quinta-feira, 27 de junho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 1



Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 1
Comentários do Pr. Koot van Wyk

Jó foi, provavelmente, um contemporâneo de Abraão que nasceu por volta de 2.000 anos a.C. e também estava familiarizado com o sistema de sacrifícios ligados ao culto, com os conceitos da salvação e o papel da expiação. Jó é descrito por Moisés neste épico histórico como um grande fazendeiro. Ele tinha 7.000 ovelhas e 3.000 camelos, bem como 500 bois e 500 jumentas, o que era, realmente, um grande negócio.

Seus filhos e filhas estavam acostumados a jantar na casa uns dos outros. Sabemos que eles não estavam bebendo álcool ou comendo carne de porco nestes eventos, uma vez que Jó não estava ciente de que eles haviam pecado. No entanto, ele orou por eles no início da manhã (ulay hatheu), porque "talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado " (v. 5 NVI). Observe que quando o "vinho" (v. 13) é usado no sentido bíblico negativo, isto inclui o álcool; mas quando não se fala dele negativamente se está referindo ao "fruto da videira" puro, suco de uva sem fermentação. 

Sabemos que todas as ações de Deus são dirigidas a partir do Santuário e é aí que os "filhos de Deus" e também Satanás iam falar com Deus (v. 6). Satanás tinha acesso a Deus até a cruz, mas não depois (ver História da Redenção, p. 26). No livro de Jó, o objetivo de Satanás era questionar o mérito e culpa das criaturas de Deus. Quando o Filho de Deus perguntou a Satanás se ele havia visto Jó e quão íntegro e reto ele era (v. 8), a resposta foi negativa.

Satanás não presta atenção às coisas boas. Ele acusou que Jó de ser fiel somente porque Deus o estava abençoando e exaltando (v. 10) e pediu uma chance para derrubá-lo. Satanás concluiu que Jó iria se voltar contra Deus se as coisas fossem na direção oposta. Estão grandes desastres feriram a Jó: os sabeus roubaram seus bois e jumentos, fogo queimou as ovelhas e os servos; os caldeus levou todos os seus camelos e um tornado matou seus filhos.

Em choque, Jó fez seis coisas: ele se levantou, rasgou as suas roupas, raspou a cabeça, caiu no chão, adorou a Deus, e discursou, louvando a Deus neste discurso. Deus se agradou disso, mas Satanás não. Jó não pecou e não culpou a Deus.

Querido Deus,Nos falaste para rezarmos "não nos deixeis cair em tentação" e agora sabemos o porquê. Dá-nos a força de Jó para dizer, tanto nos bons quanto nos maus momentos: "Bendito é o meu Deus porque todos os meus problemas estão nas Suas mãos. E eu também estou. Em nome de Jesus, amém. 

Koot van Wyk
Kyungpook National UniversitySangju, Coreia do Sul
Trad JAQ
Fonte: http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...