quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lamento do Profeta- Jeremias 20


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 20
Lamento do Profeta
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

É bom ser cristão quando tudo está como você gostaria. Mas o problema surge quando todos estão errados, quem acerta é considerado culpado. Para um mundo injusto, o justo é o problema. Religiosos auto-enganados não suportam verdadeiros servos de Deus. 

Leia Jeremias 20. Pasur, um líder religioso (sacerdote), aprisiona Jeremias por causa de suas eloquentes pregações e o espanca. Liberto da prisão, Jeremias proclama castigo contra Jerusalém, Judá e Pasur. Jeremias se apega a sua fé, mas logo titubeia. Está tudo tão difícil! O profeta se sente coagido por Deus, decide parar de profetizar devido ao resultado negativo. Mesmo tendo a Deus como Sua proteção, ele acha que teria sido melhor se não tivesse nascido. Tudo isso faz com que sua fé cresça, amadureça e fortaleça. Ele se satisfaz com Deus e continua seu ministério. 

As palavras de Jeremias neste capítulo se assemelham em muito às palavras de Jó quando afligido por Satanás. Este mundo está sendo regido pelo diabo; a sociedade jaz no maligno, e, quem faz a vontade de Deus é considerado oposição. É melhor estar em oposição ao mundo, mas nunca contra Deus!

Verdades extraídas de Jeremias 20:

1. Aquele que agrada a Deus dificilmente terá a aprovação dos pecadores, nem de líderes religiosos (vs. 1-2).

2. Aqueles que pensam serem moralistas religiosos devem cuidar para não cair no formalismo entorpecente e tornarem-se alvos dos juízos de Deus (vs. 3-4).

3. Aqueles que não se submetem a Deus ou não respeitam aos servos de Deus, sofrerão terríveis consequências e terão sua casa e família destruída (vs. 5-6).

4. Aqueles que sofrem por fazer a vontade de Deus precisam reajustar Sua fé e entender que, neste mundo, o certo é considerado errado e condenado por isso; porém, para que haja crescimento deve haver franqueza com Deus e abrir-lhe sinceramente a alma (vs. 7-8).

5. Aquele que não joga a toalha sem consultar a Deus, recebe o poder de Sua Palavra que queima como fogo em seu coração, motivando-o a enfrentar toda oposição (vs. 9-10).

6. Aquele que busca a Deus nos momentos críticos deixa de olhar para sua situação opressiva e exalta expressivamente ao nome do Senhor (vs. 11-13).

7. Aquele que vive os planos do Senhor deve entender que nem tudo será perfeito neste mundo imperfeito, que não será fácil cumprir a missão (vs. 14-18).

Apesar de tudo, compensa servir a Deus. Apesar do sofrimento, Deus sustenta!

Você vive num mundo problemático, a tal ponto que se você tentar resolver o problema, as pessoas te considerarão como o causador do problema. Para quem só vê problemas, até a solução é visto como problema. 

Os imorais odeiam os justos, os crentes fieis e os íntegros. Os religiosos perversos odeiam aqueles que pregam e vivem a pura verdade. Os iludidos em suas crenças não toleram a pura Palavra de Deus exposta. Como as pessoas não suportam ser confrontadas, elas não toleram a Bíblia; e, como o fiel servo de Deus é a única Bíblia que muitos lerão, o mundo intentará apagar deles a vida. O brilho da verdade na prática do remanescente incomoda bastante a vida do religioso falso e inconsequente. 

Comentando o nosso capítulo em apreço, Jeremias 20, o teólogo Paul R. House declara: “Jeremias expressa a agonia do remanescente e o faz com uma fé madura, refinada pela experiência. O remanescente tem de estar totalmente satisfeito com a vida na presença de Deus. Nada mais é prometido em tempos assim desesperadores”. 

Portanto, ore sinceramente a Deus: “Senhor, não está fácil Te servir neste mundo vil, mas não quero desistir de Ti. Fortalece-me a fé, dá-me forças para avançar sem retroceder. Pois sei que mais vale agradar a Ti do que à multidão que não quer salvação. Proteja-me que vou até o fim em nome de Jesus. Amém”.

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...