Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Não julgue

 Bom dia

30 de novembro
Leia Mateus 7:15 e reflita

Não julgue

Não julguem para não serem julgados, pois vocês serão julgados pelo modo como julgam os outros. O padrão de medida que adotarem será usado para medi-los. Mateus 7:1-2

Quando julgamos outros, o resultado é sempre negativo. Prejudicamos as pessoas a quem julgamos e a nós mesmos. A Bíblia diz: "Somente aquele que deu a lei é Juiz, e somente ele tem poder de salvar ou destruir. Portanto, que direito vocês têm de julgar o próximo?" (Tg 4:12).

Fique atenta para as ocasiões em que você lança sobre outros um olhar de condenação. Reflita, também, sobre como suas próprias experiências a levam a pensar que todos devem agir de modo semelhante ao seu. Nas escrituras, Deus apresenta a verdade que constitui o alicerce de nossa vida. No entanto, o Espírito conduz cada pessoa de moda específico e pessoal. Logo, a direção do Espírito não é exatamente igual na vida de todos os cristãos.

Somos chamadas a identificar e discernir o fruto do Espírito em outros, mas em momento algum somos instruídos a julgá-los. Existe uma diferença.

Deus sempre nos trata com graça extraordinária. Quando essa verdade permeia nossos pensamentos e nossas emoções, nos tornamos cada vez menos propensas a julgar os outros.

🛐 Peço que me perdoes, Senhor, pelas ocasiões em que julguei outras pessoas. Em meu coração desprezei suas atitudes, ações, palavras, ou mesmo sua aparência.  Tem misericórdia de mim. Produz em meu coração tua compaixão e graça, para que eu busque aceitar e entender meu próximo em vez de julgá-lo.

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 30 de novembro.
@moracao #bomdia

Isaías 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 7 – Após seu chamado e capacitação para uma missão desafiadora conforme Isaías 6, o profeta de Deus recomeça suas atividades.

“A primeira missão de pregação do profeta a ser registrada é aquela a Acaz (v. 731-715), que tem de escolher entre ser invadido por Síria e Israel, pedir ajuda à Assíria e confiar numa palavra revelada da parte de Deus. À semelhança de Acabe, Acaz recusa-se a confiar no servo fiel de Yahweh (7:1-9). Por esse motivo Isaías apresenta um oráculo que abrange o presente e o futuro. Ao fazê-lo deixa implícito que Deus dará um sinal extraordinário que acentuará a futilidade da descrença de Acaz. Ele diz que uma ‘virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel’ (7:14). Além disso, a terra logo ficará livre dos sírios e israelitas, e a Assíria virá contra Judá (7:15-17)” (Paul House).

Há muitos ensinamentos maravilhosos neste capítulo inspirado. Porém, sobretudo, destaca-se a ideia do “convite à confiança em Deus”. Considere o comentário da Bíblia Andrews:

“A confiança no Senhor é um tema importante que perpassa todo o livro (cap. 25, 30). Na verdade, trata-se do alicerce da teologia de Isaías. O povo de Deus só poderia ser salvo se recorresse ao Senhor, não à Assíria, ao Egito ou à coalizão siro-efraimita. Neste capítulo, um novo rei é desafiado a ter a confiança em Deus ao ser ameaçado de derrota. A falta de fé revelada por Acaz se transforma em oportunidade para o Senhor fazer algo extraordinário. Por meio da vida cotidiana do profeta Isaías, Deus concede um sinal para mostrar o que é capaz de fazer, a despeito da recusa de Acaz em pedir o sinal divino”.

Além do filho de Isaías, Deus concedeu-nos sinal mais extraordinário (Mateus 1:18-25); Seu próprio Filho tornou-Se o Emanuel verdadeiro: Deus realmente conosco!

A descrença traz consequências. “Porque Acaz não aceitou o oferecimento da graça de Deus, não escapará do castigo divino. E, por esse motivo, este é também um sinal verdadeiro, uma prova, que permeia toda a história subsequente... de que o pecador não escapa do seu castigo e de que a palavra de Deus permanece” (Otto Kaiser).

A incredulidade deve ceder espaço à confiança em Deus. Viver esta substituição nos trará recompensas! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Isaías 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 6 – Sendo este texto bem conhecido, intentarei destacar alguns pontos que, creio eu, são menos explorados. Antes, porém, colocarei a divisão do capítulo sugerida por Siegfried Schwantes:

1. Visão da glória e da santidade divinas (Isaías 6:1-4).
2. Compenetração e confissão de pecados (Isaías 6:5).
3. Purificação (Isaías 6:6-7).
4. Vocação (Isaías 6:8).
5. Comissão (Isaías 6:9-13).

Deus está preparando o profeta para uma tarefa árdua e sem grandes resultados aparentes. Com esta experiência Deus confirma o chamado que deve ter acontecido antes deste evento. “Na condição de profeta de Deus, [Isaías] terá o apoio de Deus, mas esse apoio nunca significará trabalho menos árduo”, comenta Paul House.

Após uma profunda experiência confirmatória de graça, envolvimento e capacitação, Isaías foi comissionado a ir ao povo e proclamar a mensagem divina com poder e autoridade, porém o povo não Lhe daria ouvidos.

• Aceitaríamos esta missão?

“‘Até quando, Senhor?’, pergunta o profeta, deveria ele prosseguir neste trabalho aparentemente inútil. A perspectiva que o Senhor lhe descerra era de molde a desencorajar os mais bravos: ‘Até que a terra seja de todo desolada...’ (vv. 11-12). O futuro era dos menos prometedores. Um vislumbre de esperança é oferecido no v. 13. Se a maioria acabaria por rejeitar a mensagem do profeta, haveria, não obstante, ‘uma santa semente’ que poderia de novo popular a terra desolada”, analisa Schwantes.

O texto inspirado deixa claro que:

• Cumprir os propósitos divinos é um processo desafiador, tendo que, muitas vezes, enfrentar resistência e rejeição por parte do povo de Deus.

• Deus sabe quando a resposta do público de um mensageiro Seu será negativa; porém, nesta situação desfavorável, Deus confirma o chamado que fizera a Seu frágil servo.

• Mesmo que, aparentemente, fazer a vontade de Deus não traga resultados positivos, há sempre  propósitos por traz do chamado divino (Isaías 6:11-13):

1. Os pecadores impenitentes devem saber onde seus pecados os levarão.
2. Reavivar o remanescente em meio à sociedade decadente.

A mensagem é que, ao viver os planos de Deus, devemos ter persistência diante das adversidades, conscientizarmo-nos da triste realidade espiritual de nossa sociedade, confiar na soberania divina e focar nos propósitos que Deus tem para nossa vida, independente da avaliação dos resultados do ponto de vista humano.

Diante disso, invistamos no reavivamento! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Aprendendo a ouvir

 Bom dia

29 de novembro
Leia Provérbios 10:19-20 e reflita

Aprendendo a ouvir

Quem fala demais acaba pecando; quem é prudente fica de boca fechada. Provérbios 10:19

Você já deve ter observado que existem pouquíssimas pessoas que ouvem mais do que falam. É sempre triste quando você passa tempo com uma amiga e ela mal faz uma pausa para respirar, quem dirá para perguntar como você está.

Claro que essa não é uma característica de nosso Pai celeste e, portanto, também não deve estar presente em nossa vida. Peça a Deus que lhe mostre em que situações você precisa aprender a falar menos e ouvir mais. Ele a ensinará a demonstrar verdadeira preocupação com os outros e interesse por eles.

Sem dúvida, houve momentos em que você poderia ter ouvido mais. Busque o perdão de Deus e saiba que ele a ajudará a mudar esse quadro; acima de tudo, busque ser uma pessoa disposta a ouvir não apenas os outros, mas principalmente o Senhor.

Muitas vezes lançamos sobre ele nossos problemas e depois viramos as costas e vamos embora, sem aquietar nossa alma e esperar para ouvir o que ele tem a nos dizer. À medida que o Espírito nos mostrar como ouvir sua voz também nos capacitará para sermos melhores ouvintes para nossas familiares, amigos e colegas.

🛐 Senhor, muito obrigada porque te importas comigo e me ouves. Torna-me cada vez mais receptiva à tua voz e desenvolve em mim a disposição de ouvir outros com atenção e acolhimento.

