Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Deus lidará com a maldade impenitente

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 17 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários: Edwin Reynolds

Deus lidará com a maldade impenitente

Deus comissionou duas testemunhas para investigar Sodoma pessoalmente, tendo em vista que este seria seu julgamento final e não deveria haver nenhuma dúvida da justa penalidade a aplicar (cf. 18:25; Dt 17:6; 19:15; 2 Cor 13:1).

Sodoma foi condenada não só pela sua imoralidade sexual e perversão (Jd 7), mas também pela sua arrogância, excesso de indulgência, prosperidade egoísta e por não cuidar dos pobres e necessitados (Ez 16: 49-50). Por sua incapacidade de ser hospitaleira aos estranhos que ali se refugiaram e sua perversão sexual manifestada aos convidados de Ló, Sodoma condenou a si própria perante as duas testemunhas de Deus. Ló e sua família foram então instruídos pelos dois anjos a fugir antes que fossem apanhados em sua punição.

A relutância com que a família de Ló respondeu à ordem para fugir da cidade e sua destruição mostra a perigosa influência dos atrativos de uma vizinhança. Quando Ló se mudou com sua família para o vale do Jordão, perto dessas cidades ímpias, e posteriormente para a própria cidade de Sodoma, ele deve ter tido alguma consciência dos perigos aos quais estava submetendo sua família (cf. 2 Pedro 2:7-8), mas ele ignorou os riscos e os expôs a más influências, o que consequentemente resultaria em sua destruição.

Os anjos finalmente tiveram que agarrar Ló, sua esposa e as duas filhas que ainda viviam em casa pelas mãos e arrastá-las para fora da cidade. Ainda assim, a mulher de Ló pereceu porque seu coração permaneceu envolvido com os encantos da cidade (Gn 18:26), e as duas filhas de Ló demonstraram a influência perniciosa de Sodoma através de uma relação incestuosa com o pai (vv. 30- 36). Estamos nós descuidados a respeito das influências que nos cercam? Qual será o resultado disso?

Sodoma e Gomorra se tornaram para sempre o exemplo de como Deus lidará com a maldade impenitente (2 Pedro 2:6), e a tragédia de Ló e sua família fornece uma lição sobre os perigos de nos permitirmos ser corrompidos pelas atrações e caminhos do mundo (cf. 1 João 2:15-17).

Edwin Reynolds
Professor, Southern Adventist University EUA

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Amigo de Deus- Gênesis 18

:love_letter: Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
:book: Gênesis 18 ( leia em sua Bíblia)

:memo: Comentários Pr Heber Toth Armí

Amigo de Deus

Relacionar-se com Deus é o que mais deveria interessar a qualquer ser humano. Intimidade com seres celestiais faz a vida ter sentido como nada mais faz. Aprendamos lições de vida extraídas da amizade de Abraão com Deus!

Abraão foi amigo de Deus. Ele “recebe esse título especial em 2 Crônicas 20:7; Isaías 41:8 e Tiago 2:23, e é a única pessoa na Bíblia com essa designação. Jesus chamou Lázaro de Seu amigo (João 11:11) e chama de ‘amigos’ aqueles que creem nEle e Lhe obedecem (João 15:13-15)... A amizade envolve mistério, e nesse capítulo você verá Abraão ministrando em três áreas diferentes: Ao Senhor (Gênesis 18:1-8), a seu lar [à esposa] (vs. 9-15) e aos perdidos do mundo (vs. 16-33)” (Warren W. Wiersbe).

• Os amigos de Deus sentem-se à vontade para ser quem realmente são.

Veja que Abraão riu diante da situação que lhe fora prometida por Deus em Gênesis 17:17. Riu diante de Deus? Sim! E, agora sua esposa, Sara, ao receber os visitantes em casa (capítulo 18), ri pelo mesmo motivo (v. 12).

Além de amizade, é visível também a existência de incredulidade na risada deste casal. Mas, incredulidade em pessoas com chamado especial de Deus? Sim, a naturalidade com que falam com Deus não esconde o que sentem e pensam. Veja a lógica para tal comportamento incrédulo:

“Abraão e Sara estavam velhos, em idade bem avançada. Sara tinha passado, havia muito, da época de ter filhos. Então, ela riu consigo mesma e disse: ‘Uma velha como eu? Ficar grávida? E com um marido velho como esse?” (vs. 11-12).

Deus analisou toda a cena, percebeu a incredulidade em Sara, e então, disse a Abraão: “Por acaso existe alguma coisa difícil demais para o Eterno? Eu voltarei no ano que vem por esta mesma época, e Sara terá um bebê” (v. 14).

Ouvindo atentamente isto, “Sara ficou com medo e mentiu para Ele: ‘Eu não ri, não!’ Mas Ele disse: ‘Sim! Você riu, sim’” (v. 15).

• A idade, esterilidade e a demora podem limitar as expectativas humanas, mas nunca limitam promessas divinas.

Ainda em clima amistoso, Deus conta a Abraão o que fará às cidades perversas e imorais (vs.16-21); em resposta, Abraão Lhe faz propostas (vs. 22-33).

