve vir do Senhor
(vs. 1-3); deve ser cheia de amor (vs. 4-5); expor os sentimentos divinos com
base em Sua revelação (vs. 6-10); e, apresentar o resultado da desobediência em
nome do Senhor (vs. 11-14). Ainda que mais direto e apelativo, o segundo sermão
de Jeremias tem os mesmos elementos do primeiro (vs. 20-30). Aprendamos a
depender mais do Senhor para falar as palavras do Senhor!
Após refletir bastante nas palavras do Senhor a Jeremias no
capítulo 44 de seu livro percebi que um fato curioso nesse relato foi a contra
argumentação a Jeremias daqueles filhos de Deus que estavam sacrificando à
deusa da Babilônia, Istar a “Rainha dos Céus”; o povo tinha seus argumentos
para suas decisões e oposição à mensagem do profeta de que Deus iria “derramar
outro julgamento com Sua ira”.
Dockery comenta que, “o que se pensava era que o
desastre recaíra sobre Judá, simplesmente porque Josias havia eliminado os
deuses estrangeiros da terra (2Rs 23)”.
O pecado entorpece e cega pessoas! A
lição é clara: Precisamos atentar à voz de Deus a fim de que tenhamos
discernimento espiritual para pensar, agir e falar com sabedoria.
Aprendida a
lição, vamos orar: “Querido Deus, a Tua santidade revela minha pecaminosidade,
Tua Palavra me exorta, repreende, corrige e me mostra por onde devo ir e como
devo agir; entretanto, preciso de forças sobrenaturais para colocar em prática
tudo o que aprendi em Tua Palavra. Faça essa obra em mim, por favor! Em nome de
Jesus, eu clamo a Ti, Senhor... Amém!”.
Imagens
do Google – editado por Palavra Eficaz
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“Antes
de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
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