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 29 de novembro.
@moracao #bomdia

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Volte para Deus

 Bom Dia

28 de novembro
Leia Isaías 44 21-23 e reflita

Volte para Deus

Volte para mim, pois paguei o preço do seu resgate. Isaías 44:22

Há períodos de nossa vida em que não sabemos onde fomos parar. Sabemos apenas que, de algum modo, nos desviamos do caminho certo. Deus não nos deixou; nós é que afastamos dele.

Felizmente, temos sempre a chance de voltar. Podemos declarar novamente que não existe nenhuma pessoa e nenhuma coisa mais importante para nós que  nosso Senhor e Salvador. Ao contrário do que acontece quando nos afastamos de pessoas, não precisamos nos explicar para Deus. Ele sabe melhor que nós o que causou o distanciamento. E ele nos espera de braços abertos.

A Bíblia diz que nada pode nos separar do amor de Deus (Rm 8:39). Não precisamos nos esforçar para obter sua aprovação, pois ela já nos foi concedida pela graça por meio de Jesus Cristo. Nada do que você fizer levará Deus a amá-la mais (ou menos) do que ele ama agora, neste momento.

Arrepender-se significa "mudar de direção". Peça que o Senhor lhe conceda a preciosa dádiva do arrependimento. Se você escolheu andar por  seus próprios caminhos e perdeu o rumo, volte agora mesmo para Deus. Ele a resgatou e está à sua espera.

🛐 Senhor, perdoa-me o por ter, mais uma vez, deixado as distrações, as preocupações e os envolvimentos desta vida me afastaram de ti.  Tu és meu lar, meu lugar seguro para o qual desejo regressar hoje.

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 28 de novembro.
@moracao #bomdia

Isaías 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 5 – Neste texto sagrado “o pregador tornou-se um trovador e entoou um cântico popular ao Senhor (‘meu amado’). Quem sabe, os que haviam ignorado seus sermões ouviriam suas canções. Cantou sobre seu povo (v. 7) e ressaltou como Deus havia estado com os israelitas. Deus lhes dera uma lei santa e uma terra maravilhosa, mas eles quebraram a lei, corromperam a terra com seus pecados e deixaram de produzir frutos para a glória de Deus. O Senhor fez todo o possível por eles. Agora, só lhes restava trazer juízo para uma vinha sem frutos e transformá-la em refugo”, expõe Warren Wiersbe.

Nesta música, o profeta apresenta uma metáfora da vinha que apontava ao povo de Israel como plantação de Deus. A revelação divina descreve as razões pelas quais a vinha de Deus não produziu bons frutos e como isso atraiu o juízo divino. A concepção oriunda das frutas selvagens indicam a injustiça e a maldade na vida do povo de Deus, resultantes do pecado, das consequências morais e das negligências espirituais.

Wiersbe divide a canção com os seguintes tópicos, citando os pecados que atraíram o julgamento sobre a Terra:

• Cobiça (Isaías 5:8-10).
• Embriaguez (Isaías 5:11-17).
• Indiferença (Isaías 5:18-19).
• Dissimulação (Isaías 5:20).
• Orgulho (Isaías 5:21).
• Injustiça (Isaías 5:22-25).

“Deus condena a nação santa, tratando-a como bêbada (5:10, 22), arrogante (5:13-17), amante do mal (5:20) e objetos da ira”, observa Paul House. O final do capítulo mostra que, consequentemente, o povo escolhido seria levado ao cativeiro por adversários poderosos e inescrupulosos (Isaías 5:26-30).

I Pedro 2:9 descreve os crentes do Novo Testamento como “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, PARA anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”. Aqui também o povo de Deus do presente tem um propósito específico. A vinha plantada com a expectativa de produzir bons frutos se equipara ao chamado dos crentes para proclamar as virtudes de Deus.

Negligenciar esse propósito implica viver irresponsável e negligentemente perante Deus. Não que Deus seja cruel, mas qualquer vida sem intimidade e sem dependência divina sofre sozinha as próprias consequências.

• Frustrar a expectativa divina implica no juízo divino!

Devemos dar ouvidos ao chamado de Deus para não sermos achados em falta diante dEle! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Embaixadora de Cristo

 Bom dia

27 de novembro
Leia 2Coríntios 5:19-21 e reflita

Embaixadora de Cristo

Agora, portanto, somos embaixadores de Cristo; Deus faz seu apelo por nosso intermédio. Falamos em nome de Cristo quando dizemos: "Reconciliem-se com Deus!" Coríntios 5:20


O Senhor lhe confiou a tarefa de ser  embaixadora dele. Que honra ter seu nome associado ao nome de Cristo! Dê a essa missão o devido valor e não procure cumpri-la com suas próprias forças. Apegue-se ao Espírito dependendo dele para capacitação e direção.

Dizer a outros que você segue Jesus é algo muito sério, pois significa que você precisa fazê-lo de fato, demonstrando com suas ações que você representa Jesus. O mundo está cheio de hipócritas e pessoas falsas. Elas confundem os incrédulos, pois sua vida não dá sinais do amor, da graça e do poder de Deus. Peça que Deus ajude a ser uma testemunha autêntica, inteiramente dedicada ele, que reflete as instruções e a verdade a respeito dele.

A Bíblia diz que devemos ser sábias quanto a nosso modo de agir em relação aqueles que não conhecem a Deus (Cl 4:5). Por isso você precisa da presença transbordante do Espírito em seu interior, fazendo uma diferença evidente, que desperte o interesse deles. No poder do Espírito, você se torna imitadora de Cristo e embaixadora das boas-novas da salvação.

🛐 Muito obrigada, Senhor, pela grande honra de ser tua embaixadora. Que teu Espírito me dê autenticidade de vida cristã necessária para dar bom testemunho  àqueles que ainda não te conhecem. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 27 de novembro.
@moracao #bomdia

Isaías 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 4 – Este capítulo inicia com uma expressão profética “naquele dia”; equivale ao tempo anunciado de que as mulheres que esbanjavam sensualidade enfrentariam escassez de homens, devido ao julgamento que viria sobre Israel.

A ideia é que as mulheres dividiriam um homem sem pedir recursos financeiros, para não ficarem desprovidas de relações sexuais. O número 7 indica situação extrema (Isaías 4:1).

Apesar da independência financeira, elas reconhecem a necessidade de um relacionamento. Elas almejam ser chamadas pelo nome de um homem, indicando a importância do reconhecimento social e proteção. O desejo de ser chamada pelo nome de alguém (sobrenome) reflete uma busca por identidade e pertencimento.

• Em meio a julgamentos ou situações difíceis, as pessoas podem buscar soluções próprias para satisfazerem seus desejos; mas, afinal, precisam reconhecer que necessitam mesmo é da intervenção divina.
• Não temos habilidades suficientes para resolver nossos dilemas, nossas necessidades e carências. Contudo, toda tentativa de solução à parte de Deus não passa de paliativos que não resolvem de fato nossos problemas.
• Somente o “Renovo do Senhor” traz alegria, satisfação e solução para a culpa e vergonha da situação crítica “naquele dia” (Isaías 4:2).

Além do Renovo que representa o Messias trazendo renovação espiritual e restauração ao povo de Deus, Jesus é descrito como “uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite” (Isaías 4:5); essa imagem refere-se à presença divina que guiou o povo de Israel no deserto após o Êxodo, sugerindo a necessidade da presença constante e orientação divina em tempos difíceis, não paliativos humanos.

O julgamento divino visava a purificação dos pecados do povo de Deus na época de Isaías (Isaías 4:2-4). Isso deve levar-nos a refletir sobre a nossa busca por satisfação em meio às aflições e angústia de nosso coração diante das consequências dos nossos pecados. Nestas situações...

• Precisamos considerar a Deus, reconhecer nossa real necessidade de purificação e arrependimento.
• Precisamos do Renovo do Senhor renovando nossa vida!

No tempo escatológico, a purificação do santuário aponta para a purificação do povo de Deus (Daniel 8:13-15). Nos eventos que antecedem a segunda vinda de Cristo, haverá tribulações e desafios (Apocalipse 7:1-17; 13:1-18); porém, temos a promessa de que Deus guiará e protegerá Seu povo (Isaías 4:6; Daniel 12:1). É disso que precisamos!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

domingo, 26 de novembro de 2023

Mente transformada

 Bom dia

26 de novembro
Leia Efésios 4:21-24 e reflita

Mente transformada

Livre-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano. Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes. Efésios 4:22-23


Quanto mais você conhece a Deus, lendo a Palavra e passando o tempo com ele em louvor e adoração, mais é capaz de discernir quais pensamentos vem dele e quais vem da carne ou do inimigo. Por exemplo se você perceber que está pensando algo como "Seria melhor se eu não houvesse nascido", conseguirá reconhecer que não se trata de uma revelação do Senhor para sua vida.

