Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Uma nova cidadania

 Leitura Diária - 28 de fevereiro

Uma nova cidadania

Ele nos resgatou do poder das trevas e nos trouxe para o reino de seu filho amado. Colossenses 1:13

Jesus nos tirou do reino das trevas e nos transportou para seu Reino de luz. Fomos transferidas do território do inimigo para o reino de Deus. Isso dá novo significado à autoridade que recebemos para permanecer firmes em oração contra os poderes malignos que desejam guerrear contra o reino de Deus e seu povo e nos levar de volta para a escuridão.

Uma vez que entregamos a vida a Jesus Cristo, Paulo nos instrui: "Continue a segui-lo. Aprofundem nele e suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida" (Cl 2:6-7). Ao nos aprofundarmos no relacionamento com Deus recebemos plenitude, pois estamos em Jesus, "o cabeça de todo governante e autoridade" (Cl 2:10). Nele temos tudo que precisamos.

A submissão ao Rei nos dá acesso a esse Reino de luz para o qual fomos transportadas."Pois ele nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar com ele nos domínios celestiais" (Ef. 2:6). Que verdade maravilhosa! O mínimo que podemos fazer é continuar a segui-lo em grata obediência, pois fomos resgatadas e ganhamos nova cidadania e um lugar de honra em seu reino.

🛐 Senhor Deus, que alegria saber que não faço mais parte de um reino de trevas. Eu te agradeço porque me resgataste e me transportaste para Teu Reino de luz. Ajuda-me a aprofundar minhas raízes em Cristo e viver de modo digno de minha cidadania em teu reino. ...

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 28 de fevereiro
@moracao #bomdia

Esdras 8 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 8 – Fazer a vontade de Deus exige determinação. As coisas nem sempre fluirão naturalmente bem. Todavia, não é por existirem desafios que Deus não estará abençoando.

Esdras faria uma viagem perigosa até Jerusalém com um grupo de judeus libertos da Babilônia, conquistada pela Pérsia. Nessa jornada, algumas famílias demonstraram interesse em retornar; contudo, não havia nenhuma família de levitas. Devido à importância da função levítica de divulgar os princípios da Palavra de Deus, Esdras não ousou partir sem elas (Esdras 8:1-20).

Esdras agiu como os filhos dos profetas que, diante da extrema necessidade de ampliar a Escola dos Profetas, não ousaram agir sem levar junto a Eliseu, o homem de Deus (II Reis 6:1-7).

Os relatos bíblicos nos indicam o valor a ser dado aos líderes espirituais (Hebreus 13:7, 17). O individualismo e o isolamento na jornada cristã são atitudes antibíblicas. Esdras era um indivíduo da alta sociedade e de elevado nível espiritual, contudo não agiu independentemente. A atitude de Esdras é nobre e deve ser replicada.

Por outro lado, devemos tomar cuidado para não ser influenciado por indivíduos regidos pelo Diabo: “Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores... Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos O negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra” (Tito 1:10, 16). Satanás afastou um grande grupo de anjos do governo de Deus tornando-os insubordinados, e hoje faz o mesmo com seres humanos, inclusive dentro da igreja verdadeira!

Na jornada cristã há grandes desafios. Portanto, precisamos contar com líderes espirituais da igreja de Deus e com o poderoso Deus da igreja. Foi assim no Antigo Testamento, e continua assim no Novo Testamento. Paulo não deveria fundar um cristianismo paralelo ao da igreja liderada pelos apóstolos; deveria unir-se, superando grandes obstáculos (Atos 9:1-30).

As práticas espirituais de Esdras deveriam influenciar-nos poderosamente para recebermos as tão almejadas respostas de Deus. Jejum e oração são úteis para solucionar nossas preocupações corretas: Assim que conseguiu várias famílias de levitas, Esdras separou 22 indivíduos para carregar os tesouros do templo. Ao chegarem ao destino, deveriam prestar contas. Todos foram fieis às suas responsabilidades; então, Deus os abençoou na perigosa jornada (Esdras 8:21-36).

Como Esdras, humilhemo-nos... para termos jornada bem-sucedida rumo à Nova Jerusalém! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Deus provê

 Leitura Diária - 27 de fevereiro

Deus provê

A terra e tudo que nela há são do Senhor; o mundo e todos os seus habitantes lhe pertencem. Salmos 24:1

Deus criou todas as coisas. Ele é o dono de tudo, e isso é mais que suficiente para suprir aquilo de que precisamos. Tudo em nosso mundo pertence a Deus, inclusive nós mesmas. Deus mostrou seu amor quando nos deu a terra. No entanto, ele quer que eu busquemos  como nosso Provedor.

Ele conhece todas as suas necessidades e é plenamente capaz de suprir todas elas mas ele quer que você se aproxime dele em oração e peça. O criador do universo deseja muito ter um relacionamento com você. Não está interessado em ser um Papai Noel ou um simples benfeitor. Deus ouve suas orações e atende a elas quando você ora com o coração sincero, que o ama.

Quando não conhecemos bem a Deus, dificilmente entendemos suas respostas. Pensamos que, se ele não respondeu como pedimos a orar, foi porque não ouviu. A oração não determina o que Deus deve fazer. A oração é uma parceria com Deus em todos os aspectos de nossa vida.

Se vivessemos sempre nos caminhos de Deus em vez de pensar que sabemos mais que ele, não teríamos falta de nada. Não permita que o medo de não ter o suficiente a faça duvidar de que Deus suprirá suas necessidades. Continue a pedir. Ele é seu provedor e tem tudo aquilo que você necessita.

🛐 Muito obrigada, Senhor, por tua generosidade. Desenvolve em mim confiança cada vez mais firme em tua provisão. Entrego a ti todas as minhas ansiedades e preocupações, certa de que tu agirás conforme teus bons propósitos.

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 27 de fevereiro
@moracao #bomdia

Esdras 7 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 7 – Deus nos fez com cérebro, pretendendo que estudemos matérias seculares e temas espirituais com profundidade. “Todos os seus dons são outorgados a nós para serem usados ao máximo. Ele requer que todos nós cultivemos nossas capacidades e atinjamos a mais alta capacidade possível para ser úteis, a fim de que realizemos um nobre trabalho para Deus e sejamos uma bênção para a humanidade”. Portanto, Ellen White faz o seguinte apelo:

“Queridos jovens, qual é o alvo e propósito da vossa vida? Tendes a ambição de educar-vos para poderdes ter nome e posição no mundo? Tendes pensamentos que não ousais exprimir, de poderdes um dia alcançar as alturas da grandeza intelectual; de poderdes assentar-vos em conselhos deliberados e legislativos, cooperando na elaboração de leis para a nação? Nada há de errado nessas aspirações. Podeis, cada um de vós, estabelecer um alvo. Não vos deveis contentar com realizações mesquinhas. Aspirai à altura, e não vos poupeis trabalhos para alcançá-la” (FEC, 82).

Esdras é um exemplo dessa orientação. Assim como o livro de Daniel, seu livro foi escrito em dois idiomas: Hebraico e aramaico. Isso indica várias coisas, uma delas é a demonstração de quão culto foi Esdras. O que não é de admirar, ele trabalhava para o governo persa (Esdras 7:1-11).

Como alguém dedicado ao estudo e consagrado à missão divina, Esdras apresenta a prioridade que líderes e liderados devem ter em relação à espiritualidade, sem deixar de crescer na pirâmide social.

Mesmo sendo estrangeiro, o escriba Esdras era ícone da confiança do rei Artaxerxes. Por isso, o rei persa o liberou das suas funções, deu-lhe uma carta com recursos para liderar outra leva de judeus rumo a Jerusalém, para investir na casa de culto e nas cerimônias religiosas (Esdras 7:11-28).

Sendo descendente do Sumo Sacerdote Arão, Esdras é modelo de líder espiritual para momentos de reavivamento espiritual. Na verdade, Ele é um excelente exemplo de bom cidadão deste mundo e da Pátria Celestial. Assim, sua postura fez com que obtivesse apoio e respeito do imperador da Pérsia, dos judeus piedosos de Jerusalém e do próprio Deus.

Não é errado estudar, fazer faculdade, mestrado, doutorado... se nada disso ocupar o lugar de prioridade do estudo da Palavra de Deus!

Deus nos quer sábios! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Amor eterno

 Leitura Diária - 26 de fevereiro

Amor eterno

Eu amei você com amor eterno, com amor leal a atraí para mim. Jeremias 31:3

Deus a ama e a aceita de forma incondicional. Você precisa ter certeza desse fato se deseja experimentar a liberdade, plenitude e sucesso verdadeiro. Isso porque a aceitação de Deus traz cura, realização, libertação, edificação, rejuvenescimento e serenidade. Enquanto não cremos plenamente na aceitação Divina, continuamos lutando e vivemos preocupadas e cheias de incerteza. Não conseguimos encontrar paz.

