Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Sua fonte de poder

 Bom dia

31 de agosto
Salmo 78:40-43

Sua fonte de poder

Não se recordaram do seu poder, nem do dia em que ele os resgatou de seus inimigos. Salmos 78:42


Jamais podemos nos esquecer de onde vem nosso poder, especialmente nos momentos em que nos sentimos impotentes.

Os israelitas se esqueceram de Deus e seguiram seus próprios caminhos. Como resultado, limitaram a ação do Senhor na vida deles. Não se lembraram do poder divino que os havia resgatado do inimigo. Não se moveram no poder de Deus e, por isso, acabaram vagando pelo deserto durante quarenta anos.

Muitas vezes fazemos a mesma coisa. Ficamos com medo quando o inimigo nos ataca ou o desastre nos assola na saúde, nas finanças, nos relacionamentos, nas emoções, na mente, na família ou em qualquer outra área. Tentamos resolver a situação sozinhas. Tentamos assumir o controle, em vez de convidar o Espírito Santo a nos erguer acima dos obstáculos ou nos guiar pelo terreno acidentado à nossa frente.

Precisamos confiar que Deus sabe para onde temos de ir e como nos conduzir até lá. Nunca devemos nos esquecer do poder de Deus. Ele se manifesta mais claramente quando reconhecemos nossa fraqueza e deixamos que ele haja a seu tempo e de seu modo.

🛐 Senhor soberano, não quero jamais me esquecer de teu poder, nem de tudo que tens feito em minha vida ao longo dos anos. Confio que sabes o que o futuro reserva e que és plenamente capaz de me conduzir pelo melhor caminho.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 30 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 117 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 117
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 117 – É a riqueza da bondade, tolerância, paciência e misericórdia de Deus que leva-nos ao arrependimento, diz Paulo em Romanos 2:4. Este princípio está claro também neste minúsculo Salmo.

Este “é o mais curto dos Salmos, um hino em honra ao cuidado de Deus. Todos devem louvar ao Senhor por dois motivos: Seu amor constante e Sua fidelidade. Deus ama com altruísmo, é fiel à aliança e cumpre Suas promessas. Os seres humanos O louvam por reconhecerem Seus feitos extraordinários e Sua bondade”, destaca a Bíblia Andrews.

Este tão pequenino Salmo revela uma teologia da adoração e da salvação que é tanto universal quanto exclusivista. O Salmo convoca todas as nações e povos a adorarem ao Deus verdadeiro, reconhecendo Sua imensurável misericórdia e fidelidade. Ao mesmo tempo, o salmo enfatiza que somente em Deus há salvação, e que essa salvação é exclusiva para aqueles que creem nEle. Isso revela uma teologia que celebra a diversidade das nações e povos, mas também reconhece a singularidade e superioridade de Deus como o único caminho de salvação.

• Jesus, que declarou ser o único caminho, verdade e vida, “antes de deixar o cenáculo... dirigiu os discípulos num hino de louvor. Sua voz se fez ouvir, não nos acentos de uma dolorosa lamentação, mas nas jubilosas notas da aleluia pascoal... o Salmo 117”, informa Ellen White.

• Além de Jesus, o grande teólogo e apóstolo “Paulo cita as palavras deste verso [Salmo 117:1], mostrando que em Cristo a misericórdia de Deus foi ampliada aos gentios e aos judeus (Rm 15:11” (CBASD).

Em Apocalipse 14, as três mensagens angélicas convocam todas as pessoas a se arrependerem e a voltarem para Deus. Elas são mensagens para o tempo do fim e exortam as pessoas a temerem a Deus, dando-Lhe glória e adorando-O como o Criador do Céu, da Terra, do mar e de tudo o que neles há. Essas três mensagens apocalípticas destacam a universalidade do propósito de Deus, e revelam-nos que Deus é o Deus de todas as nações e povos; e que, a adoração e o louvor a Ele devem ser oferecidos por todos. Evidenciando assim que, a mensagem do evangelho é para todos, independentemente de sua origem étnica ou cultural.

Então, reavivemo-nos vivendo a mensagem do Salmo 117 – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

O amor nunca desiste

 Bom dia

30 de agosto
1 Coríntios 13:4-7

O amor nunca desiste

O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre tem esperança e sempre se mantém firme. 1 Coríntios 13:7

Quando Paulo diz que "o amor nunca desiste", isso não significa que Deus espera que você carregue o peso do mundo inteiro sobre suas costas — o fardo de sua família, dos seus amigos, conhecidos, colegas de trabalho e outras pessoas. Você não é capaz de fazê-lo. E Deus não quer que você desempenhe o papel dele na vida dos outros.

Pelo poder do Espírito Santo em você, o Senhor a ajudará a não desistir daquilo que ele tem em mente, aquilo que ele mostrar.

Uma das melhores maneiras de perseverar no amor é orar uns pelos outros. A oração sincera, que eleva ao céu as preocupações de outros, sempre agrada a Deus comece sempre como a oração e depois coloque em prática as outras coisas que Deus a está conduzindo a fazer. Quando você levar preocupações dos outros a Deus em oração, pergunte o que ele quer que você faça.

E persevere naquilo que Deus pedir de você, mesmo que não veja resultados de imediato. O amor não desiste, pois confia que Deus está trabalhando nos bastidores. Não enxergamos a ação Divina, mas perseveramos no amor, pois confiamos em Deus.

🛐 Querido Deus, ensina-me a perseverar nas demonstrações práticas de cuidados e preocupação por outros, mesmo quando parecer que não está surtindo efeito algum. Confio em teu poder e em tua ação. Concede-me um amor que nunca desiste.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 30 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 116 Comentário:

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 116
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 116 – A vida pautada na gratidão cheia de satisfação será a resposta apropriada à infinita misericórdia divina demonstrada em situações críticas em que nos envolvemos.

O salmista reage desta forma na escrita do Salmo 116. As palavras inspiradas ali descritas são mais que expressões de fé. Refletem a lealdade e amor de alguém que obteve uma correta compreensão de Deus e desfrutou de Sua soberana intervenção.

• Deus resgata-nos dos maiores problemas e perturbações que geralmente enfrentamos. Isso nos enche a alma de alegria (Salmo 116:1-11).

• Deus merece nosso compromisso fiel resultante da gratidão por Sua graciosa intervenção, especialmente pelo precioso e maravilhoso plano da salvação (Salmo 116:12-17). Nesse contexto, o pavor da morte é substituído pela por outra visão: A morte do santo é preciosa. “Santos não são pessoas que não pecam, muito embora odeiem o pecado. São totalmente consagradas ao Senhor e, por isso, espirituais ou piedosas. Aos olhos de Deus, a morte de uma pessoa assim é preciosa, porque os fieis morrem acreditando nEle (ver Ap 14:13). O Senhor nunca se esquecerá deles” (Bíblia Andrews).

• Deus ouve nossas orações quando estamos em aflição; Ele age e nos restaura trazendo alívio ao nosso coração. Por conseguinte, merece nosso louvor e compromisso, e nossa adoração e devoção constantemente (Salmo 116:18-19).

Salmo 116:12 contém uma pergunta retórica que deve levar-nos incansavelmente à reflexão. “Não existe maneira de retribuir Sua bondade; podemos somente aceitá-la, ser gratos por ela e viver em agradecimento e respeito, segundo a vontade divina, tendo em mente a grande misericórdia que recebemos”, argumenta a Bíblia Andrews.

Sobre esse mesmo versículo, Ellen White comenta:

“Se grandes resultados podem ser alcançados por grandes esforços e grandes sofrimentos, quem dentre nós, que seja súdito da divina graça, pode recusar o sacrifício [de servir a Cristo]? O evangelho de Cristo inclui em seus reclamos toda alma que tenha ouvido a mensagem das novas de grande alegria. Que daremos a Deus por todos os Seus benefícios para conosco? Sua incomparável misericórdia jamais pode ser retribuída. Somente pela voluntária obediência e servido de gratidão podemos testificar de nossa lealdade e coroar com honra nosso Redentor”.

Diante disso, reavivemo-nos no evangelismo! Sacrifício em servir a Deus e obediência ao Seu chamado são respostas naturais pelas imensuráveis graças recebidas! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Jejum como ato de obediência

 Bom dia

30 de agosto
Mateus 6:16-18

Jejum como ato de obediência

Quando jejuarem não façam como os hipócritas, que se esforçam para parecer tristes e desarrumados a fim de que as pessoas percebam que estão jejuando. Mateus 6:16


O jejum precisa ser acompanhado de oração; do contrário, será apenas uma dieta radical ou uma tentativa carnal de demonstrar espiritualidade superior. Você se priva do alimento por um período específico a fim de se dedicar à oração e se concentrar em Deus.