Sejamos amigos de Deus! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Deus Sabe de tudo

:love_letter: Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
:book: Gênesis 18 ( leia em sua Bíblia)


:memo: Comentários: Edwin Reynolds

Deus Sabe de tudo

O próprio Senhor apareceu a Abraão e Sara. O que O levou a fazer isso? Ele apareceria para você ou pra mim? Primeiro, Ele veio anunciar pessoalmente a notícia de que Sara teria um filho. “Onde está Sara, tua mulher?” (v. 9 NVI), Ele perguntou a Abraão, mostrando que Ele a conhecia pelo nome e veio dar-lhe uma mensagem.

Sara estava escutando à porta da barraca, mantendo distância como era o costume naqueles dias. No entanto, ela entendeu a mensagem e riu para si mesma observando: “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?” (v. 12 NVI). O Senhor perguntou a Abraão, “Por que Sara riu… ? Existe alguma coisa impossível para o Senhor?”(vv. 13-14 NVI). Sara ouviu isso também e, sentindo medo, negou ter rido. Então o Senhor a desmentiu: “Não negue, você riu” (v 15 NVI). Que situação embaraçosa! Como ela poderia pensar que Aquele que conhecia seu nome e seu futuro não saberia a verdade sobre seus pensamentos e ações? E quanto a nós? Acreditamos que Deus não pode ler os nossos pensamentos? Se assim acontece, estaremos prontos a nos surpreender.

Deus também sabia o que estava acontecendo no vale do Jordão, onde Ló se mudara com sua família. Ele havia descido pessoalmente para investigar o assunto. Um clamor havia subido de Sodoma e Gomorra contra os graves pecados e as injustiças que ocorriam lá (v. 20). Mas Deus sabia que Abraão estava orando por seus familiares que viviam em Sodoma e veio compartilhar com Abraão o que planejava fazer (v. 17). Ele explicou que era importante Se comunicar com Abraão, porque Seu propósito era desenvolver um relacionamento com ele, para que ele comandasse a sua casa a guardar o caminho do Senhor, praticando retidão e justiça (v. 19).

Deus estava ensinando Abraão a respeito de Sua retidão e justiça, e esta seria uma lição fundamental. Quando Abraão intercedeu junto a Deus, ele mostrou a sua compreensão da retidão e da justiça de Deus, dizendo: “Longe de Ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” (v. 25 NVI).

Abraão conhecia a misericórdia e a justiça de Deus. E nós, também a conhecemos?

Edwin Reynolds
Professor, Southern Adventist University

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Gênesis 17 Com. Pr Heber Toth Armí

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 17 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

 A intimidade com Deus é importante para o cumprimento de Suas promessas em nossa vida. Deus sabe disso, e, nós temos dificuldades com isso.

Abrão e Sara estão engatinhando na escola da fé. Muitos nunca se matricularão nessa escola, pois desenvolver a confiança em Deus exige a maior das renúncias, a renúncia... 

• ...de si mesmo, 
• ...do próprio eu, 
• ...dos próprios sonhos, planos e,
• ...até mesmo do conforto.

Leia Gênesis 17 atentamente. Note que, este capítulo, “dá um passo em direção ao nascimento do filho da promessa. As promessas de Deus tornam-se cada vez mais claras e detalhadas; e o mesmo ocorre com suas exigências. Os polos gêmeos da promessa e da obrigação, do privilégio e da responsabilidade, são resumidos na palavra ‘aliança’ (v. 2)” (David F. Payne).

Compromisso com Deus requer descompromisso consigo mesmo, com o mundo e, principalmente, com o pecado. Deus trabalha gradualmente nossa vida para que isso aconteça em algum momento. Desta forma, o capítulo em análise “pode ser chamado de renovação da aliança, assim como Josué 24 registra uma renovação da aliança sinaítica” (Payne).

• Não está na hora de você também avançar em teu relacionamento com Deus e renovar teu compromisso exclusive com Ele?

Um detalhe importante no desenvolvimento do relacionamento com Deus é o tempo. “Deus não havia falado diretamente com Abraão durante 13 anos, desde que ele decidira resolver o assunto sozinho e produzir um descendente para si. Abraão já tinha 86 anos quando Agar lhe deu a luz a Ismael (Gênesis 16:16). Quando o Senhor voltou a lhe aparecer, ele estava com 99 anos (17:1)” (Gene Getz).

A síntese deste capítulo possuem dois pontos:

1. Deus muda o nome de Abrão para Abraão para evidenciar que possui poder de mudar circunstâncias e o caráter de alguém, inclusive com idade avançada (vs. 1-14);
2. Deus muda o nome de Sarai para Sara para mostrar que não há situação tão complicava que Ele não possa revertê-la para alegria e sucesso dos que se comprometem com Ele (vs. 15-27).

Nesse contexto, a circuncisão foi um sinal de aliança pela intimidade do homem para com Deus. Apesar dos erros de Abraão e da dúvida de Sara, Deus avança com Sua promessa. Isso é graça! 