O amor de Deus nunca morre; ele é eterno. Esse amor sempre está disponível para você. Nada pode separá-la do amor de Deus (Rm 8:38-39). Nós é que podemos colocar barreiras para recebê-lo por causa de nossas dúvidas e nossos temores.

Quando não acreditamos plenamente que Deus nos ama e aceita, agimos em função de nossas inseguranças. O amor de Deus nos faz sentir seguras de uma forma que o amor humano não consegue. Ao contrário do amor humano, o amor divino é infalível. É sem limites e restaura; o amor humano também pode restaurar, mas tem limites. Isso porque Deus é perfeito e as pessoas não. O amor de Deus é perdoador e não guarda mágoa dos erros. O amor humano, em geral, é exigente e mantém o registro das injustiças. Embora o amor humano possa fazer que nos sintamos melhor a respeito de nós mesmas, só o amor de Deus é capaz de nos transformar de fato.

🛐 Graças te dou, Senhor, por teu amor eterno que vence meus temores e minhas inseguranças e me liberta e dá verdadeira paz. Que esse amor continue a me transformar a cada dia. ...
Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 26 de fevereiro
@moracao #bomdia

Esdras 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 6 – Governos seculares e indivíduos políticos contribuem com Deus ao cumprirem fielmente seus propósitos reais e originais.

Quando Tatenai foi informado pelos judeus que um documento oficial estaria em Babilônia, ele não mediu esforços para fazer uma busca; contudo, não foi encontrado nos arquivos da biblioteca babilônica.

Porém, o fato de não tê-lo encontrado não satisfez a Tatenai, o qual deu outra ordem para que continuassem a busca nas capitais persas, Ecbátana e Susa. Foram localizados em Ecbátana. “Ao prosseguir na busca em outros lugares, embora se soubesse, aparentemente, que os documentos oficiais do primeiro ano de Ciro foram depositados em Babilônia, esses funcionários fizeram todo o possível para se chegar a uma conclusão justa e imparcial” (CBASD).

Ao encontrar o decreto, Dario emitiu novo decreto favorecendo a reconstrução do Templo; assim, o templo foi concluído e dedicado numa festa espiritual. Na sequência, a Páscoa foi celebrada, conforme nos informa Esdras 6.

Diante das propostas dos inimigos forçando Tatenai interromper a construção do Templo, o Estado/Governo foi fundamental para sua conclusão, exemplificando corretamente Romanos 13:1-7 e I Pedro 2:13-14.

“De acordo com o plano de Deus, o governo deve refletir a moralidade divina, que se importa com o pobre, o oprimido e com o vulnerável, pois são menos capazes de se proteger. O propósito fundamental do governo instituído por Deus é promover o bem de todo o Seu povo. E o governo faz isso ao criar e promulgar leis que recompensam o bem e punem o mal. Muita gente diz atualmente: ‘Não cabe ao governo legislar sobre a moralidade’. Trata-se, porém, de um falso argumento, e sabemos disso. O Estado não apenas tem o direito, mas a responsabilidade de legislar em assuntos morais. O Estado deve dizer com todas as letras que roubar, mentir, matar e uma série de outras coisas são erradas. Isso faz parte do fundamento do seu propósito. O governo impõe moralidade às pessoas diariamente, e isso é bom... Se todos escolhessem fazer o que bem desejassem, o resultado inevitável seria a anarquia. É tolice moral e suicídio cultural dizer que o governo não deveria tirar o direito de escolha das pessoas” (David Platt).

Onde se preza pela liberdade religiosa, torna-se mais fácil cumprir a missão divina e experimentar reavivamento! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Em nome de Jesus

 Leitura Diária

25 de fevereiro

Em nome de Jesus

Por isso Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre [...] e toda língua declare que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, O pai. Filipenses 2: 9-11

Não é qualquer pessoa que pode usar o nome de Jesus e ser ouvida por ele. Jesus deu a nós, que estabelecemos um relacionamento com ele, autorização e direito de usar seu nome para apresentar nossos pedidos diante do trono de Deus. Disse: "Vocês pedirão diretamente ao Pai e ele atenderá, porque pediram em meu nome. Vocês nunca pediram desse modo. Peça em meu nome e receberão, e terão alegria completa" (João 16:23-24). Essa é uma promessa maravilhosa, e seu significado pleno deve criar raízes profundas em nossa mente e em nosso coração.

Quando Deus ressuscitou Jesus e o fez sentar-se à direita dele acima de todos os poderes malignos, seu nome também foi elevado "muito acima de qualquer governante, autoridade, poder, líder, ou qualquer outro nome não apenas neste mundo, mas também no futuro. Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja" ( Ef. 1:21-22).

O nome de Jesus é maior que todos os outros nomes. Podemos pedir em nome de Jesus porque ele cumpriu perfeitamente a vontade de Deus e foi exaltado acima de todas as coisas.

🛐 Senhor Jesus, eu te agradeço por teu sacrifício na cruz que me permite aproximar-me livremente do trono da Graça de Deus e apresentar ali minhas súplicas. Teu nome é precioso para mim. ...

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 25 de fevereiro
@moracao #bomdia
•••

Esdras 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 5 – A estratégia literária de Deus na Bíblia visa chamar nossa atenção para ensinamentos gloriosos. Cada frase inspirada pelo Espírito Santo contém instruções relevantes, divinamente pensadas para orientar-nos e alimentar-nos espiritualmente.

George Rawlinson considera o livro de Esdras um enredo singelo, que, através “de um relato simples e direto, expõe um dos mais importantes acontecimentos da história judaica: o retorno do povo de Deus do cativeiro na Babilônia”.

Rawlinson acrescenta que “há pouco conteúdo didático expresso; o escritor narra os fatos da forma mais natural possível, deixando que a própria narrativa se encarregue de transmitir seus ensinamentos”.

Esdras é um livro bíblico singular, pois seus 280 versículos são assim divididos:

• 111 versículos são registros históricos.
• 109 versículos são narrativas.
• 44 versículos são cartas.
• 10 versículos são orações.
• 3 versículos contém proclamação pública.
• 3 versículos são fragmentos.

Esdras 5 apresenta a importância do dom de profecia no desenvolvimento da obra divina. Ageu e Zacarias exortaram e auxiliaram os trabalhadores no retorno à obra de Deus. Os adversários ressurgiram buscando meios de paralisá-los novamente. Contudo, sob a regência de Deus e a autoridade civil concedida por Ciro, desta vez a interferência dos opositores falhou.

Possivelmente, inimigos do Deus dos judeus falaram coisas que preocuparam ao oficial persa, Tatenai. O qual, sendo bom político de mente aberta buscou informações nas fontes certas visando tomar decisões corretas. Ele consultou fontes primárias, os judeus; e, fontes legais com seus superiores. Consequentemente, tomou uma decisão imparcial, pautando-se em fatos concretos e documentados, sem tomar partido – não baseada em falatórios: relatórios infundados.

Nem todos os governos são maus, ou corruptos! Influenciado pelas investigações de Tatenai, o rei Dario encontrou o decreto original assinado por Ciro. Consequentemente, além de pedir que Tatenai não interferisse na reconstrução do Templo, deveria, juntamente com Seter-Bozenai, financiarem a obra com dinheiro do tesouro real, e comprarem o necessário para o culto ao Deus dos judeus (Esdras 6:6-13).

O governo não existe para instituir religiões, essa não é sua atribuição; tampouco deve reprimir qualquer religião. O governo deve agir para que haja liberdade religiosa, e respeito entre as religiões. O Estado deve criar ambiente na sociedade em que pessoas de credos diferentes possam viver em harmonia!

Aproveite! Onde há liberdade religiosa, facilita o surgimento de reavivamentos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Unção do Espírito

 Bom dia!

24 de fevereiro

Unção do Espírito

Assim, continuamos a orar por vocês, pedindo a nosso Deus que os capacite a ter uma vida digna de seu chamado e lhes dê poder para realizar as coisas boas que a fé os motivar a fazer. 2 Tessalonicenses 1:11

Deus lhe concedeu dons e um  chamado para sua vida. Essa verdade nunca muda. No entanto, dons e chamado não são o mesmo que unção. A unção é um toque especial de Deus em nossa vida, a presença especial do Espírito Santo que acende a chama dos dons e do chamado a fim de que eles vivifiquem outras pessoas e cumpram o plano divino.

A unção pode ser perdida como resultado de desobediência ou pecado como aconteceu com Sansão (Jz 16:20) e com o Rei Saul (1 Sm 15:16-26). Deus nos concede dons e chamado para que compramos nosso propósito e ele não os toma de nós. Em contrapartida, a unção é um dom tão precioso que, se não valorizarmos e se dermos as costas para os caminhos do Senhor, a perderemos.

