Receba mensagens em seu Email

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

II Crônicas 22 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

II Crônicas 22
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Hoje temos acesso fácil à Bíblia, traduzida em nosso idioma porque muitas pessoas na história se arriscaram ousadamente por ela. Estude sobre os Valdenses e os reformadores como Lutero, Zuinglio, Huss, Savonarola, etc. Veja como eles se arriscaram em prol da verdade, alguns até abriram mão da vida pela Bíblia. Além destes, num passado remoto viveu uma mulher chamada Jeosabeate (chamada Jeoseba em II Reis 11) que era irmã do rei Acazias (II Crônicas 22). Ainda que seja possível que ela fosse filha de Atalia, parece mais provável que fosse filha de Jorão com outra mulher. Ela era esposa de Joiada, verdadeiro sacerdote de Deus, indicando que ela também era piedosa. Ao conviver com o ministério sacerdotal do marido, certamente ela estava plenamente ciente da necessidade de livrar o menino Joás da espada de sua avó assassina. Ao salvar o único homem que restava da família de Davi, Jeosabeate tornou-se instrumento de Deus em Seu plano de manter a promessa de que um filho de Davi seria sempre rei e parte da linhagem do Salvador. Presume-se que essa mulher foi corajosa o suficiente para arriscar a própria vida a fim de salvar uma criança destinada a morrer. Fica evidente que mulheres que desenvolvem intimidade com Deus procuram viver de maneira pura e piedosa, ainda que seja necessário arriscar-se. No Céu conheceremos mais pessoas anônimas que lutaram no passado para que tivéssemos um presente como o que temos. Se chegarmos lá conheceremos muitas pessoas assim!

Na vida às vezes é necessário decidir com ousadia. Há crises em que se tem de tomar decisões cruciais, que se forem ignoradas - que querendo ou não também é decisão - será vital. Tem decisões que devem ser tomadas urgentemente, avaliar riscos e agir rápido. Em seu livro “Risco Calculado” o Dr. Ben Carson diz: “Os maiores avanços da ciência, na historia, na tecnologia e nas artes vieram daqueles que se arriscaram”. Há quem se arriscou em prol da humanidade e não foi reconhecido, ainda tem quem nem é conhecido, que é herói ou heroína anônimos. Alguém conhece Jeosebeate? O que essa mulher fez? Ela fez um bem para toda a humanidade deixando-se ser usada por Deus, mesmo correndo grande risco de morte. Veja a descrição diretamente da fonte: “Vendo Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real da casa de Judá. Mas Jeosebeate, filha do rei, tomou a Joás, filho de Acazias, e tirou-o dentre os filhos do rei, os quais matavam, e o pôs com a sua ama na câmara dos leitos. Assim, Jeosebeate, filha do rei Jorão, mulher do sacerdote Joiada e irmã de Acazias, o escondeu de Atalia, de modo que ela não o matou” (II Crônicas 22:10-11). Sem essa atitude a família de Davi perderia o trono, a promessa de Deus se perderia e o plano do Messias através da família real de Davi seria destruído. Com isso digo que, os maiores avanços religiosos na história em prol da verdade bíblica também vieram daqueles que se arriscaram.

Quem crê arrisca-se pelo que acredita. A crença se prova na hora da necessidade, no tempo de crise. Os fieis e vitoriosos serão aqueles que derem um bom e justo testemunho de sua fé, forem tementes a Deus, donos de inabalável esperança e paciente perseverança como fez Jeosabeate quando Atalia matava a toda a família real (Leia a história em II Crônicas 22). Ela que era que era filha de Jorão, rei de Judá, irmã do rei Acazias e esposa do sacerdote Joiada; diante do ataque brutal e assassino da rainha que usurpou o trono de Deus (II Crônicas 9:8) e matou a todos os filhos do rei para eliminar rivais de seu governo, ela protegeu Joás, o menino príncipe, por seis anos no templo. Historicamente isso também aconteceu, o trono/templo de Deus foi usurpado pelo homem do pecado (II Tessalonicenses 2:3-4), simbolizado por uma mulher (Apocalipse 17:1-5) que, como Atalia é assassina dos filhos do rei, não do rei desta terra, mas do rei no Universo (Apocalipse 17:6). No entanto, os salvos na história serão aqueles que, como Jeosabeate, foram perseverantes em sua fé e fieis aos Mandamentos de Deus, dispostos mais a morrer que a abandonar o relacionamento com Cristo, O Messias (Apocalipse 2:10; 14:12). O inimigo tem tentado destruir o fiel povo de Deus, isso vai continuar até Jesus voltar (Daniel 12:1); aguardemos a vitória plena, ela é certa e aproxima seu cumprimento! Então, os filhos do rei Jesus vencerão assentar-se-ão com Ele no trono no Céu (Apocalipse 3:21). Prepare-se para viver em breve essa experiência! Heber Toth Armí /


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...