Deus sabe quanto temos prazer em comer. Quando jejuamos, portanto, damos um passo de obediência ao Senhor para sua glória e mostramos a nosso corpo que Deus está no comando. O jejum quebra o domínio do inimigo sobre nossa vida, a fim de nos livrar de qualquer coisa que nos amarre.

Se sua vida parecer está fora de controle, o jejum e a oração a colocarão de volta no rumo certo, eliminando a confusão. À medida que jejuar e orar, ou depois que o jejum terminar, você sentirá o poder de Deus fluindo com mais intensidade em seu interior. O jejum acompanhado de oração é um dom e um privilégio concedido pelo Senhor, que influencia positivamente todos os aspectos de sua vida. Nem sempre você sentirá o desejo de jejuar, mas toda vez que eu fizer ficará muito feliz por causa da Vitória espiritual incrível que receberá.

🛐 Senhor, quero expressar minha obediência a ti por meio do jejum acompanhado de oração. Dispõe meu coração a por de lado prazeres transitórios para buscar-te de modo mais profundo. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 30 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 115 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 115
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 115 – Existem vários deuses. O próprio Deus da Bíblia reconhece a existência deles. Embora muitos neguem a existência de outros deuses, na Bíblia, Deus reconhece que eles existem. Tanto que Ele proíbe aos Seus servos terem outros deuses diante dEle num de Seus Dez Mandamentos à humanidade (Êxodo 20:3).

Comentando o Salmo 115, Lawrence Richards faz a seguinte observação: “A Páscoa relembra eventos que separam o Deus de Israel de todas as divindades das outras nações. Os pagãos zombam, porque Deus não pode ser visto, mas os seus ídolos de prata e de ouro são massas inanimadas”.

É interessante saber que este Salmo “foi composto nos primeiros dias após o retorno da Babilônia, quando os pequenos grupos de colonizadores eram importunados pela zombaria e escárnio de seus inimigos. Essa era sua réplica, pondo em relevo o contundente contraste entre os ídolos de seus vizinhos e a majestade do Senhor. Ele nos lembra a descrição que Isaías faz da confecção de um ídolo. Os ídolos tinham uma forma sólida, mas não possuíam poder. O Senhor não tinha aparência externa, mas [possuía] todo o poder”, acrescenta F. B. Meyer.

Interessante que aqueles que têm deuses inferiores se gabam e se acham no direito de atacar a crença dos que creem num Deus superior. Os adoradores de deuses insignificantes são atrevidos em sua ousadia de confrontar ao povo do Deus verdadeiro. No entanto, o Salmo 115 é uma resposta apologética aos zombadores dos seguidores do verdadeiro Deus.

A falta de conhecimento torna a ignorância atrevida, que leva os arrogantes a práticas estúpidas. A visão tacanha da religião torna as pessoas intolerantes, desrespeitosas e abusadas. Tais pessoas precisam saber da verdade, mas devem ouvi-la com profundo amor e bondade.

O Salmo 115 ressalta o conceito de que a verdadeira divindade não precisa ser materializada em ídolos, como é comum nas religiões forâneas à Bíblia. Em vez disso, a transcendência do Deus bíblico é valorizada, enfatizando Sua natureza além do físico e Sua superioridade sobre as divindades representadas por ídolos.

Diferentemente dos ídolos, “jamais poderemos esgotar os recursos de Deus, por maiores que sejam nossas petições”, declara Meyer sobre o Salmo 115.

Então, todos são convidados a desfrutar das bênçãos advindas do compromisso com o verdadeiro Deus. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

A verdade sobre suas emoções

 Bom dia

28 de agosto
Provérbios 15:13-15

A verdade sobre suas emoções

O coração contente e alegra o rosto, mas o coração triste abate o espírito. Provérbios 15:13

Emoções são sentimentos intensos que temos em reação àquilo que está acontecendo, aconteceu ou talvez acontecerá. Nossas emoções são afetadas pelos pensamentos em nossa mente. Se o pensamento é negativo, produz uma emoção negativa. Se é positivo, produz uma emoção positiva.

É importante saber que Deus se importa com as pessoas que estão emocionalmente abaladas (Sl 34:18). Na presença dele, nosso coração é curado e nossas emoções se tornam positivas.

Também é bom ter em conta que podemos guardar e controlar nossas emoções (Pv 4:23). É possível alterá-las com a verdade da palavra. A voz de Deus lhe falando ao coração por meio das Escrituras pode afastar as emoções negativas.

As emoções podem nos esmagar (Pv 15:13), e um espírito oprimido surge quando o nível de tristeza em sua vida se torna insuportável.

As palavras certas, em contrapartida exercem influência positiva sobre emoções depressivas e ansiosas (Pv 12:25). Palavras encorajadoras são mais eficazes contra sentimentos negativos do que imaginamos.  Uma palavra de Deus ao seu coração é ainda melhor que qualquer coisa que alguém possa dizer.

🛐 Senhor, desejo desenvolver cada vez mais uma vida emocional equilibrada. Mostra-me os pensamentos que têm influenciado minhas emoções de forma negativa e ajuda-me a permanecer firme em tua verdade. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 28 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 114 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 114
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 114 – A reflexão espiritual precisa piamente pautar-se na correta compreensão de Deus e em Seu real e verdadeiro caráter. Qualquer perversão implica em deterioração e corrupção de Seu ser. Precisamos tomar muito cuidado para não criar um deus que não existe – seja materialmente, ou mentalmente.

• O Salmo 114 está dentro de uma estrutura teológica sólida, ampla e profunda. Perdemos muito em nossa compreensão de sua mensagem sem considerar seu contexto.

Paul House sintetiza auxiliando-nos em sua compreensão, ao afirmar que “as obras de Deus (Sl 111) e Sua bênção sobre os justos e sábios (Sl 112) merecem louvor, da mesma forma como o merecem a incomparabilidade de Yahweh (Sl 113) e o livramento de Israel do Egito (Sl 114). Em outras palavras, esse Deus é vivo, real. Por outro lado, ídolos não passam de imagens, sem qualquer capacidade de ver, ouvir, andar ou pensar. Todos os que os adoram são tolos (Sl 115:3-7). Os adoradores do Senhor possuem um Deus que sabe (115:12), ouve (116:1) e ama (117:2). Possuem um Deus que, de uma forma que imita o êxodo, é capaz de restaurá-los à sua pátria (118:10-14). Mais uma vez a singularidade de Yahweh torna os deuses tão comuns, sem nada de especial, que eles claramente não existem”.

A mensagem dos Salmos nesse contexto é relevante para nós tanto quanto foi para Jesus. A Bíblia Andrews argui que os Salmos 113-118 são uma “antologia de salmos conhecida como Hallel, usada na adoração judaica por ocasião das grandes festas anuais (Lv 23; Nm 10:10) e cantada na noite de Páscoa, durante o culto. Os Salmos 113 e 114 eram recitados antes da celebração da refeição pascoal. Já os Salmos 115 e 118 eram cantados após a refeição. É muito provável que Jesus Cristo tenha cantado esses Salmos após comer o cordeiro pascoal e celebrar a Última Ceia (Mt 26:20-30)”.

• O Salmo 114 ensina que Deus controla a natureza, provê libertação da escravidão, Se faz presente entre Seu povo; por tudo isso, Ele merece nossa reverência e total devoção.

A maior libertação, tirando-nos das garras do pecado e do diabo, foi paga por Cristo ao entregar-nos Sua vida na cruz. Por conta disto, podemos aguardar o maior êxodo – retirados deste mundo para o Céu. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

domingo, 27 de agosto de 2023

Quem controla sua mente

 Bom dia

27 de agosto
Romanos 8:5-8

Quem controla sua mente

Aqueles que são dominados pela natureza humana pensam em coisas da natureza humana, mas os que são controlados pelo Espírito pensam em coisas que agradam o Espírito. Portanto, permitir que a natureza humana controle a mente resulta em morte, mas permitir que o Espírito controle a mente resulta em vida e paz. Romanos 8:5-6

Sua mente a afeta mais do que você imagina. Ela pode mantê-la nas trevas mesmo quando você possui a luz. Pode conservá-la em velhos hábitos e padrões de pensamento, distante de tudo que Deus tem para você. Com sua mente você raciocina, compreende as coisas e toma decisões ponto quando a sua mente é controlada pelo Espírito Santo, você tem paz, contentamento e alívio.

Ter a mente voltada para o Espírito é bom e agradável a Deus. Ter a mente voltada para carne traz consequências desastrosas. Nossa mente carnal sempre estará em desacordo com Deus e, quando ela nos controla nos posicionamos como inimigos do Senhor. Isso acontece porque nossa mente carnal não está sujeita às leis de Deus.