A Bíblia diz: "O santo lhes deu sua unção, e todos vocês conhecem a verdade" (1Jo 2: 20). Deseje a unção divina naquilo que faz e tome cuidado para não criar empecilhos para ela. "Aconselhamos, incentivamos e insistimos para que vivam de modo que Deus considere digno, pois ele nos chamou para ter em parte em seu reino e em sua glória" (1Ts 2: 12).

🛐 Senhor, necessito de tua unção para usar os dons e talentos que me deste. Mostra-me se há alguma rebeldia ou desobediência em meu coração que tem impedido teu espírito de me dar poder e ajuda-me a viver de modo digno de Teu chamado. ...

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

Esdras 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 4 – Recomeçar algo para Deus é um chamado para enfrentar desafios internos e externos. Embora Deus opere em favor de Seu povo, Satanás não dá tréguas em seu intento de atrapalhar a missão divina.

Internamente, ao invés de incentivar a reconstrução do templo, idosos nostálgicos saudosistas “lamentavam a inferioridade da construção a ser erigida. As murmurações e queixas, e a desfavorável comparação feita, tiveram influência deprimente sobre o espírito de muitos, e debilitaram as mãos dos construtores. Os trabalhadores levantaram a pergunta se deviam prosseguir com a ereção de um edifício que já no início era tão francamente criticado e se tornava causa de lamentação... Se os que tinham deixado de rejubilar-se no lançamento dos fundamentos do templo, tivessem previsto os resultados de sua falta de fé nesse dia [Esdras 3:12], teriam empalidecido. Pouco haviam eles imaginado o peso de suas palavras de desaprovação e desapontamento; pouco sabiam do muito que seu manifesto descontentamento haveria de retardar a terminação da Casa do Senhor”, atesta Ellen White.

• Pessoas que vivem do “antigamente era melhor”, sem vibrar com recomeços positivos, são estorvos para as novas gerações, e obstáculos no avanço da obra de Deus.

• Na igreja, os velhos rabugentos deveriam converter-se, para auxiliar a juventude disposta a fazer avançar a obra de Deus numa sociedade opositora.

Além de interferir internamente no povo de Deus, Satanás usa gente de fora para atrapalhar a obra divina. Esdras 4 apresenta inimigos dos judeus que se opuseram abertamente à reconstrução do Templo.

As provocações e insurgências orquestradas pelos povos vizinhos fizeram com que os construtores do Templo interrompessem a obra. Caso as novas gerações tivessem forte apoio dos veteranos, os trabalhadores teriam suporte emocional para lidar com a interferência e agressividade dos moradores da região.

Desta forma, os judeus sofreram longamente durante os governos de Ciro (Esdras 4:1-5), Dario (Esdras 4:24), Xerxes (Esdras 4:6) e Artaxerxes (Esdras 4:7-23).

• Obviamente, por mais motivadas que sejam as novas gerações, elas precisam do apoio dos veteranos, não das suas críticas.
• Para não haver atraso na missão divina, a experiência dos idosos não deve atrapalhar a obra de Deus, mas promovê-la – ainda que as novas gerações não estejam executando algo igual foi realizado no passado!

Reavivemo-nos unindo idosos e jovens nos planos divinos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Três escolhas fundamentais

 Bom dia!


23 de fevereiro

Três escolhas fundamentais

Sabemos o que é amor porque Jesus deu a vida por nós. 1João 3:16

Há três escolhas que precisamos fazer todos os dias em nossa caminhada com Deus:

1. Aceitar o amor de Deus por nós. Sim, aceitar o amor de Deus é uma escolha. Podemos ler sobre isso, falar disso e pensar nisso, mas não é o mesmo que escolher aceitá-lo. Escolher aceitar o amor de Deus significa aproximar-se dele, passar tempo em sua presença, abrir o coração para ele, querer conhecê-lo, entender quem ele é e desejar ser mais semelhante a ele.

2. Expressar nosso amor por Deus em resposta a seu amor por nós. Precisamos aprender a demonstrar nosso amor por ele de formas práticas, e não apenas senti-lo. Sem isso, não conseguimos amar os outros de maneira intensa, pois o processo de expressar o amor por Deus é um meio que ele usa para nos encher com mais de seu amor.

3. Amar os outros de forma que agrade a Deus. Precisamos buscar a Deus para entender o que o agrada e optar por fazer isso em vez de ser motivadas por nossos próprios desejos. Amamos verdadeiramente os outros quando escolhemos amar a Deus.

Essas três escolhas mudarão o rumo de sua vida!

🛐 Querido Pai, como é maravilhoso o teu amor por mim! Preciso de teu auxílio para apropriar-me diariamente dessa dádiva preciosa e para expressar de modo verdadeiro e prático meu amor por ti e por outros. ... ...

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

Esdras 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 3 – As gerações antigas podem ter perspectivas diferentes das coisas, em relação às novas gerações. As experiências e histórias dos veteranos contam muito na forma de ver a vida, e faria muito bem que seus descendentes lhes dessem atenção.

Em contrapartida, não é possível viver do passado. Às vezes, a situação atual não é nada favorável para se fazer o que era feito antigamente. Então, da mesma forma que as novas gerações precisam considerar a velha guarda, os idosos precisam inspirar-se na alegria e motivação das novas gerações. Com bom fundamento e boa expectativa é possível ter excelente perspectiva do presente e caminhar confiando em Deus rumo ao futuro.

As formas diferentes de reagir de cada geração deveriam complementar-se. As variadas reações demonstradas por cada geração diante da mesma situação deveriam levar todas as gerações a um amadurecimento espiritual, o que realmente acontece caso uma geração não for intolerante à outra – algo difícil, não impossível!

Esdras 3 revela-nos que mesmo chorando com situações caóticas da obra de Deus, é possível alegrar-nos imensamente quando algo parado há tempo volta a acontecer.

• Mesmo sem ter sido lançado os alicerces do novo templo, os judeus organizaram-se para recomeçar as atividades religiosas. Diante do dia mais sagrado do calendário hebraico, foi organizado um altar para dar início às festividades que não se celebravam desde a queda de Jerusalém (Esdras 3:1-6). Que privilégio!
• O lançamento do alicerce do templo encheu de euforia aos jovens, e de nostalgia aos velhos; porém, ao se misturarem os gritos dos que choraram em alta voz com os gritos dos que se alegravam, não podia distinguir-se, assim “o povo fazia enorme barulho. E o som foi ouvido a grande distância” (Esdras 2:7-13).

Mesmo com nostalgia, se há recomeço de algo bom, de novo investimento na obra de Deus, o choro precisa ceder lugar à alegria. Os jovens entusiasmados com as coisas de Deus devem sufocar o lamento daqueles que prezam por sentimentos nostálgicos.

Diferentes gerações precisam aprender a agirem tão unidas “como um só homem” (Esdras 3:1, 9) ao trabalharem para Deus, e adorá-Lo “com louvor e ações de graças”, contando o quanto “Ele é bom”, cantando que “Seu amor por Seu povo dura para sempre” (Esdras 3:11). Assim nasce um poderoso reavivamento! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A importância de engajar-se

 Bom dia!

22 de fevereiro

A importância de engajar-se

  Nenhum soldado se deixa envolver em assuntos da vida civil, pois se o fizesse não poderia agradar o oficial que o alistou. 2 Timóteo 2:4

Não temos de nos alistar no exército de Deus, pois já nos alistamos ao entregar a vida a Jesus.  Precisamos, contudo, nos enganjar na guerra. As batalhas não estão se tornando menos frequentes nem menos intensas com o tempo.  Pelo contrário, vem aumentando em todos os aspectos. Não podemos simplesmente ignorar esse fato e ainda esperar que permaneceremos firmes.

Devemos tomar parte na guerra agora, pois o inimigo sabe que resta pouco tempo antes da volta do Senhor e está se esforçando ao máximo para realizar seus planos. A guerra está mais difícil do que nunca. Podemos ver ataques incessantes contra a saúde, os sentimentos, os relacionamentos, o trabalho, as reputações, as finanças e a segurança de cada cristão. Esses ataques são epidêmicos e não podemos ignorá-los.

"Engajar-se" significa dedicar-se com afinco ou tomar parte em algo. Também significa comprometer-se voluntariamente. É assumir uma obrigação. É optar por envolver-se em algo. Você se comprometeu a tomar parte na batalha; reconheceu que uma guerra está sendo travada e compreendeu o chamado de Deus para orar.

🛐 Senhor, como guerreira de oração, quero me comprometer contigo a fim de enfrentar os planos do inimigo e orar para que tua vontade seja feita aqui na terra. Sei que não posso lutar com minhas próprias forças. Preciso de tua capacitação de tuas forças para ser vitoriosa. ...

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

Esdras 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 2 – Registros de nomes não são importantes apenas no Cartório. Na Bíblia também esses registros têm sua importância.

