Páginas

sábado, 30 de setembro de 2023

Salmos 147 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 147

Comentário: Pr. Heber Toth Armí

SALMO 147 – A bondade de Deus para com a Sua criação deve motivar-nos a um compromisso de adoração com o Criador e Salvador do mundo.

O povo de Deus tem sérios motivos para render constantes louvores ao Senhor:

• Deus forma um povo a partir de uma humanidade deformada pelo pecado: Ele reconstrói a Sua igreja, liberta os escravizados, os protege e promove a paz no mundo, provê alimentos, e, fornece Suas santas e sagradas Leis, as quais são resultados de Sua imensurável graça (Salmo 147:2, 13-14, 19-20).

• Deus age em nosso Planeta assim como Ele age no ambiente celestial: Em seu pleno poder sobre o Céu, Deus revela controle absoluto sobre cada uma das estrelas, planetas, cometas, e galáxias. Contudo, considerando a invasão de um sequestrador (Satanás) no mundo, precisamos pedir que a vontade divina seja feita na Terra, assim como é realizada no Céu (Salmo 147:4-5).

• Deus atua soberanamente em Sua criação: Por agir diretamente na natureza, Deus envia a chuva para manter verdes as pastagens a fim de alimentar aos animais. Ele age no clima, no tempo, a fim de que haja neve, geada e ventos, tudo para beneficiar Sua criação (Salmo 147:8-10, 15-18).

• Deus opera miraculosamente na vida dos aflitos que O buscam para a conversão: Os de coração ferido e angustiado que correm para Deus encontram curas para suas mazelas, restauração para sua situação, e perdão para suas culpas. Mas, os que fogem de Deus e correm para o pecado escolhem o desprezo dEle. Rejeição a Deus não tem solução, pois não existe solução real distante de Deus (Salmo 147:3, 6, 11).

Por tudo isso e muito mais, o povo de Deus tem razões suficientes para louvar e convidar outros a adorar ao Deus que, além de nos criar, nos proporciona condição não apenas para viver neste mundo, mas para nos preparar para a eternidade.

Portanto...

1. Vamos abrir a boca com todo entusiasmo para cantar louvores ao nosso grande Deus! (Salmo 147:1, 12);

2. Vamos usar a música da melhor qualidade, bem ensaiada e, bem selecionada para exaltar ao Deus que não merece nada menos que o melhor de nós! (Salmo 147:7).

Vamos cantar, adorar e convidar mais gente para se envolver com o Deus que nos ama incondicionalmente? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

••••

Trabalho guiado pelo Espírito

 Bom dia

30 de setembro
Leia Colossenses 6:4-5 e reflita

Trabalho guiado pelo Espírito

Cada um preste muita atenção em seu trabalho, pois então terá a satisfação de havê-lo feito bem e não precisará se comparar com os outros. Gálatas 6:4

Existe uma coisa que você sempre verá na vida de um cristão que segue a Deus fielmente e é guiado pelo Espírito: o fruto em seu trabalho. A verdade é que você não pode discutir com o fruto. Ema outras palavras, não podemos negá-lo quando o vemos. Não estou dizendo que não há momentos difíceis de luta. Todas nós passamos por isso. Fases de crescimento, de poda e de aprendizagem podem ser doloross mas há um fruto à nossa espera.

Se você não for guiada pelo Espírito Santo em seu trabalho, não dará o bom fruto que Deus quer que produza. Se você não é capacitada pelo Espírito Santo, não está produzindo o fruto para a eternidade como Deus deseja. Seu trabalho e ministério tem de ser modelados conforme o trabalho e o ministério de Jesus, que era capacitado pelo Espírito Santo e não fez nada que não fosse dirigido por Deus Pai.

Seja qual for seu trabalho, submeta-se ao Senhor. Peça a ele que infunda em seu trabalho a vida, o poder e a produtividade dele.  Peça que o Espírito dele flua através de você e a torne mais criativa. É possível até que você seja direcionada para um campo diferente do trabalho atual, para algo completamente novo, conforme a vontade de Deus.

🛐 Senhor, coloco o meu trabalho em tuas mãos e peço que me conduzas para atuar no campo que desejas. Mostra-me, também, como produzir frutos de valor eterno.  ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 30 de setembro
@moracao #bomdia

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Salmos 146 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 146
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 146 – As canções de Israel possuem conteúdo teológico sólido e profundo. Aprendemos sobre diversos temas espirituais práticos e filosóficos. Neste Salmo, por exemplo, sobressaem grandes verdades, como:

• Deus é Criador e Sustentador.
• Deus é fiel, confiável.
• Deus é libertador e salvador.
• Deus cuida dos vulneráveis, oprimidos e frágeis.
• Deus é a esperança dos justos.

Considerando este Salmo, Warren Wiersbe destaca que “os cinco últimos salmos são ‘salmos de Aleluia’, que voltam nossa atenção para o louvor ao Senhor. Este Salmo começa com um voto de louvor a Deus por toda a vida. O Salmo seguinte diz que é ‘bom e amável’ louvar ao Senhor, e o Salmo 148 lembra que, ao louvar a Deus, juntamo-nos a toda a criação, pois os Céus e a Terra O louvam. No Salmo 149, o povo de Deus é admoestado a adorar com alegria, e o último Salmo diz onde, por que e como ‘todo ser que respira’ deve louvar ao Senhor. Esses cinco Salmos são um curso rápido de adoração, e o povo de Deus deve dar ouvidos a sua mensagem. Os templos das igrejas estão se transformando em teatros religiosos, e os ‘cultos’ são cada vez mais parecidos com shows de entretenimento. O autor deste Salmo sabia que Deus não é apenas uma parte da vida, mas a própria essência da vida. Uma convicção que Paulo também possuía (Fp 1:21; Cl 3:4)”.

Uma vida é curta para louvar ao Deus extraordinário que Se importa com frágeis pecadores mortais (Salmo 146:7-8). Então precisamos aproveitar o tempo que temos para aprimorar e intensificar nosso louvor a Deus, pois na morte isso não será possível, nem mesmo para homens de renome (Salmo 146:3-5).

O Criador do Universo, que mantém Sua fidelidade, que defende a causa dos oprimidos, alimenta aos famintos, liberta aos presos, dá vista aos cegos, levanta aos abatidos, ama aos justos, protege o estrangeiro, sustém o órfão e a viúva, frustra os planos dos ímpios e reina para sempre (Salmo 146:6-10), merece nossa adoração!

Portanto, “...deixem-se encher pelo Espírito, falando entre vocês com Salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:18-20). Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Benefícios do temor reverente

 Bom dia

29 de setembro
Leia 2 Crônicas 19:8-11 e reflita

Benefícios do temor reverente

Hajam sempre no temor do SENHOR, com fidelidade e coração íntegro. 2 Crônicas 19:9


A profunda reverência por Deus (o "temor" ao qual a Bíblia se refere) é algo que ele coloca em seu coração e que nos abençoa e protege. Quando você tem esse temor reverente,
• Deus dá uma vida repleta de realização e paz. "O temor do senhor conduz à vida; dá segurança e proteção contra o mal" ( Pv 19:23).
•Deus se mantém atento a você e a protege. "O SENHOR, porém está atento aos que o temem, aos que esperam por seu amor" (SL 33:18).
•Deus a ajuda a afastar-se do mal. "Amor e fidelidade fazem expiação pelo pecado; O temor do SENHOR evita o mal" (Pv 16:6).
•Deus revela tudo que você precisa saber. "O SENHOR é amigo dos que o temem; ele lhes ensina sua aliança" (Sl 25:14).
•Deus lhe dá tudo o que você necessita. "Temam o SENHOR, vocês que lhe são fiéis, pois os que o temem terão tudo de que precisam (Sl 34:9).
•Deus envia seu anjo para livrá-la do perigo. "O anjo do SENHOR é guardião, ele cerca e defende os que o temem (Sl 34:7).

Dentes de tantos benefícios, certamente o temor de Deus é algo que devemos almejar e buscar desenvolver.

🛐 Senhor Deus, desenvolve em meu coração profunda reverência por ti. Ajuda-me a contemplar tua grandeza, tua majestade e teu poder com o tipo de temor que inspira confiança, adoração e uma vida fiel e íntegra. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 29 de setembro
@moracao #bomdia

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Salmos 145 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 145
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 145 – Os Salmos eram o Hinário do povo de Deus no passado, contendo grandes e preciosas verdades inspiradas em forma de poesia. Suas mensagens revelam princípios maravilhosos para serem aplicadas em nosso viver “para que nosso coração alcance sabedoria” (Salmo 90:12).