Reavivemo-nos na Palavra de Deus! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

A Circuncisão: O Sinal da Aliança -Gênesis 17

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 17 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários: Edwin Reynolds

A Circuncisão: O Sinal da Aliança

Muitos se perguntam por que a circuncisão desempenhava um papel tão importante como sinal da aliança (Veja no verso 14 e em Êx. 4:24-26 quão seriamente Deus tomava esse sinal). Além de outros fatores, parece significativo o pedido de Deus que Abrão e seus descendentes aceitassem um corte voluntário na carne, algo que Ele próprio aceitaria por nós, como um sinal de quão sério é para nós entrarmos em aliança com Deus. A área da virilha é uma área muito privada, devendo ser mantida coberta em público (Is 47:2-3), uma área que requer uma grande confiança para que se permita que alguém toque. Ela veio a representar o lugar onde se colocava a mão e jurava para estabelecer solenes alianças e juramentos (Gn 24:2-3,9; 47:29-31).

O que a mudança de nome de Abrão e Sarai*, feita por Deus, sugere no contexto de confirmação do pacto (17:5,15)? Note que o pacto é formado não só com Abraão e Isaque (vv. 2-7,19,21), mas também com Sara e os descendentes de Abraão, incluindo Ismael (vv. 7-8,16,20). Note também que Sara não foi a única a rir da promessa de Deus de um filho para o casal de idosos (v. 17).

Abraão ainda pediu a Deus que aceitasse o fruto das suas próprias obras em lugar do filho da promessa (v. 18). Por que, como Abraão, tão frequentemente preferimos o fruto de nossos esforços ao invés do dom gratuito previdenciado por Deus?//Edwin Reynolds

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

domingo, 28 de outubro de 2018

A família de Abrão-Gênesis 16

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 16 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

A família de Abrão

 A família é alvo tanto de Deus quanto do diabo. Sempre foi assim, e continua sendo. Deus fez um casal e colocou no jardim do Éden. Satanás orquestrou uma investida nociva à família, induzindo à esposa a destruir o marido, e o marido a transferir sua culpa à esposa (Gênesis 3:1-12) e ambos a serem expulsos do belo e harmonioso jardim.

Em seguida, nota-se o estrago multiplicando-se na família. Os filhos do casal, em uma desavença espiritual, sofrem com um assassinato: O irmão mais velho mata ao irmão mais novo (Gênesis 4:1-10). E... não demorou para o diabo inserir a prática da poligamia (Gênesis 4:19-24). A família divinamente criada sempre esteve sob ataque cultural e espiritual.

Alguns pontos explicativos são sugeridos por Andreas J. Köstemberger:

1. A família é o centro de aprendizado teológico: a) Deus a usa para nos ensinar Sua própria natureza (amor, relacionamento e unidade); b) Deus a usa para nos ensinar o evangelho (nos tornamos filhos de Deus, adotados pela graça); c) Deus a usa para nos ensinar sobra a igreja (que é a família dEle, somos todos irmãos).
2. Na família se obtém capacitação para o serviço: a) serviço na igreja/comunidade; e, b) serviço na sociedade.
3. Na família se promove a esperança escatológica, de um lar de glória com seres transformados na presença do Pai Celestial, onde o amor e a vida existirão para sempre.

Deus comissionou a família de Abrão a fim de abençoar todas as famílias da terra (Gênesis 12:1-3). Satanás cria oportunidades e põe obstáculos na trajetória da família de Abrão visando sua destruição. Se ele conseguir, ele destruirá a esperança de uma família perfeita e impedirá o cumprimento dos planos divinos na Terra.

Observe:

• A própria esposa de Abrão, seguindo o costume cultural, sugere ao seu marido que tenha relação sexual com a serva egípcia, a fim de que consiga o filho que Deus lhes prometeu (vs. 1-2).
• Abrão aceita a proposta, teve um filho com Hagar, e sentiu a desgraça bater à porta de sua família (vs. 3-6).
• Deus intervém em meio à desgraça, causada por Abrão e Sara, para salvar Hagar e Ismael (vs. 7-16).

Não permita que Satanás destrua tua família. Busque a Deus para restaurá-la, concertá-la e abençoá-la! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

“Deus ouve” - Gênesis 16

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 16 ( leia em sua Bíblia)
📝 Comentários: Edwin Reynolds

“Deus ouve”

Sara claramente não acreditava que Abrão era velho demais para ter filhos quando ela sugeriu que ele tomasse Hagar, a empregada egípcia, para ajudar a cumprir a promessa da aliança de Deus.

O que Sara estava pensando? [Resposta sugestiva: Provavelmente ela pensou que as coisas se resolveriam bem ao agirem eles de seu modo, sem grandes consequências negativas]. O que Abrão estava pensando? [Mesmo em dúvida, resolveu assumir como razoável a proposta de Sara]. Onde é que Hagar entra em cena? (Veja Gn 12:14-16). Seria este o modelo ideal de fé? [Certamente não].

Observe como, logo após, eles começam a jogar o jogo da culpa (v. 5-6). Observe como a dinâmica familiar muda (v. 6-8). Observe bem o que acontece quando nos afastamos do plano de Deus e começamos a fazer as coisas à nossa maneira. A decisão do casal teve consequências irreparáveis, com resultados que duram até hoje. Certamente há lições a serem aprendidas aqui.

