Receba mensagens em seu Email

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Gênesis 23-Comentários

Reavivados por Sua Palavra-
Leitura Bíblica- Gênesis 23
Comentários do Pastor Jobson Santos

A morte de Sara foi uma ocasião de muita tristeza para Abraão. A sua bela companheira de tantos anos, leal, dedicada, obediente, agora descansava o sono da morte. Apesar de ser dez anos mais nova que Abraão, morreu antes dele, talvez devidos a preocupações e atritos tidos em alguns relacionamentos, como nos incidentes com a escrava egipcia. Quando passamos por situações estressantes acabamos encurtando a nossa vida.

Neste capítulo notamos a importância de se cultivar bons relacionamentos. Abraão embora sendo peregrino naquele lugar era tido em alta consideração pelos líderes locais. Eles o chamam de príncipe de Deus, que também quer dizer príncipe poderoso. Grande parte dessa consideração não se devia a riqueza de Abraão em si, mas ao fato dele tratar a todos com bondade e justiça.

O processo de aquisição deste campo funerário também ilustra como Abraão era atento a cultura local. Embora fosse rico e influente, não quis simplesmente fechar negócio sozinho com o proprietário das terras. Isto poderia dar margem a dúvidas e má interpretação. Abraão preferiu resolver os negócios diante das autoridades na porta da cidade, seguindo a melhor tradição jurídica de sua época.

Ao estar entre os líderes reunidos no portão da cidade, observe que Abraão não se dirige diretamente ao comprador. Ele pede que os anciãos ali presentes intercedam junto a Efrom, para que lhe venda a caverna de Macpela pelo preço justo.  Provavelmente o preço pedido por Efron tenha sido exorbitante, mas Abraão aceita sem reclamar ou pedir desconto. A importância da aquisição daquele pedaço de terreno para sepultar a sua amada esposa era maior do que qualquer exploração no preço do campo.

Abraão pesa o valor em prata solicitado e entrega ao vendedor na presença dos líderes hititas. Recebe então a confirmação de que é o novo proprietário. A transação havia sido conduzida com prudência e tato, e de acordo com as leis vigentes.

Uma transação comercial bem feita traz consequencias por muitos anos. Aquele campo sepultou não somente a Sara, mas mais tarde também a Abraão, Isac, Lia, José, e outros familiares e descendentes de Abraão.


A lição que fica para nós é: cultivemos bons relacionamentos. O tato e a consideração para com a cultura daqueles que nos cercam beneficiarão não somente a nós, mas também a nossos familiares e descendentes./.Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...