Os Salmos fazem parte da porção bíblica chamada de livros sapienciais – ou seja, de sabedoria; pois, eles contêm ricas coleções de poemas, hinos e cânticos que exploram questões espirituais, morais e filosóficas que elevam a alma do pecador que tornou-se servo e adorador do Soberano Senhor. Embora os Salmos não se encaixem perfeitamente na categoria de “sabedoria” da mesma forma que os livros de Jó, Provérbios e Eclesiastes, eles são corretamente considerados sapienciais devido a sua natureza contemplativa e à sabedoria espiritual e prática que transmitem.

Observe atentamente alguns versos dos poemas e hinos inspirados:

• “A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes” (Salmo 19:7).
• “A boda do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso” (Salmo 37:30-31).
• “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso” (Salmo 111:10).

Baseado nisso, a sapiência está subjacente às palavras do Salmo 145, pois as ações e atributos de Deus estão, de certa forma, atreladas à busca da sabedoria espiritualmente prática (Provérbios 1:7; 9:10).

Os versículos iniciais do Salmo 145 tratam da grandeza de Deus, que é uma manifestação de Sua sabedoria e poder infinitos compartilhados conosco.

Saber dos feitos de Deus e torná-los conhecidos através do testemunho é uma forma prática de sabedoria, ou pode referir-se a compartilhar a sabedoria divina com aqueles que andam desprovidos desse nível elevado de sabedoria (Salmo 145:4-7).

Conhecer a Deus, discernir Seu verdadeiro caráter gracioso, misericordioso e compassivo, e perceber Sua benevolência são formas de sabedoria usadas para reconhecer a sabedoria divina agindo na esfera humana (Salmo 145:8-21).

Portanto, além de usar os salmos para louvar ao Senhor (Efésios 5:19-20; Colossenses 3:16) eles nos elevam para junto de Deus a fim de vivermos a sabedoria provida por Ele nesses textos inspirados.

Praticando seus princípios sapienciais, vivamos reavivando-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

A eficácia da oração

 Bom dia

28 de setembro
Leia Tiago 5:13-18 e reflita

A eficácia da oração

Algum de vocês está passando por dificuldades? Então ore. [...] A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados. Tiago 5:13-16

Essas palavras são de Tiago, um dos irmãos de Jesus, e não poderiam ser mais claras. Precisamos orar.

Tiago também disse a respeito da oração: "Quando pedem, não recebem, pois seus motivos são errados; pedem apenas o que lhes dará prazer" (Tg 4:3). Embora Deus se agrade de ouvir quando lhe apresentamos nossas necessidades e nossos desejos, a oração é mais que pedir coisas que queremos. Ela é, antes de tudo, um meio de nos aproximarmos de Deus, de passar tempo com ele e ouvi-lo. É dessa maneira que o conhecemos melhor e lhe demonstramos nosso amor. É esperar aos pés do Senhor, para encontrar liberdade e cura em sua presença. A oração é a maneira de reconhecer nossa dependência de Deus e nossa gratidão por seu poder em nossa vida.

Já experimentei incontáveis respostas a orações por meu casamento, meus filhos, por questões de saúde, emocionais, psicológicas, profissionais e muitas outras. Já vi respostas a orações que, na época, nem sabia que eram possíveis. Tenho certeza de que Deus responde às orações, e quero que você saiba disso também. Essa convicção é crucial para todos os aspectos de sua vida. Creia na eficácia da oração e no poder de Deus para quem você ora.

🛐 Querido Senhor, ensina-me a orar a respeito de todas as coisas. Ajuda-me a pedir com sabedoria, conforme teus propósitos, e a confiar em tuas respostas. Muito obrigada porque ouves e atendes. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 28 de setembro
@moracao #bomdia

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Santidade não é perfeição

 Bom dia

27 de setembro
Leia Levítico 19:1-4 e reflita

Santidade não é perfeição

Sejam santos, pois eu, o SENHOR, seu Deus sou santo. Levítico 19:2

Ser santa não significa ser perfeita. Jamais conseguiremos ser perfeitas. Portanto, não deixe o perfeccionismo dominá-la. As perfeccionistas vivem frustradas. Sei disso porque tenho essa característica. Ficamos infelizes ao ver todas as imperfeições em nosso casamento, no trabalho, em nossa vida e no mundo. Devemos aprender a diferença entre ter ordem na vida, sem a qual não conseguimos ficar bem, e tentar tornar as coisas perfeitas, atitude que, além de nos deixar loucas, leva à loucura todas as pessoas ao nosso redor.

A boa notícia é que apreciaremos o céu de modo singular, pois lá tudo estará perfeito e em ordem o tempo todo. Mas, até então, precisamos aceitar o fato de que não podemos ser perfeitas, nem tornar as coisas perfeitas. E não podemos julgar a imperfeição dos outros. Precisamos oferecer aos outros a mesma graça que Deus nos dá.

Ser Santa não é fácil mas também não é tão impossível. Por ser filha de Deus e ter o Espírito Santo habitando em seu interior você pode ser Santa com auxílio e a graça de Deus.

🛐 Senhor, como é bom saber que não preciso ser perfeita para ser chamada tua filha. Tu já me amas e aceitas de modo incondicional. Ajuda-me a depender de tua graça para ser verdadeiramente santa e a oferecer essa graça a outros, criando um ambiente livre de cobranças pressões e expectativas. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 27 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 144 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 144
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 144 – Os grandes sofrimentos transformados em grandes livramentos resultam em louvor e adoração ao grande Deus que opera em nosso favor.

Consideremos o Salmo 144, o qual revela fantásticas verdades que merecem nossa total atenção:

1. Há um Deus todo-poderoso que é amoroso e age piedosamente a favor de nós (vs. 1-4)
2. Há um Deus grandioso que nos liberta e nos torna vitoriosos, independentemente da ocasião (vs. 5-11).
3. Há um Deus compassivo que nos atente prodigamente (vs. 12-15).

Deus, mesmo sendo Soberano do Universo, Se importa com este minúsculo Planeta em que seus moradores são efêmeros, frágeis, falhos, pecadores, transgressores de Sua Lei e mortais. Ou seja, seres insignificantes são considerados pelo Senhor do Universo. Já refletiu sobre isso?

Deus, mesmo sendo transcendente, Se faz imanente para alcançar o impenitente ser humano carente de restauração e salvação. Para alcançar este propósito não poupou ao próprio Filho; pelo contrário, Ele O “entregou por nós, como não nos dará com Ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:32) – Impressionante!

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Tal entrega movida por um amor incrível convida-nos a celebrar louvores a esse Deus extraordinário, indescritível e imensurável – você concorda?

Se antes do sacrifício de Cristo havia motivos de sobra para louvar a Deus com hinos, poesias e salmos, quanto mais após a vitória de Cristo sobre a morte! Por isso, o teólogo apóstolo Paulo foi categórico ao afirmar: “Sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graças a Deus Pai” (Colossenses 3:15-17).

As pessoas que, submissa e voluntariamente, servem a Deus de coração são diferenciadas! Deus age e opera em favor delas (Salmo 143:11-14)! Isso se aplica a indivíduos, famílias, igrejas e, inclusive nações. Reflita atentamente na conclusão do Salmo:

Como é feliz o povo assim abençoado!
Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!

Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Louve continuamente

 Bom dia

26 de setembro
Leia Salmo 18:1-3 e reflita

Louve continuamente

O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador [...]. Clamei ao Senhor que é digno de louvor, e ele me livrou dos meus inimigos. Salmo 18:2-3

No dia em que Deus libertou Davi de seus inimigos ele adorou a Deus antes da vitória com as palavras do Salmo 18. Davi não esperou o momento de triunfo, a resposta a oração. Adorou a Deus enquanto esperava pela vitória. Precisamos fazer o mesmo.

Deus quer que o adoremos com todo o nosso ser. Quando você exaltar a Deus dessa maneira, falando do seu amor, adoração, afeição, devoção, paixão, respeito, admiração e reverência a ele, certamente verá mudanças extraordinária em sua vida.

A escolha de adorar em qualquer circunstância sempre será seu maior ato de amor a Deus. Se escolher não louvar nem adorar a Deus enquanto as coisas não acontecem de acordo com seus próprios desejos ou enquanto suas orações não são respondidas, você perderá o que o Senhor quer fazer em sua vida.

Adore o Senhor o tempo todo porque ele é sempre, a cada momento do dia, digno de sua adoração.  Que o louvor a ele esteja continuamente em seu coração e em sua boca. Em breve você não conseguirá deixar de adorá-lo.

