terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A fidelidade de Deus- Salmos 146


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 146
A fraqueza do homem e a fidelidade de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Os Salmos nos ensinam e nos motivam. Nos moldam e nos elevam. Nos fazem pensar e refletir. Você não deve deixar de ler e meditar no Salmo de leitura mundial do dia de hoje... Abra a tua Bíblia no Salmo 146 e deixe que estas palavras inspiradas faça alguma coisa com tua vida:

1. Você deve motivar a ti mesmo urgentemente a ser um adorador do Deus Criador e Salvador diariamente (vs. 1-2)
2. Você deve motivar a outros a urgentemente a confiar plenamente no Deus que é Salvador (vs. 3-10).
Estes dois passos conduzem ao reavivamento espiritual. Mas como fazer isso?
1. Perceba e anuncie que confiar em seres humanos para coisas importantes como a vida é perca de tempo, leva à decepção (vs. 3-4);
2. Reconheça e proclame aos outros que precisamos aprender a confiar em Deus continuamente (v. 5);
3. Incentive a confiança em Deus apresentando Seu poder no reino natural (v. 6);
4. Motive a confiança no planos de Deus mostrando Seu domínio no reino da providência (v. 7);
5. Revele a graça por meio do Salvador Jesus Cristo (vs. 8-9) e Seu reino eterno (v. 10).


Hoje é o último dia do ano de 2013. Cada ano é um tijolinho que você coloca na construção de tua vida; se você construiu torto, ou errado, você não cresceu. Portanto, o próximo ano dependerá muito do que você fez ou deixou de fazer neste ano. Há mais de um ano e meio que um mega projeto mundial começou chamado “Reavivados por Sua Palavra”, o qual consiste na leitura, reflexão e aplicação de um capítulo da Bíblia por dia. Hoje termina o ano, mas não podemos parar de ler a Bíblia. O capítulo de hoje é Salmo 146. Muita gente já foi abençoada com esse projeto, seja você também. Vamos lá, abra já a tua Bíblia. Este Salmo ensina que:

1. Deus é Todo poderoso e eterno Criador, enquanto que os seres humanos, por mais importantes que sejam no mundo, são impotentes e efêmeros (vs. 1-6);
2. O poder de Deus é diferente do poder humano, pois é altruísta, não egoísta; por fazer tudo baseado no amor, promove o bem de todos fazendo justiça aos oprimidos (v. 7), alimentando aos famintos (v. 7), libertando cativos, escravizados dos vícios e pecados (vs. 7-8), e dando atenção aos desprovidos de lar, pais e cônjuges (v. 9);
3. O reino de Deus é eterno, em contraste com os reinos humanos que, por mais que se esforcem, são passageiros (v. 10).

A impiedade, a imoralidade, a injustiça e a corruptibilidade terão fim. Pois, quando Deus reinar para sempre, tudo isso terá fim. Mas, o amor, a bondade, a misericórdia, a alegria e a vida serão ininterruptíveis. Eu aguardo esse dia; cada ano que passa é um ano a menos para esperar. Renove tua esperança hoje, logo esse dia chegará: Deus reinará!

É possível ser feliz num mundo infeliz. É possível sentir alegria num ambiente de tristezas. É possível ter esperança num mundo pleno de desespero. Leia o Salmo 146 e deixe este texto inspirado te iluminar a mente, a vida e o coração, te dando felicidade e grande satisfação. Leia com muita atenção cada frase, medite pausadamente e absorva intensamente seus significados; pois, como disse C. H. Spurgeon, ele “é ‘uma pérola’, um incensório sagrado de incenso santo, exalando um doce perfume”. Após meditar e refletir, ore:

“Deus todo poderoso, Te louvo por Teus cuidados, Tuas bênçãos sobre minha vida. Torna-me cada vez mais um grande adorador que, motivado por Teu Espírito não apenas cante a Ti, mas vida feliz para incentivar e atrair outras pessoas a renderem altos louvores a Teu nome. Sei que nada do que recebo eu mereço, mas sei que Tu mereces um louvor de todo o meu coração. Obrigado por mais um ano e prepare o próximo ano para mim, pois quero servir somente a Ti. Em nome do meu Senhor Jesus, eu oro. Amém!” –

Amigos, tenham um feliz e abençoado 2014!