Não queremos ser como incrédulos, cujo entendimento foi cegado pelo "deus deste mundo" (2 Co 4:4). Não queremos ser como aqueles que "se opõe à verdade" e "tem a mente depravada" (2 Tm 3:8). Queremos ser pessoas cujos pensamentos agradam a Deus.

Senhor, muito obrigada porque não sou mais escrava de minha velha natureza humana. Desejo que minha mente seja controlada pelo teu Espírito, a fim de experimentar vida e paz e cultivar pensamentos agradáveis a ti. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 27 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 113 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 113
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 113 – Para muita gente, religião é sinônimo de regras; há também quem a considera como um Deus severo, intolerante, frio e calculista. O desequilíbrio na religião, espiritualidade e fé são obstáculos para a verdadeira adoração.

A motivação do consagrado salmista, inspirado pelo Espírito Santo, no Salmo 113 difere da de muitas pessoas que advogam conhecer a Deus e Seu caráter. Muitos têm criado conceitos depravados, deturpados e adulterados de Deus, corrompendo assim Seu gracioso caráter que motiva a uma adoração sincera, saudável e alegre.

Pessoas azedas, amargas, carrancudas, justiceiras, legalistas, perfeccionistas, moralistas, acusadoras, negativistas, ferinas, críticas, etc. na igreja precisam muito renovar seu conceito de Deus. Urgentissimamente!

A verdadeira essência do Salmo 113 brilha como farol através das névoas distorcidas de concepções equivocadas sobre Deus. O salmista apresenta-nos uma perspectiva que ultrapassa em muito as imagens frias e distantes que alguns têm projetado acerca do Deus da Bíblia.

A importância de compreender e abraçar o conceito correto de Deus não pode ser subestimada. Enquanto muitos veem a religião como um conjunto de regras rígidas ou pintam um retrato de Deus como um Juiz Implacável, o Salmo 113 convida-nos a enxergar a verdadeira natureza do Criador. Ele não é apenas o Legislador, mas o Pai que Se inclina em direção aos necessitados e almeja alcançar os corações quebrantados.

Se mantivermos uma visão errônea de um Deus intransigente, perderemos a beleza de Sua maravilhosa misericórdia. Se enxergarmos um Deus frio e calculista, ignoraremos Sua graça abundante e Seu amor infinito e incondicional.

• É somente quando reconhecemos a magnitude da verdade bíblica sobre Deus – Sua majestade incomparável e Sua compaixão indescritível – que poderemos responder com uma oração sincera, um louvor cheio de alegria e uma adoração reverente.

• Aqueles que permanecem enredados em seus emaranhados conceitos errados de Deus, limitam a profundidade de sua fé e transformam a comunidade de fé em um terreno de julgamento e acusação.

• A renovação do conceito de Deus é necessária caso queiras revitalizar tua espiritualidade, permitindo que o verdadeiro caráter de Deus te inspire a amar, servir e viver de maneira que reflitas Sua graça e Sua compaixão.

Segundo o Salmo 113, Deus ouve o clamor dos humildes, ergue ao necessitado, concede esperança ao desesperado... Portanto, conheçamos esse Deus, e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sábado, 26 de agosto de 2023

Provisão miraculosa

 Bom dia

26 de agosto
Salmos 78:13-16

Provisão miraculosa

No deserto, partiu as rochas para lhe dar água, como a que jorra de um manancial. Da pedra, fez brotar riachos e correr água como um rio. Salmos 78:15-16

Quando você se encontrar no meio de uma tribulação, pergunte a Deus: "Estou nesta situação porque fiz algo errado?", "É um ataque do inimigo?", ou "Está acontecendo porque estou seguindo tua vontade e o Senhor está usando essa situação para teu propósito?". A resposta que discernir em seu coração ajudará a formar uma imagem mais clara do que está acontecendo de fato.

O Senhor abriu o Mar Vermelho e criou um caminho para os israelitas atravessaram em terra seca. Ele os conduzia durante o dia por meio de uma nuvem e, à noite, com uma coluna de fogo. Quando faltou água, ele é fez fluir da pedra. Providenciou aquilo de que os israelitas precisavam no lugar em que parecia impossível. Deu-lhes fartura no deserto onde nada havia.

Deus pode prover para você também. Nas partes áridas e devastadas de sua vida, onde parece não haver mais esperança, o Senhor pode jorrar correntes de puro refrigério. Você verá como deserto pode ser um lugar de bênçãos, casa obedeça a Deus e permita que ele a conduza por esse lugar difícil.

🛐 Senhor, quando eu tiver de atravessar o deserto das provações por qualquer motivo que seja, abre meus olhos para tua generosa provisão e ajuda-me a confiar que transformarás as dificuldades em bençãos. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 26 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 112 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 112
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 112 – Os mandamentos são frutos da graça de Deus. Eles são maravilhosos e visam alegria, bem-estar, sucesso, paz e prosperidade dos que se submetem piedosamente a esses preciosos preceitos divinos.

O Salmo 112 é um hino inspirado pelo Espírito Santo, que contempla o leitor judeu, cristão e gentio. Sua mensagem é útil a todos os religiosos e, inclusive é importante para ateus e incrédulos. Todos precisam saber que “Bendito o homem, bendita a mulher que teme ao Eterno, que aprecia e tem prazer em Seus mandamentos”, como reza o verso 1 na versão A Mensagem.

O teor do conteúdo do Salmo 112 é um retrato da bênção e prosperidade que aguarda aqueles que vivem de acordo com os sublimes princípios divinos. Este impactante Salmo retrata a felicidade e a estabilidade dos fieis a Deus, enfatizando que eles serão rica e divinamente abençoados, e suas gerações posteriores também desfrutarão destas maravilhosas bênçãos. Entretanto, a mensagem sagrada enfatiza mais que a observância dos mandamentos, ela trata da importância de temer a Deus e viver ao Seu lado; pois, isso resultará em recompensas inigualáveis e imensuráveis, tanto nesta vida quanto na futura vida eterna. Quais são alguns destes benefícios:

• Os fieis são felizes, satisfeitos e contentes.
• Os filhos dos pais consagrados a Deus são poderosos e abençoados.
• Os justos prosperam em seus empreendimentos, planos e propósitos.
• Os crentes representam a Deus na compaixão e generosidade tendo recursos para compartilhar com os necessitados.
• O coração dos fieis é firme, resoluto em sua confiança no poder de Deus.
• Os que temem a Deus não têm medo das más notícias, nem focam a vida nelas.
• Os fieis são honrados e respeitados por possuírem caráter honesto e leal.
• O legado dos justos perdura para sempre.
• Apesar de estar numa sociedade ímpia, injusta e perversa, Deus recompensará com prosperidade a retidão dos fieis.
• Os que confiam em Deus encontram segurança e paz em um mundo inseguro tomado de conflitos.

Em contraste, a tudo “o ímpio observa e se enfurece, faz barulho e acaba mudo. Não sobra nada para os sonhos dos ímpios. Nada”. Assim encerra o Salmo 112 na versão A Mensagem.

Enfim, o contraste entre o fiel e infiel será mais nítido no final da história mundial. Portanto, reavivemo-nos agora! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Firme nas promessas

 Bom dia

25 de agosto
Josué 21:43-45

Firme nas promessas

Nenhuma das boas promessas que o Senhor fez à família de Israel ficou sem se cumprir; tudo que ele tinha dito se realizou. Josué 21:45

Quando você escolhe permanecer nas promessas divinas e se recusa a desistir, alcança vitórias. Nos momentos difíceis, quando a luta parecer grande demais e você estiver exausta, repita essas promessas:

•Promessa para quem obedece a Deus: Deuteronômio 5:33
•Promessa para quem busca o conselho de Deus: Salmos 73:23-24
•Promessa de proteção: Salmos 121: 7-8
•Promessa que Deus ouvirá  sua oração: Jeremias 29:12
•Promessa de livramento em tempos de necessidade: Salmo 72: 12
•Promessa para quando precisar de sabedoria: Provérbios 2:6-7
•Promessa de grandes coisas no futuro: 1 Coríntios 2:9
•Promessa para os momentos de angústia: Salmos 138:7.
•Promessa para quando se sentir fraca: Isaías 40:29.
•Promessa para quando necessitar de coragem: Salmos 31:24.
•Promessa para quando se sentir ameaçada: Isaías 54:17.
•Promessa para quando precisar de ajuda: Salmos 46:1-2
•Promessa para quem espera no Senhor: Isaías 30: 18.