Teve seu valor no passado, e tem seu valor no presente; o que atesta seu valor no futuro, quando os que saírem do exílio terrestre para a liberdade celestial deverá ter seus nomes registrados no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 21:27).

Ler e analisar documentos nunca foram atividades prazerosas, contudo têm sua importância; ainda mais documentos inspirados pelo Espírito Santo, inseridos na Palavra de Deus. Após o exílio babilônico dos judeus, conforme a profecia de Jeremias, o retorno para casa aconteceu. Esdras deixou tudo documentado.

Esdras 2 fornece uma lista dos que retornaram; a qual foi organizada por...

1. Clã (Esdras 2:3-20).
2. Localidade (Esdras 2:21-35).
3. Funções:
• Sacerdotes (Esdras 2:36-39).
• Levitas (Esdras 2:40).
• Cantores (Esdras 2:41)
• Porteiros (Esdras 2:42).
• Servidores do templo (Esdras 2:43-54).
• Servos de Salomão (Esdras 2:55-58).
4. Pessoas de origem incerta (Esdras 2:59-63).

O comentário da Bíblia Andrews destaca que estas listas desempenharam papel importante na comunidade pós-exílica. Elas...

• Davam status a quem trabalhava no templo.
• Proporcionavam estabilidade e continuidade em uma época de mudanças.
• Construíam uma ponte para o passado com as informações genealógicas.

E, depois salienta que “a seção final da lista sugere que a pureza era uma grande preocupação da comunidade. Aqueles que não conseguissem provar sua ascendência não se qualificariam para exercer um papel na reconstrução do templo (Ed 2:59-63). A experiência da destruição de Jerusalém e o exílio na Babilônia estiveram intimamente ligados à falta de obediência aos mandamentos de Deus (Jr 6:6-15; 7:1-11; 10:1-16). Desta vez, os líderes do povo queriam certificar de que as ordens divinas seriam seguidas”.

Os recém-libertos doaram conforme suas possibilidades à tesouraria para reconstrução do templo...

• 500 quilos de ouro.
• 3.000 quilos de prata.
• 100 vestes sacerdotais.

A vida deve ter propósito. Sem objetivo, a existência perde a essência e o sentido. Assim como os judeus planejavam reconstruir o templo (Esdras 1:3-5), cada cristão deve construir o Reino de Deus (I Pedro 2:4-10).

Somente cristãos com propósito claro investe generosamente na propagação do Evangelho do Reino. Nossa libertação por Cristo é maior que a libertação dos judeus, nosso propósito também é maior. Portanto, reavivemo-nos... Nosso destino é o Céu! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Nosso Deus é todo-poderoso

 Bom dia!

21 de fevereiro

Nosso Deus é todo-poderoso

Mais poderoso que o estrondo dos mares, mais poderoso que as ondas que rebentam na praia mais poderoso que tudo isso é o Senhor nas alturas. Salmos 93:4

O poder de Deus é maior que a força do mais intenso vendaval, do mais forte tornado, terremoto ou tsunami. "Os montes se derretem como cera diante do Senhor, diante do Senhor de toda a terra" (Sl 97:5).

Um dos aspectos mais maravilhosos de Deus é que ele compartilha tudo com você, inclusive esse poder. Mas você só recebe quando abre espaço para Deus agir em sua vida.

Nosso Deus é todo-poderoso e, portanto, nada é impossível para ele em relação a você. Neste momento, talvez uma circunstância difícil em sua vida a esteja impedindo de ver uma saída, mas Deus vê a saída. Ele também vê um caminho para atravessar essa circunstância e a conduzirá até o fim. Não duvide disso. Não pense que só lhe resta render-se à escuridão em tempos difíceis. Essa é uma das maiores mentiras que o inimigo usa contra você.

Saiba onde encontrar sua fonte de poder. Assim, você não acreditará nas promessas falsas de ajuda que o mundo lhe oferece. Em Deus, você tem acesso a todo o poder do que necessita para ter a vida que ele lhe reservou. Confie nisso!

🛐 Deus de amor, como é reconfortante saber que tudo é possível para ti. Quando vierem as dificuldades, não quero me iludir com a ajuda enganosa que o mundo oferece. Quero recorrer a ti e receber teu poder. ...

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

Esdras 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 1 – Pouco se estuda esse livro com conteúdo tão inspirado quanto Gênesis, Salmos, Mateus ou Atos dos Apóstolos. Pregadores que baseiam seus sermões nesse livro são escassos, o qual contém nutrientes espirituais para nossa espiritualidade; que, se não fossem importantes, o Espírito Santo o teria deixado fora do Cânon Sagrado.

Em suas páginas sagradas, encontram-se de forma geral, as seguintes temáticas:

• Deus é soberano sobre todo o Universo.
• Deus é fiel às Suas preciosas promessas; o cumprimento delas tem um foco principal: A vinda do Messias.
• Deus disciplina Seu povo para que não esteja corrompido com as nações pagãs; pois, Sua intenção é usá-lo como instrumento na preparação do mundo para a salvação.
• Deus opera no mundo para elevar pecadores a viverem os princípios do Seu Reino, aguçando a expectativa dos Seus planos para os salvos.

O primeiro capítulo de Esdras revela Deus despertando corações; primeiramente, de um pagão, Ciro; e na sequência, de Seu povo.

• Ciro foi tocado por Deus a libertar os judeus do cativeiro babilônico a fim de voltarem à Terra Prometida a Abraão para reconstruírem o Templo. Além disso, Ciro ordenou devolver os utensílios do templo de Salomão que estavam depositados no templo do deus de Nabucodonosor.

• Os judeus formados pela tribo de Judá e Benjamin que estavam acomodados no exílio precisaram ser despertados por Deus para responderem positivamente à libertação provida por Ciro; ou melhor, para reagirem ao cumprimento da profecia de Jeremias sobre a libertação do cativeiro (Esdras 1:1, 5).

Deus não está desatento às coisas que acontecem no mundo. Ao contrário, Ele vê cada situação, observa cada detalhe, e ainda interfere para um propósito maior, que é a salvação da humanidade.

Deus não coage ninguém, não obriga as pessoas a fazerem o que não querem. Ele desperta corações. Contudo, só acorda quem quiser. Tanto é que muitos judeus não retornaram do cativeiro.

Com certeza Deus anseia que todos despertassem para viver Seus maravilhosos planos; todavia, compete a cada um responder positiva ou negativamente a esse despertamento.

Através de Paulo, Deus nos fala: “Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem...” (Romanos 13:11-12).

Como responderemos? Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Sujeição ao Espírito

 Bom dia!

20 de fevereiro
Sujeição ao Espírito

E Deus confirmou a mensagem por meio de sinais, maravilhas e diversos milagres, e também por dons do Espírito Santo, conforme sua vontade. Hebreus 2:4

O Espírito Santo nos capacita de acordo com a vontade dele. Ele nos guia. "Quem pode orientar o espírito do Senhor?" (Is 40:13). Deus é onipotente ponto não realizamos coisa alguma com o nosso poder. Ele capacita como quer aqueles que o servem, a fim de que cumpram sua vontade. Podemos pedir dons e aptidões para servir à igreja, mas Deus decide de que maneira ele nos capacitará.

O poder do Espírito não se destina ao nosso uso particular, embora nos beneficie pessoalmente. Vejo pessoas tentando forçar o Espírito Santo a fazer o que elas desejam. Querem que ele cure agora, manifeste-se neste momento e as capacite já. Mas não querem buscá-lo humildemente entregando-se e sujeitando-se a ele. Não podemos ser como o feiticeiro na Bíblia que tentou comprar dos discípulos o poder do Espírito Santo. Pedro lhe disse: "Que seu dinheiro seja destruído com você, por imaginar que o dom de Deus pode ser comprado!" (Atos 8:20).

O poder do Espírito Santo não pode ser comprado, exigido ou usado por motivos egoístas. Para que nossas motivações sejam corretas, precisamos nos manter próximas de Deus com uma postura de verdadeira humildade.

🛐 Senhor Deus, dá-me a humildade necessária para que eu me sujeite à obra do teu Espírito em mim e ande perto de ti. Graças te dou porque teus pensamentos e planos são muito mais elevados que os meus.

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

2 Crônicas 36 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 36
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 36 – O declínio da espiritualidade leva à ruína; porém, a ação clínica divina restaura o caído.

Por causa da idolatria e imoralidade, frouxidão espiritual e apatia para com a verdadeira religião, Judá, o remanescente do povo de Deus, sofreu no exílio. Deus coloca Seu povo no “cantinho da disciplina”; pois, Ele repreende e disciplina aos Seus filhos, que são alvos de Seu amor a cuidado (Apocalipse 3:19; Hebreus 12:1-12).