Isso não significa que você deve negar que tem pensamentos indesejáveis ou errados. Nem deve ignorá-los ou reprimi-los é preciso examinar o que se passa em sua mente à luz das Escrituras, para verificar se seus pensamentos estão de acordo com o que Deus diz em sua Palavra.

A verdade é que seus pensamentos servem ou à carne, ou ao inimigo, ou ao Senhor. E a decisão é sua, mas as forças para colocá-la em prática não vem de você. Jesus é o Libertador que nos livra de todo o pensamento que não vem de Deus.

Por causa de Jesus é possível ter uma mente transformada.

🛐 Senhor Deus, desejo deixar de lado o velho modo de viver e permitir que renoves minha forma de pensar e de agir. Ensina-me a cultivar pensamentos agradáveis a ti e a buscar socorro de teu Espírito para resistir às ideias enganosas do mundo da carne e do inimigo.

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 26 de novembro.
@moracao #bomdia

Isaías 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 3 – As pessoas têm costume de esconder sua podridão de alma atrás de coisas consideradas belas e importantes. O que não sabem é que a vaidade é um sinal forte de grande apostasia, abandono de Deus e de Seus princípios.

No início de Isaías 3, Deus revela a ruína e a miséria como consequência dos pecados abertos da parte de Seu amado povo: Falta de recursos vitais. Qual o problema para Deus permitir que Seu povo sofra desta forma?

• O povo abrigava especialistas em práticas religiosas que despertavam a ira divina; além da liderança, a sociedade como um todo estava apodrecendo espiritualmente, perceptível nas palavras, atitudes, ações e expressões faciais que confrontavam a Deus e a Seus princípios (Isaías 3:1-12, 15-16).

• O texto revela como os pecadores, que estão apodrecendo no pecado, intentam maquiar sua condição deplorável e horrorosa. As mulheres da sociedade escondem sua condição atrás da arrogância e do orgulho, seus enfeites podem até esconder suas imperfeições perante a sociedade, porém, não escondem de Deus a podridão da alma (Isaías 3:16-24).

• O juízo de Deus visa o arrependimento, a renúncia ao pecado, ao abandono da negligência espiritual de líderes religiosos, políticos e do povo como um todo. O Juiz Celestial almeja um reavivamento e uma reforma na vida. Seu propósito é restaurador, e em favor dos vulneráveis, frágeis e necessitados, que revelam o quanto carecem dEle e de Sua graça (Isaías 3:13-15).

Alguns intérpretes enxergam no texto que Deus seja contra os adornos das mulheres como pulseiras, testeiras, colares, pendentes, braceletes, correntinhas de tornozelos, talismãs, amuletos, anéis e enfeites de nariz. Se essa linha de raciocínio for seguida, o texto estaria dizendo que Deus também é contra enfeites no cabelo, cintos, roupas caras, capas, mantilhas, bolsas, espelhos, roupas de linho, tiaras, xales, perfumes e penteados (Isaías 3:18-24). Na verdade, a raiz do problema é outro: Vaidade baseada no orgulho que exclui Deus!

Esta vaidade se revela no luxo, e também nos títulos acadêmicos, na fama e também no poder (Isaías 3:2-6). Contudo, ela nunca será solução para a podridão do coração. Neste caso, o texto enfatiza que só Deus pode curar-nos e restaurar-nos.

Autoridade/poder e luxo/enfeites são meramente maquiagens que apenas aparentam prosperidade (Isaías 3:24-26). Portanto, reavivemo-nos espiritualmente! Consagremo-nos a Deus! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sábado, 25 de novembro de 2023

Promessas em meio a dor

 Bom dia

25 de novembro
Leia Romanos 8:26-30 e reflita

Promessas em meio a dor

E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito. Romanos 8:28

Há momentos em que é impossível enxergar o que Deus está fazendo. Você só consegue ver a dor que está sofrendo. Quando isso acontecer, peça a Deus que abra seus olhos. A Bíblia diz que ele é bom, que nunca a abandonará e que você tem motivos de sobra para confiar nele. Também diz que ele é "Pai misericordioso e Deus de todo encorajamento ele nos encoraja em todas as nossas aflições para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições (2Co1:3-4). Deus não apenas a ajudará a atravessar as provações, mas também a usará para encorajar outros e a ministrar à vida deles.

Os caminhos de Deus não são iguais aos seus — são melhores. Nenhum experiência sua é desperdiçada, pois Deus sempre tem um propósito ao permitir algum sofrimento em sua vida. Aquilo que Satanás planeja para destruí-la, o Senhor planeja para revelar outros a história da redenção.

Confia em Deus, sujeite-se a ele em tudo que fizer. Então, em lugar de tristeza, ele a cobrirá de alegria e, em lugar das trevas da aflição ele lhe dará esperança eterna.

Apegue-se às promessas de Deus em meio à dor, pois são promessas de bem.

👃Pai de amor, muitas vezes não entendo a razão do sofrimento que permites em minha vida, mas confio em ti e em tuas promessas. Mostra-me como dar ânimo a outros da mesma forma que tu me encorajas nos momentos de dificuldade. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 25 de novembro.
@moracao #bomdia

Isaías 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 2 – Após rejeitar a hipocrisia e a superficialidade religiosa (Isaías 1), o profeta Isaías passa a apresentar o fim da idolatria e da idiotice religiosa visando sacudir, acordar e salvar perdidos deste mundo.

Pecados nos acorrentam, nos arrastam para baixo, nos deixam cabisbaixo, sem vigor e esperança. A vivência no pecado parece prazerosa, atraente e promotora de satisfação, porém nos torna azedos, frustrados, amargos, desprezíveis, críticos, frágeis e vazios. O pecado interrompe a espiritualidade, pois ele intercepta a intimidade com Deus. Porém Deus tem poder de reverter qualquer situação, por mais desesperadora e desafiadora que seja nossa condição!

• Deus revelou capacidade de tirar Jerusalém do fundo do poço (Isaías 1:21) e torná-la protagonista entre as nações (Isaías 2:1-3). Quando Deus Se volta para Seu povo, Seu povo torna-se referência na região, a tal ponto das nações da vizinhança afluírem em busca da Palavra Divina (Isaías 2:3-5).

• No passado, Deus permitira que o povo colhesse as consequências de tê-lO substituído por coisas insignificantes. Como preferira procurar falsos profetas e religiosos deturpados e depravados, e optara por confiar na economia e na artilharia dos pagãos, Deus retirou Sua proteção a fim de que o povo percebesse quão horrível é não ter Suas bênçãos em seu favor. Ignorar a Deus resultou na destruição de Samaria e de Judá (Isaías 2:6-11).

• Quando Deus age para revelar as idiotices dos pecadores que O ignoram, as pessoas se desfazem de seus deuses e ídolos inúteis mesmo sendo de prata ou ouro; elas têm medo de confrontar o Deus verdadeiro então percebem sua insignificância, ignorância e petulância (Isaías 2:12-22).

Aprendamos que não existe segurança fora da presença de Deus. Quando Deus julgar, nada nos dará qualquer garantia de segurança. Deus é contra nossas vaidades porque elas não nos sustentarão diante das adversidades. Ele é contra o que é atraente ao pecador impenitente devido a ele depositar sua segurança naquilo que não passa de mera ilusão.

Na realidade, só em Deus pecadores encontram proteção, restauração e salvação!

A soberba e arrogância da humanidade, representada pela pompa e ostentação, relacionadas a grandes realizações, riqueza e poder, não significam nada diante da manifestação majestosa de Deus (Apocalipse 6:12-17). Por isso, é necessário humilharmo-nos diante dEle esperando que Ele nos eleve, restaurando-nos.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Capacitação diária

 Bom dia

24 de novembro
Leia Êxodo 35:30-35 e reflita

Capacitação diária

O Senhor encheu Bezalel com Espírito de Deus e lhe deu grande sabedoria, habilidade e perícia para trabalhos artísticos de todo tipo. Êxodo 35: 31

O Espírito Santo capacitará você para todo o trabalho que ele deseja ver realizado. Quando o tabernáculo estava sendo construído, Deus escolheu a artesãos competentes e os chamou para que trabalhassem na obra e seguissem suas instruções.

