Receba mensagens em seu Email

terça-feira, 28 de julho de 2015

Gênesis 17-Comentários Bíblicos

Reavivados por Sua Palavra-

Leitura  Bíblica -Gênesis 17
Comentários do Pastor Jobson Santos

Após Deus ter chamado Abraão em Ur dos Caldeus, passaram-se mais de 20 anos, talvez 30, até que ele e sua casa estivessem prontos para uma nova etapa no relacionamento com o Senhor, a etapa da compreensão da grandeza de Deus, da obediência por amor, do compromisso amadurecido.

A fim de marcar esta nova etapa na vida de Abraão diversos acontecimentos significativos aconteceram. Deus se apresenta com um novo título, mudou o nome de Abrão para Abraão e o nome de Sarai para Sara, prometeu-lhes dar um filho e estabeleceu uma aliança eterna com eles.

Esse momento foi tão importante que o Criador veio pessoalmente até Abrão e se apresentou como “El-Shaddai” - o Deus Todo Poderoso. Ele tinha um presente especial para Abrão através do qual o seu servo compreenderia que não há impossíveis para o Senhor.

A aliança entre Deus e Abraão tinha alguns componentes. O principal é que Deus se propunha a ser o Deus dele e dos seus descendentes. Além disso Deus lhes daria a terra de Canaã como propriedade perpétua. E como sinal externo desse relacionamento de confiança todo macho deveria ser circuncidado.

Toda comunidade necessita de símbolos. E a comunidade dos filhos de Abraão teria este simbolo: a circuncisão.

Quando Deus disse a Abraão que Sara, sua mulher, lhe daria um filho Ele reverentemente prostrou-se em gratidão, mas em seus pensamentos mais profundos começou a rir. Ficou pensando: “Poderá Sara dar a luz aos noventa anos?” Se estivéssemos no lugar de Abraão provavelmente reagiríamos com igual surpresa.

Fico imaginando o Criador contemplando a Abraão em sua incredulidade infantil. Provavelmente Deus sorriu e pensou: “daqui a um ano você compreenderá, Abraão, que nada é impossível para mim. Daqui a um ano, quando você estiver com o seu filho Isaque nos braços, a sua alegria será tão grande que você vai rir novamente, mas desta vez de felicidade. E então compreenderá de uma maneira mais profunda que eu Sou o Deus todo-poderoso para você”.

O próprio nome “Isaque”, o qual significa “Ele ri”, é uma perpetua lembrança de que quando Deus se revela temos dificuldade de acreditar, pensamos: “é bom demais para ser verdade!”


Em sua jornada neste mundo esteja certo de uma coisa: Deus está ansioso para lhe fazer rir de felicidade. /Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...