Reavivados
por Sua Palavra
Leitura
Bíblica - Jó 4
Elifaz é o primeiro amigo de Jó a responder ao seu lamento.
Esses amigos de Jó não tinham conhecimento da história da rebelião no Céu e da
prolongada discussão entre Satanás e Deus, a respeito da fidelidade de Jó. A
questão era muito maior do que eles poderiam imaginar.
Alguns estudiosos querem ver o lado bom de Elifaz e tentar
desculpá-lo por ele estar expondo, em sua fala, o pensamento dominante de sua
época. Ele está dizendo que Jó costumava ser um conselheiro e ajudava a muitos
(v. 3 e 4), mas agora que a tragédia surgiu em seu caminho, ele se tornou
impaciente e agora é ele quem necessita de um conselheiro (v. 5). No verso 7
Elifaz explica o seu ponto de vista, "segundo o que eu tenho visto "
(v. 8). A fonte do seu conhecimento é a sua experiência e seus sentidos. Ele
tem a idéia de que é no presente que Deus castiga os ímpios e recompensa os
fiéis. Aqueles que semeiam problemas, isso mesmo colherão (cf. v. 8). É pela
ira de Deus que o ímpio chega ao seu fim, mesmo agora (cf v. 9).
Durante uma noite, quando Elifaz tentava dormir, um espírito
passou diante de seu rosto (v. 15). Ele ficou com muito medo e tremendo (v.
14). Seu cabelo se arrepiou e ele pulou para fora da cama (v. 16). Ele não podia
discernir o vulto corretamente, apesar de estar na frente de seu rosto. A voz
culpou os atos de Deus de uma maneira que somos lembrados dos papéis
desempenhados por Lúcifer na rebelião no céu. Sua intenção é lançar dúvidas
sobre a justiça de Deus. "Seria, porventura, o mortal justo diante do seu
criador? Seria, acaso, o homem puro diante do seu Criador?" (v. 17).
Estas perguntas feitas com objetivo de gerar dúvidas pedem
um não como resposta, o que reforça mais uma acusação a Deus: "Eis que
Deus não confia nos seus servos" (v. 18). Esta acusação de culpa de Deus
na Terra é ligada à culpa de Deus no Céu, pois Ele “aos Seus próprios anjos
atribui imperfeições” (v. 18), tendo, por isso, os expulsado do Céu.
Satanás está usando aqui a mesma estratégia que ele usou com
Eva em Gênesis 3. Se os próprios anjos não são poupados, os seres humanos não
podem esperar nada melhor. Entre a manhã e a noite é Deus quem quebra os seres
humanos em pedaços (“Nascem de manhã e à tarde são destruídos”, v. 20a). O
espírito de atribuição de culpa continua, e Elifaz repete: (v. 20b). "Eles
perecerão pela retenção", o que significa que Deus retém as bênçãos dos
céus dessas pessoas. Eles são desconectados de suas vidas, são deixados a
morrer sem ter conhecimento do porquê.
Querido Deus, nós também nos deparamos com tragédias.
Pessoas e a nossa consciência querem nos acusar de maldade que merece punição
imediata de Deus. Mas nós sabemos que irás recompensar a todos no futuro [não
pela nossa (inexistente) justiça, mas pela justiça de Jesus Cristo]. Mantenha-nos na
palma da sua mão. Amém.
Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Trad JAQ/GASQ
Fonte: http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/4/
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