quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- Ester 10
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Hoje em dia é normal duvidar da Bíblia! Questioná-la é muito comum nos dias atuais. O livro de Ester tem recebido muitas críticas referente a sua autenticidade. Os críticos alegam ser este livro uma alegoria, parábola ou ficção; embora o criticismo se oponha à fé e questione o que é espiritual, a Bíblia não deixa nenhum fiel filho de Deus na incerteza quando a Seus escritos. É provável que tenha sido Mardoqueu (Mordecai) o escritor do livro de Ester. Sendo ele ou não o escritor, o autor certamente é Deus; o qual, “demonstrando que o livro deve ser considerado histórico... convida seus leitores a confirmar o relato consultando os registros persas, onde é possível encontrar os fatos dessa história e de outras (Ester 10:2)... A menos que haja algum forte indício do contrário, a fidedignidade do relato deve guiar o intérprete” (Manual Bíblico Vida Nova). Se você não acreditava que a história de Ester é verdadeira, ainda há tempo de arrepender-te. Aliás, é muito importante que te arrependas, pois admitir erros é o mesmo que dizer que hoje você é mais sábio do que ontem. Porém, é preciso que você saiba que errar pode ser humano, mas admiti-lo não é. Deixe Deus operar em você. Duvide de ti mesmo, mas nunca da Bíblia. Questione teus pensamentos, teus conceitos, tuas interpretações e suposições, mas nunca a revelação de Deus a você em Seu Livro Sagrado. Ore a Deus: “Dai-me hoje a Tua opinião, e perdoe-me as opiniões que tive ontem”.

Ester, livro da Bíblia que não menciona Deus? Sim, o livro de Ester é o único livro bíblico que não menciona Deus. Segundo David S. Dockery, quem escreveu o livro de Ester “acredita na soberania de Deus, mas essa intervenção de Deus se expressa na utilização de instrumentos humanos... ele apenas insinua a presença de Deus... A menção do jejum e do uso de pano de saco e cinzas (Ester 4:1-3, 16; 9:31) indica que os judeus prestavam culto, visto que a oração costumava ocorrer com o jejum no Antigo Testamento”. Além disso, Dockery destaca que os judeus que estavam na Pérsia “eram os que não se apresentaram para voltar para Jerusalém como parte dos remanescentes por meio dos quais Deus queria agir de novo. Embora a fé deles fosse frágil, Deus permaneceu fiel em Sua aliança, preservando-os”. Essa teologia revela que Deus é fiel mesmo quando Seu povo não o é totalmente. Há uma sutil providência na vida das pessoas, Ele concede bênçãos a fieis e infiéis; por isso existem muitos ateus vivos, saudáveis e prósperos. No entanto, o poder de Mordecai descrito em Ester 10:2, obtido pela lealdade ao rei, sobrepujou sobre seus inimigos persas. A lição é clara: Todo poder recebido na terra deve ser usado com objetivos honestos, não para satisfação pessoal. Hamã abusou do poder e perdeu a vida, enquanto que Mordecai usou a autoridade para ajudar seu povo e foi promovido (v. 3). O verdadeiro poder está nas virtudes da lealdade, honestidade e no jejum em adoração a Deus.

Leia hoje Ester 10, o último capítulo do livro de Ester, o qual contêm apenas três versículos. Para encerrar os comentário deste livro extraí as seguintes lições de vida que passo a compartilhar contigo:
1) Deus trabalha nos bastidores para realizar a libertação de Seu povo em todas as épocas;
2) Deus nem sempre traz libertação por meio de pragas espetaculares ou milagres impactantes;
3) Deus age por meio de homens e mulheres, jovens e velhos imperceptivelmente;
4) Deus nunca abandona a Seus filhos ainda que pareça que Ele esteja longe;
5) Deus espera que as pessoas que possuem algum poder no mundo exerça influência para propósitos nobres em prol de Seu povo e não para satisfação pessoal;
6) Deus preserva Israel para que todo o programa de teologia bíblica referente ao plano da salvação seja completado;
7) Deus revela a nós que Seus planos não podem ser contrariados por aqueles que odeiam Seu povo e Seu plano;
8) Deus ajuda Seu povo, não importa onde esteja, não importa onde tenha sido disperso.
9) Deus sem o pecador ainda é Deus; porém, o pecador sem Deus não é nada.
10) Deus revela que só aquele que consegue ver o invisível experimentará o impossível.
 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
“Não lamente a sorte do passado, celebre a vitória do presente.”( Heber Toth Armí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...