quinta-feira, 5 de junho de 2014

Convertei-vos- Jeremias 35


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Jeremias 35
Convertei-vos
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Você não gosta de ser comparado, não é? Principalmente se for com alguém melhor que você. Entretanto, vamos fazer uma comparação entre Deus e Jonadabe com base em Jeremias 35:

1. Deus queria o bem de Seu povo; Jonadabe também.
2. Deus deu orientações a Seu povo; Jonadabe também.
3. Deus revelou poder sobrenatural; Jonadabe não possuía poderes sobrenaturais.
4. Deus operou maravilhas outorgando bênçãos; Jonadabe não operou maravilhas.
5. Deus é poderoso; Jonadabe não.
6. Deus lembrava Seu povo constantemente dos compromissos; Jonadabe morreu.

Quem tinha mais razões para obedecer: Israelitas ou recabitas? Porém, após quase 300 anos de sua morte, os recabitas seguiam fielmente a Jonadabe. Já os israelitas constantemente se rebelavam contra Deus. Veja o contraste:

1. O povo de Deus se esquecia dEle; os recabitas não esqueciam de Jonadabe.
2. O povo de Deus duvidava e negligencia Sua vontade; os recabitas nem questionava as regras de Jonadabe.
3. O povo de Deus era desleal a Deus; os recabitas eram leais a um homem morto.

Por você acha ser tão difícil ser fiel a Deus? Como podemos melhorar nossa fidelidade?

Leia Jeremias 35 com oração! O que aprendemos deste relato? O próprio texto responde: A desobediência atrai a ira de Deus; a obediência atrai bênçãos. O infiel povo de Israel seria levado cativo, os fiéis recabitas sempre teriam alguém que estaria na presença de Deus. 

Deus cumpriu essa promessa, veja: No livro “O Grande Conflito” relata o diário do Dr. José Wolf, que durante 24 anos, de 1821 a 1845 viajou pela África, Ásia e Estados Unidos pregando sobre a doutrina da segunda vinda de Cristo. À página 362 encontra-se a seguinte informação: “Os árabes do Iêmen, diz ele, ‘acham-se de posse de um livro chamado ‘Seera’, que dá informação sobre a segunda vinda de Cristo e Seu reino em glória; e esperam ocorrerem grandes acontecimentos no ano de 1840’... ‘No Iêmen... passei seis dias com os filhos de Recabe. Não bebem vinho, não plantam vinhedos, não semeiam, e vivem em tendas; [mais de 2000 anos depois de Jeremias] lembram-se do bom e velho Jonadabe, filho de Recabe; e encontrei em sua companhia filhos de Israel, da tribo de Dã, ... que esperavam com os filhos de Recabe a breve vinda do Messias nas nuvens do Céu’”. 

Desobediência resulta em maldições e obediência em bênçãos. Deus honra aos fieis! Então, seja um deles!

Contrastes nos chamam a atenção, nos levam à reflexão! É isso que vemos em Jeremias 35. Vamos ampliar as aplicações do capítulo e os contrastes de nossa vida. 

Você passa mais tempo correndo atrás do dinheiro ou buscando a Cristo? Você passa mais tempo diante da TV e computador ou na presença do Senhor? Você tem tempo para muitas coisas e não tem tempo para a oração? Filmes, novelas e futebol ocupam mais tempo que a leitura e estudo da Bíblia? Os teus hobbies são mais interessantes que os cultos da igreja? Em tua agenda a prioridade não são as coisas espirituais, mas as coisas materiais? 

O materialismo te consome muito mais que o evangelismo? Tuas ofertas são como esmolas diante dos filmes que você aluga ou gasta em coisas supérfluas? A quem você serve, a Deus ou ao mundo? Para, pastor, você deve estar pensando... bom, é esta a realidade; triste realidade. Temos de aprender com os recabitas, por isso Deus inspirou o capítulo 35 de Jeremias. 

Agora é preciso orar: "Senhor, reconheço, não Te priorizo em minha vida. Não tenho mantido um relacionamento sério conTigo. Sou infiel, ingrato e indiferente. Mas quero mudar isso hoje, agora mesmo. Por isso, além de pedir perdão, peço a Tua graça e misericórdia para viver diferente, como Tu queres que eu viva e me ensinas em Jeremias 35. Em nome de Jesus, amém"
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...