Hagar não pediu para entrar nessa situação. Ela era apenas uma serva egípcia que fazia o que se esperava dela. Mas ela se aproveitou das circunstâncias, desprezou sua patroa e sofreu as consequências disso. O que Hagar aprendeu com Abrão e Sara a respeito do Deus deles nesse episódio? Foi este um testemunho positivo? [Certamente não] O que ela aprendeu de Deus por si mesma? [Que Deus cuida de Seus filhos, e mantém Suas promessas mesmo que nos desviemos de Sua vontade] O que ela aprendeu de Deus a respeito de suas próprias responsabilidades? [Que não devemos nunca agir pela consciência dos outros].

Hagar concebeu um filho de Abraão e o chamou de Ismael, que significa “Deus ouve”. Apesar das circunstâncias adversas que cercaram o nascimento e a infância do seu filho, Deus prometeu a Hagar que a sua descendência seria numerosa.

A promessa de Deus conceder um filho a Abraão por parte de Sara também foi cumprida. Sua descendência também foi numerosa, não somente no Israel literal, mas também na igreja cristã,  o Israel espiritual.

Também para nós o Senhor prometeu em Sua Palavra ricas bênçãos e as cumprirá. Porém a amplitude das bênçãos dependerá de quão completamente confiarmos em Seus planos e de quão fielmente obedecermos Seus mandamentos.
/Edwin Reynolds
Professor na Southern Adventist University/

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

sábado, 27 de outubro de 2018

Abrão acreditou-Gênesis 15

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 15 ( leia em sua Bíblia)
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

E Abrão acreditou

  Após recusar bens materiais do rei de Sodoma e entregar os dízimos dos bens materiais ao rei de Salém em resposta à vitória que Deus lhe concedera sobre Quedorlaomer e seus aliados opressores, “veio a Palavra do Senhor a Abrão, numa visão” (v. 1).

Abrão estava aprendendo a colocar Deus em primeiro em tudo, na família, nas lutas da vida e também sobre os bens materiais. A família de Caim tornou-se materialista e perdeu-se nas águas do dilúvio (Gênesis 4:20-22), a família de Abrão se afastava desse caminho perigoso devolvendo dízimos.

• Aplicação: A fé nos ergue das coisas passageiras deste mundo. 

Na nova revelação de Deus a Abrão, este pergunta da promessa que recebera de ter um filho. E Deus reitera ao ansioso Abrão Sua promessa e direciona seus pensamentos àquilo que realmente aconteceria (vs. 1-5).

O verso 6 é fundamental no texto, na vida de Abrão e também para nós. “E Abrão acreditou! Acreditou no Eterno. E Deus o declarou: ‘Justificado diante de Deus’”.

• Esse ato de fé que justifica o pecador diante de Deus refere-se à soteriologia – doutrina da salvação. 
• Essa fé viva, ativa e orientada, “não se baseia na carne envelhecida de Sara nem nos ossos carcomidos de Abrão, mas na palavra revelada de Deus” (Walter Brueggemann).
• A fé requerida por Deus dos seres humanos significa confiança absoluta nEle, nas Suas obras e nas Suas Palavras.

“Deus percebe o valor e a natureza enérgica da fé e reconhece que ela é o primeiro passo rumo à ação de obediência. A fé leva Abrão a demonstrar sua justiça mediante o oferecimento de um sacrifício (15.7-21), a fé sustenta Abrão quando ele aprende que levará mais de quatrocentos anos até seus descendentes herdarem a terra (15.13-14) e a fé fornece, portanto, a base para a aliança entre Deus e Abrão, implícita em Gênesis 12-14 e explícita em Gênesis 15. Sem fé não pode existir justiça. No entanto, onde a fé existe, seguir-se-ão mais e mais ações justas, à medida que o relacionamento humano-divino se desenrola” (Paul R. House).

Além de orientar a religiosidade, estas palavras deveriam avivar a esperança dos israelitas escravos que completava o período indicado na profecia. 

Note: Deus está no controle; portanto, reavivemo-nos também! Com Deus, existe esperança! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Aliança de Deus com Abrão-Gênesis 15

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 15 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários: Edwin Reynolds

A Aliança de Deus com Abrão

Faltava a Abrão justamente aquilo que era o mais importante para ele: um herdeiro. Mas com Deus, nada está fora das possibilidades, incluindo a promessa de uma criança a um casal que há muito passara de seus anos férteis. Há alguma coisa difícil para o Senhor? Deus prometeu não apenas uma criança, mas uma quantidade de descendentes como as estrelas e ou como as areias do mar.

Que coisa boa o seu coração deseja, que Deus, como Pai amoroso, se alegraria em te dar? Você acredita que Ele não só é capaz, mas também está pronto para te abençoar abundantemente? Você acredita nas promessas de que Deus “atenderá aos desejos do seu coração” (Sl 37:4 NVI)? Abrão “creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.” (Gn 15:6 NVI).

Deus também prometeu a Abrão a terra para onde Ele lhe tinha trazido, “uma terra boa e vasta, onde há leite e mel com fartura” (Êxodo 3:8 NVI)

Deus fez um pacto com Abrão (12:1-3), mas agora Abrão pede um sinal de confirmação de que a aliança realmente se cumprirá (verso 8). Deus, então, concede-lhe o sinal (versos 9-11,17), mas adverte-lhe que a promessa não será cumprida em sua vida (versos 12-16). Somente a seus herdeiros a aliança será cumprida (v. 18).