🛐 Senhor, tu és sempre digno de adoração e louvor. Quero adorar-te em meio às lutas antes mesmo de receber a Vitória, pois sei que quando ando contigo sempre sou vencedora. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 26 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 143 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 143
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 143 – Inspirado por Deus, homens santos podem exprimir testemunhos de suas profundas experiências referentes ao esgotamento humano; porém, diferentemente das pessoas alheias a Deus, o piedoso sofredor extrai princípios teológicos da sua dor; aproxima-se de Deus, aprende e compartilha lições práticas de vida que guia o leitor em seus momentos críticos e desafiadores.

Davi, ao escrever o Salmo 143 ensina-nos sobre a importância de reconhecer nossa própria fraqueza. Pois, isso nos ajudará a confiar na graça divina, buscar orientação espiritual, encontrar refúgio em Deus e a praticar louvor e gratidão como elementos-chave para superar o esgotamento e desfrutar de restauração – apesar da situação!

De forma extraordinária, o Salmo 143 aborda didaticamente o tema do esgotamento físico, emocional e inclusive o espiritual. Seu conteúdo é uma joia preciosa nos Salmos. É uma poesia divinamente inspirada que revela a luta interior do salmista e oferece magníficas lições espirituais que iluminam nossa própria jornada de esgotamento.

1. Em um mundo que frequentemente demonstra valorizar a independência e a autossuficiência, admitir nossa vulnerabilidade é um poderoso princípio de vida (Salmo 143:1).

2. Ao enfrentar esgotamento, é fácil cair no desespero; porém, devemos recordar que Deus é um Juiz justo e também compassivo, podemos confiar em Sua graça para obtermos esperança (Salmo 143:2-6).

• O verso 2 revela que, quanto mais próximos de Deus estivermos, mais reconheceremos nossas mazelas, falhas e pecados. Salmo 130:3 corrobora esta verdade: “Se Tu, Soberano Senhor, registrasse os pecados, quem escaparia?”.

• Ellen White compactua desse princípio. Ela escreveu: “Quanto mais perto de Jesus você chegar, tanto mais cheio de faltas você se sentirá. Porque sua visão será mais clara e suas imperfeições poderão ser vistas em amplo e vivo contraste com Sua natureza perfeita”.

• Porém, Sua graça liberta-nos da desgraça!

3. Quando nos vemos atolados nos pântanos da vida, buscar restauração espiritual e renovação é essencial; o que é possível recorrendo à benignidade de Deus, meditando em Sua Palavra e, conhecendo através o caminho a seguir dela (Salmo 143:7-10).

4. Quando estamos esgotados, desfalecidos e desanimados e vamos a Deus, Ele nos fortalece, revigora e restaura. Podemos utilizar a oração, a suplica, o louvor e a adoração para experimentar um reavivamento espiritual em meio às situações críticas (Salmo 143:11-12).

Aproximemo-nos de Deus e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Seu trabalho vale a pena

 Bom dia

25 de setembro
Leia Êxodo 40:34-38 e reflita

Seu trabalho vale a pena

Então a nuvem cobriu a tenda do encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Êxodo 40:34

Uma vez terminada a construção do tabernáculo, Deus o encheu com sua presença gloriosa. O maior propósito daquilo que fazemos para o Senhor é ter sua presença conosco. Ponto final. Todo tempo, trabalho e sacrifício dos israelitas foram recompensados pela maior dádiva possível: a presença do Senhor.

Quando nos damos conta da presença de Deus conosco, tudo faz sentido. Nessas horas, você não pergunta: "Por que, Senhor?".

Pode ser que você não seja capaz de ver neste exato momento qual é o propósito de tudo que tem feito em seu trabalho. Por vezes, seus afazeres podem parecer cansativos e tediosos e leva-lá a perder de vista a razão pela qual você os está realizando. Mas, se seguir o Espírito Santo a cada dia no devido tempo tudo se esclarecerá. Então, será possível sentir a presença magnífica do Espírito de Deus manifestando-se através de sua vida e de uma forma jamais vista. Você desejará sacrificar tudo o que for preciso a fim de dar espaço para mais da presença de Deus em seu interior. Essa presença trará plenitude, satisfação e a certeza de que todo o seu trabalho valeu a pena.

🛐 Tu sabes, Senhor, que alguns dias a rotina me consome e perco de vista o propósito maior de minha existência: a profunda comunhão contigo, em tua presença gloriosa. Abre meus olhos para que eu veja a plenitude e alegria reservadas para mim.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 25 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 142 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 142
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 142 – Devido às injustiças, indiferenças, oposições, frustrações, abandonos e traumas geralmente nossos pensamentos tornam-se disfuncionais. Contudo, pensamentos negativos podem tornar-se orações a Deus expressando o estado emocional fraco e abatido.

O salmista vivencia emoções intensas de desespero, solidão e tristeza; mas, inspirado pelo Espírito Santo expõe suas palavras com maestria e destreza. Estas emoções expressas são resultados diretos de seus pensamentos pessimistas e da situação difícil em que se encontra sem a corrupção da interpretação humana, pois estas palavras foram divinamente inspiradas.

• O Espírito Santo ajuda-nos em nossas fraquezas; enquanto estamos neste mundo de opressão, sofrimento, dor e pecado Ele nos assiste e intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26). Dito isso, podemos afirmar que no Salmo 142, ao clamar inspirado por Deus em alta voz e apresentar suas queixas, o salmista demonstra um comportamento de busca de auxílio emocional. No entanto, esse comportamento é saudável, pois procura a fonte certa de apoio para lidar com suas emoções em circunstâncias desafiadoras!

Davi reconhece Deus como seu refúgio e fonte de consolo (Salmo 142:5). Isto é muito mais que meras crenças religiosas e apego a doutrinas teóricas. Religião é um relacionamento com uma pessoa, um Ser sobrenatural, transcendente, mas que não deixa de ser imanente, que Se relaciona com os seres humanos.

• Diante desse Deus, quando se sabe quem Ele é, a pessoa reconhece a própria fragilidade, avalia objetivamente sua situação e trabalha com estratégias de enfrentamento através da oração (Salmo 142:7).

Ao fazermos uma autoanálise com o auxílio divino (Salmo 139:23-24) seremos auxiliados ao examinar as emoções e angústias que sentimos, fazendo-nos compreender a profundidade das emoções humanas sem hipocrisia, mecanismos de defesa e sem tentar maquiar nossas fraquezas. Isso enriquece nossa visão teológica ao destacar a autenticidade das nossas emoções através de nossas orações (Salmo 142:1-4).

Portanto:

• Avalie-se contando com ajuda divina.
• Apresente tuas preocupações a Deus.
• Reconheça Deus como teu refúgio.

Uma espiritualidade saudável oferece ferramentas terapêuticas que levam pessoas aflitas e sofredoras a restaurarem seu bem-estar emocional; desta forma, a correta espiritualidade serve como fator de proteção contra problemas de saúde mental (Salmo 142:6-7). Pois, nossa saúde é holística, envolve o equilíbrio nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual.

Enfim, façamos da oração uma prática regular, e reavivemo-nos integralmente! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

domingo, 24 de setembro de 2023

Depois de aceitar a Cristo

 Bom dia

24 de setembro
Leia Tito 2:11-14 e reflita

Depois de aceitar a Cristo


Ele entregou sua vida para nos libertar de todo pecado, para nos purificar e fazer de nós seu povo, inteiramente dedicado às boas obras. Tito 2:14

Além de aceitar a Cristo como Salvador, também é preciso lembrar, todos os dias, tudo que ele fez por você e aceitar essa obra extraordinária em seu favor. Quando morrer, você passará a eternidade com o Senhor.  Se isso fosse tudo, já seria maravilhoso o bastante. No entanto, Jesus realizou muito mais. É necessário compreender com nitidez toda a amplitude do que Cristo conquistou na cruz e, portanto, do que fez por você. Entenda verdadeiramente os aspectos da salvação que ele lhe concedeu. Por exemplo, talvez você saiba que ele a livrou da morte e do inferno, mas não mas sabe e crê de todo o coração que ele também a salvou de carências, angústias desespero e medo?

Jesus a salvou para estar com Deus eternamente e servir a seus propósitos com tudo que você faz. Salvou-a das consequências de viver longe do Senhor e de seus caminhos.

Cristo a purificou para que você seja inteiramente dedicada às boas obras. O conhecimento e a percepção de que ele ama você a tornarão mais desejosa de fazer o que agrada a Deus.