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

RPSP- Salmos 146


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 146
Comentários de:  Thandi Klingbeil
Minha mãe tem 74 anos e é viúva. Meu pai morreu de câncer de rim quando eu tinha apenas cinco anos e mamãe não se casou novamente. Crescer em uma casa de mãe viúva com três filhos pequenos não foi fácil, mas mamãe sempre disse que nós tinhamos um lugar especial no coração de Deus.

Ela encontrou a força que precisava para criar três filhos no temor do Senhor em passagens bíblicas como o verso 9 (NVI): “O Senhor protege o estrangeiro e sustém o órfão e a viúva…” (ver também Êx. 22:22 e Deut. 10:18).

Algumas vezes as circunstâncias difíceis nos traziam tristeza, mas esses momentos eram superados pela prática de relembrarmos as bênçãos recebidas.

Como diz o verso 5, feliz é aquele que coloca sua confiança e esperança no Senhor.

Somos encorajados a falarmos mais sobre as bênçãos e a exaltarmos o que Deus tem feito por nós: “Se mais louvores de Deus tivessem lugar agora, esperança e coragem e fé aumentariam constantemente” (PR, cap. 15, p. 202).

Sim, todos nós precisamos de mais esperança, coragem e fé nestes dias do fim dos tempos. Louvemos mais a Deus e Lhe demos glória, pois Ele é digno. Amém.

Thandi Klingbeil

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Providência de Deus- Salmos 145


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 145
A bondade grandeza e providência de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Quando mais você conhecer a Deus, melhor será a tua vida. Leia o Salmo 145 e aplique cada um de seus princípios ao teu coração a ponto de transformar-se em teu comportamento. Após meditar em Quem Deus é e o que Ele faz é necessário aprender com o salmista a conhecê-lO e reconhecer o que Ele faz, a fim de que, como servos e adoradores do verdadeiro Deus, tenhamos atitudes corretas diante do Soberano, mas presente, Deus. Os atributos de Deus nos devem impressionar e impulsionar ao louvor e adoração. Portanto, não canta, nem louva a Deus quem não O conhece de verdade. O salmista, depois de exaltar a Deus por Seus estupendos feitos (vs. 1-9), deseja que todos O louvem e O adorem por Seus maravilhosos atributos (vs. 10-20), então encerra com resoluções de continuar louvando ao Soberano Deus (v. 21). Quanto mais você conhecer a Deus, mais e mais você se surpreenderá com Ele. Quando mais você se aproximar dEle, mais se apaixonará por Ele. Quanto mais apaixonado estiveres por Deus, mais nada te impedirá de falar dEle para o maior número possível de pessoas. Quando mais incentivarem as pessoas a reconhecerem os magníficos atributos divinos, mas estaremos nos aproximando de um grandioso e impactante reavivamento espiritual.

Para viver corretamente é preciso ter uma visão correta de Deus. Para viver extraordinariamente é necessário relacionar-se corretamente com o verdadeiro Deus. O louvor expresso a Deus no Salmo 145 é extremamente teológico em sua essência; como teologia é o estudo de Deus, é essencial que a teologia faça parte da vida de todo adorador. O Salmo em consideração nos revela [1] Quem é Deus e, [2] o que Deus faz:
1. Quem é Deus? Deus é grandioso (v. 3), glorioso (v. 5), gracioso (v. 08), bondoso (v. 9), justo e santo (v. 17).
2. O que Deus faz? Deus sustenta e mantêm (v. 14), doa (v. 15), aprovisiona (v. 16), cumpre promessas, ouve, salva (v. 19), e guarda a todos os que Lhe invocam (v. 20).
Os atributos de Deus alcançam o fraco e caído neste mundo e o levanta, tomando os seus fardos e carrega-os (v. 14); alcança os famintos e sedentos, alimenta-os e sacia-os (vs. 15-18); alcança o aflito, perseguido e perdido e salva-os, libertando-os inclusive do pecado e da morte (vs. 19-21). O que tanto impede às pessoas de se renderem a um Deus que faz tanto pelas pessoas, por mais ingratas que elas sejam? E você, vive para este Deus ou para qualquer coisa insignificante que não satisfaz e nem faz nada por te tirar da miséria em que te encontras? Encontre-se com Deus e encontrarás a vida!