Além disso, "O Senhor capacitou também Bezalel como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para ensinarem suas aptidões a outros" ( Êx. 35:34). Deus não somente equipou esses homens para realizar o trabalho como também os capacitou a ensinar os demais artesãos. É evidente que esses indivíduos já possuíam certas aptidões, mas o Espírito Santo os ajudou a realizar com destreza  exatamente aquilo que Deus queria.

Quando o Espírito Santo chamar você a fazer algo, ele é a capacitará para essa tarefa. Se ele a guiar e fazer algo que você se considera incapaz de realizar, peça que ele exerça uma mudança em seu coração. Eu sei que é assustador, mas ele não lhe pedirá para fazer algo que não seja em última análise, o melhor que ele tem para sua vida.

🛐Todo conhecimento do mundo pertence a ti, Senhor, e criaste todas as coisas.  Peço que me capacites para realizar com grande competência todos os trabalhos para os quais me chamares, a fim de que teu nome seja conhecido e honrado por meio deles. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 24 de novembro.
@moracao #bomdia

Isaías 1 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 1 – O gracioso e imensurável Deus amoroso Se apresenta para convidar-nos a uma reflexão profunda. Ele tem filhos revoltados/rebeldes!

Isaías inicia seu livro com uma poderosa mensagem que destaca o amor divino e, ao mesmo tempo, faz uma advertência contundente aos religiosos hipócritas. Inspirado pelo Espírito Santo, o profeta comunica a penetrante palavra revelada, abordando a condição do povo da aliança, que estava engajado em práticas religiosas superficiais e vazias.

Isaías 1 demonstra que, apesar de sistemáticas práticas religiosas, o coração pode estar bem longe da verdadeira devoção – moribundo espiritualmente (Isaías 1:1-9). O profeta usa metáforas fortes, comparando certos religiosos a animais desprovidos de discernimento, sem maturidade e desenvolvimento espirituais.

Assim fazendo, meras práticas religiosas tornam-se meros rituais vazios. Até mesmo as mais acertadas ações e práticas eclesiásticas, sem um coração verdadeiramente voltado para Deus, não passam de mera religiosidade banal – É a banalização da religião, e Deus a trata com rejeição (Isaías 1:10-15).

Contudo, a graça não rejeita o povo, por isso Deus convida a quem quiser a purificar-se, a buscar a retidão e a justiça; a experimentar a transformação, atender as causas dos injustiçados e ajudar os oprimidos. O amor indescritível de Deus não abandona Seu povo em sua rebelião, por isso o chama à conversão. Há um poderoso apelo em Isaías 1 para uma mudança genuína de coração, uma prática correta da justiça e uma atitude de compaixão pelos seres humanos (Isaías 1:16-18).

O profeta também destaca que, embora o amor de Deus seja abundante, há consequências para a escolha contínua da rebeldia (Isaías 1:19-31). O julgamento divino paira como uma advertência, mas a promessa de restauração permanece disponível para quem decidir voltar-se sinceramente para Deus.

• Esta mensagem continua relevante para todas as épocas; ela lembra-nos atualmente do amor redentor de Deus e da importância de uma devoção verdadeira e de uma espiritualidade autêntica (Isaías 1:26-27).
• Assim como antigamente, os cristãos do tempo do fim precisam saber que Deus deseja uma devoção sincera e um relacionamento profundo da parte de Seu povo.
• O período de Laodiceia do qual fazemos parte, também recebe um forte chamado para uma paixão espiritual renovada (Apocalipse 3:14-22).

Deus anseia nossa restauração, por isso chama-nos com profundo amor e compaixão! Como responderemos: Com rebelião ou submissão? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

O privilégio do discipulado

 Bom dia

23 de novembro
Leia Mateus 28:16-20 e reflita

O privilégio do discipulado

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28:19

Jesus nos encarregou de fazer discípulos de todas as nações. Essa não é apenas uma instrução, mais um grande privilégio. Muitas vezes, porém, é difícil saber por onde começar.

Um passo inicial importante para o verdadeiro discipulado é desenvolver relacionamentos fortes com as pessoas, investir na vida delas e ficar atenta as suas necessidades  Às vezes, elas são óbvias, mas nem sempre. Confie que Deus lhe mostrará como ministrar a cada um. Se você se dispuser a servir, ele lhe dará ousadia para compartilhar sua fé com outros.

Quando Jesus viveu entre nós, cuidou das pessoas de maneiras práticas. Ele conhecia as necessidades espirituais mais profundas, mas também atendeu as necessidades físicas imediatas. Desse modo, provou quanto as amava e se importava com elas.

Deus pode lhe mostrar como fazer discípulos por meio de compaixão e do cuidado.  Ele deseja capacitá-la para essa tarefa. Peça que ele a ajude a ministrar como Jesus e, então, quando você falar de sua fé, terá o respaldo de suas ações para mostrar o amor de Deus pelos que ainda não o conhecem.

🛐 Senhor Jesus ensina-me a alcançar pessoas como tu fizeste em teu ministério aqui na terra: com o profunda da compaixão,  misericórdia e disposição de ir ao encontro delas onde quer que estivessem.

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 23 de novembro.
@moracao #bomdia

Cântico dos Cânticos 8 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 8 - O assunto “casamento” não é periférico para Deus. Em Hebreus 13:4 diz: “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros”. Pena que poucos não dão o valor que Deus dá a este assunto importante.

Considere o capítulo em análise. Note o esboço do Comentário Bíblico Adventista:

• O amor da esposa por seu amado (versos 1-5).
• A veemência do amor (versos 6-13).
• A esposa anseia pela vinda do seu amor (verso 14).

Quanto romantismo! Precisamos pensar biblicamente quanto ao assunto do casamento. E, contrariando a filosofia de que “beleza não se põe na mesa”, Salomão mostra que deve-se casar com quem será possível admirar.

• Cada um tem sua beleza peculiar; embora nem todos a note, há sempre alguém para percebê-la!

Outra coisa, o tempo não deve diminuir o romantismo, o término da lua-de-mel não é o fim do amor; ao contrário, o verdadeiro amor aumenta quanto mais o tempo passa (Cântico dos Cânticos 8:6-7). O problema não está com o acostumar-se e perder o encanto – está na falta de manutenção do relacionamento. Quanto a isso Ellen White é enfática:

• “Embora possam surgir dificuldades, perplexidade e desânimo, nem o marido nem a esposa abrigue o pensamento de que sua união é um erro ou uma decepção. Resolva cada qual ser para o outro tudo o que é possível. Continuai as primeiras atenções. De todos os modos, anime um ao outro nas lutas da vida. Procure cada um promover a felicidade do outro. Haja amor mútuo, mútua paciência. Então, o casamento, em vez de ser o fim do amor, será como que o seu princípio. O calor da verdadeira amizade, o amor que liga coração a coração, é um antegozo das alegrias do Céu”.

• “A razão por que há em nosso mundo tantos homens e mulheres de coração endurecido é que a verdadeira afeição tem sido considerada como fraqueza, sendo consequentemente desencorajada a reprimida. A melhor parte da natureza das pessoas desta classe foi pervertida e amesquinhada na infância; e a menos que os raios da luz divina derretam sua frieza e endurecido egoísmo, sua felicidade estará enterrada para sempre”.

Vamos reavivar biblicamente as chamas do amor em nossa vida? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Perdoar a si mesma

 Bom dia


22 de novembro
Leia Isaías 43:18-21 e reflita

Perdoar a si mesma


Esqueçam tudo isso, não é nada comparado ao que eu vou fazer. Pois estou prestes a realizar algo novo. Vejam, já comecei! Não percebem? Isaías 43:18-19

Muitas vezes temos dificuldades em deixar para trás os erros que cometemos. Quando tentamos prosseguir com a vida, Satanás joga nossos fracassos em nosso rosto. Se você se arrependeu e se rendeu ao Senhor de todo o coração, todos os seus pecados foram afastados de você, "tanto como o Oriente está longe do Ocidente" (103:12), e Deus tornou "brancos como a neve" seus pecados que eram "vermelhos como carmesim" (Is 1:18).

O inimigo deseja mantê-la em servidão, mas o Senhor já removeu suas cadeias. Sua parte, agora, é aceitar a liberdade que ele lhe concedeu e perdoar a si mesma. Cristo fez você aquilo que não era possível poder fazer por conta própria. Essa é a graça para qual você precisa abrir seu coração.