🛐 Sou profundamente grata, Senhor Jesus, por tudo que realizaste por mim na cruz. Como sou rica e amada em ti! Quero me dispor e realizar todas as boas obras que já foram preparadas para mim.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 24 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 141 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 141
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 141 – Pessoas más falam e agem para envenenar ou ferir o coração dos justos. Estão sempre depreciando alguém, sempre falam coisas detestáveis dos outros. O que elas ignoram é que o mal que os ímpios tramam sempre retornará a eles como uma tempestade implacável!

A sabedoria está em discernir o engano dos maus e resistir à tentação de seguir o caminho deles. O coração dos corruptos é como um abismo sem fundo, sedento por destruição e caos; mas, o coração arrependido fica sedento por discernimento, transformação e proteção de Deus. Falsidade é o alicerce dos pervertidos, mas a verdade é a rocha inabalável dos convertidos.

• Cientes de que os ímpios tecem teias de engano e que a verdade sempre as desfaz, o pecador arrependido anseia por livrar-se dessas teias ilusórias.
• Cientes de que os maus podem orgulhar-se por conseguir seus propósitos, mas serão derrubados pela mão da justiça divina, pecadores humilham-se e anseiam por restauração.
• Sabedores pela revelação divina que a maldade pode até tentar prevalecer, mas a bondade sempre prevalecerá no final, aqueles que foram maus desejarão ser diferentes, e por isso recorrerão a Deus em oração e súplicas.

Se o Salmo 140 é uma súplica por livramento dos fofoqueiros, caluniadores, perversos e maus, o Salmo 141 é uma súplica para Deus livrar o salmista de ser uma das pessoas com este perfil.

Leia o Salmo 141. Um esboço dele nos ajudará a entendê-lo melhor e aplicar suas lições em nossa vida:

• Súplica por auxílio divino com urgência (versos 1-2).
• Pedido de vigilância sobre a língua, pois humanamente é impossível dominar as palavras dos nossos lábios (verso 3).
• Pedido para Deus direcionar o coração para não envolver-se nas práticas dos perversos nem ser cúmplices de malandragens participando de seus banquetes (verso 4).
• Expressão de confiança na estratégia de Deus em colocar pessoas para alertar quanto ao perigo das práticas e envolvimento com os malfeitores – visando livramento da morte (versos 5-8).
• Súplica por Deus para ser um refúgio dos engodos e armadilhas daqueles que usam redes para destruir pessoas do bem (versos 9-10).

Quem dera nossa sociedade, igreja e família assimilassem esses ensinamentos diariamente! Quem dera você e eu colocasse em prática os princípios dos Salmos 140 e 141. Vamos batalhar por isso? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sábado, 23 de setembro de 2023

O fruto da luz

 Bom dia

23 de setembro
Leia Efésios 5:8-9 e reflita

O fruto da luz

Pois o fruto da luz produz apenas o que é bom justo e verdadeiro Efésios 5:9


Quando permanecemos em Cristo, é natural que nossa vida comece a mostrar os resultados desse convívio. Não temos de nós esforçar para produzir bons frutos. Precisamos apenas parar de plantar sementes ruins e aprender a plantar sementes boas. Devemos andar diariamente com Deus, permanecer nele seguindo a direção do Espírito Santo em nós, estar em contato constante com ele e, cada vez mais entregar nossa vida ao controle dele ponto isso não é algo que fazemos acontecer. É algo que escolhemos deixar de acontecer.

No entanto, para que uma planta cresça de modo saudável e produza frutos, ela precisa de luz. Quando recebemos a salvação em Cristo, nos tornamos filhas da luz, providas de todas as condições necessárias para produzir o fruto do Espírito, ou seja, tudo que é "bom, justo e verdadeiro" (Ef 5:9). Não podemos ter nada em comum com os "feitos inúteis do mal e da escuridão"; antes, devemos expor todas essas coisas "à luz" (Ef 5:11). Todas nós andávamos nas trevas antes de receber Jesus, mas agora, como filhas da luz, devemos nos livrar de tudo que bloqueia a luz dele em nós e nos impede de dar frutos espirituais. Quando exibimos o fruto do Espírito, Deus é glorificado e mostramos que somos suas verdadeiras discípulas.

🛐 Senhor Deus, peço que revele-se há coisas em minha vida que estão bloqueando a tua luz. Desejo plantar boas sementes que deem muitos frutos espirituais para tua honra e glória. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 23 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 140 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 140
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 140 – Vivendo entre pessoas que são como víboras e lobos vorazes, precisamos recorrer a Deus em oração em busca de intervenção e proteção.

Pessoas arrogantes, perversas, cruéis, traiçoeiras, fofoqueiras e difamadoras, estão sempre ferindo alguém ou criando estratégias para destruir ao próximo. Não é raro pessoas fieis, honestas e amáveis serem alvos e vítimas destes agentes do mal. É nesse contexto que surge o Salmo 140, inspirado pelo Espírito Santo, escrito pelo piedoso rei Davi.

“Davi começa com uma súplica para ser livrado da calúnia de seus inimigos. O homem perverso o difama, e o homem violento trama planos horríveis contra ele. Só se satisfazem quando forjam contendas. Sua língua é afiada e sob os lábios, têm veneno mortal... Os ímpios são mestres na arte de enredar outros. Armam ciladas contra ele [Davi] e ocultam armadilhas em seu caminho para apanhá-lo. Estendem uma rede para apanhá-lo e preparam iscas e engodos para atraí-lo”, comenta William MacDonald. E, continua...

A partir do verso 9, “o salmista ora para que a situação se inverta e as tramas perversas dos ímpios se voltem contra eles. Que caiam sobre eles as brasas vivas e sejam lançados nas masmorras das quais nunca poderão escapar. Que o caluniador não se estabeleça na terra e que sobrevenham calamidades ao homem violento sem demora. O Salmo termina com confiança tranquila na justiça divina. Aconteça o que acontecer, Davi sabe que o bem prevalecerá e que o Senhor está do lado do oprimido e [...] do necessitado. Os justos sempre terão motivo para agradecer a Deus por Seu socorro. Os retos habitarão em Sua presença para sempre, uma realidade que fará todos os sofrimentos desta vida parecerem meras alfinetadas”.

Considerando isso, o Salmo 140...

• ...Alerta contra aqueles cujas palavras são venenos e o coração está em trevas, pois sua sombra obscurece a luz da bondade e da justiça.

• ...Revela que a língua venenosa dos maus é como fogo devorador que consome a paz e a bondade; se tais pessoas não querem ser devoradas pelo fogo do inferno, devem arrepender-se.

• ...Sugere que ao percebermos a maldade reinando, a justiça deve clamar por um defensor destemido, justo e poderoso!

A oração é a armadura dos justos contra as flechas das malícias dos perversos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Verdades sobre Deus

 Bom dia

22 de setembro
Leia Isaías 45:14-17 e reflita

Verdades sobre Deus

Deus está com você, e ele é o único Deus; não há outro além dele. Isaías 45:14


Para entender o amor de Deus, você precisa entender quem Deus é. Às vezes achamos que sabemos quem Deus é, mas se duvidarmos de seu amor por nós, é porque não conhecemos de fato.  Veja a seguir alguns elementos básicos que você precisa saber a respeito de Deus.

Deus não foi criado. Ele sempre existiu e sempre existirá (Salmos 90 1 2)

Deus é o onisciente Criador de todas as coisas. Ele sabe tudo a seu respeito quando você nasceu, os planos de Deus para sua salvação, restauração, redenção e futuro já estavam definidos.

Deus pode tocar e transformar qualquer um com seu amor. Por mais distantes que uma pessoa esteja, Deus pode redimi-la. Por mais profundo que seja o abismo no qual mergulhamos Deus pode nos alcançar E retirar-se lá se recorrermos a ele.

Para conhecer a Deus você precisa conhecer cada uma das três pessoas da Trindade. Se rejeitar uma delas terá uma imagem incompleta de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. E qualquer visão distorcida se refletirá em seu relacionamento com ele.

🛐 Graças te dou, Senhor, porque és Deus eterno e poderoso e te revelas pessoalmente a teus filhos. Encontro grande paz em saber que tens minha vida em tuas mãos e podes me transformar com teu amor. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 22 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 139 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 139
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 139 – Nem mesmo nos conhecemos bem e ousamos querer conhecer bem a Deus. Há muita ignorância em pessoas avessas à teologia que emitem suas opiniões sobre Deus!