O Salmo 145 mostra claramente que, quem conhece a Deus, assume compromisso de lembrar o que traz esperança e transmitir às próximas gerações o testemunho de Sua grandiosidade, graça, bondade, justiça e santidade. Essa é a forma de viver daquele que possui correta visão de Deus e se relaciona com Ele diariamente! Experimente aproximar-te de Deus e teu modo de viver será outro em 2014; aplique desde hoje os ensinamentos do Salmo 145 e viva melhor neste mundo que vai de mal a pior. Seja abençoado(a) por Deus sendo reavivado(a) por Sua Palavra. Ore agora: “Grandioso e soberano Deus, te louvo porque não és como os seres humanos, limitado e egoísta. Pelo contrário, além de administrar todo o vasto e infinito Universo, Te preocupas em sustentar e manter a minha vida, ainda que muitas vezes eu nem estou tão comprometido conTigo. Reconheço que, se não fosse a Tua graça, bondade e fidelidade eu já estaria destruído por meus próprios pecados. Eu estaria perdido se não fosse a Tua Salvação. Por isso, não tenho palavras suficientes para agradecer-Te como mereces; mas vou viver para testemunhar de Quem Tu és e o que Tu fazes. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

RPSP- Salmos 145


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 145
Comentários de:  Thandi Klingbeil
Na prática judaica este salmo acróstico, de louvor a Deus como Rei, era recitado pela manhã e à noite, no momento do sacrifício. Começar e terminar o dia com expressões de louvor e ação de graças é uma prática que pode realmente prolongar a sua vida e mantê-la saudável.

Os pesquisadores não chegaram a um consenso de como isso acontece, mas sabemos que as pessoas positivas e gratas tem maior resistência a doenças, mais bem-estar físico e mental e redução do risco de morte por doença cardíaca. Salomão, o homem mais sábio que já caminhou sobre a Terra, disse: “O coração alegre é um bom remédio” (Provérbios 17:22).

Como Cristãos, o objeto do nosso louvor é Deus. Ele é “misericordioso e compassivo, lento em irar-Se, rico em amor” e “tem compaixão por todos.” Ele não nos trata como merecemos, mas é “amoroso para com tudo o que Ele fez.”

O louvor não beneficia apenas a nós mesmos, não é um assunto apenas entre nós e Deus. Pense no poderoso exemplo que damos e as impressões que passamos aos nossos filhos e às gerações seguintes quando, juntos, celebramos a fidelidade de Deus e Sua realeza em nossas vidas.

Louvar a Deus precisa estar em nossa programação diária, a despeito de nossas circunstâncias atuais. Deus não muda e Sua misericórdia, perdão, amor e fidelidade para conosco são constantes.

Louvai-o! Louvai-o!
Thandi Klingbeil

domingo, 29 de dezembro de 2013

Ações de graça- Salmos 144


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 144
Ações de graça pela proteção de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Quando você olha para o problema não enxerga outra coisa senão a grandiosidade do problema; entretanto, quando você olhar para Deus, automaticamente verás a insignificância do problema. Contudo, o problema do pecador é enxergar e reconhecer a Deus como Senhor e Salvador. Como resolver esse problema? Há preciosas lições para nós, extraídas do Salmo 144; onde Davi, inspirado pelo Espírito Santo, revela que tudo provinha de Deus:
1. Toda habilidade humana, inclusive para a guerra, e para a luta contra o mal, provém de Deus, quando pecadores insignificantes se submetem a seus planos soberanos (vs. 1-4);
2. Toda vitória pertence a Deus, tanto sobre coisas banais como e, principalmente, sobre inimigos invisíveis: o diabo e seus demônios (vs. 5-10);
3. Todo ato de Deus resulta em algum tipo de bênçãos aos seres humanos, sejam na área familiar ou financeira (vs. 11-15).
Dentro de poucos dias despediremos para sempre o ano de 2013, e daremos boas vindas ao novo ano, de 2014. Em que você reconhece a mão de Deus em 2013? Em que você percebe que precisa melhorar a fim de que ao chegar ao fim de 2014 possas reconhecer o quanto Deus fez por você?