Que tipo de fé Deus requer de Abrão? Que tipo de fé Ele exige de mim? Estude Hebreus 11:8-19, 39-40.

Edwin Reynolds
Professor, Southern Adventist University

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Abrão- Gênesis 14

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 14 ( leia em sua Bíblia)
Abrão
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

 O calmo e tranquilo Abrão envolveu-se em guerra e tornou-se importante vencedor. A vida humana não é pacífica. Ambição, injustiças, corrupção e opressão motivam pessoas de fé a arregaçarem as mangas e lutar pelos seus familiares.

Com pessoas orgulhosas e egoístas, a sociedade tomada pelo pecado sempre foi marcada por desafios e guerras:

• O rei de Elão evidencia que pessoas se envolvem em guerras bem distantes de suas terras; e, potências da Mesopotânia guerream contra reinos e os controlam por vários anos, mostrando que os seres humanos buscam poder oprimindo a outros (vs. 1-4);
• Quedorlaomer e mais três aliados invadiram e conquistaram mais seis grupos: Refains, zuzins, emins, horeus e toda a região dos amalequitas e amorreus – indicando a sobrevivência dos mais fortes (vs. 5-7);
• Numa revolta, os cinco reis subjugados se uniram para enfrentar Quedorlaomer com mais três reis. Os opressores continuaram invictos e, os reis de Sodoma e Gomorra fugiram desesperados (vs. 8-10).
• Sodoma e Gomorra ficaram sem proteção, então Quedorlaomer saquearam estas cidades, levaram todo o alimento e todas as ferramentas, e também Ló com tudo o que possuía (vs. 11-12).

Ao ser informado, Abrão saiu e venceu aqueles que até então eram invictos (vs. 13-17). “Com apenas 318 homens, Abrão conseguiu afugentar um exército que havia derrotado cinco reis e seus exércitos! Sua vitória reflete a escolha sábia de pessoas para executar a tarefa, bom planejamento e, é claro, a mão do Senhor que os capacitou. Lembra-nos que um líder não precisa estar cercado por multidões para ser bem-sucedido. Uma boa equipe e uma estratégia criteriosa são as chaves para o sucesso. Esse princípio se aplica para todas as instituições, inclusive aos governos. Não é o número de assessores ou ministros que importa, mas sim quem eles são e quão sabiamente planejam” (Bernabe Assohoto e Samuel Ngewa).

Quando Deus está a frente de nossas realizações...

1. Pessoas abençoadas com nossas ações ficam agradecidas, como o rei de Sodoma (vs. 17, 21-24).
2. Reis aparecem de longe para abençoar aquele que testemunhou de Deus, exemplificado por Melquisedeque. Abrão rejeita bens materiais do rei de Sodoma e dá o dízimo de todo seu patrimônio a Melquisedeque (vs. 18-20).

Cuidemos de nossos familiares e testemunhemos mais de Deus! Consagremo-nos para vencer! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Ato Notável -Gênesis 14

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 14 ( leia em sua Bíblia)
📝 Comentários: Mark Finley
Ato  Notável

A escolha de Ló de se estabelecer perto das cidades de Sodoma e Gomorra o colocou em sério perigo. Quando Quedorlaomer, rei de Elão e seus aliados pagãos atacaram Sodoma, Ló foi levado cativo. Ao ouvir a trágica notícia, Abraão reuniu seus homens para libertar Ló. É notável que Abraão não culpou Ló por sua infeliz escolha de se estabelecer perto de Sodoma. Nem exibiu uma atitude de superioridade deixando Ló sofrer as consequências de suas más escolhas.

Há momentos em que o amor age de forma imprudente. O amor busca e recupera os que fazem escolhas erradas. Certamente há momentos em que as pessoas devem enfrentar o resultado de suas escolhas, mas também há momentos em que o amor deve agir, apesar das escolhas dos outros.

É digno de nota que quando Abraão retornou da peleja, ele deu um dízimo dos despojos a Melquisedeque, o “sacerdote do Deus Altíssimo” (v. 18 NVI). Ao devolver fielmente o dízimo, Abraão reconheceu as bênçãos de Deus sobre sua vida.

Há um outro notável ato de Abraão neste capítulo que não devemos perder: ele se recusou a tomar para si mesmo dos despojos, mesmo “uma correia de sandália” que fosse (v. 23). Ele deu tudo que foi capturado pelos seus homens ao rei de Sodoma. Corações altruístas e espírito de doação abrem caminho para que as bênçãos do armazém celeste fluam sobre nós. /Mark Finley/

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Gênesis 13-Comentários Pr Heber Toth Armí

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 13 ( leia em sua Bíblia)
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

 Os princípios para a vida humana são vistos nos primeiros capítulos de Gênesis, conforme destaca Warren W. Wiersbe:

• Deus é real e podemos confiar nEle;
• Vivemos na criação de Deus;
• Somos feitos à imagem de Deus;
• A obediência é a chave para a produtividade, a alegria e a bênção;
• Satanás é real, mas é um inimigo;
• O pecado existe;
• Deus criou o sexo e sabe melhor do que nós como deve ser usado;
• Todos os seres humanos são uma só raça;
• Israel é o povo escolhido de Deus;
• Deus não muda e está sempre no controle;
• Nosso relacionamento com Deus baseia-se na fé;
• A vida mais gratificante é aquela dedicada a Deus.