🛐 Senhor, que consolo saber que és fiel a todas as tuas promessas! Peço teu auxílio para gravá-las na memória, afim de não desanimar nos momentos de dificuldade, e para compartilhá-las com outros que estejam precisando de ânimo. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 25 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 111 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 111
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 111 – Estude com oração os 10 versículos deste Salmo. Analise cada frase, e faça anotações. Busque ao Deus descrito nesse precioso texto, e tenha hoje uma profunda experiência espiritual.

Para te auxiliar, considere:

• O Salmo 111 trata do louvor a Deus declarando a alegria de quem procura compreender Suas obras maravilhosas.
• O Salmo 111 ressalta a grandiosidade e a glória de Deus, com ênfase em Sua justiça e retidão.
• O Salmo 111 menciona as obras poderosas e maravilhosas de Deus, revelando assim Sua providência e fidelidade em relação ao Seu povo.
• O Salmo 111 lembra aos leitores das ações de Deus em favor de Seu povo ao longo da história, incentivando-nos à prática da gratidão e o reconhecimento das bênçãos divinas.
• O Salmo 111 revela que o temor do Senhor (respeito reverente) é o princípio da sabedoria e do verdadeiro entendimento, senda a base sólida para a vida justa e reta.
• O Salmo 111 afirma que as obras de Deus são confiáveis e duradouras, estabelecendo uma fundação segura para a fé e a confiança no Criador.

Nós, crentes do Novo Testamento, podemos encantar-nos com verdades extras baseados na história e na mensagem do Salmo 111. Reflita atentamente:

• As obras majestosas e gloriosas de Deus podem incluir a morte e a ressurreição de Jesus que provê a futura glorificação dos crentes fieis, como é frequentemente aludido em textos escatológicos (Romanos 8:18-39; I Coríntios 15:1-58; I Tessalonicenses 4:13-17).

• A ênfase na justiça de Deus pode ser vista como um prenúncio do julgamento final, um dos importantes eventos escatológicos (Mateus 25:31-46; Apocalipse 19:11-20:15).

• A conexão entre o “temor do Senhor” e a sabedoria também pode ser interpretada num sentido profético ou escatológico (Apocalipse 14:6-7; 13:18).

• A ideia de que Deus dá herança das nações ao Seu povo como parte de Suas obras poderosas é mais ampla no contexto apocalíptico (Daniel 7:21-27; 1 Pedro 1:3-5; Apocalipse 21:1-22:6).

• O Salmo 111 também fornece um vislumbre de um tempo futuro em que todas as nações e povos se reunirão para adorar a Deus em unidade (Isaías 66:22-23; Apocalipse 7:9-17; 15:1-8).

O Salmo 111 fornece base segura para estudos amplos e profundos. Aprofundemos em seu magnífico texto a fim de que sejamos reavivados com a revelação provida em sua mensagem! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Seja Paciente

 Bom dia

24 de agosto
1 Tessalonicenses 5:12-14

Seja Paciente

Encorajem os desanimados. Ajudem os fracos. Sejam pacientes com todos. 1 Tessalonicenses 5:14

Ser paciente com os outros é um ato de misericórdia. Assim como o amor, a paciência é um fruto do espírito. Somente ele pode produzi-lo em nós. Quando convidamos o Espírito Santo para habitar em nós, assumir o controle total de nossa vida e trabalhar em nós de acordo com sua perfeita vontade, ele produz seu fruto completo, que inclui a paciência.

Ser paciente significa esperar em Deus que uma pessoa ou situação melhore, sem revidar e sem desistir, mesmo quando somos vítimas de injustiça, passamos por aborrecimentos, enfrentamos a posição ou nos vemos no meio de uma provação.

Alguns termos associados a "pacientes" são tolerantes, perdoador, misericordioso, magnânimo, generoso, solidário, compreensivo, firme, constante, resoluto, incansável, otimista e leniente. Só temos condições de demonstrar essas qualidades louváveis quando o amor divino é derramado dentro de nós pelo Espírito Santo.

Mostrar paciência não é ser uma pessoa resignada ou indiferente. É ter a expectativa jubilosa de que Deus irá fazer, não apenas na pessoa ou situação com a qual você está sendo paciente, mas também em você.

🛐 Espírito Santo de Deus, peço que tua influência e teu poder dentro de mim produzam o bom fruto da paciência. Ajuda-me a olhar para Jesus, aquele que suportou tanto sofrimento por amor a nós, e a seguir seu exemplo perfeito. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 24 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 110 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 110
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 110 – Profundas verdades estão presentes desde a superfície deste Salmo. Quanto mais aprofunda-se em sua mensagem, mais impressionantes serão suas informações.

“Esse Salmo é uma pérola de inestimável valor e é merecidamente conhecido como a coroa de todos os Salmos. Trata-se de uma das principais passagens messiânicas no Antigo Testamento. Esse Salmo de Davi é o mais citado no Novo Testamento do que qualquer outra passagem do Antigo Testamento – é citado 21 vezes no Novo Testamento com relação a Cristo e Seu reino, e também pelo Senhor Jesus, pelo apóstolo Pedro e pelo autor aos Hebreus. Apenas no livro de Hebreus há dez alusões ao Salmo... Jesus o usou para provar Sua divindade e silenciar Seus críticos (Mt 22:41-46), e também para responder ao sumo sacerdote durante Seu julgamento (Mt 26:64). O Salmo fala tanto da exaltação do Messias como de Sua segunda vinda, e trata de Sua entronização e de Seu governo. Mostra como o Messias, ocupa ao mesmo tempo a função de Rei e de Sacerdote, e deixa claro que o Messias é Sacerdote para sempre, não mediante a ordem levítica, mas mediante uma ordem superior, a ordem de Melquisedeque”, analisa Hernandes Dias Lopes.

O escritor deste Salmo foi extraordinariamente inspirado. “Davi emprega fórmulas de fala profética no Salmo 110... O Salmo está dividido em duas partes, cada uma iniciada por uma fórmula de introdução de ditos oraculares por profetas e videntes: ‘O Senhor disse’, no versículo 1, e ‘O Senhor jurou’, no versículo 4. Após cada fórmula segue-se uma palavra falada no estilo divino da primeira pessoa, um estilo característico de falas proféticas”, explica James Luther Mays.

Assim, possuindo compreensão mais ampla do Salmo 110, necessitamos reconhecer o duplo papel do Messias:

• Aceitando a autoridade e soberania de Cristo em nossa vida diária, submetendo-se à Sua perfeita liderança.
• Permitindo que Ele interceda por nós como Sacerdote no Santuário Celestial como nosso substituto na cruz e, perante Deus.

Além disso, precisamos olhar para além da exaltação de Cristo no Céu, pois o Salmo aponta para Sua segunda vinda a Terra, o que nos desperta uma esperança maior que a dos judeus no Antigo Testamento.

Devemos manter uma expectativa positiva mesmo em meio a desafios, sabendo que a redenção final está próxima! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Salvador, Redentor e Restaurador

 Bom dia

23 de agosto
Isaías 53

Salvador, Redentor e Restaurador

Mas ele foi ferido por causa de nossa rebeldia e esmagado por causa de nossos pecados. Sofreu o castigo para que fôssemos restaurados e recebeu açoites para que fôssemos curados. Isaías 53:5

Jesus é o Salvador, pois nos salvou do efeito do pecado: a morte. Ele nunca pecou e, mesmo assim, levou sobre si as consequências de nosso pecado. Certamente não foi algo que merecêssemos, mas ele considerou que seu sacrifício era a coisa certa a fazer, pois, quando amamos alguém, fazemos tudo o que está ao nosso alcance para salvar essa pessoa da destruição.

Jesus é o Redentor, pois "entregou sua vida para nos libertar de todo pecado, para nos purificar e fazer de nós seu povo" (Tt 2:14). Resgatou-nos todos da perdição e nos tornou seu povo especial.

Jesus é Restaurador, pois, assim que o aceitamos, Deus vê a justiça, a bondade e a pureza de Jesus em nós. Temos, portanto, o direito de ser chamadas filhas de Deus e, como suas filhas, somos completamente restauradas para ele.

Jesus entregou sua vida voluntariamente. Mesmo sem desejar sofrer ele orou a Deus: "Seja feita a tua vontade e não a minha" (Lc 22:42). Jesus foi à cruz por amor — por amor a seu Pai e por amor a nós.

🛐 Meu querido Salvador, Redentor e Resgatador, como eu te amo! E como eu sou grata pelos inúmeros privilégios que me concedestes. Que eu possa seguir teu exemplo e sempre orar: "Seja feita a tua vontade, e não a minha" . ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 23 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 109 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 109
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 109 – A oração ocupa um lugar especial na Bíblia, a qual recebe um livro recheado de orações. Além dos Salmos, “que em si mesmo é um livro de orações”, a Bíblia “menciona não menos que 650 orações”, analisa Mauro Bueno.

