segunda-feira, 3 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Esdras 10
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

É possível alcançar grandes resultados mediante a oração! Oração, fé, consagração, dependência de Deus é o meio mais estranho para levar pessoas ao arrependimento, mas é o melhor. Esdras ora, intercede e confessa a Deus os pecados do povo. Pessoas são tocadas pela oração e se aproximam dele com coração quebrantado. Sua dedicação plena e seu exemplo de contrição alcançou o coração do povo que havia descambado para o pecado. A oração intercessória é o meio mais poderoso de levar pecadores ao arrependimento. As pessoas convictas de seus pecados apelaram a Esdras para renovar a aliança e guiá-las ao arrependimento e à reforma (Esdras 10:1-4). Todo o livro de Esdras destaca como a Palavra de Deus deve reger a vida. O remanescente sobreviveu após o exílio porque encontrou sua identidade no compromisso renovado com as Escrituras Sagradas. Um dos pontos altos é que, quando alguém se dispõe a orar e interceder, levará pecadores às lágrimas. É necessário entre os cristãos, pessoas como Esdras, que entendem que a pureza do povo de Deus não pode existir onde os homens se preocupam mais com a beleza de suas esposas do que com o conteúdo da fé de seus filhos. Ao imaginar um remanescente puro, é preciso antever um grupo, ainda que pequeno, que se define pela Palavra de Deus e não pela vontade humana! Você é um remanescente do tempo do fim cuja vida é definida pelos mandamentos de Deus e a fé em Jesus conforme Apocalipse 14:12?

Às vezes, há dor, muita dor, no reavivamento e reforma. Dores que seriam desnecessárias se as pessoas, ou mesmo o próprio povo de Deus, tivessem humildemente forjando seus compromissos por meio da adesão à Bíblia, ao invés de ser pelas cosmovisões dos secularizados e mundanos que estão influenciando a sociedade à corrupção. A religião deve interpretar a vida pela lente bíblica. O remanescente precisa pensar biblicamente e jamais de acordo com a cultura. A mente do crente deve ser moldada pela Palavra. Assim, ao ser abandonada a prática do pecado, poderá causar muita dor. A solução para os casamentos com pessoas pagãs seria o divórcio. Esdras convocou todos aqueles que estavam tendo jugo desigual, de todas as tribos, sob pena de confisco de propriedades e de excomunhão; então puniu os culpados ordenando-os a divorciarem de suas esposas que não serviam a Deus (Esdras 10:5-11). Deus é contra o divórcio (Malaquias 2:16; Mateus 19:4-6), porém foi permitido depois do exílio para que a vida espiritual do povo de Deus fosse preservada. O fato de Esdras ter ordenado o divórcio das esposas pagãs revela que as exigências da verdadeira reforma às vezes são bem dolorosas. No entanto, alguém deve ser tão espiritual a ponto de levar o povo secularizado a um reavivamento espiritual que desemboca em reformas espirituais. O arrependimento do povo de Deus deve ir além do remorso por uma falta moral e levar à realidade de uma vida transformada pelo poder do Espírito Santo.

Nem todos são favoráveis ao reavivamento e reforma, talvez por ser doloroso, ou por discordar dos líderes de Deus. A arrogância impedem alguns de se humilharem diante de alguém que Deus levantou para conduzir o Seu povo à santificação. Nem todos se renderam ao poder da oração e apelo de Esdras; alguns se opuseram abertamente como acontece no presente entre o atual povo de Deus. Na igreja sempre tem "os do contra" (Esdras 10:15). Do mesmo modo que uma relação de culpados que se arrependeram encerra o livro (Esdras 10:16-44), os nomes dos impenitentes também são revelados (v. 15) tal qual será no juízo quando os livros se abrirem (Apocalipse 20:12). O último capítulo de Esdras demonstra que o remanescente que voltou do exílio precisava se aperfeiçoar muito para realizar a missão de Deus designada a eles. O povo de Deus hoje precisa divorciar-se de seus pecados, abandoná-los de vez, humilhar-se e chorar por seus erros, confessá-los e pedir perdão a Deus a fim de se purificarem para realizar a obra de Deus: A pregação do evangelho em todo o mundo e preparar um grupo para a volta de Jesus. Reflita: Como está a tua vida de consagração? O teu tempo para a oração é suficiente? Como você tem lidado com o pecado? Tua vida está em harmonia com a Palavra de Deus ou com o mundo? Você estaria disposto à dor, caso necessária, para experimentar o verdadeiro reavivamento e reforma em tua vida espiritual? Avancemos com a leitura de Neemias, não perca amanhã!

 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...