Somente Deus sabe tudo (onisciência), pode tudo (onipotente) e está em todo lugar (onipresente). Tais características peculiares de Deus são benéficas. É sobre isso que este Salmo trata:

• Deus nos conhece profundamente: Ciente de quem somos, sabedor de tudo sobre nós, conhecendo inclusive nossos pensamentos, desejos e sentimentos mais íntimos, Deus conhece-nos melhor que nós mesmos nos conhecemos (Salmo 139:1-6). Embora não possamos esconder nada dEle, Ele nos ama apesar de quem somos – insignificantes, limitados, imperfeitos e ignorantes.

• Deus está sempre ao nosso lado: Não precisamos convidar a Deus para estar presente; não importa onde estejamos, Ele está sempre conosco – nunca estamos sozinhos; sabendo disso, pela fé podemos desfrutar da Sua augusta presença em nossa vida diariamente (Salmo 139:7-12).

• Deus nos criou de maneira extraordinária: Toda criação divina é maravilhosa, todavia de forma extraordinária, de maneira maravilhosa, somos obras incríveis de Suas mãos (Salmo 139:13-16). Por isso, a vida é valiosa, e somos preciosos aos olhos de Deus, independentemente de nossas virulentas imperfeições (Salmo 139:19-23).

• Deus tem planos para nossa existência: Nossos dias são registrados em livros divinos antes mesmo de existirmos. Os planos de Deus podem não acontecer por nossa negligência, rebeldia e desobediência; perdemos muita coisa boa por pensar que nossos planos são melhores que os dEle (Salmo 139:17-19). É bom saber que Ele já traçou um trajeto especial para nós, devemos depender dEle diariamente para desfrutar do propósito pelo qual Ele nos criou.

• Deus pode auxiliar-nos a enxergar o que não vemos em nós: Como o salmista, é sábio orar pedindo que Deus examine nosso coração e redirecioná-lo no caminho eterno (Salmo 139:23). Este autoexame requer humildade e disposição para ser corrigido conforme a orientação de Deus!

Quanto mais recorrermos a Deus mais Ele nos guiará e nos transformará. “Exponha-se ao sol, e sua pele bronzear-se-á; exponha-se ao amor de Deus, e uma autoimagem piedosa, cognitivamente moldada, e emocionalmente incumbida pelos dons de Seu amor, tornar-se-á, mais e mais, parte de você” (J. I. Packer).

Conhecer a Deus nos ajudará a conhecer a nós mesmos. E, essa prática nos reavivará! Dependeremos dEle hoje? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Tempo de poda

 Bom dia

21 de setembro
Leia João 15:1-2 e reflita

Tempo de poda

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais. João 15:1 - 2

Nossa vida tem suas estações. Pode ser que estejamos produzindo frutos há algum tempo e, de repente, parece que eles são cortados e só restam galhos secos. Talvez pensemos ter feito algo errado para perder o favor de Deus. Mas essa é uma estação de poda de livrar-se de tudo que é desnecessário em nossa vida a fim de produzir novos frutos. É época de profundo crescimento interior. Talvez isso não seja evidente para outras pessoas, mas nós conseguimos sentir .

A poda é uma obra necessária realizada pelo Espírito Santo que, por fim, nos libera para frutificar ainda mais no futuro. Embora talvez tenhamos a impressão de que a vida como a conhecíamos acabou e de que não temos futuro, na realidade Deus está nos preparando para uma nova colheita.

Se isso acontecer, talvez você chegue a imaginar que foi dispensada e que Deus não quer mais usá-la, nem usar seus dons. Mas tenha ânimo! A menos que esteja andando em pecado, você chegou à época de ser preparada por Deus, para uma nova temporada de frutificação.

🛐 Confio em ti Senhor, para remover de mim tudo que não é produtivo e preparar-me para um novo período de frutificação. Não quero resistir à tua poda mas sei que ela é sinal de teu amor e cuidado.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 21 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 138 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 138
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 138 – Louvar a Deus sem sinceridade é hipocrisia. Será uma ação superficial adorá-lO sem conhecer Quem de fato Ele é – Sua grandiosidade e supremacia. Aproximar-se dEle sem ter ciência de Sua intervenção, de que Ele responde nossas orações, implica numa religiosidade sem fé suficiente para agradá-lO (Hebreus 11:6).

• O louvor sincero, a adoração verdadeira e a aproximação correta perante Deus resultam num impacto social que alcança até mesmo pessoas em funções elevadas (Salmo 138:1-4).

• O louvor de todo coração, a exaltação da soberania de Deus e o reconhecimento de Sua intervenção em nossas orações, além de produzir testemunhos poderosos, público e impactante, também cria expectativa para o futuro – enchendo o coração do adorador de esperança na justiça e salvação diante da opressão (Salmo 138:5-8).

Há no Salmo 138 um aspecto intrigante. Considere a frase: “Diante dos deuses cantarei louvores a Ti”, então reflita nas seguintes perguntas:

• O que Davi quis dizer com isso?
• É possível que haja outros deuses?
• Isso implica que Deus é ciumento, exclusivista e intolerante?
• Qual a relevância desta premissa hoje?

Tais questões requerem respostas mais amplas que o espaço considerado aqui nesta reflexão; porém, alguns insights poderão incentivar-te a pesquisas mais profundas.

O Deus YHWH é “o grande Rei acima de todos os deuses” (Salmo 95:3). Por conseguinte, “que deus é poderoso como o nosso Deus?” (Salmo 77:13). Consequentemente, é imperativo que demos “graças ao Deus dos deuses” (Salmo 136:2). A partir daí compreendemos a reação de Davi: “Diante dos deuses cantarei louvores a Ti” (Salmo 138:1).

Quando adoradores procuram outros deuses, desperta ciúmes em YHWH (Salmo 78:58-64). Embora haja outros deuses, YHWH exige exclusividade para não Lhe sermos infiéis (Salmo 81:8-9). Ele preside uma assembleia divina, repreende e julga com justiça “no meio dos deuses” (Salmo 82:1). Ele é singular em relação “a todos os deuses” (Salmo 96:4-6); por isso, o salmista declara: “Prostrem-se diante dEle, todos os deuses” (Salmo 97:6-7). Contudo, qualquer outro deus não passa de ídolos inúteis feitos por humanos, são deuses falsos de materiais inanimados (Salmo 135:5, 15-18).

Davi desejava que até os grandes da Terra reconhecessem a grandeza do verdadeiro Deus (Salmo 138:2-7). Pois, adoração “de todo o coração” requer exclusividade ao Deus cujo “amor permanece para sempre” (Salmo 138:1, 8).

Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Trabalho na medida certa

 Bom dia

20 de setembro
Leia Provérbios 23:4-5; 30:8-9 e reflita

Trabalho na medida certa

Não se desgaste tentando ficar rico; tenha discernimento para saber quando parar. Provérbios 23:4

Em geral, Deus provê para nós por meio do trabalho, abrindo-nos portas de oportunidade e capacitando-nos para fazer bom uso delas. Devemos orar, portanto, para ter condições de trabalhar a fim de suprir nossas necessidades e de ser abençoadas nesse trabalho.

Também precisamos de sabedoria do Senhor para encontrar equilíbrio entre trabalho, outras atividades e descanso. Provérbios 23:5 diz que, se trabalharmos em excesso, correndo atrás de riquezas, os bens que obtivemos criaram asas e desapareceram num piscar de olhos.

Não podemos sacrificar tempo com Deus, relacionamento com a família, saúde e amizades para acumular riquezas ou mesmo para manter um estilo de vida que vai muito além da provisão das necessidades. Deus prometeu nos dar tudo de que precisamos quando mantemos nossas prioridades em ordem.

Ele sabe do que necessitamos e nos convida a pedir por isso todos os dias. Ele também sabe que, muitas vezes, é tentador correr atrás de muito mais do que precisamos e nos desgastar com futilidades. Somente com sabedoria e graça de nosso Pai somos capazes de manter equilíbrio. "Não me dê nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o que for necessário" (Pv. 30:8).

Senhor, peço que me dê forças e capacitação para trabalhar e que supra as minhas necessidades de cada dia. Peço, também, que me concedas sabedoria e me guardes da cobiça, do consumismo e da insatisfação. Muito obrigada por tua amorosa provisão. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 20 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 137 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 137

Comentário: Pr. Heber Toth Armí

SALMO 137 – Este Salmo não visa apresentar o perfil de Deus; ele revela o perfil do adorador que sofre aflições num mundo cruel, juntamente com as consequências de suas transgressões.