Tércio Sarli afirma que “a oração é sempre um tema oportuno para o cristão. É a única maneira de nos comunicarmos com Deus, fonte de toda boa dádiva. E quanto mais nos aprofundamos nessa ciência de origem divina, mais podemos usufruir suas bênçãos”.

Salmos contêm orações e canções. Há aqueles que foram identificados como imprecatórios, caracterizados por conterem maldições, imprecações e desejos de punição e vingança contra inimigos ou malfeitores. Tais Salmos expressam uma gama de emoções intensas, incluindo raiva, frustração e anseio pela justiça divina. Eles frequentemente pedem que Deus castigue ou derrote opositores, inimigos e perseguidores, muitas vezes de maneiras violentas ou drásticas. Alguns destes, encontramos no Salmo 35, 69 e 109.

O Salmo 109 reflete uma expressão emocional sincera, e por vezes, perturbadora, do salmista diante da adversidade e da injustiça. Ele escancara a realidade complexa das emoções humanas e a busca por justiça divina quando situações difíceis nos afligem. O interessante neste Salmo, é que “a maldição pesada contra o inimigo está fundamentada não em vingança pessoal, mas num senso de justiça”, salienta Duane Garrett.

Entretanto, mesmo com um tom tão sombrio diante da injustiça, o Salmo 109 contém uma conexão profética, de certa forma, com “a rejeição de Cristo. Davi, como profeta, vê o Cristo desprezado e rejeitado [vs. 1-5], Seus acusadores e a condenação desses [vs. 6-20 (conf. v. 8 e Atos 1:20)]. A voz do Rejeitado ecoa [nos vs. 21-25], e fundamenta-se à voz dos últimos remanescentes [vs. 26-31], identificados com Ele”, explica Merrill Unger.

Mateus 27:39 e Marcos 15:29 compartilham o tema de zombaria e escárnios dirigidos a Jesus, que também é aludido no Salmo 109:25. Jesus é a justiça executada nesse mundo de injustiça para salvar aqueles que clamam por justiça e também os injustos que são foco das imprecações.

Deus compreende nossas emoções, e eleva-nos das nossas mazelas. Assim, orações não são apenas desabafos a Deus das nossas emoções (raiva, frustração e vingança), mas busca pela justiça divina na pessoa de Jesus... Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Uma história de amor

 Bom dia

22 de agosto
Salmo 119:161-168

Uma história de amor

Alegro-me em tua palavra, como quem descobre um grande tesouro. Salmos 119:162

A maior história de amor do mundo está escrita na Bíblia. Na verdade, ela é a Bíblia. A Bíblia inteira é um registro do grande amor de Deus por nós. Um dos principais sinais do seu amor é o fato de ele nos ter oferecido sua Palavra.

Depois de aceitar a Cristo, comecei a frequentar a igreja para ouvir o pastor transmitir ensinamentos da Bíblia, e de imediato as Escrituras tornaram-se vivas para mim. Depois o Senhor entrou em meu coração, meus olhos espirituais foram abertos e passei a sentir o amor de Deus em cada palavra. Foi uma experiência muito mais extraordinária do que eu poderia imaginar.

Quando entrei no reino de Deus, onde há poder, paz e amor infinitos, a diferença em relação a minha vida anterior foi tão grande quanto a que existe entre a noite e o dia. Foi uma experiência mais real que tudo que eu conhecia até então, muito maior que o medo e o sofrimento com os quais convivi a vida inteira. A Palavra de Deus se tornou uma mensagem de amor e esperança para mim.  Eu a considerava um diamante precioso e, todas as vezes que a lia, encontrava novas e deslumbrantes facetas.

Cada vez que abro a Bíblia, peço a Deus que abra meus olhos para conhecer a verdade de modo mais profundo. E ele, e sua imensa graça, responde a essa oração.

🛐 Pai querido, quando medito em tua Palavra descubro cada vez mais aspectos de teu amor por mim.  Mostra-me como viver conforme esse amor e como refleti-lo com minhas atitudes e ações.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 22 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 108 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 108
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 108 – Este magnífico Salmo começa louvando a Deus e expressando a determinação do autor, Davi, em louvá-lO com todo seu ser. Nos primeiros versículos, o salmista declara a grandiosidade e a fidelidade do Deus que merece ser louvado, exaltado e adorado.

Na sequência, os versículos 6-9 contêm profunda petição por ajuda divina. Seres humanos precisam da intervenção divina mesmo quando existem motivos para louvar e adorar.

• Mesmo para adoradores, a vida complexa, injusta e difícil neste mundo de pecados, necessita-se que clamem diante das dificuldades e peçam intervenção divina por inimigos que se levantam contra eles.

Por fim, apesar da visão turva do limitado e desconfiado pecador temeroso, o salmista demonstrou ser possível confiar na vitória provida pelo Todo-poderoso; isso é possível para quem está ciente ter Deus ao seu lado por estar sempre ao lado dEle. Desta forma, pode-se confiar nEle para a superação das imensuráveis adversidades que nos assolam de diversas direções e formas (Salmo 108:10-13).

Considere mais atentamente com oração...

• Deus fala de Seu Santuário, revelando Sua soberania ao executar Seus planos. A divisão de Siquém e a repartição do Vale de Sucote simbolizam o controle divino sobre os territórios humanos. Esta revelação deve prover em nós confiança de que além de Deus estar no controle, Ele interage na esfera humana (Salmo 108:7).

• Deus é dono de tudo e faz o que sabe ser melhor com Seu povo. Gileade, Manassés, Efraím e Judá contém afirmação de propriedade divina. O capacete (proteção) e o cetro (guia/direção) relacionados a Efraím e Judá indicam que Deus usa Seu povo com propósitos específicos estabelecidos por Ele. Nisso o mundo precisa reconhecer a soberania e sabedoria divina (Salmo 108:8).

• Deus vence todos os inimigos de Seu povo. Moabe, Edom e Filístia representam orquestrações bélicas contra o povo de Deus, ilustrando o Armagedom; contudo, a vitória será conquistada por Deus e então, concedida ao Seu povo (Salmo 108:9; Daniel 7:13-27; Apocalipse 16:16-19:21).

Em meio aos inimigos reais, fortes, estruturados, organizados e unidos (Salmo 108:6-9), é possível avançar em nossa jornada de fé junto ao salmista, declarando confiantemente: “Com Deus conquistaremos a vitória, e Ele pisará os nossos adversários” (Salmo 108:13).

Nosso foco não deve estar no poder opositor, mas no poder salvador de Deus!
Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Firmeza em tempos de dificuldade

 Bom dia

21 de agosto
1Pedro 5:10-12

Firmeza em tempos de dificuldade

As experiências pelas quais vocês tem passado são, verdadeiramente, parte da Graça de Deus. Permaneçam firmes nessa graça. 1Pedro 5:12

Deus nos ensina a caminhar com ele, a depender dele a cada passo. Ele também nos mostra como permanecer firmes. O segredo para não vacilar quando vierem os tempos difíceis, em que desafios ameaçam destruí-la, é permanecer:

• Permaneça no que você sabe ser a verdade sobre o Senhor ( HB 2:1).
• Permaneça na palavra de Deus (Sl 119:161).
•Permaneça em obediência a Deus (Pv: 12 13).
•Permaneça ciente de que existe o risco de cair ( 1 Co 10:12).
•Permaneça na vontade de Deus (Cl 4:12).
•Permaneça disposta a dedicar-se a outros (Is 32:8).
•Permaneça longe do mal (Pv 10:25).
•Permaneça no que você sabe que procede do Senhor (2 Ts 2:15).
•Permaneça corajosa na fé (1 Co 16: 13-14).
•Permaneça certa de que sua casa não está dividida (Mc 3:25).
•Permaneça no conselho de Deus e no que ele falou ao seu coração (Is 46:10).

🛐 Querido Deus, quando vierem as provações e eu for tentada a me esquecer de ti, de tua verdade e de teu amor, peço que me socorras com teu Espírito e me dê forças para permanecer em ti — corajosa, confiante e disposta a obedecer. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 21 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 107 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 107

Comentário: Pr. Heber Toth Armí

SALMO 107 – Render graças a Deus é uma atitude que deve ser educada. Os Salmos nos instigam a louvar, exaltar e glorificar a Deus. 

Os imperativos no Salmo em apreço devem levar-nos para além da reflexão – devemos tomar atitude, e partir para a ação intensa.

São vários os motivos que temos para agradecer a Deus; o Salmo 107 cita pelo menos 5:

• Resgate dos perdidos: Pessoas em situações difíceis, como errantes no deserto, famintas e sedentas, experimentaram o resgate provido por Deus em suas angústias, guiando-as para um lugar de habitação segura (Salmo 107:1-9).