Reflita sobre a misericórdia fiel do Senhor, uma dádiva imerecida que está ao seu dispor, para ser recebida de todo o coração, com alegria e gratidão.

Hoje é um novo dia, um recomeço. Deus a libertou e você é verdadeiramente livre ( Jo 8:36). Aproprie-se desse perdão.

🛐 Senhor, tu sabes dos erros que cometi no passado. Confessei meus pecados a ti e recebi arrependimento e perdão. Traze esses fatos à memória quando o inimigo tentar me acusar e encher minha mente de falsa culpa. Sou grata por tua misericórdia e tua graça, e quero viver em conformidade com essas dádivas bondosas de tuas mãos.

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 22 de novembro.
@moracao #bomdia

Cântico dos Cânticos 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 7 – Intimidade sexual não é imoral, quando dentro dos padrões estabelecidos pelo Criador em Sua Palavra. Leia com atenção aos 13 versículos deste capítulo numa versão moderna.

Leia cada frase... Note que nos campos da alma floresce a beleza daquele que busca a essência do amor. Observe que a jornada do amor romântico transcende aos limites do tempo, escrevendo histórias eternas nas páginas do coração. Perceba que a sabedoria do amor escreve um livro de paixão, onde cada capítulo é escrito com a tinta indelével do carinho, e suas páginas são lidas pelos olhos do coração!

Considere com atenção cada palavra até captar que a verdadeira grandiosidade está em reconhecer a preciosidade de cada momento compartilhado na jornada a dois. Desta forma, como o sol que ilumina cada manhã, o amor resplandece na vida daqueles que escolhem trilhar juntos o caminho da plenitude.

Continuando o capítulo anterior, o capítulo 6 o Amado expressa suas emoções (versos 1-9) e então a Amada reage complementando as expressões de amor (versos 9-13). Este capítulo incorpora elementos românticos da época salomônica através de fortes imagens poéticas, elogios detalhados e uma narrativa que enfatiza a busca e a união entre o casal apaixonado.

Nesse tema, Ellen White reflete profundamente: “O calor da verdadeira amizade e do amor que une o coração de marido e mulher é um antegozo do Céu. Deus ordenou que houvesse perfeito amor e harmonia entre os que participam da relação matrimonial. Que o noivo e a noiva, em presença do universo celestial, se comprometam a amar-se mutuamente como Deus lhes ordenou que fizessem”.

Ela ainda declara: “Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção; preserva a pureza e felicidade do gênero humano, provê as necessidades sociais do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral”.

O amor deve ser evidente nos gestos. As demonstrações de afeto no texto sagrado revelando carinho e elogios contribuem para uma atmosfera romântica e para uma agradável e prazerosa conexão emocional. Para isso, a presença de Cristo no casamento é primordial. “O amor de Cristo é profundo e ardente, fluindo como uma irreprimível torrente para todos os que O aceitarem”, comenta White.

Pelo amor de Cristo, podemos reavivar o romantismo! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 21 de novembro de 2023

O melhor está por vir

 Bom dia

21 de novembro
Leia Judas 1:20-21 e reflita

O melhor está por vir

Mantenham-se firmes no amor de Deus, enquanto aguardam a vida eterna que nosso Senhor Jesus lhes dará em sua misericórdia. Judas 1:21

Esta vida não é tudo que existe. Nós existiremos eternamente: ou num lugar de separação de Deus, ou na vida eterna com ele. Viver longe de Deus é o inferno a pessoa que desobedece a vontade de Deus entenderá o sofrimento do qual Deus desejava poupá-la. Estar no céu é estar com Deus eternamente.

Se você aceitou Jesus, um dia terá um corpo ressurreto e vida eterna com Cristo. A ressurreição de Jesus garantiu nossa ressurreição. São muitas as maneiras pelas quais, a todo tempo, somos preparadas para a eternidade. Por isso precisamos escolher as recompensas celestiais em lugar das recompensas terrenas. Precisamos escolher amar e servir a Deus acima de qualquer coisa.

A Bíblia diz que quando morremos estaremos imediatamente com o Senhor. Jesus disse que preparou um lugar eterno para você, onde nada poderá prejudicá-la onde nada lhe faltará onde não haverá mais sofrimento, doenças ou lutas.

Essa é uma promessa magnífica que o Deus de amor fez a você! Em seu último dia neste mundo, quando você der o suspiro final, Deus a ressuscitará e a levará para o lar eterno com ele. Diante disso, eu diria a todos nós que aceitamos Jesus: o melhor ainda está por vir!

🛐 Senhor, quando a vida aqui na terra parecer difícil demais ajuda-me a lembrar que passarei a eternidade na tua presença, onde não haverá tristeza nem dor e onde poderei te adorar e te louvar continuamente. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 21 de novembro.
@moracao #bomdia

Cântico dos Cânticos 6

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 6

Comentário: Pr. Heber Toth Armí

CÂNTICO DOS CÂNTICOS 6 – Cada ser humano é uma obra única de Deus, repleta de sentimentos, sonhos e experiências que moldam sua identidade. Cada um de nós possui a necessidade de se reconhecer como indivíduo valioso e digno de amor.

Este precioso livro “trata-se de um longo poema que não nega ao objeto de afeição qualquer demonstração de carinho. O sentimento pelo outro explode em palavras na boca daquele que o expressa e sintetiza de modo exponencial o ideal de Deus para o ser humano, que é o complemento trazido pela união com o sexo oposto. Mas o texto adverte contra o extremo do asceticismo (a negação de todo o prazer) e do hedonismo (a busca desenfreada pelo prazer). O ideal do casamento, proposto por Deus, é aqui exemplificado numa mistura de atenção, afeto, empenho e prazer”, explica Rodrigo Silva.

As palavras sagradas do capítulo em apreço devem levar-nos ao autoconhecimento, destacando a importância de compreendermos nossas próprias emoções e motivações em prol do cônjuge. Assim, esse livro pode ajudar-nos na restauração dos nossos traumas, reestruturar nossas emoções e equilibrar nossos sentimentos.

A narrativa do capítulo 6 inicia com a amada buscando seu amado nos jardins e pelas ruas da cidade. Quando ela o encontra, há uma descrição poética da beleza e do encontro do amado. O texto sagrado utiliza metáforas e imagens simbólicas para expressar e ressaltar a alegria e a intensidade do amor entre os dois personagens. A linguagem é carregada de simbolismos, dando ao leitor uma experiência sensorial e emotiva de explorar os sentimentos profundos dos amantes retratados no texto.

Há beleza na união entre duas pessoas, porém, o pecado gera conflitos onde deveria haver harmonia. É imprescindível que apliquemos nossa mente e coração nos princípios que tornarão nossos relacionamentos doentios em relações saudáveis, baseadas não em egoísmos e vaidades, mas na reciprocidade, compreensão e respeito mútuo!

Neste capítulo, maravilhosas aplicações podem ser extraídas; tais como:

• Nas vielas do coração, encontramos os jardins secretos da alma, onde floresce o amor verdadeiro quando devidamente cultivado.

• O amor vivo cria expectativas agradáveis que motivam nossas ações apaixonadas durante o dia.

• Na sintonia dos sentimentos, cada olhar é uma nota, cada toque uma melodia que ecoa no coração.

Diante desta explosão de sentimentos, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

••••

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Coragem e fé

 Bom dia

20 de novembro
Leia 1 Pedro 1:5-7 e reflita


Coragem e fé

Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisam suportar muitas provações. Elas mostrarão que sua fé é autêntica. 1 Pedro 1:6-7


Deus permite certas coisas em nossa vida visando o nosso fortalecimento e amadurecimento. Ele vê o bem que pode resultar de alguma situação difícil. Ele tem um lugar de paz para nós em meio a qualquer provação, se o buscarmos e depositarmos nele toda a nossa fé.

Nossos momentos de dificuldade nos aperfeiçoam, por isso nunca podemos deixar de crer que Deus realizará grandes coisas, não importa o que estejs acontecendo.

A primeira coisa que Deus fez no exército de Gideão foi eliminar os medrosos e cheios de dúvida (Jz 7:3-8). Era melhor ter 300 homens com fé, sem medo e que sabiam como se preparar para a batalha, do que milhares sem fé e que não estavam alertas. Deus usa pessoas com fé forte e corajosa para ser glorificado.

