Receba mensagens em seu Email

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Gênesis 5- Comentários Bíblicos

Reavivados por Sua Palavra


Leitura Bíblica :Gênesis 5

Neste capítulo a Bíblia nos apresenta um relato do número de anos que Adão e seus descendentes viveram. A maioria viveu aproximadamente 900 anos. De Adão a Noé encontramos registradas 8 gerações, a maioria delas convivendo com as demais gerações.

Você pode imaginar o privilégio que o tataraneto de Adão Maalael teve de se encontrar com o seu ancestral maior e aprender de sua experiênca e ouvir suas histórias? Ter uma família, possuir descendentes é uma das maiores alegrias desse mundo. Agradeça a Deus pelos seus parentes e familiares. /por Pr. Jobson Santos/

O que aprendi com Gênesis 5

Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. Gênesis 5:24, NVI.

O quinto capítulo do livro de Gênesis registra a existência das primeiras gerações de vida humana na Terra. A leitura soa como um canto fúnebre em que se repete “e morreu” várias vezes. “[Adão] viveu ao todo 930 anos e morreu”; “[Sete] viveu ao todo 912 anos e morreu”; e assim por diante (v. 5, 8). De repente, a sequência é quebrada. Enoque, a sétima geração desde Adão e pai de Matusalém, não morreu. Deus simplesmente o arrebatou.

Quem foi esse homem que andou com Deus e, após 365 anos na Terra, foi trasladado para a vida eterna? Que tipo de vida ele levou para dar à humanidade a esperança de que a temível maldição da morte não segurará para sempre todos nós em suas gélidas garras?
Sabemos tão pouco a respeito desse homem. Além do registro fúnebre de Gênesis, Enoque foi mencionado, rapidamente, em apenas dois outros lugares na Bíblia. O livro de Hebreus nos diz que ele “não experimentou a morte. [...] Pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus” (Hb 11:5). No livro de Judas lemos que Enoque profetizou o julgamento iminente do Senhor sobre os ímpios (Jd 14, 15).

A característica mais intrigante de Enoque, no entanto, é a encontrada no primeiro relato: “Enoque andou com Deus”. Isso aconteceu nos dias que antecederam o dilúvio, período em que homens e mulheres extremamente inteligentes mergulharam de cabeça numa vida de violência e imoralidade, utilizando seu poder criativo para inventar novas expressões do mal. Em meio a essa geração, um homem se manteve afastado da iniquidade. Ele escolheu a Deus; Deus tornou-Se seu melhor amigo. E por fim Deus lhe concedeu a suprema demonstração de Sua graça. Levou Enoque para habitar com Ele.


Querido Deus, permita-me andar contigo hoje. [escrito por William G. Johnsson]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...