• Libertação dos aprisionados: Pessoas que foram presas devido às Suas transgressões clamaram a Deus e Ele as libertou das trevas e das correntes, demonstrando Sua misericórdia e bondade (Salmo 107:10-16).

• Cura dos enfermos: Pessoas sofrendo por causa de suas próprias ações, à beira da morte, devido às suas próprias iniquidades, que mesmo moribundas clamaram a Deus... foram atendidas, curadas e libertas da morte iminente (Salmo 107:17-22).

• Livramento marítimo: Os marujos enfrentam adversidades em alto mar; ao clamarem a Deus em meio às fortes e violentas ondas, Ele acalmou as tempestades, trazendo-os em segurança ao porto desejado (Salmo 107:23-32).

• Benção sobre a terra árida: Deus transformou a terra árida em terra fértil, abençoando Seu povo com abundantes colheitas. Isso revela o cuidado de Deus, proporcionando ao Seu povo sustento e prosperidade (Salmo 107:33-38).

Deus age em favor dos que O reconhecem como Senhor; entretanto, coloca-Se contra os que se rebelam contra Ele (Salmo 107:39-42). Por isso, no auge do Salmo 107, sua conclusão atinge profundamente o nosso coração:

“Reflitam nisso os sábios e considerem a bondade do Senhor”. O Salmo 107:43 merece nossa atenção:

• Como em cada situação crítica Deus responde com amor e compaixão, demonstrando Sua bondade infinita, devemos recorrer sempre a Ele; não correr dEle – o que é loucura!

• A proposta do último versículo é chamar-nos à sabedoria que ultrapassa o conhecimento intelectual, alcançando compreender profundamente nossa necessidade de um Deus cheio de amor, que age em nosso favor.

• Através da meditação sobre a bondade divina, podemos fortalecer nossa fé e confiança em Deus, reconhecendo Sua soberania e cuidado constante – do qual somos miseravelmente carentes.

Enfim, quando refletimos sobre os resgates, curas, libertações e bênçãos, somos movidos ao reavivamento! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

••••

domingo, 20 de agosto de 2023

Ore pelos perversos

 Bom dia

20 de Agosto
Mateus 5:38-42

Ore pelos perversos

Eu, porém, lhes digo que não se oponham ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça também a outra. [...] Se alguém o forçar a caminhar uma milha com ele, caminhe duas. Mateus 5:39-41

Quem é capaz de agir desse modo?

Não temos de convidar os perversos para entrar em nossa casa e permitir que tenham acesso a nossos filhos, mas podemos orar para que conheçam a verdade da Palavra e tenham um encontro com Deus. O simples fato de orar para que uma pessoa perversa venha conhecer o Senhor é um grande passo de amor para a maioria de nós. Há os que recebem o chamado para ministrar a pessoas perigosas, e Deus os capacita a realizar essa missão. Preste atenção ao que o Espírito Santo diz a respeito de seu chamado, e não dê um passo sequer nessa direção sem ouvir a clara orientação divina e receber a confirmação de líderes confiáveis.

Se você é cristã E ama Deus, como pode viver entre aqueles que arrogantemente desprezam o Senhor e seus caminhos? A resposta é: mostrando o amor por eles. Quando você os ama, eles ficam desarmados. O amor vindo de você — se origina do amor de Deus em seu coração — tem poder tal que nem mesmo os incrédulos mais ferrenhos conseguem negar.

Provavelmente nunca saberemos o bem que fizemos ao orar pelos perversos. Mas não importa: Deus sabe.

Senhor preciso de tua graça imensurável para orar por aqueles que praticam o mal. Mostra-me como devo amá-los de modo a refletir teu amor por eles.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 20 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 106 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 106
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 106 – Este Salmo apresenta uma narrativa inspirada que reflete com maestria a natureza cíclica do relacionamento do pecador com o santo Deus. Ele demonstra como, apesar das falhas e erros cometidos pelas pessoas, Deus persiste em revelar Seu gracioso amor e imensurável fidelidade. Isso pode ser entendido como lembrete da importância da humildade, da confiança que devemos ter nesse Deus com tal perfil, e da busca pela reconciliação em momentos de vacilo espiritual e afastamento de Deus.

Antes de oferecer 7 pontos para o Salmo em pauta, Warren Wiersbe declara que o Salmo “começa com o êxodo e termina com o cativeiro na Babilônia e, no centro da lista, coloca a rebelião de Israel em Cades-Barnéia. O salmista não apresenta esses acontecimentos organizados na ordem em que ocorreram, pois seu propósito não é ensinar cronologia, mas sim teologia”.

• Uma fé jubilosa (Salmo 106:1-6).
• Começos triunfantes (Salmo 106:7-12).
• Um declínio perigoso (Salmo 106:13-23).
• Um fracasso trágico (Salmo 106:24-27).
• Uma desobediência custosa (Salmo 106:28-33).
• A rebelião repetida (Salmo 106:34-46).
• A disciplina final (Salmo 106:47).

É nítido que o Salmo 106 nos lembra da necessidade de reconhecer nossas limitações, falhas e erros, e convida-nos a exercer a humildade. A vida moderna e a visão corrompida da religião focada meramente em regras leva-nos muitas vezes a esquecer a importância da gratidão pelas bênçãos e pela oportunidade de correção e crescimento.

• Assim como o Salmo relembra a história israelita, nós como cristãos (e especialmente adventistas), podemos refletir sobre nossa própria jornada e reconhecer os momentos em que afastamo-nos de Deus e dos Seus valores e propósitos para nós.
• O padrão de Deus demonstrando perdão, amor e fidelidade apesar de nossas mais crassas falhas podem moldar-nos no relacionamento interpessoal. Aprendendo a ser tolerantes, misericordiosos e a perdoar mantendo o vínculo afetivo cristão em nossas relações contribui para uma convivência mais harmoniosa, prazerosa e enriquecedora.
• O Salmo 106 também ressalta a esperança de renovação e reconciliação. Nos momentos críticos da vida ou de apostasia da verdade ou mesmo afastamento de Deus, podemos encontrar inspiração na narrativa de Deus restaurando a relação com o povo de Israel – buscaremos força e renovação em nossa oscilante, vacilante e titubeante jornada espiritual.

Os Salmo 105 e 106 estão unidos tematicamente, juntos promovem adoração! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sábado, 19 de agosto de 2023

Das trevas para a luz

 Bom dia

19 de agosto
1Pedro 2:9-10

Das trevas para a luz

Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que o chamou das trevas para sua maravilhosa luz. 1Pedro 2:9

Deus nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz porque somos seu povo especial criado para proclamar seu louvor.

Antes de sair para a batalha, o povo de Israel tinha de se purificar e lutar no campo espiritual por meio da adoração. O mesmo princípio se aplica a nós hoje. Fazemos coisas grandiosas para Deus e conquistamos territórios para seu reino à medida que crescemos na adoração a ele humildade e sinceridade e andamos em seus caminhos. Somente dessa forma somos capazes de ver as coisas da perspectiva de Deus.

O Senhor quer que caminhemos perto dele em oração. Quer que o adoremos e louvemos seu nome. Somos um sacerdócio real o que significa que somos reis e sacerdotes (Ap 1:5-6). E não apenas caminhamos com ele em sua "maravilhosa luz", mas vamos para a guerra contra as forças das trevas com ele e por ele. Os cristãos são uma nação santa composta de todas as nações e raças de todos que creem em Jesus. Somos "propriedade exclusiva de Deus"  e "povo escolhido" (1Pe 2:9) para glorificá-lo, não importa onde estejamos. É uma honra e um privilégio.

🛐 Graças te dou, Senhor, porque me transpostaste das trevas da perdição para a luz de tua salvação. Tu me escolheste e me santificaste para que eu possa guerrear com valentia e perseverança contra as forças do mal.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 19 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 105 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 105
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 105 – A gratidão não é algo que brota de corações egoístas e gananciosos. É uma atitude nobre do pobre miserável que usufruiu das graciosas bênçãos do santo Deus, o Soberano do Universo.

A estrutura literária do Salmo 105 chama nossa atenção quando analisada com foco na gratidão. Ela, na verdade, entrelaça a narrativa histórica com a adoração e a gratidão.

Cada seção histórica é como um tijolinho que constrói um edifício de louvor e gratidão diante da inefável recordação. Desta forma, a estrutura do Salmo não apenas informa sobre os eventos passados, mas também inspira uma resposta emocional e espiritual de louvor e gratidão, vinculados à confiança no Senhor Deus.