Reconhecimento, percepção e discernimento são artigos raros nas mentes modernas saturadas pela vaidade, avareza, ansiedade, estresse e falta de religiosidade verdadeira e profunda. No Salmo 144, Davi, inspirado pelo Espírito Santo, medita sobre a grandiosidade de Deus e a insignificância humana; e, então, idealiza um futuro de tranquilidade e prosperidade pessoal, familiar e nacional tendo a Deus como base de toda e qualquer bênção; tal reflexão todos nós deveríamos fazer também hoje. A vida de quem se entrega totalmente a Deus é diferente de quem o faz superficialmente ou se recusa entregar-se. A família e a cidade que busca ao Senhor terão filhos que crescem graciosamente, terá abundância nos resultados de suas atividades comerciais e diminuirá os crimes, ladrões e imoralidades nas cidades. Querido(a) amigo(a) você deveria dedicar muito mais de teu tempo a Deus que a cursos que te impedem de buscar um relacionamento mais profunda com teu Salvador. É preferível você perder alguma coisa aqui na Terra do que perder tudo lá no Céu. Reflita em oração: Quais são teus propósitos espirituais para 2014? Você precisa se preparar para ser obter vitórias significativas no ano que vêm. Medite mais nas palavras do Salmo 144.

Leia com muita atenção e oração cada palavra e frase do Salmo 144. Já leu? Então agora você está convidado a pensar, meditar e refletir na vida com base em alguns preciosos princípios deste Salmo a fim de que obtenhas vitórias e sejas salvo de tantas coisas que te tem como alvo para destruir-te. Tal como Davi, olhos movidos pela fé deveriam ter toda e qualquer pessoa que se relaciona com Deus através de Sua Palavra. Só assim se reconhece a Deus como fonte indiscutível de toda conquista e vitória, não as frágeis e limitadas habilidades humanas (vs. 1-8). Além disso, aquele que vê a vida com a visão descrita por Davi, encherá o ambiente em que vive de músicas alegres por causa das bênçãos provindas de Deus, as quais resultam em todo tipo de vitórias (vs. 9-15). Agora, quero te incentivar a orar e entregar-se a Deus plenamente para que vivas intensamente os dias do próximo ano que logo, logo, se inicia: “Poderoso Deus, sou frágil e impotente em quase tudo (para não dizer tudo) o que faço, exceto em relação ao pecado que faço bem feito até mesmo sem muito empenho. Por isso, quero te pedir que me ajudes a viver para Ti a fim de que eu supere minhas deficiências confiando em Ti e receba de Ti muitas bênçãos, inclusive da salvação. Assim, terei grandes motivos para reunir minha família mais vezes para ir à igreja render-Te louvores por todas as vitórias a mim concedidas diariamente. Amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

RPSP- Salmos 144


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 144

Comentários de:  Thandi Klingbeil
Neste salmo, Davi reconhece que tudo o que ele era e tinha sido capaz de fazer viera de Deus e de Sua bondade.

Foi Deus Quem fez de Davi um guerreiro bem-sucedido e rei. Foi Deus Quem ganhou suas batalhas.

Hoje podemos não lutar em guerras como Davi, mas  lutamos uma batalha espiritual contra os poderes do mal (Efésios 6:12). Nesta batalha do fim dos tempos precisamos reconhecer Aquele que é o nosso Refúgio, a nossa Rocha, nosso Libertador e nosso Escudo.

É encorajador saber que, apesar de sermos seres finitos e de nossa vida aqui na terra ser apenas um fôlego ou uma sombra fugaz na eternidade, Deus Se lembra de nós. Deus, que se revelou no Monte Sinai através de fumaça, relâmpagos e terremoto, está disposto a mostrar-Se em nossas batalhas com o mesmo poder indiscutível que Ele se mostrou no topo daquela montanha.

Certamente não somos todos abençoados com prosperidade material, crianças saudáveis e bonitas, ou uma vida livre de desastres ou derrotas, mas o último verso resume tudo: quando Deus é o Senhor de nossas vidas, somos abençoados. Assim como Davi, podemos cantar uma nova canção de louvor a respeito de todas as bênçãos que recebemos de Deus.