• O rei Joacaz foi exilado no Egito (II Crônicas 36:2-4).
• Os reis Jeoaquim, Joaquim e Zedequias foram exilados na Babilônia (II Crônicas 36:5-6, 9-11, 17-20).
• O povo sobrevivente às matanças na destruição do Templo e de Jerusalém, foi exilado em Babilônia (II Crônicas 36:17-21).

Quanto sofrimento por não viver em constante reavivamento! Os períodos de apostasia foram intensos e longos; os poucos momentos de reavivamentos e reformas espirituais não foram suficientes para erradicar completamente as parafernalhas religiosas incorporadas às orientações divinas.

Sistematicamente, Deus fez de tudo para impedir o cumprimento do que havia sido predito por Jeremias (Jeremias 25:2-14; 29:10). Entretanto, o povo chegou numa situação de rejeição das Suas estratégias que não houve mais nenhum remédio, senão o cativeiro (II Crônicas 36:15-16); o qual, pela misericórdia de Deus, não seria infindável... Desta forma, o capítulo em análise encerra o livro de Crônicas com uma nota positiva, falando de esperança (II Crônicas 36:22-23).

“I e II Crônicas” foram escritos após o retorno do exílio para explicar teologicamente os altos e baixos na história do povo de Deus. Quando a espiritualidade declinava, o povo despencava do alto da prosperidade para o caos e angustiante sofrimento.

Sintetizando os dois livros de Crônicas, este capítulo mostra que o segredo da vida está em dar atenção às advertências de Deus, responder positivamente à Sua compaixão por nós, respeitar aos Seus mensageiros, e deixar a teimosia para permitir moldar-se plenamente por Sua Palavra.

Além disso, fica evidente que mesmo sob a disciplina de Deus, Seu propósito não é destruir-nos, mas restaurar-nos das ruínas resultantes dos nossos pecados. Até mesmo um pagão como Ciro pode ser instrumento divino para levar-nos à restauração. Isso revela o quanto Deus nos ama e quer nosso melhor...

• Portanto, priorize Deus em tua vida, submeta-se a Seus mensageiros... e, viva feliz!

Enfim, prossigamos reavivando-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Constância eterna

 Bom dia!

19 de fevereiro

Constância eterna

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Hebreus13:8


Quando não temos o Espírito de Deus em nós, servindo de âncora no coração, na alma e no espírito, nossa vida é caracterizada pela inconstância. Somos capazes de mudar de um minuto para outro. Reparou como algumas pessoas conseguem ser gentis num momento e grosseiras no instante seguinte? Ainda que não cheguemos a esse nível, somos todas mutáveis por mais constância que  aparentemos ter.

Deus, em contrapartida, nunca muda. Acredite nisso. O salmista disse a Deus: "Tu porém é sempre o mesmo; teus dias jamais terão fim" (Sl 102:27).

É difícil entendermos o conceito de "sempre ser".  Não somos capazes de imaginar alguém que não tenha sido criado e que não tenha tido um começo. A Bíblia diz, porém, que Deus sempre existiu e sempre foi será o mesmo. E, mais extraordinário, ele nos estende a possibilidade de vivermos com ele para sempre.

Deus é eterno. Quando ele nos chama, também nos dá o privilégio de estarmos para sempre com ele. Isso não muda porque ele não muda. Quando você anda com Deus, está sempre caminhando rumo ao futuro que ele lhe reservou.

🛐 Deus eterno, eu te agradeço porque me chamaste para viver para sempre contigo. Torna-me cada vez mais constante, firmada sempre em ti. Quando as mudanças da vida aqui da terra me deixarem apreensiva, volta meu olhar para a herança eterna que reservasse para mim no céu.

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

2 Crônicas 35 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 35
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 35 – Nossa espiritualidade não pode estagnar na empolgação e celebração das festividades espirituais. Precisamos avançar além dos sentimentos; devemos depender inteiramente de Deus em nosso estilo de vida e nas atividades diárias.

Para cultuar a Páscoa, Josias requereu a consagração dos levitas através dos rituais de purificação e depois prepararam sacrifícios em prol da congregação de adoradores (II Crônicas 35:1-9). Josias reorganizou as ordens musicais; e, desta forma, sua celebração pascal superou a de todas as páscoas desde os dias do profeta Samuel. O auge do reavivamento e reforma de Josias se deu com a Páscoa oficiada no mesmo ano em que o Livro da Lei – Deuteronômio – foi encontrado (II Crônicas 35:10-19).

Apesar de tudo isso, por ironia, o rei Josias que seria lembrado por sua harmonia com a vontade divina, morreu na batalha de Megido pelo faraó Neco, exatamente por não perceber as indicações de seu Deus (II Crônicas 35:2-24).

Neste relato sagrado somos alertados que obstinação arruína nosso futuro; por isso, deveríamos preferir a total submissão a Deus. Devemos orar para consultar a Deus para não nos metermos em situações desnecessárias e acabar perdendo a vida. Confiar em Deus sempre será muitíssimo melhor que confiar em nossas próprias percepções.

O Comentário Bíblico Africano explica: “O Faraó Neco, do Egito, estava apenas passando por Judá para ajuntar-se aos assírios, seus aliados, a fim de extirpar o exército babilônico. Josias saiu de encontro a ele (35:30b). Esse rei pagão falou em favor de Deus... ele era como um profeta: Cuida de não te opores a Deus, que é comigo (35:21)... Entretanto, Josias não deu ouvidos a Neco. Não sabemos porque ele deveria ter prestado atenção, mas o relato nos mostra que Deus pode usar qualquer um ou qualquer coisa para realizar seus propósitos ou manifestar Seus atos maravilhosos”.

Nessa ocasião, Jeremias lamentou em canções o trágico fim de um rei promissor (II Crônicas 35:25-27). O lamento do profeta reflete os sentimentos de Deus pela morte prematura de um grande reformador. Deus precisa ser considerado Deus além das celebrações religiosas; do contrário, perderemos nossa vida preciosa e grandes celebrações serão seguidas por tristes lamentações!

Discernimento deve fazer parte do reavivamento! Deus precisa atuar em cada aspecto de nossa vida! Busquemos por esse discernimento! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Não se canse de fazer o bem

 Bom dia!

18 de janeiro
Não se canse de fazer o bem


Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem. 2Tessalonicenses 3:13

Ler sobre oração é bom. Falar sobre oração é ótimo. Mas nada acontecerá se não orarmos. Precisamos orar todos os dias sobre todos os assuntos. E, uma vez que a fonte de nosso poder em oração é o Senhor, se não passamos tempo com ele em oração perdemos o poder.

Deixe suas orações serem impelidas por seu amor a Deus e por sua prontidão para servi-lo. Responda ao chamado para ser uma intercessora, a fim de ver a vontade do Senhor realizada na terra. O Espírito Santo a conduzirá, por isso mantenha-se em contato com ele. Convide-o a guiar seu coração, sua mente e seu espírito a respeito de quando orar, como orar e sobre o que orar.

Há tremendo o poder na oração, e Paulo nos instrui a nunca nos cansados de fazer o bem (2 Ts 3:13). Orar por alguém sempre esse sinônimo de fazer o bem a essa pessoa. Aliás, muitas vezes a melhor coisa que você pode fazer é continuar interceder por ela, mesmo se não enxergar respostas imediatas.

Você não precisa saber como cada oração é respondida;  precisa somente acreditar que Deus ouviu e responderá de acordo com o tempo e a vontade dele. Enquanto isso, continue a fazer o bem.

🛐 Que imenso privilégio Senhor, é interceder por outras pessoas. Peço que teu Espírito me mantenha firme nas orações.  Confio que tu responderás do devido tempo, conforme tua vontade perfeita.

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

2 Crônicas 34 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 34
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CRÔNICAS 34 – Algumas coisas precisam acontecer para que nossa vida seja remexida, renovada e então ganhar novo ânimo. Deus quer despertar-nos para aquilo que realmente é essencial a nossa existência e nossa espiritualidade.

Deus anseia despertar-nos do sono espiritual, para nos conceder vida plena. Para isso, Ele deseja tirar-nos da mornidão espiritual e destruir nosso sincretismo religioso. Suas ações ao nosso redor visam a purificação da nossa espiritualidade.

Tais verdades são vistas no reinado de Josias, o qual purificou o templo e o culto ao verdadeiro Deus e reparou os estragos do templo; nesse processo, o sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei, que ao ser lido motivou Josias a mandar consultar a profetiza Hulda e a reunir o povo para renovar a aliança com Deus.

II Crônicas 34 instiga-nos a perceber o valor e importância da Palavra de Deus para indivíduos e nações inteiras. Charles Swindow sabiamente expressou: “Os artigos dos diários nos informam, os romances podem inspirar-nos; a poesia pode encantar-nos. Porém, só a Palavra, a ativa Palavra de Deus, pode transformar-nos”.

