Receba mensagens em seu Email

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Gênesis 20-Comentários

Reavivados por Sua Palavra-

Leitura Bíblica- Gênesis 20
Comentários:

Abraão e Sara chegam em Gerar. Uma nova fase, um novo país, novos desafios a peregrinação continua sob a bênção do Senhor. Contudo, o coração de Abraão o trai, diante de uma forte ameaça. O Rei de Gerar, Abimeleque, se engraçou com Sara e com medo de morrer Abraão diz que sua esposa Sara era apenas sua irmã. Sim, Sara de fato era meio irmã de Abraão mas ele usou isso de forma mentirosa. Deus mais uma vez, misericordiosamente, salva Sara e Abraão de um tremendo apuro e envergonhados pela mentira recebem uma nova chance. Finalmente Sara dá a luz a Isaque, o filho da promessa. O problema criado com Agar é resolvido e Deus age com misericórdia. O tempo passa, o amor de Abraão por seu filho se torna cada vez mais profundo e nesse contexto Deus faz um pedido estranho e doloroso ao seu servo – Deus pede o seu filho em sacrifício. Claro que o Senhor queria provar o coração de Abrão, mas fazê-lo sentir um pouco da realidade de Deus Pai que daria o Seu Filho em sacrifício pelos pecados da humanidade. São três capítulos maravilhosos que nos ensinam muita coisa sobre como Deus pensa, sente e sonha coisas lindas para os Seus filhos./Pr. Manassés Queiroz/(Introdução a  Gênesis 20 a 22)

Comentários do Pastor Jobson Santos
O grande objetivo de Deus para nós aqui na terra é a construção do nosso caráter para a eternidade. Como um amoroso professor, ele estará trazendo as lições que precisamos aprender vez após vez até que cresçamos naquela área particular.

Abraão e Sara, por exemplo, tinham a fraqueza de contar mentiras, ou meias verdades, quando se sentiam inseguros. Abraão já tinha mentido a respeito da sua esposa ser apenas sua irmã no Egito, o que lhe trouxe um constrangimento enorme. Agora que Abraão chegou a um novo lugar, ele e sua esposa contaram a mesma mentira de sempre: “somos irmãos”.

Como Sara era muito bonita, o temor de Abraão era que as pessoas ímpias do lugar o matassem para ficar com ela. Agora que eles se mudaram para a região de Gerar, o rei daquela cidade, Abimeleque, tomou a Sara para ser sua esposa. No entanto, antes que o rei se envolvesse sexualmente com Sara, Deus falou com ele através de um sonho para que não cometesse o pecado de se envolver com uma mulher casada.

Abimeleque respondeu dizendo que não sabia que ela era casada, ao que Deus confirmou: “sim, eu sei que você fez isso com a consciência limpa”.

Para Deus é muito importante que vivamos à altura do conhecimento que temos. A nossa consciência deve estar sempre limpa. Jamais devemos fazer alguma coisa que a nossa consciência nos diz que é errado.

O diálogo de Deus com Abimeleque revela também como Deus protege aqueles que o amam, mesmo apesar de suas falhas de caráter. Deus deixou claro para Abimeleque que Abraão era um profeta, cujas orações eram ouvidas por Deus, e portanto ao tratar a Abraão com justiça e bondade Abimeleque estaria garantindo a sobrevivência e a prosperidade do seu próprio povo.

As ações de Deus estavam em harmonia com a aliança feita com Abraão “abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” (Gênesis 12:3). Mesmo Abraão vivendo abaixo do ideal de Deus para Ele, estava sendo abençoado. Imagine quão mais seria abençoado se vencesse cada uma de suas faltas de caráter!

Para Abimeleque Deus falou através de um sonho. Para Abraão Deus falou através das circunstâncias. Como Deus está revelando a vontade dEle para você?

Querido amigo, existe alguma coisa em sua vida que não está em harmonia com a lei de Deus? Acerte o quanto antes para que você possa ter não somente uma consciência limpa, mas também um procedimento correto. As intenções são importantes, mas as ações são mais importantes ainda.


Senhor, mostra-me as minhas falhas para que eu possa corrigi-las e crescer a Tua semelhança.  /Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...