Por vezes nos sentimos fracas na batalha contra os desafios da vida porque ficamos angustiados e com medo. Mas se tivermos fé no poder de Deus como nós defensor, e se ficarmos de prontidão para a batalha, ele nos dará a vitória de tal forma que teremos a certeza de que veio da parte dele e não de nossa própria força e poder.

🛐 Senhor, minha coragem e fé dependem da ação de teu Espírito em mim. Ajuda-me a crer somente em ti, para que teus propósitos sejam realizados e teu nome seja engrandecido. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 20 de novembro.
@moracao #bomdia

Cântico dos Cânticos 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 5 – Precisamos reavivar a chama do amor verdadeiro. Infelizmente, “pouco é o amor real, genuíno, devotado e puro. Este precioso artigo é muito raro. A paixão recebe o nome de amor”, atesta Ellen White.

Por mais que Deus tenha deixado um livro inteiro para tratar desse assunto e elevar o amor corrompido ao amor genuíno, muita gente ainda geme sob o peso do amor pervertido. O pecado é tão terrível que interfere inclusive em nossa interpretação desse magnífico livro! Porém, Cântico dos Cânticos está acessível a todos nós para despertar o amor verdadeiro em nosso casamento!

O amor verdadeiro não acontece naturalmente, pois somos carnais. “O amor verdadeiro é uma planta de origem celestial, e precisa ser cultivada e nutrida. Corações afetivos, palavras verdadeiras, amoráveis, farão famílias felizes e exercerão influência própria para elevar em todos quantos entram na esfera dessa influência”, argui White.

Para isso, precisamos extrair os preciosos princípios do capítulo em apreço:

1. Reconheça que há desafios no relacionamento matrimonial. Após o amado da Sulamina ter-se retirado por algum motivo não informado, ela pediu que lhe dissessem que estava “doente de amor” (versos 1-8). Assim, o texto faz referência aos desafios do amor íntimo entre o esposo e a esposa. É preciso reconhecer a importância da intimidade sexual e estar dispostos a cultivar a vida sexual saudável e satisfatória.

2. Aprenda a usar a criatividade para comunicar o amor divino. A amada de Salomão exalta seu homem, valoriza-o acima dos outros homens. Reconhece suas peculiaridades, percebe sua sensualidade (versos 9-16). É preciso aprender a encontrar maneiras criativas de expressar o quanto o cônjuge é especial.

Neste mundo que tende a todo instante abafar ou apagar as chamas do amor puro e verdadeiro, é necessário manter esforço contínuo para preservar acesa e manter vivo a chama do amor em nosso matrimônio. É importante construir e fortalecer uma confiança mútua, a qual é fundamental para um relacionamento durável e saudável.

Lembre-se sempre de que cada capítulo de Cântico dos Cânticos oferece insights valiosos para a construção de um casamento forte e significativo. Ao incorporar seus princípios em sua vida conjugal, você estará cultivando um ambiente de amor, compreensão e respeito mútuo. Este é o plano de Deus para teu lar! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

domingo, 19 de novembro de 2023

Uma influência positiva

 Bom dia

19 de novembro
Leia Êxodo 20:1-17

Uma influência positiva

Não tenha outros deuses além de mim. Êxodo 20:30

Ao longo deste dia, é quase certeza que você será pressionada a fazer algo contrário a vontade de Deus, expressa em sua Palavra. Talvez a pressão não seja direta e evidente, mas sutil e difícil de identificar.

Certas pessoas ao seu redor talvez procurem convencê-la a fazer as coisas do jeito delas, ignorando os princípios de Deus, aquele que sabe o que é melhor para você. Nesses momentos, Deus lhe estende a mão e oferece ajuda para que você recuse toda ideia ou prática que não é do agrado dele. Ele está disposto a lhe mostrar que você não precisa concordar com outros só para se sentir aceita por eles. Você já é incondicionalmente aceita o seu Pai.

Em vez de transformar a aprovação dos outros em um deus em sua vida, deixando-se influenciar pelas ideias do mundo e cedendo às suas pressões, peça ao Deus verdadeiro que usa em você para ser uma influência positiva no meio em que ele a colocou. Pelo poder do Espírito você é capaz de oferecer compaixão, sabedoria e ânimo  àqueles com quem convive.

🛐 Senhor, o mundo exerce pressão intensa para que eu me conforme aos padrões do nosso tempo e de nossa sociedade. Fortalece-me para que eu busque somente tua aprovação, para que sejas o único Deus em minha vida e para que eu possa influenciar outros de forma positiva. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 19 de novembro.
@moracao #bomdia

Cântico dos Cânticos 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 4 – Este capítulo fala do amor matrimonial. “Aqui se enfatiza a beleza do amor conjugal”, argui Merrill Unger. Desta forma, o livro leva-nos às nossas origens.

A Bíblia Andrews comenta que...

“Em Cântico dos Cânticos, voltamos ao Jardim do Éden. O livro retrata o ideal edênico para o amor sexual humano mesmo após a queda, com os seguintes componentes teológicos: (1) a sexualidade foi criada por Deus; (2) a sexualidade se expressa em um relacionamento heterossexual e monogâmico; (3) igualdade plena dos dois parceiros no relacionamento amoroso; (4) sexualidade holística, na qual os cônjuges necessitam que o outro se entregue por inteiro e que o amor envolva todo o ser (não só o físico); (5) o amor sexual como um relacionamento exclusivo, permanente e íntimo; (6) sexualidade com o fim principal de expressar amor, não de procriar; (7) a sexualidade como um presente pleno, belo e alegre de Deus”.

Baseando-se no capítulo em pauta, extraímos importantes princípios de vida. Considere:

• Reconheça e elogie as características que você acha belas em seu cônjuge.
• Busque desenvolver a habilidade de apreciação mútua da beleza física e interior.
• Aprimore a capacidade de expressar teus sentimentos de amor e apreço de forma positiva.
• Aprenda a usar palavras edificantes para comunicar o quanto seu cônjuge é importante.
• Cultive aceitação mútua, reconhecendo as imperfeições e amando teu cônjuge incondicionalmente.
• Desenvolva intimidade emocional profunda, compartilhando corretamente teus pensamentos, sentimentos e sonhos mais íntimos.
• Demonstre cuidado e proteção para com teu cônjuge, garantindo que ele se sinta amado e seguro.
• Respeite a individualidade de seu cônjuge e celebre as diferenças que contribuem para a complementaridade na relação.
• Mantenha a chama romântica acesa, praticando gestos afetuosos e românticos para manter viva a paixão um pelo outro.
• Reconheça as realizações e esforços de seu cônjuge, incentivando um relacionamento saudável e construtivo.

Ellen White contribui muito com estes ideais ao afirmar: “Todos os que se casam com santo propósito – marido para conquistar as puras afeições do coração da esposa; a esposa para abrandar e aperfeiçoar o caráter do seu esposo e ser-lhe complemento – preenchem o propósito que Deus tem para eles”.

Muitas pessoas fazem tudo errado na ilusão de que tudo vai dar certo. Como precisamos aprender a viver o propósito divino! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sábado, 18 de novembro de 2023

Cântico dos Cânticos 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 3 – Ao destilar sabedoria, Salomão alertou quanto ao perigo da promiscuidade sexual e do privilégio da pureza da intimidade sexual (Provérbios 5:1-7:27). Em meio às fortes advertências contra a impureza sexual, apresentou um oásis para o romantismo:

Seja bendita a sua fonte!
Alegre-se com a esposa de sua juventude.
Gazela amorosa, corça graciosa;
Que os seios de sua esposa
Sempre o fartem de prazer,
E sempre o embriaguem os caminhos dela (Provérbios 5:18-19).

Tanto Provérbios como Cântico dos Cânticos, destaca-se uma paixão viva, uma entrega total entre o esposo e a esposa. A Bíblia revela sabedoria em celebrar o amor conjugal em sua pureza, e o faz naturalmente, utilizando metáforas ricas para descrever a atração e a doçura mútua entre o marido e sua esposa.

Tanto Provérbios, quanto Cântico dos Cânticos destacam alegria, exclusividade e intensidade do relacionamento matrimonial, enfatizando a importância do sentimento, comprometimento e deleite mútuo. Ambos os livros bíblicos revelam claramente que o relacionamento conjugal deve ser valorizado e cultivado corretamente (Cântico dos Cânticos 3:5).