Charles Spurgeon declarou que “a Bíblia é mais antiga que nossos pais, mais verdadeiros que a tradição, mais erudita que as universidade, mais autorizada que os concílios, mais infalível que os Papas, mais ortodoxa que os credos, mais poderosa que as cerimônias. É a espada do Espírito, a onipotente Palavra de Deus, a maravilha do mundo, a dádiva do Céu”. O poder da Bíblia é insuperável!

Nossos problemas resultam de negligenciarmos a Bíblia. Perdida no Templo ou sem tempo para meditar nela, não encontraremos poder algum que transforme nossa sociedade depravada. Não é de melhores políticas que precisamos, nem melhores escolas ou melhores professores que vão mudar o caos social; se tivéssemos melhores de leitores da Bíblia, certamente nossa vida e sociedade seriam bem diferentes.

Para um despertamento espiritual sobrenatural nos dias atuais precisamos de homens e mulheres consagrados como Josias, Hilquias e Hulda– gente realmente comprometida com a totalidade da Palavra de Deus. Pessoas que ousam agir radicalmente para erradicar tudo aquilo que ofende a Deus.

A reforma em Judá alcançou Israel ao norte. Impressionante foi o reavivamento nos dias de Josias! Hoje, precisamos encontrar a Palavra de Deus para reencontrarmos com o Deus da Palavra, e reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Entusiasmo para hoje

 17 de fevereiro

Entusiasmo para hoje

Trabalhem com entusiasmo, como servissem ao Senhor, e não a homens. Efésios 6:7

Quando Deus a colocou neste mundo, ele lhe deu um propósito. Peça que ele acenda seu entusiasmo por tudo que ele é a chama a fazer, por mais insignificantes que pareçam as tarefas.

Busque entusiasmo divino ao interagir com pessoas específicas, as quais Deus colocou em sua vida para que você ministre a elas. Compaixão verdadeira e desejo de servir são coisas que só o Espírito Santo pode produzir em nosso interior.

O mundo incita em nós uma preocupação constante com a provisão de nossas necessidades e com a melhor maneira de supri-las. Em contrapartida, quando dedicamos a vida inteiramente a Deus, eles nos dá entusiasmo para que busquemos os planos dele, mesmo quando são contrários à lógica do mundo. Ele nos tira da apatia e nos dá forças para vencer o medo.

Quanto mais entendemos a amplitude do amor de Deus por nós e de sua obra em nosso favor, mais nos apaixonamos por ele e, como consequência, mais refletimos esse amor intenso para o mundo com verdadeira empolgação.

Medite nas muitas dádivas de Deus em sua vida. Confie que ele tem incontáveis planos para o seu bem e oportunidade de servi-lo aqui na terra. No devido tempo, ele lhe dará um coração cada vez mais vibrante.

🛐 Como é maravilhoso, ó Deus, saber que todo o meu trabalho e toda a minha rotina, por mais enfadonhos que às vezes pareçam, tem um propósito quando são guiados por ti. Enche meu coração de entusiasmo e alegria contagiantes.

2 Crônicas 33 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 33
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 33 – Nem sempre os filhos aprendem praticar o bem com seus pais. O rei Manassés foi o constraste da bondade de seu pai Ezequias. Manassés foi ícone da perversidade no reino de Judá, liderando o povo de Deus.

A influência pecaminosa desse rei, cujo reinado de impiedade e apostasia foi sem precedentes na história do povo de Deus, em que suas práticas perversas incluíam sacrifícios infantis, altares pagãos e feitiçaria, foi equiparada ao das nações que Deus expulsou de Canaã diante dos Israelitas. O pior rei de Judá teve o maior perído de governo, levando os judeus a “fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas” (II Crônicas 33:1-9). Provavelmente Manassés condenou Isaías mandando serrá-lo ao meio. Assim, possivelmente, Paulo referiu-se à morte desse profeta em Hebreus 11:37.

• Líderes políticos que dão vazão aos seus desejos corrompidos são responsáveis por causarem estragos devastadores a toda a nação sob o seu governo.
• Políticos corruptos podem arrepender-se e serem miraculosamente salvos.

As terríveis consequências de seus atos levaram Manassés a reconhecer a Deus e a arrepender-se. Para isso, ele precisou descer do entulho de orgulho ao vale da humildade. Ele foi restaurado, e então restaurou o templo e o culto a Deus retirando tudo o que era impróprio. Porém, seu filho seguiu seu exemplo negativo, e “não se humilhou diante do Senhor, antes, aumentou a sua culpa”; então, logo foi morto numa conspiração (II Crônicas 33:10-25).

A história de Manassés pode ser vista didaticamente revelando a importância de humilhar-se, arrepender-se diante de Deus para, então, receber perdão. Manassés foi ao exílio babilônico antes da nação de Judá ser levada cativa à Babilônia; assim, o perdão concedido por Deus ilustrava o perdão que a nação poderia desfrutar caso em cativeiro reconhecesse seus pecados e buscasse a Deus.

Arrependimento e oração convidam o poder Deus para prover restauração em nossa vida. Olhando para Manassés, os judeus poderiam encontrar esperança quando enfrentassem o exílio; e... nós também podemos.

Humilhar-se diante de Deus é o segredo para que Ele nos levante das desgraças que causamos a nós mesmos com nossos pecados – “A humildade antecede a honra” (Provérbios 15:33).

O mesmo Deus gracioso que restaurou Manassés anseia restaurar-nos também. Então, hoje vamos reavivar-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Vencer o mundo

 Bom dia!

16 de fevereiro
Vencer o mundo

Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo. João 16:33

Tudo que vem de Deus é bom e puro. Tudo que não vem dele é corrompido. Quando vemos ódio, desprezo, desamor, injustiças sociais, crimes, perseguições, doenças e guerras, sabemos que são resultados da atuação do inimigo, da natureza humana decaída e do mundo corrompido. Nossas orações, contudo, podem fazer toda a diferença.

Somos parte da família humana. "De um só homem Ele criou todas as nações da terra" (At. 17 26). Deus cuida de todos, até mesmo das piores pessoas. Devemos orar pedindo que os perversos se ajoelhem em arrependimento diante de Deus. Cabe a Deus responder a essa oração.

Sozinha, somos impotentes contra os planos de nosso adversário, contra a natureza humana manchada pelo pecado e contra os sistemas de pensamento do mundo. Quando aceitamos a Cristo, porém, recebemos poder do Espírito para resistir a tudo que se opõe a Deus.

Mesmo que sua circunstâncias pessoais pareçam não ter solução e que o mundo ao redor pareça está desmoronando, peça ao Espírito que lhe dê perseverança para orar interceder por seus entes queridos e por aqueles que sofrem no mundo Deus usará  sua intercessão para demonstrar poder!

🛐 Senhor, ajuda-me a ser perseverante paciente em minhas orações. Todos nós sofremos consequências dos valores distorcidos do mundo e precisamos de teu poder para resistir ao adversário e vencer o mundo.

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

2 Crônicas 32 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 32
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 32 – 
O orgulho é um tipo de entulho que nos atrapalha colocar a confiança em Deus. Pois, o caminho da dependência divina que opera maravilhas passa pela humildade.

O orgulho ou perda da humildade “é a raiz de todo pecado e mal. Foi quando os anjos agora caídos começaram a olhar para si mesmos com autocomplacência que foram levados à desobediência e foram expulsos da luz do céu para as trevas exteriores. E também foi quando a serpente exalou o veneno do seu orgulho, o desejo de ser como Deus, no coração de nossos primeiros pais, que eles também caíram da sua posição elevada para toda a desgraça na qual o homem está, agora, afundando. No céu e na terra, orgulho – auto-exaltação – é a porta, o nascimento e a maldição do inferno” (John Murray).

• Neste capítulo, é visível o orgulho do rei Senaqueribe, que achava-se invencível, confrontando inclusive ao próprio Deus verdadeiro com sua petulância e arrogância; como resultado, seu exército foi derrotado com apenas um anjo de Deus, e quando se retirou envergonhado e humilhado com o orgulho ferido, indo ao templo cultuar ao seu deus falso, “alguns de seus filhos o mataram à espada” (II Crônicas 32:9-21).

• É notória também a humildade de Ezequias quando, em submissão, ao Deus verdadeiro, clamou em oração juntamente com o profeta Isaías pela intervenção de Deus diante das ameaças audaciosas de Senaqueribe, rei do Império Assírio; o resultado foi que Deus concedeu vitória a Judá, ainda que a lógica humana indicava grandes desvantagens bélicas frente ao imponente exército oponente (II Crônicas 32:1-8, 20-23).