Até o capítulo 12 Moisés prepara o texto para introduzir no relato a família de Abraão. Desta família virá a nação que prepararia as nações para a vinda do Messias, abençoando assim a todas as famílias da Terra. Essa informação e os princípios citados acima eram extremamente importantes para os israelitas escravos dos egípcios.

Entendemos até aqui que Deus não abandona os pecadores, não ignora o sofrimento humano, não está alheio a indiferença, às injustiças e crueldades na sociedade, nem de braços cruzados frente às investidas de Satanás à humanidade.

A família de Abrão não foi perfeita. Nem a trajetória dele após ser chamado por Deus. Observe este esboço do Comentário Bíblico Africano de Gênesis 13:

1. Abrão volta do Egito (vs. 1-4);
2. Abrão e Ló se separam (vs. 5-18);
a) Abrão protege os laços de família (vs. 5-13);
b) O Senhor renova a confiança de Abrão (vs. 14-18).

Após ser humilhado, mas trazendo muitas riquezas do Egito, ainda havendo fome na terra, a situação não era fácil para ninguém. Abrão voltou ao lugar onde havia levantado um altar e ali adorou a Deus novamente.

A fé precisa amadurecer e se desenvolver. Tudo conspira contra isso. Depois de voltar e adorar, Abrão teve de lidar com um conflito devido ao superpovoamento e ao limitado espaço para pastagem do gado.

Um poderoso alerta deste capítulo é: Nossas melhores escolhas, excelentes, porém egoístas, nos levam ao desastre espiritual e empurra para o centro da perversidade – evidentes nos passos de Ló. 

Portanto, precisamos consultar sempre a Deus antes de agir! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Lealdade a Deus-Gênesis 13

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 13 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários: Mark Finley

Lealdade a Deus


Gênesis 13 começa com Abraão adorando em um altar (verso 4) e termina com Abraão adorando em um altar (verso 18). Embora Abraão, em sua humanidade, tivesse exibido falta de fé quando estava no Egito, ele não desistiu de sua fé. Ele permaneceu leal a Deus. Ele tinha deficiências como cada um de nós, mas seu coração estava comprometido com Deus. Seus erros não o desencorajaram a ponto de desistir de sua fé, assim como também não devemos desistir. A descrença de Abraão no Egito levou-o a uma dependência mais profunda de Deus em Betel.

Quando surgiu um conflito sobre direitos de terra e água, Abraão disse ao seu sobrinho, Ló: “Não haja desavença entre mim e você” (verso 8). Então ele graciosamente deu a Ló o direito de escolher a terra que ele desejava. Abraão desinteressadamente abriu mão de sua primazia em prol da paz. Ló escolheu o que ele acreditava ser a melhor terra na fronteira com as cidades de Sodoma e Gomorra, o que se revelou um desastre para a sua família. O espírito desprendido de Abraão o preparou a receber a abundância de Deus. As mais ricas bênçãos do Céu fluem aos corações dos que possuem espírito de doação. /Mark Finley/

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Uma missão-Gênesis 12

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 12 ( leia em sua Bíblia)
Uma missão
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

 A rotina era permanente. Tudo estava tranquilo. Abrão descendia de Sem, um dos filhos de Noé. Morava em Ur dos Caldeus, cidade ao norte da Mesopotâmia. Sendo filho primogênito de Terá, seria o herdeiro legítimo de todo privilégio e responsabilidade que cabiam ao patriarca de um clã. Entretanto, Abrão não tinha filhos – nenhum herdeiro; pois Sarai, sua esposa, era estéril.

Contudo, Moisés descreve que o destino deste casal foi completamente alterado ao receber de Deus uma ordem e uma promessa.

• Quando Deus nos escolhe para uma missão, tudo muda em nossa vida.
• Ao intervir, Deus nos tira da mesmice, monotonia e rotina diária e motivando-nos a agir pela fé.

A família sempre esteve no coração de Deus. Após a família de Noé salvar-se do dilúvio numa arca, e o texto bíblico apresentar a importante genealogia de Sem (Gênesis 11:10-27), e mostrar que a família de Abrão (Gênesis 10:28-32) descende do filho abençoado de Noé, não do amaldiçoado (Gênesis 9:24-27), revelará os princípios da raça hebraica, retratando quatro pessoas: Abraão, Isaque, Jacó e José.

Temos muitas lições para extrair do capítulo em análise. Na primeira parte (vs. 1-9), podemos destacar três aplicações:

1. Sem demonstrar renúncia total e submissão absoluta a revelação de Deus, nunca teremos uma experiência marcante em nosso currículo espiritual.
2. Se não estivermos dispostos a deixar o conforto de nossa vida aparentemente estável, o convívio dos amigos e familiares jamais experimentaremos os privilégios dos planos divinos.
3. Sem confiar em Deus, não vamos jamais sair do lugar de onde estamos para ir no centro de Sua vontade.