• O Salmo 105 faz uma invocação e um chamado à gratidão. Como responderemos? Os primeiros versículos dão a direção que nossos sentimentos devem dirigir-se. Somos conclamados a buscar a Deus reconhecendo Seus feitos na história – ativar nossa memória é um excelente exercício que favorece a prática da gratidão a Deus (Salmo 105:1-6).
• O Salmo 105 leva o povo de Deus às lembranças das graciosas obras divinas na história. Como reagiremos? A história de Israel faz parte de nossa história; além de estar na Bíblia visando isso, devemos nos conscientizar que é através de Israel que Deus fez com que o plano de salvação chegasse até nós. Na maior porção do Salmo, que relata os acontecimentos históricos, o texto sagrado descreve a fidelidade de Deus, Suas intervenções poderosas, Sua proteção e Sua provisão constantes para o Seu povo. Cada evento histórico mencionado reforça o motivo para a gratidão e o louvor ao soberano Deus (Salmo 105:7-45).

O Uso repetitivo de certas frases-chave, como “lembrem-se” (Salmo 105:5), “Ele Se lembra para sempre da Sua aliança” (Salmo 105:8), “Ele Se lembrou da santa promessa que fizera” (Salmo 105:42), cria um ritmo e uma cadência literária que reforçam a importância da lembrança e da fidelidade de Deus ao longo da história da humanidade. “Em meio às preocupações dos últimos dias, o ser humano fará bem em se lembrar das bênçãos de Deus sobre Seu povo em todas as gerações, e ordenar a vida de acordo com elas” (CBASD).

Se a história não nos servir de pedagoga, nossa memória não será positiva perante Deus. Recordemos, reflitamos e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Parecida com seu pai

 Bom dia

18 de agosto
2 Coríntios 3:18

Parecida com seu pai

O Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele. Coríntios 3:18

Quanto mais você olha para o Senhor, mais parecida com ele se torna.

Nosso conceito de Deus afeta quem somos e quem nos tornamos. Nossa visão de Deus determina como enxergamos a vida e nos comportamos. Alguns dos problemas que temos podem resultar de uma ideia distorcida sobre quem Deus é.  Ou do fato de que não temos a mínima ideia de quem ele é. Nossa alma é sempre afetada pelo modo como enxergamos a Deus e o que pensamos dele.

Podemos observar exemplos disso quando olhamos para nossa vida ou para a vida dos outros. É fácil ver a falta de frutos na vida daqueles que têm um conceito medíocre de Deus. Por outro lado, aqueles que tem uma visão exaltada e reverente de Deus produzem muitos frutos. Quanto maior sua ideia acerca de Deus, mais profunda será a sua caminhada com ele.

Deus conhece você e enxerga seu potencial.
A. Ele sabe como você é neste exato momento.
B. Ele sabe quem você foi criada para ser.
E, o mais importante, ele sabe como fazer você ir de A para B !

Querido Pai, como é maravilhoso saber que, ao passar tempo contigo, crescendo em intimidade e conhecimento de ti, sou transformada à tua imagem. Eu te louvo por essa dádiva indescritivelmente generosa.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 18 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 104 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 104
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 104 – Deus existe; provou isso deixando Seu livro. Ele é criador do ser humano, e de tudo o que existe. Isto está revelado e escrito na Bíblia.

“Infelizmente muitas vezes se tem a ideia de que o leitor da Bíblia precisaria fazer um curso superior de Teologia para, de fato, poder entendê-la. Uma dedicação intensiva ao aspecto científico, (por exemplo, a origem e o ambiente da Bíblia) e o estudo das línguas antigas são com certeza uma grande ajuda para o entendimento de alguns contextos bíblicos. Entretanto, constitui uma particularidade da Bíblia o fato de ela se exprimir de maneira tão clara e inteligível que pode ser entendida até por crianças... Frequentemente questiona-se se, afinal de contas, a Bíblia quer ser entendida do ponto de vista científico. É claro que a Bíblia não está escrita na ‘linguagem da ciência’. Ela está escrita de tal modo que possa ser entendida por todas as pessoas de todas as épocas. Seu objetivo principal – inclusive no relato da Criação – não é nos fornecer informações científicas sobre a ação criadora de Deus. Pelo contrário, ela quer nos mostrar a ação de Deus para com os homens, e por isso descreve as coisas de acordo com a sua importância para eles”, arguiu Alexander vom Stein.

O Salmo 104 é considerado um hino à criação, já que descreve detalhadamente elementos da criação divina. Seus 35 versículos contêm uma mensagem que exalta a grandeza e a majestade do Criador através da observação da natureza. Embora esse poema não seja exclusivamente um tratado teológico, oferece uma visão da teologia da criação presente na tradição judaico-cristã:

• Como Criador, Deus é também o sustentador da Sua criação; Ele é o responsável pela formação e sustentação do Universo e de tudo que nele existe.

• Deus colocou ordem e harmonia em Sua criação; Ele organizou os elementos naturais em um sistema complexo e interconectado. Assim, a natureza é um testemunho da sabedoria divina.

• Deus criou variedades de criaturas e de elementos da natureza, desde as águas e as nuvens até os animais terrestres e marinhos. Isso tornou a fauna e a flora do mundo ser rica e diversa.

• Deus fez os ciclos da natureza, cada um tem sua beleza!

Contemple belezas naturais... e, reaviva-te na fé! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

O que fazer quando vem o sofrimento

 Bom dia

17 de agosto
Tiago 5:10-11

O que fazer quando vem o sofrimento

Irmãos, tomem como exemplo de paciência no sofrimento os profetas que falaram em nome do Senhor. Tiago 5:10

As situações mais difíceis que enfrentamos estão ligadas à doenças, problemas financeiros, conflitos conjugais, dificuldades de relacionamento, desafios no trabalho e morte. Precisamos saber que Deus está conosco durante esses momentos terrivelmente aflitivos.

Muitas vezes, porém, nos esquecemos de segurar na mão de Deus e de depender dele a cada passo. Mas um dos motivos por que Deus nos permite passar por situações difíceis é para que aprendamos a depender dele. Quando aprendemos essa lição, conseguimos permanecer firmes em tempos difíceis.

Temos a tendência de pensar que depender do Senhor é um sinal de fraqueza. E é verdade! Trata-se, porém, de uma boa notícia. Quando reconhecemos que não temos o necessário para viver como cristãos, começamos a entender o que é a verdadeira Liberdade. À medida que andamos com o senhor, ele nos faz superar qualquer coisa.

Quando andamos perto de Deus, até mesmo os momentos mais difíceis de nossa vida tem um aspecto positivo. A chave é procurar Deus na situação. Por mais sombria que a circunstância se torne, o Senhor nos dará a luz de que precisamos para o próximo passo. Ele suprirá o necessário para o momento em que vivemos.

🛐 Deus de amor, quando vierem o sofrimentos, quero me apegar ainda mais a ti, consciente de minha fraqueza incapacidade de lidar sozinha com meus problemas nos dias sombrios, peço que me conceda as luz para o próximo passo.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 17 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 103 Comentário:

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 103
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 103 – Deus é idealizador da religião; consequentemente, Satanás pretende pervertê-la.

Idolatria, liberalismo, perfeccionismo, tradicionalismo, legalismo e tantos outros grupos religiosos são formas deturpadas de espiritualidade; contudo, muitos entram por estes “becos sem saída” acreditando estarem no caminho certo.

A Bíblia, quando estudada corretamente, é o único Livro que auxilia a não apenas encontrar a verdadeira religião, mas aponta a forma correta de praticar tal religião; a qual, em vez de prejudicar pessoas, torna-se bênção – ela é positiva numa sociedade puramente negativa, ela oferece vantagens numa sociedade que busca tirar vantagens.

Observe os seguintes pontos extraídos de uma reflexão do Salmo 103:

• O Salmo 103 mostra que a religião verdadeira promove identidade e comunidade, pois a adoração é uma expressão da identidade coletiva de um grupo de gente que se reúne visando esse propósito. Há relacionamento entre Deus e os fiéis; por isso, os crentes se reúnem para agradecer, reconhecendo Sua misericórdia e graça num mundo de desgraças. Essa identidade compartilhada através do inter-relacionamento dos membros da igreja pode ser vista como uma forma de coesão social, onde a religião atua como um fator de união entre indivíduos na sociedade.

• O Salmo 103 trata da importância das instituições religiosas na vida humana, ao falar sobre louvar a Deus em comunidade na companhia de seres celestiais. A prática comunitária de adoração reflete o papel das instituições religiosas como locais onde indivíduos se reúnem, interagem, compartilham valores e experiências, e encontram um senso de pertencimento – desempenhando assim a manutenção de comunidades coesas, instituídas pelo próprio Deus.

