Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

RPSP- Salmos 68


Reavivados por Sua Palavra 
Leitura Bíblica  - Salmos 68
Comentários: Teresita Pérez
O livro de Salmos poderia muito bem se chamar "Canções de Davi", pois foi ele quem escreveu a maior parte deste livro. Os três que se seguem foram escritos por seu filho Salomão: Provérbios, Eclesiastes e Cantares (ou Cântico dos Cânticos). Essa unidade dos quatro livros começa e termina com poesia, unindo pai e filho, que em uníssono apelam para que nos juntemos a eles em sua adoração a Deus.

O Salmo 68 dirige a atenção do leitor para um momento da história em que Deus se erguerá e os pecadores não mais existirão (v. 1-2 ); um tempo em que os justos se alegrarão e cantarão louvores Àquele que cavalga sobre as nuvens (v. 3-4), um tempo de libertação da morte (v. 20); um tempo em que milhares e milhares de carros de Deus virão para nos levar ao lar (v. 17), semelhantes ao carro que veio buscar Elias (2 Reis 2:11).Então o Senhor habitará entre o Seu povo, como Ele habitava no Sinai (v. 17).

Davi almeja que todos os reinos do mundo cantem louvores a Deus. Ele quer que a humanidade se junte a ele em sua fé e esperança. Ao longo dos Salmos, ele compartilha experiências dos pontos altos e baixos da sua vida despertando sentimentos que elevam a nossa alma e nos encorajam a participarmos do círculo de amor divino.

No salmo 68 há uma surpreendente mensagem acerca das mulheres no versículo 11: "O Senhor anuncia a palavra, e as mulheres que a proclamam são uma grande multidão" (New International Version). E a New English Translation diz: "O Mestre soberano fala; muitas, muitas mulheres difundem as boas novas". Essas palavras indicam o papel muito importante reservado por Deus às mulheres na proclamação do Seu amor ao mundo.

Este Salmo credita às mulheres dividirem o despojo da batalha (v. 12), e faz referência às asas da pomba (v.13), no encerramento dessa sessão que as menciona (v. 11-13). Salomão também faz referencia à mulher como uma pomba (Cantares 5:2). Neste tempo em que Jesus está prestes a retornar sobre as nuvens (v. 4), as filhas de Deus pelo mundo se alegram e louvam a Deus com grande voz.

Usemos nossos dons nos papéis a nós reservados e unamo-nos todos em canções incontidas de louvores!

Teresita Pérez

Nenhum comentário:

Postar um comentário