Thandi Klingbeil


sábado, 28 de dezembro de 2013

Súplica por libertação- Salmos 143


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 143
Súplica por libertação
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Quando você se sentir esmagado por pessoas que abrem a boca para ferir, criticar e condenar é preciso tomar atitudes como Davi.
No Salmo 143 Davi anseia por um tempo a sós com Deus, seu Salvador. Reconhecendo que Deus concedeu vitórias no passado, é preciso pedir livramento, direcionamento e reavivamento espirituais para o presente. Davi nos deixa cinco legados espirituais que para a vida atual são fundamentais:

1. Ore: Saiba orar e esperar, certamente Deus quer te ouvir (vs. 1-4).
2. Lembre-se: Leia a Bíblia para relembrar os atos poderosos de Deus (v. 5).
3. Estenda as mãos: Adore a Deus, exalte o Seu nome (v. 6).
4. Deseje: É preciso querer ouvir a Deus pela manhã para saber o que fazer durante o dia (vs. 7-9).
5. Queira avivar-se: É imprescindível reconhecer a necessidade de ser avivado ou reavivado (vs. 10-12).
Você já buscou a salvação? Você a encontrou? Você está, atualmente, vivendo a verdadeira essência da salvação? Pense, ore, medite e prepare-se para ser reavivado pelo poder do Espírito Santo. Encontra a salvação aquele que busca a Deus de todo coração como a terra seca anseia pela chuva (vs. 6, 9). Você já buscou a salvação? Você a encontrou? Você está, atualmente, vivendo a verdadeira essência da salvação? Pense, ore, medite e prepare-se para ser reavivado pelo poder do Espírito Santo.

O reavivamento passa por caminhos espirituais designados pela Palavra de Deus. Abra a Bíblia no Salmo 143 e ouça o que o Espírito de Deus quer te falar em cada um dos seus 12 versos. Veja os seguintes pontos:
1. Nunca se começa um reavivamento sem oração incessante (v. 1)
2. Não há como alcançar reavivamento sem entender a salvação pela graça (v. 2).
3. Não é possível ser reavivado pelo Espírito Santo sem confissão a Deus (vs. 3-4).
4. Não se pode preparar para ser reavivado pelo poder do Espírito sem meditação na Palavra de Deus e nos Seus feitos no mundo (v. 5).
5. Não há forma de almejar o reavivamento sem ter o coração sedento por Deus (vs. 6-7).
6. Não se alcança reavivamento sem disposição para levantar cedo para buscar orientação divina para seguir o caminho certo durante o dia (vs. 8-9).
7. Não é possível experimentar o pleno efeito do reavivamento sem entrega total à vontade de Deus e sem uma dependência constante do Espírito Santo (vs. 10-11).
8. Não há transformação do coração, nem do ambiente sem reavivamento espiritual que resulte em reforma espiritual de verdade (v. 12).

O Salmo 143 é um poema de alguém que sabe o que realmente é importante. Ignorando todas as coisas supérfluas, Davi, o escritor do Salmo faz três pedidos a Deus, os quais devem fazer parte daqueles que realmente valorizam o que tem verdadeiro valor:
1. Diante dos inimigos, numa situação sem solução, quando a depressão surge é preciso pedir que Deus te salve (vs. 1-2, 5-6, 11-12).
2. Diante da incerteza quanto ao futuro, peça que Deus te revele o quê fazer e qual caminho seguir (v 8)
3. Diante do que Deus oferece peça que Ele te ensine por meio de Seu Espírito a fazer a Sua vontade (v. 10).
A salvação é a maior missão de Deus aqui neste mundo. Jesus salva ao perdido, aflito e depressivo. Ele não salva ninguém de nada com base na justiça ou nas obras do pecador (v. 2). A salvação não é de graça, é um plano ousado e precioso demais. Mas as obras válidas são as obras divinas (vs. 1, 5, 11-12). Encontra a salvação aquele que busca a Deus de todo coração como a terra seca anseia pela chuva (vs. 6, 9). Diga a Deus:

“Pai de amor, não tenho me submetido ao Senhor como deveria. Salva-me por tua graça de minha própria desgraça. Reaviva-me por Teu Espírito. Em nome de Jesus, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

RPSP-- Salmos 143


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 143
Comentários de:  Thandi Klingbeil
Nesta oração o salmista ora por perdão. Ele se aproxima de Deus, conhecendo seus pecados e sabendo que a justiça de Deus pode ocultá-los.

Deus não tem netos – somente filhos. Todos nós precisamos da experiência pessoal de nos aproximar do trono da graça e receber o perdão. Nossa experiência com o Todo-Poderoso não pode ser uma relação de segunda mão. “Quando você tem confiança no Poderoso, a sua experiência não é emprestada, é a sua própria ” (Exaltai-O , p 185 ).