• Infelizmente, o pecado do orgulho pode alcançar inclusive quem usufruiu as recompensas da humildade. Após ser curado de uma doença mortal, Ezequias recebeu uma delegação enviada da Babilônia. Nessa ocasião o rei abençoado usou as bênçãos divinas para se engrandecer, manifestando orgulho em sua vida. Embora tenha se arrependido, humilhando-se ao reconhecer seu orgulho, seu povo sofreria futuramente por causa deste terrível mal (II Crônicas 32:24-33).

Sem humildade interceptamos o poder de Deus e negligenciamos o dever de testemunhar de nosso poderoso Deus que não somente vence exércitos poderosos, também cura doenças mortais, opera sinais nos astros siderais, e faz muito mais!

Portanto, aprendamos a ser sinceramente humildes para, então, reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Força em meio à fraqueza

 Bom dia!

15 de fevereiro
Força em meio à fraqueza

O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele nunca perde as forças nem se cansa [...]. Dá forças aos  cansados e vigor aos fracos. Isaías 40:28,29

Depender de Deus nunca é sinal de fraqueza, pois nossa fraqueza significa que a força dele será evidente. Quando o apóstolo Paulo pediu para Deus remover uma aflição que o atormentava, Deus falou: "minha graça é tudo que você precisa. Meu poder opera melhor da fraqueza" (2 Co12:9. Temos de admitir nossa fraqueza e reconhecer que Deus é a única fonte de nossa força. Isso é poder!

No Antigo Testamento, sempre que Sansão precisou de força sobrenatural, "o Espírito do Senhor veio sobre " ele, a fim de capacitá-lo a fazer o que devia (Jz 14:6). Sansão tinha consciência de que seu poder vinha do Espírito Santo de Deus, mas mesmo assim não valorizou esse dom. Não cultivou devidamente e o desperdiçou. Sansão continua a ser usado por Deus, mas perdeu muitas bençãos e teve um fim trágico.

O Espírito Santo lhe dá força e o poder necessários para cumprir as missões das quais ele a encarrega. No entanto, esse poder jamais deve ser usado por motivos egoístas; deve ser dedicada a cumprir a vontade de Deus. Peço a Deus que lhe dê forças e sabedoria para usar essa dádiva.

🛐 Fortalece-me, Senhor, com tua mão poderosa. Sou fraca e tenho muitas limitações, mas tu podes revelar tua glória por meio de minha vida. Mostra-me como dar o devido valor aos recursos que o Espírito me concede e usá-los para fazer tua vontade.

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

2 Crônicas 31 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 31
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 31 – Às vezes criamos obstáculos, objetos ou mesmo deuses que concorrem com a adoração ao Deus verdadeiro. Sempre que fizermos uma autoanálise, é preciso eliminar aquilo que nos impede de restaurar o verdadeiro culto a Deus.

• A religião verdadeira requer limpeza de tudo aquilo que atrapalha o relacionamento com o Deus verdadeiro.

Ao analisar a revelação de Deus e as práticas espirituais de seu povo, o rei Ezequias “extirpou a idolatria e restabeleceu o ritual do templo”, sintetizou Merrill Unger. Comentando II Crônicas 31, Kenneth Mathews salientou que “o avivamento instigou o povo a eliminar os símbolos de todos os cultos ilícitos (31:1). Ezequias reorganizou os sacerdotes e levitas para servirem no templo. Com esse reflorescimento espiritual, o povo apresentou de bom grado os dízimos e ofertas ordenados pela lei. As ofertas foram tantas que houve um excedente distribuído entre os sacerdotes (31:2-19)”.

A teologia da história evidencia que o desvio de Deus e de Seus princípios acarretam sofrimento, que a idolatria atrai a justa ira de Deus (II Crônicas 21:12-20; 24:24-25; 26:16-21; e, 28:19, 22); e que, a fidelidade a Deus promove prosperidade (II Crônicas 6:16; 7:17-18; 14:4-6; 27:6). Ezequias aprendeu esse princípio e colocou em pratica em seu reino, e foi um dos grandes reis bons que governou o povo de Deus.

Tal reavivamento se deu antes do exílio. Também acontecerá um reavivamento antes da volta de Jesus; “‘e acontecerá naquele dia que os resíduos de Israel, e os escapados da casa de Jacó... se estribarão sobre o Senhor, o Santo de Israel, em verdade’. Isa.10:20. ‘De toda a nação, e tribo, e língua, e povo’, haverá alguns que alegremente responderão à mensagem: ‘Temei a Deus, e dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do Seu juízo’ [Apocalipse 14:7]. Voltar-se-ão de todo ídolo que os retém na Terra, e adorarão ‘Aquele que fez o Céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas’. Libertar-se-ão de todo o embaraço, e estarão perante o mundo como monumentos da misericórdia de Deus”, expõe Ellen White.

Não é sábio esperar por esse dia para reavivar-nos; podemos começar hoje mesmo, para que Deus nos use como usou Ezequias no tempo certo. O reavivamento não acontecerá automaticamente, ele requer perseverança. Portanto, reavivemo-nos diariamente! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Qual é seu propósito?

 Bom dia!

14 de fevereiro

Qual é seu propósito?

Eu lhes darei um só coração e um só propósito: adorar-me para sempre, para o seu próprio bem e para o bem de seus descendentes. Jeremias 32:39

Quando não temos um propósito de vida, podemos acabar fazendo escolhas erradas e ficar cronicamente frustradas ou insatisfeitas.

Ter senso de propósito não significa conhecer todos os detalhes de seu futuro. É possível que você não saiba para onde o caminho de Deus a levará. Mas você tem certeza de onde ele não a levará. Por exemplo, você poder sentir que foi chamada para usar seus dons a fim de ajudar as pessoas, porém sabe que não foi chamada a deixar seu marido e seus filhos para fazer isso. Esse conhecimento simples a ajudará a tomar as decisões corretas.

Ter um chamado ou senso de propósito a impedirá de sucumbir quando enfrentar temores ou fracassos e a manterá em movimento quando se sentir desanimada. Você não desperdiçará seu tempo valioso fazendo algo que não é certo.

Nosso senso de propósito é arraigado no fato de que Deus nos escolheu conforme os propósitos dele, primeiramente para que o glorifiquemos em todas as coisas. Os propósitos secundários de nossa vida devem sempre fluir desse núcleo. Se você não sabe qual é o seu propósito, peça a Deus e, no devido tempo, ele responderá.

🛐 Pai querido, como é maravilhoso saber que tu me escolheste e me chamaste para te adorar e te servir. Capacita-me para que use com sabedoria os dons, os talentos e as aptidões que me deste para realizar teus propósitos em minha vida, em minha família e em minha comunidade.

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

2 Crônicas 30 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 30
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 30 – Buscamos grande reavivamento espiritual baseado na Bíblia... como aconteceu no passado!

Quando a Assíria assolava Israel no Norte, Ezequias no Sul promovia grande reavivamento espiritual. No norte, “o debilitado remanescente continuou as formas de governo, embora não mais possuísse autoridade. Apenas mais um governante, Oséias, devia suceder a Peca. Logo o reino devia ser varrido para sempre. Mas nesse tempo de tristeza e angústia Deus ainda Se lembrou da misericórdia, e deu ao povo outra oportunidade para abandonar a idolatria. No terceiro ano do reinado de Oséias, o bom rei Ezequias começou a reinar sobre Judá, e tão depressa quanto possível instituiu importantes reformas nos serviços do templo em Jerusalém. Fizeram-se arranjos para a celebração da Páscoa, e para esta festa foram convidados não somente as tribos de Judá e Benjamim, sobre as quais Ezequias havia sido ungido rei, mas também todas as tribos do norte” – destaca Ellen White.

As tribos rebeldes que se afastaram, despencando na mais baixa idolatria e intensa perversão religiosa, não foram ignoradas pelo piedoso rei Ezequias. Ele as reuniu!

No grande reavivamento mundial previsto em Apocalipse 18:1-4, pessoas de várias denominações, “que habitam na Terra, a toda nação, tribo língua e povo” aceitarão o convite do evangelho eterno proclamado pelo remanescente fiel (Apocalipse 14:5-12). “Na análise final, é por este ‘ecumenismo’ que os adventistas estão trabalhando. Qualquer outro movimento ecumênico é efêmero”, escreveu o Dr. Bert Beach, publicado na Assembleia da Associação Geral em Indianápolis em 1985.

“Culpar uma denominação por violações e princípios cristãos no passado não é uma representação correta nem da história, tampouco das profecias bíblicas. Reconhecemos que às vezes os protestantes, inclusive adventistas do sétimo dia, manifestaram preconceito e até intolerância. Se, ao expor o que a Bíblia ensina, os adventistas do sétimo dia falham em expressar amor àqueles a quem dirigem, não estão demonstrando cristianismo autêntico... Desta forma, enquanto permanecemos cientes do registro histórico e continuamos defendendo nossos pontos de vista a respeito dos eventos finais, reconhecemos algumas mudanças positivas no Catolicismo recente, e enfatizamos a convicção de que muitos católicos romanos são irmãos e irmãs em Cristo”, declara oficialmente a IASD, em 1997.

