quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 1
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Ser pai de verdade neste mundo corrompido pelo pecado não é nada fácil. Adão, Abraão, Isaque, Jacó, Eli, Davi não são exemplos de bons pais. Onde encontrar um pai modelo? Onde encontrar um pai herói? Onde encontrar um pai que nos inspire? Onde encontrar uma referência para os pais que desejam ser bons pais? Os eventos que sucederam à vida de Jó ofuscam nossa visão de que ele foi um excelente pai, um pai exemplar, um verdadeiro herói que nos ensina e nos inspira a sermos pais aprovados por Deus. Veja Jó 1:1-5. Vejamos algumas verdades, alguns princípios e algumas lições para nossa vida:
1. O maior bem e a maior herança que um pai pode deixar a seus filhos são seu caráter honrado, sua vida pura, sua dignidade imaculada e seu exemplo irrepreensível (v. 1).
2. A maior riqueza que um homem possui não são fazendas, dinheiro, carros, casas, mas sim a sua família, a qual só não deve ser prezada acima de Deus (vs. 2-5).
3. O maior investimento que um pai faz em relação a seus filhos é consagrar-lhes ao Senhor preocupando-se mais com o sucesso espiritual deles do que qualquer outra coisa.
Pense: Jó não precisou levantar de madrugada para orar pela volta de um filho aos caminhos de Deus, porque ele já levantava de madrugada para orar para que eles nunca se desviassem do maravilhoso caminho de Deus.

Há um grande conflito real na vida de cada ser humano. Mesmo que Lúcifer, o causador do conflito, fosse expulso do Céu com seus anjos maus (Apocallipse 12:4, 7-9), até a morte de Cristo no Calvário ele tinha acesso ao Céu conforme se vê em Jó 1 e 2. O motivo do sofrimento de Jó nos é revelado, mas não a ele. Sabemos que o causador de todo e qualquer sofrimento destrutivo vem do inimigo do Criador. Dê atenção no texto de Jó 1 e saiba mais sobre o conflito que eu e você estamos envolvido. No Céu é onde se originou o confronto de Jó: 1. Houve uma reunião em que Satanás estava presente (vs. 6-7); 2. Houve uma avaliação da parte de Deus com relação à fidelidade de Jó (v. 8); 3. Deus recebeu uma crítica, uma acusação em que escarnece de Deus dizendo que a fidelidade de Jó é condicional por ele ter sido ricamente abençoado (vs. 9-11); e, por fim Deus propôs um acordo, permitiu que Satanás fizesse qualquer coisa com Jó em relação a tudo o que ele possuía, mas nenhum dano físico nele (v. 12). Perante o Universo inteiro Deus está sendo criticado, acusado e condenado por Satanás. Deus é acusado de manipular a fé e a fidelidade das pessoas, Deus permite que Satanás tente provar se suas críticas, acusações e escarnecimentos são corretos; e ele não brinca no trabalho. Satanás é cruel, no entanto, nesse texto se vê que ele não pode fazer absolutamente nada com aqueles que são de Deus sem a permissão divina. Então, busque a proteção de Deus, confie nEle hoje!

Ninguém gosta de provações, elas causam muita dor. Jó experimentou terríveis provações que nem todos suportam, devido a que Deus não permite uma provação maior do que a pessoa possa suportar; e, como nem todos os fieis são do calibre de fé igual ao de Jó, nem todos passarão por tal experiência. Outro ponto, tem dificuldades que não são oriundas de Satanás; às vezes é o próprio pecador irresponsável, desobediente a Deus, incrédulo, que anda na contra-mão dos princípios divinos da felicidade que causa sua própria desgraça. Ou seja, a culpa de todos os sofrimentos não pode ser atribuída exclusivamente a Satanás. No caso de Jó é o próprio Deus quem revela o caráter de Jó e por causa de sua fidelidade ele estará sendo provado. Então, num só dia Satanás faz um excelente trabalho do ponto de vista do inferno, provoca quatro tragédias na vida de Jó (Jó 1:13-19). Toda sua fazenda foi destruída, ele ficou sem nada e ainda teve de fazer o funeral de todos os seus dez filhos num único momento. Profundamente afligido, Jó escolhe louvar a Deus, em vez de amaldiçoá-lO (v. 20-22). E você, como reage às provas? Tem você agradado a Deus ou a Satanás? Ao ler este texto peço a Deus que não me deixe ter atitudes em que Satanás possa aplaudir ou dar a ele motivos para zombar de meu Deus. Reafirmo minha decisão de viver somente para a glória de Deus e não para minha glória ou para a glória dos homens. Quero sempre exaltar a meu Deus em tudo o que eu fizer; e você?
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...