Na segunda parte (vs. 10-20), donde se nota Abrão titubeando, temos mais quatro preciosas lições de vida:

1. Podemos enfrentar crises periódicas em nossa jornada mesmo quando seguimos totalmente as orientações divinas. Abrão enfrentou a seca ao chegar em Canaã.
2. Ao depararmo-nos com crises, criaremos medidas drásticas para resolver problemas. Abrão desceu ao Egito para salvar seus bens.
3. Graça, misericórdia, fidelidade e paciência de Deus são mantidas independentes de nossas decisões sem consultá-lO.
4. Ao sofrer as consequências de nossas escolhas erradas, devemos aceitar novamente a orientação de Deus para nossa vida diária, caso queiramos ser realmente bem-sucedidos.

Somente os planos divinos dão certo para nós! Então, conscientizemo-nos e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

A promessa do Senhor - Gênesis 12

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 12 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários: Mark Finley

A promessa do Senhor

A promessa do Senhor a Abraão em Gênesis 12: 2 revela outra verdade eterna, de longo alcance: “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (NVI). As bênçãos que Deus nos dá não devem ser egoisticamente acumuladas. Somos abençoados para abençoar. Ao compartilhamos as bênçãos que Deus nos deu, trazemos glória ao Seu nome.

E “…por meio de você todos os povos da terra serão abençoados” (v. 3 NVI). Deus abençoou Abraão para que ele pudesse abençoar a outros. Ele nos abençoa para que nossas famílias possam ser abençoadas através de nós. Nós nos tornamos um canal de bênçãos celestes para aqueles que nos rodeiam.

O caminho do sucesso e o caminho do fracasso andam muito próximos um do outro. Abraão comprometeu sua integridade ao declarar que Sara, sua esposa, era sua irmã. Sua falta de fé quase resultou em tragédia. Como o faraó afirmou corretamente: “eu poderia tê-la levado como minha esposa” [v. 17 tradução do autor]. A incredulidade de Abraão poderia ter causado a perda de quem ele mais amava. Anos mais tarde, Deus conduziu Abraão a um teste semelhante de fé. Quando Deus disse que Sara iria conceber na velhice, será que Abraão agora acreditaria em Deus?

Quando falhamos em um ponto, Deus nos leva ao mesmo lugar novamente e novamente. As aulas na escola do Senhor não podem ser desprezadas. Graças a Deus Abraão passou no teste. Do igual maneira, nós também podemos passar no teste.

Mark Finley

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Babel-Gênesis 11

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 11 ( leia em sua Bíblia)
Babel
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

 Leia este capítulo observando como Deus foi misericordioso com a humanidade que sempre ambicionou o que nunca deveria cobiçar.

Para impedir tamanha ambição insurgente logo após o dilúvio, Deus usou estratégia diferente:

• Fez que o único idioma existente não fosse mais exclusivo; muitos idiomas surgiram entre os construtores da torre, tendo que espalhar-se para não aglomerar-se e promover o mal (vs. 1-9);
• Em seguida, apresentou a genealogia de Sem, de onde viria o Messias que realmente resolveria o problema dos pecadores encrencados devido ao pecado (vs. 10-26).

Álvaro César Pestana observa: 

“O sonho de ser como Deus talvez esteja por trás [dos] relatos famosos da Bíblia, tais como o que se encontra na narrativa da construção da famosa Torre de Babel, narrado em Gênesis 11. A frase que pode descrever a tentativa de igualar-se a Deus diz o seguinte:

“Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.

“Os autores desta frase são os articuladores da primeira aldeia global, ainda na pré-história. Suas declarações, em si, não parecem problemáticas, mas, no conjunto de suas intenções, representam um desafio à Divindade.

“Seu projeto era edificar uma cidade ao redor de uma torre cujo topo chegaria até aos céus. Será que com isto imaginavam invadir o domínio divino? A torre seria um sinal do tamanho de sua fama e poder: não era somente uma obra arquitetônica, mas a construção de um ego coletivo, tremendamente vaidoso e inchado, em sua pretensão. Assim, não seriam espalhados pela terra, como parecia ser a intenção original do Criador [Gênesis 1:28; 9:1].

“Os homens queriam ser como Deus. De fato, parece que esta tentação ainda está na moda”.

Curiosidades:

• O capítulo 11 explica o capítulo 10: Os filhos de Noé agruparam-se por família, conforme sua língua (Gênesis 10:20, 31).
• Babel é berço da Babilônia.
• O tempo da multiplicação das línguas acontece nos dias de Pelegue, filho de Héber (Gênesis 10:25).
• Deus não é autoritário ou arbitrário. Ele observa, analisa e então age visando salvar e restaurar pecadores (Gênesis 11:5-9).
• A satânica ambição deturpada, despertada em Gênesis 3:5, continua arruinando as pessoas; mas Jesus viria humildemente resolver isso!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Verdades Vitais

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 10 ( leia em sua Bíblia)
📝 Comentários: Mark Finley

Verdades Vitais

Gênesis 11 apresenta pelo menos três verdades vitais.

A primeira é esta: o orgulho humano descontrolado leva ao desastre espiritual. Os construtores da torre de Babel queriam construir um nome para si (v. 4). Ao invés de glorificar a Deus e somente Deus, eles desejaram glorificar a si mesmos.