Cântico dos Cânticos 3 é dividido em duas partes no esboço do Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia:

1. A ansiedade da esposa e sua alegria no amor (versos 1-5).
2. A esposa enaltece o marido (versos 6-11).

Desde o início do livro, vários princípios são apresentados para serem aplicados no relacionamento conjugal. Note com atenção os seguintes pontos:

• É certo e sábio aprender a valorizar o cônjuge: “Ah, se ele me beijasse, se sua boca me cobrisse de beijos... Sim, suas carícias são mais agradáveis que o vinho” (1:2).
• É certo e sábio aprender a comunicar-se aberta e claramente com o cônjuge: “...mostre-me o teu rosto, deixe-me ouvir a tua voz; pois a sua voz é suave e o seu rosto é lindo” (2:14).
• É certo e sábio lutar pelo amor: “A noite toda procurei em meu leito aquele a quem meu coração ama, mas não o encontrei... mal havia passado por elas [sentinelas da cidade] quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir, até que o trouxe para a casa de minha mãe, para o quarto daquela que me concebeu” (3:1, 4).

Diante disso, vamos reavivarmo-nos? Vivamos espalhando estes princípios de amor! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Deus é santo

 Bom dia

18 de novembro
Leia Levítico 11:45; 1 Pedro 1:15-16 e reflita

Deus é santo

Agora, porém, sejam Santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que o chamou. Pois as escrituras dizem: "Sejam santos, porque eu sou santo". 1Pedro 1:15-16


A santidade é um dos principais atributos de Deus. Na verdade, tudo a respeito dele pode ser visto sob a luz de seu amor e de sua santidade.

Fomos feitas a imagem de Deus, mas não temos nenhum de seus atributos sem que ele nos conceda. Só viveremos em santidade se estivermos dispostas a nos separar de tudo que é pecaminoso e impuro e pedir que o Espírito nos encha com sua presença.

Moisés disse: "Quem entre os deuses é semelhante a ti, ó Senhor, glorioso em santidade, temível em esplendor, autor de grandes maravilhas?" (Ex 15:11).

Ana, uma serva devota do Senhor, declarou: "Ninguém é santo como o Senhor ; não há outro além de ti, não a Rocha como o nosso Deus!" (1Sm 2:2).

Davi disse: "Honre o Senhor pela glória de seu nome, adorem o Senhor no esplendor de sua santidade" (SL 29:2).

A santidade traz plenitude. Ao aceitar o amor do Senhor, você se torna um vaso no qual ele se derrama. Portanto, não acredite na mentira de que nunca conseguirá ter a santidade descrita na palavra de Deus. Você não conseguirá tê-la sem a ajuda divina, mas com Deus certamente a terá.

🛐 Deus santo, trabalha em meu coração para que eu seja cada vez mais semelhante a ti. Que meus pensamentos, minhas atitudes e minhas ações reflitam tua santidade para aqueles que convivem comigo.

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 18 de novembro.
@moracao #bomdia

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Poder para obedecer

 Bom dia


17 de novembro
Leia Filipenses 2:12-13 e reflita

Poder  para obedecer

Pois Deus está agindo em vocês, dando-lhes o desejo e o poder de realizarem aquilo que é do agrado dele. Filipenses 2:13

Assim que você descobrir qual é a vontade de Deus é muito importante obedecer ao que ele está lhe dizendo.

Orar para saber qual é a vontade de Deus e depois não cumpri-la traz consequências sérias. A escolha de viver conforme o querer Divino a poupa de muito sofrimentos e problemas desnecessários.

Não estou dizendo que a pessoa que segue a vontade de Deus nunca passará por dificuldades. A experiência de Jesus mostra que isso não é verdade. Ele estava cumprindo a vontade divina quando passou pela cruz, mas havia um propósito maior para seu sofrimento e sacrifício. E o mesmo se aplica a nós. Se você estiver cumprindo o desejo do Senhor e algo ruim acontecer, pode confiar que Deus tem um plano para trazer algo de bom do que está ocorrendo.

Devemos lembrar, porém, que não somos capazes de realizar a vontade de Deus por nossa própria conta. Precisamos do auxílio constante do Espírito para nos dar o desejo de obedecer e as forças para fazê-lo. As tentativas de agradar a Deus sem depender dele estão condenadas ao fracasso e geram orgulho e arrogância. A humilde dependência narração do Espírito nos permite usufruir da graça que Deus nos oferece para que vivamos em obediência.

🛐 Pai de amor, ajuda-me a cultivar em meu coração desejo de cumprir tua vontade. Sei que não sou capaz de fazê-lo sem tua graça. Preciso de ti a cada dia para ser obediente e fiel. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 16 de novembro.
@moracao #bomdia

Cântico dos Cânticos 2- Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 2 – O romantismo está presente desde o Jardim do Éden. Assim que Deus fez homem e mulher, o encontro deles foi puramente romântico. Adão compôs a primeira poesia histórica no primeiro momento em que viu a mulher que Deus criara (Gênesis 2:18-24).

Mesmo após a entrada do pecado, Deus pretende que as pessoas desfrutem desse romantismo puro, lindo e divino. Embora o pecado tenha arruinado muito os Seus planos para nós, é possível ser instruído, direcionado e transformado por Ele para usufruir de Seus planos neste mundo corrompido. Falando do livro em análise, a Bíblia do Discípulo salienta:

“Este é um cântico sobre o amor humano escrito no estilo de poesia romântica. O Cântico descreve o ideal edênico para o amor sexual, mesmo após a Queda. É um lembrete para o ser humano de que a sexualidade é um dom criado por Deus para ser desfrutado numa relação heterossexual e monógama. O pacto divino, que ordena a pureza sexual, provê a estrutura correta (casamento) na qual o Seu povo pode experimentar adequadamente o dom da intimidade sexual. O casamento é uma bênção de Deus baseada na lealdade e compromisso, mas é moldada por dois indivíduos com uma natureza pecaminosa, de modo que um casal precisa convidar o Senhor para participar de sua vida matrimonial se quiser cumprir o propósito divino para esta instituição. Assim, um bom relacionamento conjugal não é uma coincidência, mas o resultado de uma árdua batalha contra a orgulhosa natureza humana, influenciada pelo Espírito Santo no coração de homens e mulheres”.

A perversidade humana não apenas deturpa o amor, corrompe inclusive um inspirado cântico de amor. Merrill Unger alega que Cântico dos Cânticos “é uma magnífica pérola literária, considerada eminentemente inocente entre os orientais. É pena que tamanha obra-de-arte seja às vezes pervertida” com interpretações alegóricas.

Para facilitar a interpretação, esboço segundo capítulo baseando-me no Comentário Bíblico Adventista:

• Versos 1-7: O Amor mútuo entre esposa e esposa.
• Versos 8-13: A esperança e o chamado da esposa.
• Versos 14-15: O cuidado do esposo por sua amada.
• Versos 16-17: A ocupação da esposa; sua confiança.

Este conteúdo é um manual matrimonial, do qual deveríamos alimentarmo-nos diariamente para usufruir do plano de Deus para nosso casamento neste mundo de sofrimento! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Não deixe as emoções controlarem seu dia

 Bom dia

16 de novembro
Leia 2 Pedro 1.5:7 é reflita

Não deixe as emoções controlarem seu dia


Acrescentem à fé a excelência moral; à excelência  moral o conhecimento; ao conhecimento  o domínio próprio.  2Pedro 1:5-6

A capacidade de experimentar emoções é uma dádiva de Deus. Para ter uma vida interior equilibrada, porém, é  necessário que ele governe essas emoções.  Do contrário elas acabarão nos controlando e exercendo um impacto negativo.

Às vezes,  as coisas não ocorrem como desejamos e, nesses momentos, pode acontecer de sentirmos como se o mundo estivesse acabando. Se não desejamos ser levada por nossas emoções, teremos de apresentá-las a Deus a fim de combater seus efeitos prejudiciais. Não precisamos ter medo de colocar nossos sentimentos nas mãos dele, pois ele nos entende muito melhor que nós mesmas.

Com a ajuda do Espírito, aprendemos a não viver em função de nossas emoções, pois elas podem ser enganosas. Talvez você se sinta feia, ou inadequada ou rejeitada por Deus. A Bíblia diz, porém, que nenhuma dessas coisas é verdade. As emoções não são confiáveis, a Palavra de Deus é. Com a ajuda dele, podemos distinguir entre os sentimentos válidos e autênticos e os sentimentos que não correspondem à realidade.