• O Salmo 137 foi escrito enquanto os judeus viviam aflitos no exílio babilônico após a destruição de Jerusalém e seu magnífico Templo. Ele reflete nos sentimentos de tristeza, nostalgia e desespero daqueles que foram arrancados de sua terra e levados para terras estrangeiras como consequência da desobediência. Mesmo assim, arruinados, destruídos e humilhados, os adoradores se lembraram de Deus. Não seria isso positivo?

• O Salmo 137 expressa de forma honesta e sincera os sentimentos de tristeza, saudade e angústia. Ele ajuda a organizarmos nossos sentimentos negativos, auxiliando-nos a reconhecer a realidade da dor do sofrimento humano quando mergulhado em adversidades e tomado por grandes dificuldades. O texto sagrado mostra que é aceitável expressar até nossos piores sentimentos e extravasar perante Deus através da oração. Não seria isso positivo?

• O Salmo 137 apresenta a importância da lembrança. Lembrar de Jerusalém ou recusar-se a esquecer de nossa origem, princípios e fé às vezes só acontece quando nossos atos nos levam à miséria. Há ocasiões em que até mesmo os cristãos se lembram de suas raízes espirituais e da importância de permanecer firmes na fé quando mergulhados na dor, experimentando a angústia e a aflição por terem abandonado a Deus e o caminho da fé. Não seria isso positivo?

• O Salmo 137 evidencia a dificuldade de louvar a Deus em situações desfavoráveis; apesar disso, a composição do Salmo, ainda que em tons bem pessimistas, depressivos, expressando raiva e ódio, etc. mostra que, mesmo com os sentimentos estando num caos, à flor da pele, é possível adorar a Deus. Obviamente, não será perfeito tal louvor; contudo, vindo de pecadores nunca será perfeito em lugar algum – então, o importante é louvar do jeito em que estamos. Não seria este um ensino positivo?

Os judeus no exílio, “enquanto penduravam suas harpas nos salgueiros, e lamentavam o santo templo em ruínas, a luz da verdade brilhava por meio deles, e difundia-se entre as nações o conhecimento de Deus”, observa Ellen White.

Portanto, mesmo sendo desafiador o cativeiro, teve vários aspectos positivos. Ainda rendeu um Salmo para lermos e estudarmos; portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Espere milagres

 Bom dia


19 de setembro
Leia Mateus 19:23 a 30 e reflita

Espere milagres

Jesus olhou atentamente para eles e respondeu: "Para as pessoas isso é impossível, mas tudo é possível para Deus".  Mateus 19:26

Podemos pedir a Deus, pela fé, que ele faça algo que parece impossível em nossa vida e na vida de outros.

Precisamos saber que não existe nada que Deus não possa fazer se andarmos bem perto dele e se for de sua vontade fazê-lo. Não devemos limitar Deus e dizer: "Ele não é capaz de resolver esse problema".  É fundamental entendermos que sempre podemos buscar sua ajuda, crendo que somente ele pode resolver nosso problema, ou nos ajudar a passar por ele, ou nos elevar acima dele.

Crer em Deus e em seu poder significa crer que ele fará coisas inimagináveis, que jamais teríamos como realizar por conta própria, com nossas forças. Peça ao senhor que lhe dê uma atitude de contínua esperança e expectativa da vitória que está por vir. Ore para crer em milagres, pois nenhum milagre é difícil demais para Deus.  Ore para que as dúvidas não há enfraqueçam nem a desanimem.

Não deposite sua fé no poder de suas orações, nem na força de sua fé. Deposite-a em Deus e no poder dele de trabalhar por intermédio de suas orações. E espere milagres.

🛐 Creio em ti, ó Deus Todo-poderoso. Sei que és Senhor do universo e que todas as coisas são possíveis para ti. Peço que realize um milagre em minha vida hoje, segundo tua perfeita vontade. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 19 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 136 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 136
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 136 – O amor de Deus atrai àqueles que estão tomados de pavor pela condenação por conta de seus pecados. Compassivamente, Deus oferece perdão aos condenados que merecem a execução de morte por suas transgressões e quebra da Lei Moral legislada pelo Soberano do Universo. Esse Deus merece nossa devoção, louvor e adoração.

Por isso, no Salmo em questão sobressai o imperativo “Deem graças ao Senhor...”. Relacionado com uma justificativa “o Seu amor dura para sempre”.

Uma análise nesse aparente Salmo simples nos mostrará o maravilhoso caráter divino, respondendo à pergunta “Quem é esse Deus que devemos render graças?”

• Deus é bom, benevolente, compassivo, atencioso.
• Deus é amor, Seu amor é eterno, duradouro, estável... tornando Sua compaixão inabalável.
• Deus é o Criador, criou os Céus, a Terra, o sol, a lua e as estrelas; enfim, o Universo existe porque Deus existe.
• Deus é Libertador, libertou Israel do Egito com poder e força sobrenatural, através de grandes milagres/maravilhas como a travessia do mar vermelho a seco.
• Deus é Protetor, pois derrotou àqueles que oprimiam e arrogantemente intentavam destruir ao Seu povo.
• Deus é Provedor, pois fornece alimento aos seres vivos, demonstrando Sua providência, liderança, guia e cuidado pela criação e por Seu frágil e vulnerável povo.
• Deus é soberano, Sua supremacia sobressai sobre todos os outros deuses ou autoridades.

Por tantos motivos claros e evidentes Deus é digno de gratidão e louvor. O Deus Supremo é bom, amoroso, Criador, Libertador, Protetor, Provedor, que demonstra Seu amor eterno e Sua ação misericordiosa ao longo da história, tanto na criação como na salvação de Seu povo. Isso é mais que suficiente para justificar a gratidão e a ação de graças atribuídas a Ele no Salmo 136.

O Salmo 136 cita a frase “o Seu amor dura para sempre!” 26 vezes – uma vez em cada verso. Essa frequência poética é conhecida como “anáfora”, uma figura de linguagem usada com propósito retórico e litúrgico.

• Reforço à mensagem do Salmo: O amor de Deus é permanente e constante.
• Elemento litúrgico: A congregação participava respondendo ao líder do culto.
• Ênfase na história da redenção: Salienta a continuidade do amor divino na história.
• Assimilação: Através da memorização, adoradores lembram as ações amorosas de Deus.

Temos razões para reavivar nossa devoção a Deus! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Sabedoria ao falar

 Bom dia

18 de setembro
Leia Efésios 4:17-32 e reflita

Sabedoria ao falar

Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes. Efésios 4:24


A Bíblia apresenta várias instruções a respeito de nosso modo de falar. Aqui estão algumas delas, extraídas de Efésios 4:

•Não minta ponto "Portanto, abandonem a mentira e digam a verdade a seu próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo" (v.26).
•Não deixe a raiva influenciar o que você diz. "Acalmem a ira antes que o sol se ponha (v.26).
•Fale palavras positivas e honestas. "E todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo a àqueles que as ouvirem" (v.29).
• Não entristeça o Espírito Santo com aquilo que você diz. "Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, o selo que ele colocou sobre vocês para o dia em que nos resgatará como sua propriedade" (v. 30).
•Não diga palavras negativas, más ou amargas. "Livre-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade" (v.31).
•Tenha um modo de falar semelhante ao de Cristo: amoroso, bom e perdoador. "Sejam bondosos e tenham compaixão um dos outros perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo" (v. 32).

🛐 Senhor o desejo de meu coração é que minhas palavras sejam edificantes e vivificadoras. Enche-me com teu amor para que ele se reflita em tudo o que eu disser. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 18 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 135 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 135
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 135 – A bondade de Deus deve suscitar louvores de nossos lábios. A majestade de Deus deve impactar nosso coração e Sua misericórdia deve impulsionar-nos para a adoração.

Por isso, “o Salmo 135 é um apelo para louvar ao Senhor por causa do que Ele fez por Seu povo e por causa do que Ele é para Seu povo. A primeira seção (v. 1-14) contém uma exortação para louvar ao Senhor por Sua bondade. A isto se segue uma denúncia aos ídolos e outra exortação para que o nome de Deus seja exaltado (v. 15-21)” (CBASD).

Há muitas tradições religiosas e inclusive religiosos que apreciam enfatizar a justiça e a santidade de Deus. Esse é um recurso que a Igreja Cristã na Idade Média utilizou para ameaçar os fieis a fazerem o que seus líderes queriam, e, a pagar o valor que eles determinavam para a igreja. Apesar de tanto tempo e muitas Bíblias disponíveis, infelizmente vários cristãos ainda permanecem apegados ao desequilíbrio teológico de um Deus severo, rígido, frio e calculista.