• O Salmo 103 destaca a ideia de que Deus perdoa as iniquidades e cura as enfermidades. Com isso fica evidente que a religião verdadeira, corretamente praticada, influencia e restaura física, emocional, social e espiritualmente a comunidade.

• O Salmo 103 promove a justiça na sociedade ao revelar um Deus que Se preocupa com pessoas necessitadas – assim, Seus súditos também são motivados a praticarem a solidariedade, a equidade... e a distribuir recursos próprios na sociedade, desejando promover o bem.

Deus como Juiz “faz justiça e defende a causa dos oprimidos” (Salmo 103:3). O Salmo não aborda a capacidade humana para atingir certo nível moral, mas reconhece um Deus que Se importa com nossa fragilidade, perdoa nossos pecados, e restaura-nos totalmente. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

A escolha de amar

 Bom dia

16 de agosto
Efésios 5:1-5

A escolha de amar

Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5:2

Toda situação com a qual deparamos exige uma escolha de nossa parte quanto a semear amor ou não. E só podemos fazer a escolha certa com a direção do Espírito em resposta às nossas orações. Se estivermos dispostas a olhar para o Senhor, ele nos ajudará a mostrar amor em cada situação e a cada pessoa.

Deus deseja que passemos o maior tempo possível com ele a fim de desenvolvermos um coração amoroso semelhante ao dele. Ele nos convida a recorrer a ele todos os dias para que recebamos dentro de nós uma dose renovada e revigorante de seu Espírito de amor. Deus é amor — e seu Espírito de amor habita em nós —, por isso somos capazes de amar de maneira que lhe agrada.

Nosso amor pelos outros é o sinal mais importante de que conhecemos a Deus e nascemos espiritualmente em seu reino. O amor é um fruto do Espírito.

Ninguém viu a Deus, mas quando mostramos amor pelos outros eles veem o coração de Deus. Aproximam-se do Senhor por causa do amor que lhe oferecemos. Para que isso aconteça, porém, temos de permanecer receptivas ao amor divino.

🛐 Senhor Deus, todos os dias deparo com inúmeras situações em que preciso tomar decisão consciente de agir com amor. Sei que não sou capaz de fazê-lo sem o auxílio de teu Espírito. Concede-me o coração sempre amoroso semelhante ao teu. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 16 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 102 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 102
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 102 – Quando você não consegue orar, quando a angústia te impedir de formular palavras, quando tudo parecer escuro e sem esperança... lembre-se de ler e estudar este Salmo; então, permita que ele seja uma expressão de suas emoções perante Deus.

“O subtítulo ‘Oração do aflito que, desfalecido, derrama o seu queixume perante o Senhor’ é único nos Salmos. Ele caracteriza o salmo e designa o propósito pelo qual foi composto” (CBASD).

• O crente sofre. Sente aflição. Experimenta a dor e o desespero. Ele não é insensível e nem blindado diante do sofrimento.
• O que o Salmo 102 ensina é a clamar a Deus em nossos momentos mais difíceis, a reconhecer nossa fragilidade e depender inteiramente da misericórdia e graça divina.

“O Salmo 102 é um dos mais tristes dentre os sete Salmos penitenciais. Ele parece ser a oração do exílio, composta na terra de seu cativeiro. Em tom elegíaco conta sobre a dor, a tristeza, a perseguição e o desânimo. Além disso, mostra esperança no retorno do cativeiro e na restauração do espírito. O poema oscila entre as duas ideias e termina com uma observação de confiança na eterna constância de Deus ao lidar com os seres humanos” (CBASD).

“A referência” aos versículos 25-27 no livro de Hebreus 1:10-12 “demonstra que essa ode prediz a aflição e a angústia do Homem-Deus”, diz Merrill Unger. Ao orientar Seus representantes no mundo, Jesus declarou: “Lembrem-se das palavras que Eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha Palavra, também obedecerão à de vocês. Tratarão assim vocês por causa do meu nome,  pois não conhecem Aquele que me enviou... Eu disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 15:20-21; 16:33).

Concernente ao tempo do fim, o Comentário Bíblico Adventista afirma: “Nos últimos dias os cristãos expressarão suas provas e a certeza do consolo celestial em tempos de angústia, como nunca houve” (CBASD).

Embora no Salmo 102 podemos encontrar a voz dos que enfrentam aflição, ele nos revela que Deus não é indiferente ao nosso sofrimento; na verdade, Ele está conosco, fortalecendo-nos para enfrentar aos diversos desafios da vida! Reavivemo-nos... – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Maravilhosas revelações

 Bom dia

15 de agosto
Jeremias 33:1-9

Maravilhosas revelações

Pergunte-me e eu lhe contarei coisas maravilhosas, segredos que você não sabe, a respeito do que está por vir. Jeremias 33:3

Deus disse a Jeremias que, se clamasse a ele, receberia a revelação de coisas grandiosas e insondáveis, que o profeta não conhecia (Jr 33:3). Deus está dizendo a mesma coisa para nós hoje. Todas nós podemos clamar a Deus e pedir que nos revele a realidade de seu ponto de vista. Ele nos dará conhecimento que só é possível com sua revelação. Devemos ter esse tipo de entendimento para obter vitória na batalha espiritual e em nossa vida. Sem a revelação do Senhor, não temos como orar com o poder e a eficácia de que precisamos.

Suas orações podem salvar inúmeras pessoas de sofrimentos e tragédias, incluindo você e sua família. Suas orações podem salvar vidas que seriam destruídas ou impedir que coisas terríveis planejadas pelo inimigo aconteçam. Se pudesse impedir que pessoas boas passassem por sofrimentos horríveis, você não oraria esse respeito? É claro que sim.

Suas orações são vitais. Toda oração pode salvar, mudar, poupar ou resgatar vidas. Peça a Deus que lhe revele, um dia de cada vez, as coisas maravilhosas que ele deseja realizar por meio de suas orações.

🛐 Senhor, creio no teu poder para realizar grandes coisas por intermédio de nossas orações. Necessito de revelação diária para orar conforme tua vontade, com a capacitação e forças de teu Espírito peço que me mantenhas atenta para aquilo que deseja me mostrar e para os assuntos sobre os quais devo interceder.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 15 de agosto
@moracao #bomdia

Salmos 101 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 101
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 101 – Este sagrado poema inspirado expressa o desejo de um líder de agir de forma justa e rejeitar a maldade a sua volta.

Antes de avançar em um comentário, seria importante ter um vislumbre geral dos tópicos deste Salmo do Saltério hebraico:

Introdução: Apresentação do salmista líder e sua determinação; e promessa de cantar a misericórdia e o juízo de Deus (Salmo 101:1-2).

• Compromisso com a retidão: a) A determinação de agir com sabedoria e integridade: Decidindo caminhar na sinceridade de coração e praticando a justiça em todas as ações (Salmo 101:2-4). b) A decisão de buscar a pureza de vida: Escolhendo um caminho íntegro e recusando a olhar o que é perverso (Salmo 101:3-4).
• Aversão e rejeição do mal: a) O desprezo às práticas malignas: Decidindo não tolerar ao mal e optando pelo afastamento de corações perversos (Salmo 101:3-5). b) O compromisso de não envolver-se com pessoas maliciosas: Evitando relacionamentos prejudiciais moralmente, rejeitando pessoas hipócritas e fraudulentas (Salmo 101:5-7).
• Desejo de liderar corretamente com justiça: a) A promessa de destruir a maldade: Afirmando a autoridade divina sobre a Terra e eliminando os perversos da cidade de Deus (Salmo 101:5-8). b) A busca por líderes corretos: Dispondo-se a escolher servos fiéis e almejando ter em sua presença quem pretende fazer as coisas certas (Salmo 101:6-8).

Conclusão: O salmista está louvando a Deus (Salmo 101:1) e preza pelos Seus princípios (Salmo 101:6-8). No fim, o bem vencerá enquanto o mal será destruído (Salmo 101:8).

Alguém no Antigo Testamento que realmente viveu à altura do Salmo 101 foi Jó. O paciente homem rico e influente do Oriente expressou determinação em manter uma vida justa e reta demonstrando ênfase na integridade moral e no compromisso com Deus. Jó 31:1 faz referência à aliança que ele fez com seus olhos visando pela pureza; já em Jó 31:7, cita a decisão dele rejeitar ao mal em seus próprios passos e ações.

Além de Jó, Daniel foi um político que viveu à altura do Salmo 101, como Jó. Porém, acima desses, está Jesus, que veio instituir o reino de Deus e está à procura daqueles que têm vida íntegra para estar com Ele em Sua casa.

• Seremos escolhidos?

Jesus, de fato, eliminará a perversidade e salvará os fiéis. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••