O anseio por uma profunda compreensão pessoal de Deus surge de uma sede interior que só pode ser acalmada por Deus. Este desejo é tão grande que o salmista se compara a uma terra sedenta por chuva. É um milagre contemplar o que a chuva pode fazer pela terra seca e ver como a nova vida brota do pó.

Temos uma maravilhosa promessa em Isaías 55:10 -11 que a Palavra de Deus para nós é como a chuva para a terra e trará momentos de refrigério e nova vida.

Deus espera ansiosamente querendo que O desejemos de todo o nosso coração. Que possamos ir a Ele com o coração contrito, lendo Sua palavra e experimentando Sua fidelidade e perdão em um nível profundamente pessoal.

Thandi Klingbeil

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Em meio ao perigo- - Salmos 142


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 142
Em meio ao perigo
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Para os tristes, é possível, mesmo diante das crises da vida, superar todos os desafios e ser felizes. Leia, reflita e medite em cada verso do Salmo 142 e aplique suas maravilhosas lições em tua vida:

1. Quando teu clamor estiver cheio de angústia, clame apelando para o amor e misericórdia de Deus que Ele te ouvirá (vs 1-2).
2. Quando você estiver se sentindo só e abandonado, quando lutar deixou teu espírito esmagado, ainda que inimigos te ameacem, descanse em Deus, confie em Sua sabedoria e poder (vs. 3-4).
3. Quando não existe nenhuma luz no fim de túnel e tudo parece impossível, olhe para Deus que para resolver uma situação terrível, deu Seu Filho para morrer em lugar de Seus filhos pecadores. Assim, ainda que os inimigos e a situação seja mais forte que você, Deus é o Deus que não conhece impossibilidades (vs. 5-7).

Dividido em três partes, o salmo tem uma invocação introdutória: Uma oração, uma urgência e uma certeza (vs. 1-3); em que apresenta a angustia do salmista, por sentir-se: perseguido, abandonado e exausto (vs. 4-5); em que revela fé pedindo que Deus: escute, livre sacie em sua aflição (vs. 5-7).

Nestes dias de celebrações, alegria e visitas... como você está? Como você está se sentindo? Abandono, solidão, tristeza, impaciência, desânimo, como se estivesse no fundo do poço tentando sair e não consegue? Você sente que a vida parece um emaranhado de problemas que não podem ser resolvidos?

 Tua sensação é estar atolado, afogando-se em meio às lágrimas e à escuridão que invade e alma? Se esta é a tua realidade neste final de semana e de ano, abra a tua Bíblia no Salmo 142 e preste atenção em cada detalhe desta composição:

1. Independente da profundidade em que você afundou nas situações complexas da vida, erga tua voz ao Céu e clame ao Senhor, suplica ajuda; derrame perante Deus a tua queixa e exponha-Lhe tudo o que vai em tua alma (vs. 1-2).

2. Além de lembrar-se de Deus ao estar no fundo do poço e clamar por Ele, exponha tudo a Ele em oração. Não guarde mágoas e rancores dentro de teu coração que não é latão de lixo, nem depósito de entulhos. Jesus morreu para desfazer o teu lixo. Ele quer limpar o teu caminho e ser o teu refúgio (vs. 3-4).

3. Por fim, entregue todo o teu caso a Deus, confie e creia de todo coração que Ele te fará bem, muito mais que o bem que você almeja. Peça que Deus te livre do mal e te liberte do mar das aflições (vs. 4-5).

Após seguir estes passos, apresente a razão pela qual você deseja ser liberto (v. 7). Se for verdade, diga a Deus que você quer ser livre para louvar o Seu nome; e os justos te rodearão para ouvir o bem que Deus fez por você...

O padrão para sair sobrenaturalmente de um beco sem saída está no Salmo 142. Quer saber? Então abra a tua Bíblia e aplique cada uma das lições deste Salmo a tua vida e serás salvo.

Há três passos a serem seguidos para sair do fundo de um poço ou encurralado pelas circunstâncias injustas da vida:

[1] Clame a Deus;
[2] exponha tuas queixas perante Deus, e,
[3] mostre a Deus as razões pelo qual você quer a Sua ajuda.

Cada um desses pontos revelam a tua fragilidade, a tua inabilidade e a tua ignorância diante da complexidade da vida neste mundo arruinado pelo pecado. Além disso, cada uma das três partes dos pedidos revelam a necessidade de plena dependência de Deus.