Em segundo lugar, os construtores de Babel rejeitaram a palavra explícita de Deus. Ele prometeu que este mundo não seria destruído novamente por um dilúvio. Quando Deus confundiu as falas, a raça humana perdeu um de seus fatores unificadores – a linguagem. A desobediência traz divisão. A unidade vem de obedecer a Deus, não de desconsiderar Seus mandamentos.

Há mais uma verdade importante nesse capítulo, que pode ser encontrada na genealogia de Sem. Gênesis 11 traça a linhagem dos filhos de Noé e, ao final, se concentra em Sem. Abraão descende da linha de Sem. Israel surge a partir da descendência de Abraão e é através dessa linha que o Messias nasce. Com séculos de antecedência Deus tinha um plano para Abraão e seus descendentes.

Deus nunca é pego de surpresa. Ele está planejando um grande futuro para você.
Mark Finley

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Genealogia- Gênesis 10

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 10 ( leia em sua Bíblia)
Genealogia
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

Alimentos espirituais que nos fortalecem são encontrados neste capítulo como em qualquer outro da Palavra de Deus. Verdades teológicas devidamente extraídas da genealogia de Jafé, Cam e Sem são tão relevantes como em outros importantes capítulos bíblicos.

Após ler meditando nos 32 versículos, observe estes interessantes pontos extraídos por Warren W. Wiersbe, neste capítulo:

1. Jeová é o Senhor das nações; portanto, deu a elas Sua herança (Deuteronômio 32:8) e colocou limites em suas habitações (Atos 17:26). Apesar de déspotas como Ninrode, Jeová é Senhor acima da geografia e da história. O que Ele prometeu será cumprido como se vê na profecia dos filhos de Noé.

2. Embora haja diferenças externas, todas as nações pertencem à mesma família humana. “De um só [Deus] fez toda a raça humana” (Atos 17:26). Não há etnia ou povo que possa alegar superioridade sobre outra parte da aça humana. Embora Deus tenha permitido que certas nações progredissem econômica e politicamente mais que outras, não provam que tais realizações tornam-nas melhores (Provérbios 22:2).

3. Deus tem propósitos específicos a serem cumpridos pelas nações. O relato de Gênesis 9:24-11:32 mostra que Israel era a nação escolhida por Deus. A partir do capítulo 12, Israel ocupa espaço central no palco da narração. Entretanto, Egito, Babilônia, Assíria, Média-Pérsia e Roma também tiveram seus propósitos com referência ao povo judeu. Deus usou governantes pagãos como Nabucodonosor, Ciro, Dario e até mesmo César Augusto.

4. Deus Se preocupa com cada nação. Em Salmos encontram-se frequentemente a expressão “todas as nações” ou “todos os povos”. Todas as nações devem conhecer a ao verdadeiro Deus e servi-Lo (Salmo 66:1-8 e 67:1-7). Cristãos devem pregar a todo o mundo, testemunhar para cada nação, para, então, vir o fim (Mateus 24:14).

Embora as nações tenham suas próprias religiões e deuses falsos, o verdadeiro Deus anseia que a verdade chegue a todas elas. 

Veja mais detalhes interessantes. A lista de Gênesis 10 apresenta 70 nações. Quando a família de Jacó foi ao Egito o texto indica 70 pessoas (Gênesis 46:27; Êxodo 1:5). Ao enviar missionários, Jesus selecionou 70 para anunciá-lO (Lucas 10:11).

Cristo quer alcançar o mundo inteiro. Seu plano inclui nosso testemunho...

• Estamos evangelizando nações estrangeiras?
• Como contribuímos com a missão confiada a nós?

Precisamos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Genealogias - Gênesis 10

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 10 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários: Mark Finley

Genealogias

Genealogias são muitas vezes difíceis de ler e mais difíceis ainda de entender. No entanto, elas desempenham um papel importante em nossa compreensão da história da Bíblia. Elas mostram a continuidade das famílias, revelam a migração dos povos, fornecem ligações entre eventos bíblicos significantes, e nos permitem discernir mais claramente o inter-relacionamento dos personagens bíblicos.

Em Gênesis 10, três filhos de Noé e suas famílias se estabelecem em três áreas distintas. Os filhos de Cão se mudam para o nordeste da África e a Palestina. Os descendentes de Sem migram para a Mesopotâmia e o sudoeste da Arábia e as famílias de Jafé viajam para a Ásia Menor (atual Turquia) e Europa Ocidental. Eles se separam de acordo com sua “língua, famílias e nações.”

Obviamente surgiram dificuldades entre os filhos de Noé. Essas dificuldades os levaram a se mudar para diferentes lugares. Há momentos na vida em que se mudar para um lugar diferente é muito melhor do que permanecer e fazer guerra.

Há uma outra lição espiritual vital aqui. A fidelidade de Noé com Deus e sua obediência fiel não garantiram a fidelidade de seus próprios filhos. Assim como Noé, seus filhos também tiveram que fazer uma escolha decisiva para servir a Deus.

Compartilhe as lições espirituais que você vê neste capítulo desafiador. /Mark Finley/

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz