domingo, 2 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Esdras 9
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Tem atitudes tão erradas ao lidar com problemas oriundos da frouxidão espiritual que são tão erradas quanto daquele que pratica o pecado. A crítica, a condenação e o julgamento ao pecador é tão satânico quanto o casamento com pagãos; Esdras não criticou a sociedade, nem os pagãos e nem o povo de Deus por quebrarem princípios divinos – Ele teve empatia e orou pelo povo. Marcos De Benedicto, doutor em teologia pela Andrews University diz: “Ao meu ver, não adianta apenas ficar criticando e condenando o mundo, como se estivéssemos num nível superior. Também não é saudável comprar e consumir acriticamente a cultura secular. Temos de transformar a paisagem cultural do mundo através da justiça, da esperança e do amor. Porém, só pode transformar quem é transformado”. Esdras orou ao perceber a crise espiritual de seu povo, intercedeu confessando os pecados dos judeus e só depois declarou que o procedimento deles era a razão deles terem fracassado nos últimos dois séculos (Esdras 9:5-15). Aprendamos que:

1. Os servos de Deus devem erguer os fracos caídos das covas do pecado, não jogar terra sobre eles.
2. Os pecados daqueles que professam ser povo de Deus entristecem a alma do verdadeiro ministro de Deus.
3. Quem critica e condena é tão carnal quanto aqueles que cometem os mais terríveis pecados contra Deus!
4. O ministro de Deus precisa aprender a levar o problema, primeiro a Deus, depois trazer ao povo a solução divina.

Todo cuidado espiritual é pouco, o mundo tem forte tendência de entrar na igreja. A cultura secular tem propensão intensa de penetrar na mente e na vida prática do povo de Deus. Esdras soube que os judeus imitavam a cultura pagã da região e entravam em matrimônio com habitantes das cidades vizinhas que não adoravam a Deus. Até os levitas e sacerdotes (pastores) seguiam práticas seculares dos mundanos (Esdras 9:1-3). Esdras não acusa, não critica, não condena; claro, isso é obra de Satanás, não de um servo de Deus. O que Esdras fez, então, para resolver o problema? Ele rasgou as suas vestes em sinal de tristeza pública, arrancou os cabelos e a barba; por fim, assentou-se atônito (v. 4). E depois? Logo em seguida ele caiu de joelhos e humildemente orou ao Senhor seu Deus (v. 5). Jamais se deve resolver uma doença espiritual com atitudes carnais; ou mesmo tentar resolver problemas de crentes carnais com atitudes também carnais, pois assim só piora a situação! Diz o teólogo Marcos De Benedicto sabiamente em seu livro O Brilho da Vida: “Faça o que promove a manifestação da ‘carnalidade’ e você terá mais ‘carnalidade’. Faça aquilo que promove a espiritualidade e você terá mais espiritualidade. Portanto, escolha semear as sementes do Espírito, pois elas produzem frutos para a eternidade”. Precisamos de mais crentes espirituais na igreja que se unam aos ministros de Deus para, com sabedoria espiritual, lidar com a depravação moral entre o povo de Deus (v. 4).

O líder espiritual deve ter caráter espiritual para conduzir pessoas da carnalidade para a espiritualidade. Para isso, é preciso ter íntima intimidade com Deus através do estudo profundo da Bíblia e da dependência de Deus por meio da oração e do jejum. Há muitas pessoas que preparam a mente para lidar com o pecado alheio, mas não preparam o coração na presença de Deus. Há muitos que são cultos, mas são superficiais na espiritualidade. Tem conhecimento teórico da Bíblia, mas não sabedoria para transmiti-lo aos pecadores. Sem oração, ninguém promove paz ou transformação na vida de ninguém. Sem oração, pode até convencer o pecador de seu erro, mas não convertê-lo. Sem oração não há vida espiritual, portanto, quem não ora, por melhor intensão que tenha ao lidar com pecadores, jamais reavivará aqueles que estão mortos espiritualmente em seus delitos e pecados. Atualmente a igreja de Deus precisa de gente como Esdras, que ora em lugar de criticar, que clama ao invés de reclamar, que intercede antes de condenar, que suplica o perdão ao pecador antes de falar ao coração dele. Precisamos de membros na igreja que priorizem a oração e não a confusão. Precisamos de pessoas que se dediquem à orar pelos outros e não a fofocar dos outros. A igreja carece de pessoas que pensem biblicamente e ajam como Cristo. Quero te desafiar a viver os princípios espirituais vividos por Esdras (Leia Esdras 9). Você aceita o desafio?
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...