Receba mensagens em seu Email

domingo, 26 de julho de 2015

Gênesis 10

Reavivados por Sua Palavra

O Mapa das Nações

Hoje vamos dar sequência com a nossa leitura diária estamos lendo Gênesis 10.

Em Gênesis nós temos a mais antiga e remota história da humanidade.Este capítulo é um documento antigo que relata as origens das raças, línguas, e divisões geográficas.

 Leeia o comentário do Dr.William F. Albright , autoridade em arqueologia do Novo Oriente em relação a este capítulo:

"Eles se mantém como únicos na literatura antiga, e sem nenhum paralelo, mesmo entre os Gregos, onde nós temos um tratamento tão minucioso de uma divisão de povos numa estrutura genealógica... A Tabela das Nações permanece como um documento surpreendentemente preciso".

COMENTÁRIOS DO LIVRO DE GÊNESIS

Comentário feito pelo Pr. Jobson Santos : 

O que aprendi com Gênesis 10:

Ter um filho é um tesouro de valor incalculável. Agora imagine ter três filhos, ou cinco ou dez!

Noé teve três filhos e com a bênção de Deus estes se multiplicaram e se constituiram famílias e clãs (grupos de famílias) e povos.

Posso imaginar o sorriso de Deus ao ver as diversas famílias se espalhando pela terra. Ao redor de cada família íam sendo agregadas noras e filhos e servos e a comunidade ia crescendo. A maioria deles eram nômades, buscando as melhores pastagens disponíveis para seus rebanhos.

Com o tempo cada clã, ou grupo de descendentes, começou a exibir qualidades diferentes.

Alguns se tornaram especialistas na construção de barcos e tudo o que é necessário para a navegação marítima. Outros desenvolveram lideranças fortes como Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra.

Algumas habilidades surgiam a partir do propósito de ajudar os outros. Outras habilidades se desenvolveram como resultado de um desejo de dominar sobre os demais e adquirir poder.

Posso imaginar a tristeza de Deus ao ver pessoas explorando seus semelhantes em nome da construção de um império ou de um nome. Ninrode, por exemplo, construiu um reino expansionista que se iniciou em Babel e se espalhou por toda a Assiria.

O capítulo 10 de Gênesis nos convida a valorizar a família e os relacionamentos. Somos seres sociais e precisamos de apoio uns dos outros para alcançarmos a sobrevivência, nos protegermos mutuamente e sermos felizes.


Que o Senhor nos ajude a vivermos mais para servir do que para sermos servidos. Que possamos valorizar a cada ser humano, não importa a que nação pertença, pois, afinal, somos todos irmãos./Pr. Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...