Em Deus encontramos um lugar de paz. Quando lhe sujeitamos nossas emoções, elas não controlam nosso dia.

🛐 Senhor, sei que ao longo deste dia experimentarei várias emoções. Ajuda-me a discernir quais delas são genuínas e saudáveis e quais são enganosas e nocivas. Sujeito todas elas a ti, para que me concedas serenidade e equilíbrio. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 16 de novembro.
@moracao #bomdia

Cântico dos Cânticos 1 -Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 1 – Alguns intérpretes têm dificuldades de assimilar o teor romântico neste texto sagrado. Contudo, é importante saber que Deus mesmo é o idealizador do casamento, do amor e do romantismo. Portanto, nosso preconceito precisa ser erradicado para que entendamos a real e clara mensagem deste livro inspirado.

Sem fugir para interpretações alegóricas, faremos uma análise literal do texto com suas implicações teológicas, com aplicações práticas para a vida no mundo atual e moderno. Embora tenha sido escrito por Salomão há muito tempo, seus princípios são relevantes e importantes hoje.

Mesmo que todo o livro seja uma coleção de poesia lírica abordando o tema do amor romântico, ele não é menos inspirado e útil para a espiritualidade e a religião que os outros livros bíblicos. Na verdade, ele está no mesmo nível de sacralidade que qualquer dos outros 65 livros da Bíblia.

Este livro poético e amoroso descreve a relação entre um noivo (Salomão) e uma noiva. Seu contexto social e histórico envolve o reinado em Israel como o rei mais sábio e prolífico escritor que era (I Reis 4:29-31). Suas obras eram diversas e extensas: “Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco” (I Reis 4:32). De sua produção literária e musical, Cântico dos Cânticos é incomparável.

A repetição do título é uma característica da escrita hebraica para expressar uma ideia de máxima excelência ou superioridade. Ou seja, é o que chamamos de superlativo, uma forma gramatical usada para indicar que algo ou alguém está no grau mais elevado ou é melhor em sua categoria.

Este Cântico é supremo, é o poema mais excepcional ou a canção mais sublima que Salomão escreveu dos seus 1005 cânticos, único preservado nas páginas bíblicas. O Comentário Bíblico Adventista esboça da seguinte forma seu início:

I. Título, 1:1.
II. O casamento entre Salomão e a donzela Sulamita, 1:2-2:7.
A. Diálogo: A donzela Sulamita expressa admiração pelo noivo. As moças da corte lhe respondem, 1:2-7.
B. Salomão entra: Ele e a noiva trocam mútuas expressões de amor, 1:8-2-7.

Deus almeja que desfrutemos do amor na intimidade no relacionamento entre homem e mulher. Tal prazer não é pecado, é louvável. Esse amor deve ser cultivado em nossa sociedade pervertida, depravada. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Respeito próprio

 Bom dia

15 de novembro
Leia Provérbios 11:22;  31:10-12 e reflita

Respeito próprio

A mulher bonita, mas indiscreta, é como anel de ouro em focinho de porco. Provérbios 11:22

Precisamos do auxílio contínuo de Deus para refletir fielmente a dignidade que ele nos concedeu. Ele nos chamou para sermos mulheres com um caráter Nobre e respeitável. Somos instruídas a nos apresentarmos com a beleza do recato e de um espírito sábio.

É fácil nos deixamos levar pelas tendências do mundo, em vez de permitirmos que Deus desenvolva em nós qualidades verdadeiramente admiráveis. Nossa cultura valoriza as mulheres com padrões morais tolerantes. No entanto, Deus tem padrões muito mais elevados para nós, pois ele nos ama e nos valoriza muito mais do que podemos imaginar. Essa é a base para nosso respeito próprio e nosso senso de dignidade.

Deus não nos criou para sermos meramente admiradas e desejadas. Não nos criou para voltarmos toda a nossa atenção apenas para o corpo e tudo que é visível. Ele nos criou para muito mais que isso: para glorificá-lo. Quando permitimos que Deus trabalhe na personalidade exclusiva que ele nos concedeu e realize seus propósitos por nossa intermédio engrandecemos o seu nome. Essa é a realidade que precisamos ter em mente a fim de cultivar respeito próprio.

🛐 Querido Pai, quando eu me apresentar ou me comportar de maneiras que não correspondem a meu valor em Cristo, toca em meu coração e mostra-me como mudar de atitude. Quero engrandecer teu nome!

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 15 de novembro.
@moracao #bomdia

Eclesiastes 12 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Eclesiastes 12
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ECLESIASTES 12 – Nossa finitude é compreendida através da magnitude da vida, da criação e do Criador. Nossa limitação é sentida no cansaço, na exaustão, na fadiga. Nossa pequenez e fragilidade são visíveis na incapacidade de compreender a realidade da existência e sua complexidade.

Foi considerando a natureza da percepção e da cognição humana que Salomão inseriu no início de Eclesiastes a máxima: “Quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto” (Eclesiastes 1:18).

E, concluindo seu livro manteve essa linha da nossa natureza frágil ao declarar: “Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo” (Eclesiastes 12:12).

Para não perdermos tempo, energia e vida, Salomão usou a sabedoria que Deus lhe concedeu não meramente para pensar, mas para experimentar todos os caminhos que imaginamos dar sentido à existência; ele foi a todos os cantos e pensou em todas as possibilidades; possuindo fama e poder como rei bem sucedido, ultrapassou a sabedoria de muitos sábios e esforçou-se para compreender inclusive a loucura e a insensatez tanto quanto a sabedoria (Eclesiastes 1;12-17; 12:9-12); tudo isso para deixar claro e explícito a todos nós que é preciso lembrar-se do Criador desde os tenros dias da infância (Eclesiastes 12:1-8) – Fantástico! Magnífico!

Salomão esqueceu-se de seu Criador e, se deu mau; ele pretende advertir-nos quanto ao perigo desnecessário, o qual podemos evitar. Ele se arrependeu, mas a dor das consequências permaneceu; para livrar-nos dessa dor, escreveu Eclesiastes.

Ao chegar ao fim da vida e na conclusão de sua reflexão inspirada, suas palavras são contundentes e apelativas:

“Teme a Deus e obedeça aos Seus mandamentos, porque isso é essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau”.

Assim, numa reviravolta espetacular, as palavras sábias do Pregador (Eclesiastes) alcançam seu ápice num clímax esplendoroso. No último suspiro do livro, encontramos a sublime revelação que ecoa pelos séculos, fazendo tremer as fundações da compreensão humana.

As palavras finais do sábio pregador são o epítome do conhecimento acumulado, e ressoa como um trovão ao coração de cada indivíduo:

• A sabedoria não reside no acúmulo de meras informações, mas na reverência e obediência a Deus!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Discernimento para hoje

 Bom dia

14 de novembro
Leia Mateus 10:16-20 e reflita

Discernimento para hoje

Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas. Mateus 10:16

Quando prestamos atenção no mundo ao nosso redor, vemos quanto precisamos de discernimento e sabedoria. Às vezes, escolhemos caminhos que parecem bem iluminados e prometem esperança e alegria, mas acabamos em um beco escuro e sujo, muito diferente das expectativas iniciais.

Devemos orar diariamente para te um espírito capaz de distinguir de modo claro entre certo e errado, bem e mal, justo e injusto, proveniente de Deus ou de qualquer outra fonte. A maioria dos pecados não se apresenta como perversidade, mas como algo bom e agradável. Daí a necessidade de pedir ao Senhor que abra nossos olhos e torna em nosso coração astuto. Daí a necessidade, também, de aguardamos a Palavra de Deus em nosso coração, a fim  de não pecarmos contra ele (Sl 119:11).

Somos bombardeadas o tempo todo com inúmeras mensagens de nossa cultura. Por vezes, temos preguiça de analisar cada uma delas a luz da Palavra e discernir seu verdadeiro conteúdo.  No entanto, não podemos aceitar de imediato tudo que o mundo oferece. Temos a verdade de Deus para nos sustentar e nutrir. É de acordo com os padrões e valores dele que devemos viver o dia de hoje.

🛐 Senhor, peço que me concedas poder para testar todas as coisas e discernir quais são verdadeiras à luz da Palavra. Desenvolve em mim a capacidade de análise norteada por teu Espírito para que eu não seja enganada por mentiras do inimigo. ...

Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 14 de novembro.
@moracao #bomdia