Reavivados
por Sua Palavra
Leitura
Bíblica - Jó 5
Elifaz acha que o que acontece na vida de uma pessoa é
consequência imediata dos seus atos. Portanto, o problema de Jó, na opinião de
Elifaz, é ele mesmo. O seu discurso principal é que o homem colhe o que semeia.
Jó não deve pedir a ajuda dos céus (v. 1), pois isto é tolice e desonestidade
(v. 2). Os bens das pessoas tolas são destruídos, elas morrem na guerra (v.
3,4) e sua colheita é saqueada (v. 5).
As dificuldades do
homem "não nascem do chão", mas, sim, do próprio homem, que
"nasce para as dificuldades como as fagulhas voam para cima" (v. 6 e
7, NVI). Por esta razão, deve-se buscar a Deus (v. 8), que é um Deus Soberano
(vv. 11-12) e faz o que Lhe agrada, mesmo em detrimento da vontade de suas
criaturas, reduzindo-as a meros brinquedos. Se Ele quiser quebrar Seus
brinquedos, quem poderá impedi-Lo? Este ponto de vista da soberania de Deus
exposto por Elifaz não é bíblico e omite a revelação de Seu amor.
De acordo com Elifaz, Deus escolhe aleatoriamente os caídos
e os que choram (v. 11). Ele destrói ativamente as ações mentais dos homens, os
impede de consertar as coisas (v. 12) e sua sabedoria e conselhos são
dissipados (v. 13). Quando Deus age, os homens encontram apenas escuridão todos
os dias. É escolha arbitrária de Deus querer salvar o carente e desesperado (v.
15). Mas há esperança para os pobres (v. 16). Portanto, tudo o que acontece a
uma pessoa é disciplina de Deus e não deve ser rejeitado (v. 17).
Elifaz pensava que Deus inflige dor nas pessoas quando Ele
acha necessário, e depois os cura quando quer (v. 18). Indiferente se houverem
um ou sete problemas, Ele pode proteger o homem contra o mal (v. 19). Na fome e
na guerra Ele protege o indivíduo de morte (v.20). Ele protege a pessoa contra
falatórios e nada precisa ser temido (v. 21). Pode-se rir da destruição e não
ter medo de animais selvagens (v. 22, 23). Isso em virtude da paz que Deus nos
dá neste mundo. Neste pensamento de Elifaz, a paz circunda a pessoa e os
recursos do céu estão disponíveis para ela agora.
Falta a Elifaz o
correto entendimento das coisas, do ponto de vista bíblico. A diferença entre o
pensamento de Jó e o de Elifaz, ambos equivocados, é que o primeiro traz a
ideia filosófica do auto sacrifício e o segundo tem o pensamento "comamos
e bebamos, porque amanhã morreremos" (Is. 22:13).
Querido Deus,
voltamo-nos para Ti para suprir todas as nossas
necessidades, não porque queiramos criar o nosso próprio paraíso na terra, mas
porque colocamos em Ti a nossa esperança que o criará para nós ao final.
Queremos viver no presente com esta esperança futura em nós. Amém.
Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Trad/Adap JAQ/GASQ
Leia na Bíblia: http://www.bibliaonline.com.br/acf/j%C3%B3/5
Fonte: http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/5/
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