Um ecumenismo falso e outro verdadeiro ocorrerão antes do retorno de Cristo.
Unamo-nos sob os princípios bíblicos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

O antídoto para rebeldia

 Bom dia!

13 de fevereiro

O antídoto para rebeldia

Embora sejam muitos os nossos pecados, tu perdoa nossa rebeldia. Salmos 65 :3

Não importa quantos anos você tenha, é possível que passe por dias de rebeldia, em que o mundo inteiro parece errado e você se sente inquieta e tem vontade de fazer coisas que não agradam a Deus. Quando vierem estes momentos, não tente escondê-los de Deus. Ele conhece seu coração e já sabe como você estará se sentindo.  Converse com ele quando o seu desejo pelas coisas do mundo se tornar maior que seu desejo pelas coisas boas e eternas  que seu Pai oferece.

Deus está disposto a lhe dar arrependimento e perdão, a mudar seu coração antes que você tome alguma decisão insensata. Ele quer lembrá-la de como os caminhos dele são agradáveis e maravilhosos, e de como qualquer outro caminho só lhe reserva decepções e dores. A bíblia diz que aqueles que se afastam de Deus "comeram os frutos amargos de seu estilo de vida" (provérbios 1 31). Não deixe isso acontecer com você.

Ao conhecer a presença de sentimentos rebeldes em seu coração, lembre-se de que Deus está chamando para perto dele,  para derramar bençãos e cumprir promessas em sua vida. Afinal, "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1Cos 2:9). Que sentido faz a rebeldia diante de tanta graça, misericórdia, amor e bondade?

🛐  Querido Deus, peço que me perdoes pelas ocasiões em que me rebelei e tentei seguir meus próprios caminhos. Quanta insensatez ! Concede-me graça e perdão para que eu volte a andar em teus caminhos. ...

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

2 Crônicas 29 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 29

Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 29 – O mesmo Deus que pune o pecado, recompensa àquele que se manifesta contra o pecado. Para isso também é a utilidade do juízo divino. Em Seu julgamento, Deus é verdadeiro, justo, imparcial, perfeito e completo (Salmo 19:7, 9; Romanos 2:11; Apocalipse 15:1).

As consequências das imprudências espirituais de Acaz levaram seu filho Ezequias a promover importantes reformas no templo e a trabalhar intensamente contra o declínio espiritual deixado no reinado de seu pai. Lamentavelmente, “apesar das reformas que foram feitas... por seu filho Ezequias, Acaz havia lançado o reino do Sul no mesmo caminho pelo qual o do Norte tinha andado antes”, observa Simon Vibert.

Mas nada deve impedir alguém de fazer a coisa certa, ainda que o cenário e o futuro não mudem muito. II Crônicas dedica um grande espaço para destacar a restauração da adoração a Deus e da celebração da Páscoa ministradas pelo rei Ezequias. Ele ordenou a santificação dos levitas (II Crônicas 29:5-17), restituiu os sacrifícios (II Crônicas 29:20-24), restaurou a posição dos músicos no templo (II Crônicas 29:25-30) e também promoveu o envolvimento de todo povo de Deus em empolgante adoração (II Crônicas 29:31-36).

Agindo para agradar a Deus e não as pessoas, esse monarca judeu foi comparado a Davi após 150 anos que o último rei o fora (II Crônicas 17:3).

Seus feitos não reverteram completamente a desgraça que viria sobre Judá futuramente, mas demorou mais que Israel no Norte para sofrer as consequências de suas perversidades espirituais. O perseverante apóstata Israel foi disperso pelo Império Assírio (II Crônicas 29:9); enquanto isso, Ezequias fazia reparos no templo e chamava seu povo à obediência a Deus (II Crônicas 29:5-11, 31).

O rei Ezequias foi um precursor fiel do Messias. Willem VanGemeren observa a existência de “vários paralelos na vida de Ezequias que lembram Cristo: a purificação do Templo, a preocupação com os que viviam fora de Judá, sua atitude para com que eram impuros e sua experiência de doença/morte/nova vida. A última menção ao rei Ezequias é encontrada, de maneira muito apropriada, na genealogia de Jesus Cristo”, em Mateus 1:9.

Sua história nos inspira a agir como Cristo, a fim de ser um precursor para Sua segunda vinda neste mundo. Para isso, precisamos reavivar nossa espiritualidade! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Concentre-se na bondade de Deus

Bom dia!

12 de fevereiro

Concentre-se na bondade de Deus


Mesmo assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação! Habacuque 3:18

É verdade que o mal existe e está presente em toda parte, mas esse não deve ser nosso foco. Devemos concentrar nossa atenção na bondade de Deus.

Você tem a sensação de que sempre aparece algo para derrotá-la? Se for o caso, é provável que o inimigo esteja tentando desgastá-la e desviar sua atenção do cuidado e da bondade de Deus em sua vida. Lembre-se: mesmo que você perca seu emprego, fique doente, termine o relacionamento ou o mundo ao redor pareça está desmoronando por algum motivo, Deus ainda está no controle. Você pode estar arrasada, mas ele não está. Ele ainda enxerga o propósito supremo e o plano maior para sua vida, mesmo que você não possa vê-lo no momento. Um bom futuro à espera, mas é preciso crer que o Deus bondoso não a abandonará. Ele a conduzirá até o desfecho de tudo que ele planejou.

Procure as demonstrações de Deus ao seu redor e escolha apegar-se à realidade desse amor. Deus é sempre bom, quer ele nos dê aquilo que desejamos, quer ele permita dificuldades e desafios em nossa vida. E somente ele pode abrir nossos olhos para ver sua ação até mesmo nas coisas mais banais do nosso dia a dia.

Só precisamos pedir e crer que ele atenderá.

🛐 Senhor Soberano, obrigada por que tu és bom e queres somente o meu bem. Corrige o meu foco sempre que necessário. Em vez de me queixar dos males e das injustiças, desejo participar de tua intervenção bondosa neste mundo cheio de sofrimento. ...

Fonte! Bom dia! 2 - Stormie Omartian
@moracao #bomdia
•••

2 Crônicas 28 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 28
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 28 – A moralidade não depende de cada personalidade humana. Se cada pessoa fizer o que acha certo a sociedade se torna um caos indescritível.

Deus é o Soberano do Universo. Ele é Juiz do Supremo Tribunal Celestial. Ainda que fortes argumentos intentem amenizar ou extinguir a ideia de um juízo moral por um Deus excelso, a reação dEle à perversidade e imoralidade humana é percebida quase em cada página da Bíblia, (veja, por exemplo: Gênesis 3:14-19; 6:5-7; Êxodo 3:19-20; 7:5; 11:4-5; Josué 3:10; Mateus 12:37; Atos 5:1-10; 12:20-23; Gálatas 6:7; Apocalipse 20:11-15).

Deus é justo! Como Juiz de toda a Terra, observa as decisões e ações dos habitantes dela. Em II Crônicas 28, Acaz afastou-se do reinado justo deixado como legado por seu pai, Jotão; afastou-se do Senhor do Templo; praticou adoração a ídolos e chegou às profundezas da imoralidade em nome da falsa religião ao sacrificar os próprios filhos num ritual pagão, contrariando abertamente às orientações de Deus (Deuteronômio 18:9-14).

As consequências de suas discrepâncias espirituais logo apareceram. Acaz, rei de Judá, perdeu a batalha contra, Peca, de Israel; e também contra a Síria (II Crônicas 28:5-15). Contudo, quando o coração orgulhoso endurece com o pecado, às consequências das más escolhas não são capazes de despertar a consciência amortecida. Acaz, em vez de buscar a Deus, recorreu à aliança com pagãos assírios, levando o povo de Deus ao seu ponto espiritual mais crítico (II Crônicas 28:16-25).

Como Juiz, Deus intervém nas desgraças humanas. Quando 200.000 mulheres e crianças e seus bens foram saqueados e levados para Samaria, o profeta Odede, de Israel do Norte, foi usado por Deus para protestar “contra a escravização dos prisioneiros”. Seu protesto deu certo. “Além de serem libertos”, os judeus exilados, “foram vestidos e alimentados; os fracos dentre eles receberam transporte” para retornarem para casa (Dicionário Bíblico Adventista).

Como Juiz, Deus permite que uma nação mergulhada em pecado discipline outra que está mergulhando no pecado; porém, quando a nação disciplinadora extrapola os limites contra a nação disciplinada, Deus cobra dela (II Crônicas 28:5-15).

Viva ciente de que Deus está ciente de tudo o que acontece no mundo. Ele atua agora de forma invisível, e logo concluirá fazendo justiça contra toda injustiça. Apeguemo-nos a Ele e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••