domingo, 30 de outubro de 2016

Jó 41 Comentários Pr. Heber Toth Armí

Jó 41
COMENTÁRIOS Pr. Heber Toth Armi  

 O que é Leviatã? Muitos almejam saber quem é esse monstro marinho, cuja “descrição mais longa... aparece em Jó 41:1-34 [...]. A única interpretação alternativa de qualquer significado considera o leviatã como sendo monstro mitológico, que talvez deva ser identificado com o dragão-caos babilônico, Tiamate. A palavra é cognata do termo ugarítico lotam, o mostro de sete cabeças...” (J. D. Douglas).

Ampliando o assunto Charles F. Pfeiffer e Howard F. Vos e John Rea declaram que “uma coisa é descobrir o significado literal do termo Levitatã, e outra coisa muito diferente é determinar o seu uso em sentido figurado ou simbólico. Na mitologia dos povos mediterrâneos, parece haver uma referência bastante difundida a um grande monstro capaz de devorar em grande escala. Essa criatura de muitas cabeças também tinha as feições de uma serpente. Semelhante ao leviatã do Salmo 74.14 é o cananeu Lotã de sete cabeças, de Ras-Shamra, ou da literatura ugarítica de aprox. 1700-1400 a.C.”

E mais, os mesmos autores dizem: “Embora Jó 41.1 e o Salmo 104.26 pareçam não ter qualquer importância simbólica, é possível que o Salmo 74.14 e, certamente Isaías 27.1, estejam realmente ligando o leviatã com as forças do mal (ou até mesmo especialmente com Satanás) que serão sem dúvida destruídas  pelo poder de Deus no dia do Juízo Final [...]. O NT reflete a figura do leviatã em Apocalipse 12.9, onde Satanás é chamado de ‘grande dragão’ e ‘antiga serpente’”.

Os pontos relevantes:

• Tanto Jó ou qualquer outro ser humano é incapaz de controlar ou dominar uma criatura gigante, seja esta real ou uma figura de Satanás.
• Deus está acima de todo poder, toda criatura e toda potência que existe em qualquer lugar do Universo.
• Qualquer ameaça real, mitológica ou imaginária que desafie qualquer mortal está sob a regência de Deus, o qual é onipotente e soberano sobre tudo.
• O ser humano incapaz de lidar com criaturas ou crenças desafiadoras pode contar com um Deus que pode todas as coisas.
• Sendo Deus todo-poderoso, Ele é nossa única segurança e solução para nossas angústias, sem Ele nós mesmos criaríamos fantasmas para nos amedrontar.
• Deus tem controle até sobre a vida do diabo; com Deus inclusive o mais fraco dos seres humanos estará seguro.

Importa mesmo reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...