Receba mensagens em seu Email

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Gênesis 19- Comentários Bíblicos

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica - Gênesis 19
Comentários do Pastor Jobson Santos

Os três homens que foram visitar a Abraão eram seres celestiais. Um deles era o próprio Senhor Jesus e os outros dois, Gênesis 19 esclarece, eram anjos em forma humana.

Quando os dois emissários chegaram a Sodoma Ló insistiu com eles para que ficassem em sua casa, pois seria perigoso demais passar a noite na praça. Apesar da influência corruptora daquela cidade, Ló ainda mantinha aquela hospitalidade costumeira aprendida com seu tio Abraão.

No meio da noite, um grande número de homens da cidade insitiram com Ló para que lhes entregasse os visitantes para que abusassem sexualmente deles. Estavam a ponto de quebrar a porta a fim de alcançarem os seus objetivos. Foi aí que o poder dos anjos se manifestou, ferindo de cegueira aqueles homens, impedindo-os de entrar.

Os anjos disseram a Ló e a sua família que precisavam sair rapidamente da cidade, pois esta seria destruída. Foi com muito custo que os anjos conseguiram tirar da cidade a Ló, sua esposa e suas duas filhas. Os genros de Ló não quiseram ir, consideraram absurda a ideia de um julgamento divino.

A frase que mais me chama a atenção no relato de Gênesis 19 é o verso 29: “Quando Deus destruiu as cidades da Planície Ele lembrou-se de Abraão e tirou Ló para fora da catástrofe”. Abraão orava por seu sobrinho, pedindo a Deus que lhe abençoasse. E em consequência das suas orações a bênção de Deus veio sobre Ló.

As vezes você acha que suas orações não mudam nada? Não pense assim. “A suplica do justo pode muito em seus efeitos” Tiago 5:16. A vida de Ló e sua família foi poupada graças as orações de Abraão.

O relato mostra que Deus atende as orações, mas também nos concede liberdade para decidirmos receber completamente suas bênçãos, rejeitá-las ou mesmo receber apenas um pequena porção delas. A mulher de Ló pensou tanto nos prejuízos materiais que teria deixando Sodoma, olhou para trás, e foi destruída. O próprio Ló, passou a viver com medo de tudo e de todos e foi viver numa caverna. Suas filhas, com a auto-estima baixa e a moral comprometida pensaram que a única solução para os problemas delas seria tornarem-se mães a qualquer custo. Triste relato de uma família que serviu a Deus pela metade. Foram salvas do fogo e do enxofre, mas não foram salvas de suas próprias tolices e fraquezas.

Essa história é um convite a reflexão. Em que pontos estou deixando de ouvir a voz de Deus, que me pede coisas para o meu próprio bem?


Minha oração: Senhor, quero seguir os Teus planos para mim. Livra-me da influência corruptora da cultura ao meu redor. Livra-me de mim mesmo. Ajuda-me a sempre atender a doce voz do Teu Espírito. /Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...