Ninguém consegue se ver livre das suas aflições sem a dependência do Senhor. Ir a Deus e depender dEle deve ser o objetivo da oração de todo cristão que passa por tribulações e perseguições e almeja ter boas razões para louvar e testemunhar do poder do Senhor.

É bom lembrar que muito de nosso sofrimento vem de nossa independência de Deus e muita dependência do eu. É muito importante dar atenção às lições do fracasso para não se afundar ainda mais.

Dependa de Deus e vença!

Clame agora: “Senhor, preciso aprender a confiar mais em Ti quando estou em becos sem saída. Dá-me a certeza que Tu és a saída para toda a situação, por isso me oferece o plano da salvação. Livra-me daquilo que me prende a fim de que eu Te louve hoje, o dia inteiro. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

RPSP- Salmos 142


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 142
Comentários de:  Thandi Klingbeil
Em 2012, mais de 44 milhões de pessoas na América do Norte sofriam de solidão. As estatísticas mostram que o número de pessoas que sofrem de solidão em uma escala mundial tem aumentado ao longo das décadas.

A solidão tem sido definida como “uma resposta emocional complexa e geralmente desagradável ao isolamento.”A solidão pode ser complexa, porque suas causas são complexas –  podemos estar em uma sala cheia de pessoas e ainda experimentar a solidão, ou seja, o isolamento não é sempre geográfico ou físico.

Neste salmo, Davi está sozinho. Ele está sendo perseguido por Saul e se esconde em uma caverna, possivelmente em Adulão (1 Samuel 22:1, 4) ou En Gedi (1 Samuel 24:1-22). Ele está esgotado, desanimado, deprimido (v. 3, 4, 6), e, em certo, sentido aprisionado (v. 7). E se sente tão desesperadamente sozinho – “…ninguém se preocupa comigo” (v. 4 NVI). Este é o homem segundo o coração de Deus em um ponto realmente baixo de sua vida.

Não precisamos nos envergonhar de não estarmos bem – todos temos momentos em nossas vidas quando nos sentimos sem esperança, desanimados, solitários e até mesmo deprimidos.

O que Davi faz neste momento aparentemente escuro e sem esperança? Ele busca a Deus? Sim, ele faz isso. Mas há ainda mais. Ele busca a Deus com confiança. Mesmo que ele duvide de tudo em sua vida, Davi sabe que Deus conhece o seu caminho (v. 3) e está no controle de sua vida.

Davi se volta para Deus, reconhecendo que Ele é o único lugar de refúgio (v. 5). O único lugar onde Davi está seguro. Nós, também, só estaremos a salvo do inimigo na presença de Deus.

Davi se volta para Deus com suas prioridades corretamente definidas. Davi sabe que Deus é o seu quinhão [a sua herança] (v. 5 ARA).  A palavra quinhão refere-se ao terreno destinado às tribos de Israel. Os levitas não receberam parte – O Senhor era a sua herança (Números 18:20). Da mesma forma, Davi se volta para Deus admitindo que as posses materiais não são uma prioridade – o amor e a presença de Deus são a sua maior herança.
Thandi Klingbeil

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Prepare-se para vencer-Salmos 141


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 141
Prepare-se para vencer
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Considere cada um dos pontos abordados no Salmo 141. Faça deste Salmo o teu alvo para 2014:

1. Com relação às minhas mãos, elas precisam ser levantadas todos os dias em direção a Deus, símbolo de incessante oração (vs. 1-2). Em todo o Salmo, 29 vezes o verbo clamar se refere a Deus apontando que, se alguém quiser vencer na vida, precisa clamar ao Deus da Bíblia.

2. Em relação à minha boca, peço que Deus a feche se for para falar mal de alguém, e, a abra para exaltar e testemunhar do meu Salvador (vs. 3-4).

3. Com relação ao meu coração, suplico que Ele seja moldado, orientado e corrigido por Deus ou por Seus instrumentos presentes no mundo (vs. 5-6).
4. Em relação à minha cabeça, que seja ungida com excelente óleo da correção dos justos, e fique longe do óleo (influência) dos ímpios, pecadores e perversos (vs. 5-6).