Por conseguinte, precisamos abrir mão de certas influências espirituais deturpadas e crendices depravadas para mergulhar na pureza da Palavra revelada pelo Deus que aprecia ser conhecido corretamente. Considere atentamente ao Salmo 135. Ore, reflita e anote as lições extraídas desse texto sagrado. Considere então, o seguinte esboço de Hernandes Dias Lopes que o dividiu em três partes, cada uma com 7 versículos:

• O Senhor deve ser louvado por Sua bondade como o Senhor da criação (Salmo 135:1-7).
• O Senhor deve ser louvado pela Sua graça como o libertador de Seu povo (Salmo 135:8-14).
• O Senhor deve ser louvado pela sua unidade, como o único Deus vivo e verdadeiro (Salmo 135:15-21).

O Salmo 135 motiva-nos a adorar a Deus porque Ele é bom e Seu nome agradável (v. 3), por Ele escolher um povo neste mundo e estar acima de qualquer deus (vs. 4-5). Ele faz tudo o que deseja, e o faz com prazer, especialmente para libertar Seu povo oprimido; opera em favor dos vulneráveis concedendo graça aos desgraçados (vs. 6-14). O Deus vivo é diferente de qualquer outro Deus e, não devemos perverter Seu caráter com nossos conceitos tacanhos, para não descaracterizá-lO ou rebaixá-lO ao nível dos ídolos (vs. 15-21). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

domingo, 17 de setembro de 2023

Fogo refinador

 Bom dia

17 de setembro
Leia Zacarias 13:7-9

Fogo refinador


Eu a refinarei como se refina a prata e purificarei como se purifica o ouro. Zacarias13:9

Deus deu uma canção a Moisés a fim de alertar o povo de Israel acerca das consequências de sua corrupção, tolice e falta de sabedoria. A canção apresenta um retrato de Deus pairando como uma águia sobre seus filhotes, estendendo as asas para apanhá-los (Dt 32:11).  Essa é a maneira como o Senhor deseja nos guiar hoje em dia. Ele nos levará a alturas inimagináveis, mas temos de permanecer o mais perto possível dele, ou cairemos e não seremos capazes de chegar aonde ele quer nos levar.

Quando permanecemos perto do Senhor, ele nos refina. O fogo é um símbolo do Espírito Santo. Somente a refinação pelo fogo do Espírito consome o que não é bom ou necessário. Esse fogo não nos fere nem causa danos, mas, se não formos purificada, o inimigo pode nos prender numa armadilha e nos levar à queda.

Não queremos extinguir ou destruir o fogo do Espírito em nós. Sufocamos tudo que ele quer fazer por intermédio de nós quando não o acolhemos a fim de que ele nos use em favor de sua glória.

A única forma pela qual podemos ser um instrumento efetivo do amor, da paz e do poder de Deus consiste em sermos purificadas pelo Espírito Santo em nós e por nossa obediência à palavra de Deus.

🛐 Eu te agradeço, Senhor, porque usas as dificuldades e provações para remover de meu coração tudo que não é compatível com tua pureza. Como é bom permanecer próxima de ti, certa de que teu fogo produzirá em mim santidade crescente! ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 17 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 134 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 134
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 134 – Este texto inspirado faz parte do grupo de Salmo de ascensão. Este é o último Salmo deste grupo, que era cantado pelos peregrinos israelitas que iam a Jerusalém para adorar.

Também chamados de “Salmos das Subidas”, “de Romagem” ou “Cântico dos Degraus”, estes textos sagrados concentram na experiência dos peregrinos que subiam ao Templo. Inicia no Salmo 120 e encerra no Salmo 134. Três vezes por ano, os judeus eram instruídos a viajar até Jerusalém para celebrar as festas da Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. As longas distâncias até Jerusalém eram percorridas geralmente a pé; os peregrinos juntavam-se para cantar enquanto percorriam da própria casa a Casa de Deus.

Essas canções serviam como preparação espiritual, ajudando os adoradores a se concentrarem em Deus e a refletirem sobre Sua grandeza e bondade enquanto aproximavam-se do Templo.

• Esses Salmos uniam os peregrinos numa experiência espiritual compartilhada, fortalecendo laços e ampliando relacionamentos interpessoais diante do Criador durante a jornada.

• Esses poemas contêm reflexões teológicas sobre Deus, Seu santuário e a importância da adoração – lembrando os pecadores da aliança entre o Criador e os adoradores.

• O Salmo 134 é uma despedida dos adoradores aos sacerdotes que ministravam no Templo após o término dos rituais de adoração.

A teologia do Salmo 134 destaca a importância da adoração contínua a Deus, seja durante o dia ou à noite. Isso reflete a ideia de que os servos de Deus devem prezar pelos que estão dispostos a adorá-lO e bendizê-lO como líderes espirituais em tempo integral. A referência a Deus como Criador dos Céus e da Terra enfatiza Sua soberania sobre Sua criação. Ele é digno de louvor e adoração por Sua grandeza e poder, especialmente por Ele abençoar-nos.

“Os cânticos de romagem que começaram nos ambientes inóspitos de Meseque e Quedar (120:5) terminam apropriadamente na nota de servir a Deus de dia e de noite no Seu Templo”, diz Hernandes Dias Lopes. Um dia sairemos dos ambientes inóspitos deste mundo tenebroso para adentrar a Cidade Santa, a Nova Jerusalém para ali adorar ao Senhor para sempre (Apocalipse 21:1-22:7). A caminhada pode ser cansativa; entretanto, na companhia de outros adoradores torna-se mais agradável (Hebreus 10:25). Enquanto peregrinamos espiritualmente para lá (Hebreus 11:13-16), cantemos e reavivemo-nos... avançando com a bênção de Deus! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sábado, 16 de setembro de 2023

Graça divina em meio às tentações

 Bom dia

16 de setembro
Leia Hebreus 4:14-16 e reflita

Graça divina em meio às tentações

A sim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso. Hebreus 4:16

Quando somos alvo de ataques do inimigo, não devemos pensar que Deus está zangado conosco e nos afastar dele. Muitas pessoas imaginam que ser tentado é quase o mesmo que pecar. No entanto, vemos que Jesus, que nunca pecou, também foi tentado. E ele combateu as tentações com a verdade da Palavra de Deus.

As tentações certamente virão. Precisamos ficar atentas para o modo como lidaremos com elas, sem entrar em pânico, temerosas de que cairemos e seremos castigadas, e sem sucumbir.

Também precisamos lembrar que sempre seremos tentadas com as coisas que mais nos atraem. Satanás usa nossas inseguranças, nossos medos e nossas prioridades distorcidas e procura nos convencer de que Deus não é digno de nossa confiança. Convence-nos de que precisamos encontrar maneiras de resolver nossos problemas sozinhas, com nossa própria sabedoria e força.

Quando formos tentadas, devemos fazer justamente o oposto. Esse é o momento de nos aproximarmos do trono da graça de Deus na mais absoluta e humilde dependência para receber tudo de que precisamos para resistir.

🛐 Deus de graça e misericórdia, quando vierem as tentações e eu sentir que estou prestes a ceder, quero buscar tua presença e receber socorro. Trabalha em meu coração para eliminar inseguranças e ansiedades que podem se tornar fontes de tentação fortalece minha confiança em ti. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 16 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 133 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 133
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 133 – Não há bênção nas brigas, na desunião e nas desavenças. Não existe elogio para tensões, rivalidades, egoísmo e individualismo.

Na verdade, a loucura da arrogância, estupidez, grosseria e humilhações deve ceder lugar à humildade, respeito, educação, polidez, amor e bondade a fim de que haja harmonia nos relacionamentos. E, isso requer determinação, perseverança e orientação divina; pois, naturalmente nossa natureza pecaminosa é contra nossa felicidade.

O Salmo 133 é curto, porém seu tom poético celebra a bênção da união e da harmonia entre os irmãos.

1. O Salmo 133 inicia com uma declaração maravilhosamente positiva sobre a beleza da união entre os irmãos.

2. O Salmo 133 segue ilustrando a bênção da união e harmonia utilizando imagens vívidas para apoiar seu argumento, evocando a ideia de algo valioso, sagrado e refrescante:

• É como o óleo precioso da unção que desce sobre a cabeça e a barba do sumo sacerdote Arão.
• É como o orvalho que desce lentamente irrigando o monte Hermom.

3. O Salmo 133 conclui enfatizando a importância da união, descrevendo-a como agradável e preciosa – algo que Deus aprova, promove e abençoa.