5. Com relação aos meus olhos, que eles estejam sempre fixos no Senhor, meu Salvador; a fim de que diante de qualquer oposição, desafio ou dor eu encontre segurança e esperança (vs. 7-10).

Se você, deseja, verdadeiramente, vencer, é preciso atender às palavras de Quem conhece o caminho da vitória. Para se obter vitórias na vida, há três recursos disponíveis listados na Palavra de Deus, no Salmo 141, que nunca deveriam ser ignorados. Se praticados, o novo ano trará novas vitórias:

1. Preste atenção à correção que provem dos lábios dos justos (vs. 5-10).

2. Ore entregando toda situação complexa e delicada Àquele que sabe e pode resolver tudo (vs. 5-7).

3. Confie plena e constantemente em Deus na certeza que Ele cuida e conduz a Seus servos à vitória (vs. 8-10).

A vitória é certa para quem toma decisões certas. A vitória é garantida para aqueles que confiam nAquele que garante o cumprimento de Suas promessas. Prepare-se desde já para ter um novo ano de muitas vitórias... A tua atitude nestes últimos dias do ano de 2013 determinarão a tua vitória ou a tua derrota no ano de 2014. Propõe agora, em teu coração, viver cada uma das lições presentes em cada um dos dez versos do maravilhoso Salmo 141 que está em forma de oração. Olhe cada verso como resoluções para serem aplicadas em teu coração e à tua vida. Seja sábio aplicando estas sábias palavras em tuas decisões diárias e terás vitórias diárias...

Os pontos destacáveis do Salmo 141 podem ser usados como resoluções a serem seguidas num novo ano que logo se inicia. Estes dez versos deverias ser colocados na porta da geladeira ou no espelho do banheiro para nunca serem esquecidos. Estes princípios deveriam ser praticados todos os dias não só do ano, mas toda a vida do cristão. Leia você mesmo e faça de cada verso uma oração tua diretamente a Deus. Reflita em cada palavra e espere a resposta de Deus se for realmente isso que você quer. Diga a Deus agora mesmo em oração: “Senhor, a Ti eu clamo, a Ti eu me entrego. Não sei viver por conta, preciso que Tu me ajudes a aplicar cada um dos ensinamentos em prática em minha vida do Salmo 141. Quero alcançar a vitória sobre todas as coisas que me afligem e perturbam. Quero viver o cristianismo segundo a Tua vontade, não conforme o que eu quero. Preciso ser moldado por Ti, guiado por Tua Palavra e firmado em Tuas promessas. Anseio por ser o que Tu queres me tornar. Em nome de Jesus, amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

RPSP-Salmos 141


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 141

Comentários de:  Thandi Klingbeil
Jesus nos ensina: “…não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do maligno…” (Mat 6:13 NKJV). Esta também é a oração de Davi neste salmo – libertação dos maus e ser livrado da tentação.

Sua oração é um grito desesperado por ajuda, mas também um ato de adoração, tendo em vista que sua oração é comparada com o incenso que era queimado nos cultos no Antigo Testamento.

“Enquanto empenhados em nosso trabalho diário, devemos erguer a alma ao Céu em oração. Estas petições silenciosas sobem como incenso perante o trono da graça, e o inimigo é confundido. O cristão cujo coração é assim firmado em Deus não será derrotado. Nenhum artifício do mal poderá destruir sua paz. Todas as promessas da Palavra de Deus, todo o poder da graça divina, e todos os recursos de Jeová estão empenhados em garantir a sua libertação” (OE p. 254).

Davi tem consciência de sua necessidade de libertação de seus inimigos e da tentação (v. 4). E ele mantém seus olhos em Deus (v. 8) – ele sabe onde buscar ajuda.

Davi também está preocupado com as palavras que fala (v.3). Às vezes, nós, também, somos tentados a dizer palavras insensatas, sem tato, indelicadas ou mesmo desonestas. Precisamos orar como Davi para que Deus livre nossos corações do mal, pois “…a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34, NIV).

Outro belo sentimento surge deste salmo. Davi valoriza a amizade verdadeira (v. 5). Os verdadeiros amigos ajudam a nos manter no caminho do bem e da salvação (ainda que seja “estreito e apertado”) e tem a coragem de nos dizer quando estamos indo na direção errada.

Que nós também valorizemos os verdadeiros amigos e os abençoemos quando eles nos derem conselhos sábios, vindos de Deus.
Thandi Klingbeil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...