Há uma conexão notável e profunda entre o Salmo 133 e a oração intercessora de Jesus registrada em João 17 antes dEle morrer pela salvação dos pecadores. Além disso, na oração do “Pai Nosso”, Deus é considerado Pai, e nós Seus filhos; ou seja, os crentes são irmãos uns dos outros.

Os irmãos vivendo juntos em harmonia – apesar das diferenças – são comparados a uma realidade abençoada e agradável. Em João 17, durante a Última Ceia, Jesus eleva uma oração profunda expressando Seu ardente anelo pela unidade dos cristãos. Ele deseja que tal unidade seja um sinal de Sua missão no mundo como Messias.

A unidade não é apenas um ideal humano, mas também um desejo divino. Por isso, o evangelho visa curar nossas vaidades a fim de que a unidade testemunhe poderosamente da bênção da graça de Deus para uma sociedade marcada por divisões e conflitos. Por conseguinte, o evangelho eterno precisa ser proclamado a todas as nações e tribos do mundo todo (Apocalipse 14:6-7).

Portanto, vamos reavivarmo-nos na união... vamos promover a unidade, pois tem muita gente promovendo conflitos, brigas e confusão! Vamos viver o ideal de Deus! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Pensamentos que glorificam a Deus

 Bom dia

15 de setembro
Leia Efésios 4:17-20 e reflita

Pensamentos que glorificam a Deus

Não vivam mais como gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis. Efésios 4:17

Pensamentos carnais são vazios e inúteis e nos impedem de glorificar a Deus. "Sim, eles conheciam algo sobre Deus mas não o adoraram nem lhe agradeceram.  Em vez disso, começar a inventar ideias todas e, com isso, sua mente cobre escurecida e confusa" (Rm 1:21). A única forma de remediar essa situação é adorar a Deus, pois a adoração sempre inunda a mente e o coração com luz.

Embora você tenha forças em Deus, o inimigo sempre tentará levá-la a acreditar em mentiras. Não aceite-as. Lembre-se de que o pecado começa com um pensamento (Mc 7:21-22). As pessoas não caem repentinamente em adultério. Tudo começa na mente. É esse é o lugar para pôr fim ao problema. Quando tiver pensamentos perturbadores ou que claramente não vêm do Senhor, faça o que a Bíblia diz e pense apenas em coisas verdadeiras, nobres, corretas, puras, amáveis, de boa fama, excelentes ou dignas de louvor (Fp 4:8). Peça a Deus que o ajude a destruir "todas as opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus" e a levar "cativo todo pensamento rebelde" e o ensinar "a obedecer a Cristo"(2Co 10:5).

Liberdade, plenitude e sucesso verdadeiro só podem ser conquistados se seus pensamentos estiverem alinhados com a verdade da Palavra de Deus.

🛐 Querido Deus, tu sabes quanto preciso de ti para cultivar pensamentos que te glorifiquem, coerentes com minha identidade em Cristo e com teus bons propósitos para mim. Conto com teu auxílio. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 15 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 132 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 132
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 132 – O crente fiel passa por dificuldade e enfrenta as aflições com fé no coração e determinação em suas ações. Então, Deus honra aos que O honram.

• Neste Salmo, podemos observar o profundo comprometimento de Davi com a casa de Deus (Salmo 132:1-10). O ardente desejo de Davi em relação à Casa de Deus levou Deus a reconhecer a sinceridade de seu coração e concedeu a ele uma dinastia duradoura. Mais do que desejar ser como Davi, devemos desejar o mesmo comprometimento que ele buscou ter com Deus.

• Neste Salmo, é possível perceber que Deus recompensa àqueles que se comprometem profundamente com Ele (Salmo 132:11-12). Deus confirmou a aliança com um juramento, que nos alcança até hoje. Nossa relação com Deus depende dessa aliança, que alcançou seu auge no sacrifício de Cristo por todos nós.

• Neste Salmo, temos vislumbres de que o cumprimento pleno pelo Messias-Rei se dará em Sua segunda vinda (Salmo 132:13-18). Jesus é o Filho de Davi que assume o trono. Seu retorno triunfante e glorioso estabelecerá Seu reino e conduzirá Seus súditos para estar seguro com Ele para sempre.

Devemos buscar ter compromisso com Deus tão forte quanto o de Davi. Temos de construir a casa espiritual hoje através do serviço e da adoração a Cristo. Nossa confiança na fidelidade de Deus vista no cumprimento da promessa deve motivar-nos a ser fieis a Ele.

O fato de Deus ter cumprido as promessas quanto à segunda vinda de Cristo é a garantia do cumprimento das promessas concernentes à Segunda Vinda do Salvador. Essa revelação enche o coração do remanescente de esperança, de vitória e regozijo.

Temos importantes motivos para reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

"Ponham-me à prova!"

 Bom dia

14 de setembro
Leia Malaquias 3:10-12 e reflita

"Ponham-me à prova!"

Derramarei tantas bençãos que não haverá espaço para guardá-las! Sim, ponham-me à prova! Malaquias 3:10

Deus nos convida para prová-lo para ver quanto ele será fiel em derramar benção sobre nós e nos dar tudo de que precisamos (Mt 25:34). Só aprendi a contribuir com a obra de Deus quando superei o medo de não ter o suficiente para as necessidades básicas. O cerne da questão é quanto cremos que o senhor proverá para nós.

Jesus nos instruiu a buscar o reino de Deus em primeiro lugar e confiar que ele supriria as necessidades básicas da vida diária (Mt 6:25-34). Disse que não nos preocupássemos com essas coisas, mas buscássemos o Senhor e seus caminhos. Um de seus caminhos é a contribuição. Se não dermos a Deus aquilo que ele requer de nós, estaremos nos privando de tudo que ele deseja nos dar (Ml 3:8-11).

O dinheiro é uma parte desse quadro. O Senhor deixou instruções acerca do dinheiro as quais precisamos seguir em nossa contribuição. Toda vez que damos ao Senhor para o avanço de seu reino na terra, algo é derramado sobre nós. É como é como se um depósito gigante do céu se abrisse e riquezas fossem enviadas sobre nossa vida. Na verdade, Deus abre "as janelas do céu" e derrama tantas bençãos sobre nós que nem temos espaço para guardá-las. Por isso Deus nos convida a prová-lo nessa área e experimentar mas de sua bondade.

🛐 Senhor como é rica e bondosa a tua provisão! Ajuda-me a confiar nela a fim de contribuir sem medo, com amor, generosidade e constância. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 14 de setembro
@moracao #bomdia

Salmos 131 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 131
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 131 – Davi expressou humildade, confiança e satisfação em Deus neste pequeno e intrigante Salmo; o qual possui uma mensagem relevante às pessoas deste mundo secularizado, modernizado e arrogante.

• No mundo atual, muitas vezes esforçamo-nos para obter bens materiais, riquezas e poder econômico, porém, este Salmo nos chama para contentarmos com o que temos e a reconhecer nossa limitação, pequenez e insignificância. Devemos lutar pela simplicidade e pela humildade (Salmo 131:1).

• Como uma criança descansa nos braços de sua mãe, quem confia em Deus descansa sua alma tranquila e serenamente em Sua presença. Assim, em meios às incertezas da vida moderna, precisamos buscar segurança e paz no coração na presença do Deus que pode fazer qualquer coisa. O Salmo 131 aponta para a confiança nEle como a fonte certa de tranquilidade (Salmo 131:2).

• Diferentemente de nossa sociedade que confia na política, na economia, na medicina, na ciência, na educação, no trabalho, no salário, nos títulos, nos status, na fama, etc. o humilde não apenas confia em Deus, como também apela para outras pessoas fazerem o mesmo, sempre. Deus é a única segurança estável e permanente (Salmo 131:3).

“Se havia alguém em Israel com motivos de sobra para se orgulhar era Davi. Oitavo filho de um cidadão comum, Davi começou trabalhado como simples pastor de ovelhas e, no entanto, se tornou o maior rei de Israel. Soldado corajoso, general e tático talentoso e servo sincero de Deus, Davi foi quem derrotou os inimigos de Israel, expandiu as fronteiras de sua terra e ajuntou a riqueza que Salomão usou para construir o templo. Escreveu quase metade dos salmos e, apesar de (como nós) ser culpado de desobedecer ao Senhor, sempre se arrependeu e buscou o perdão misericordioso de Deus. Foi por amor a Davi que o Senhor manteve acesa sua lâmpada em Jerusalém durante os anos de decadência em Judá, e foi pela linhagem de Davi que Jesus Cristo veio ao mundo”, comenta Warren Wiersbe.

Jesus, ícone da humildade, nos convida: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” (Mateus 11:28-29).

Confiando nEle, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••