segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lições de Vida

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Ester 1
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Os banquetes da vida nem sempre terminam bem; portanto, muito cuidado! O livro de Ester inicia-se com um banquete; o rei Assuero, da Pérsia, o oferece a todos os príncipes e oficiais das 127 províncias desde a Índia até a Etiópia, o qual durou 6 meses. Era muito comum naquela época o costume de fazer grandes banquetes; eram fabulosos. Porém, onde Deus não está presente, algumas atitudes humanas arruínam e acabam com a alegria que, por ser de natureza carnal, é passageira. Assuero desejou expôr aos povos e aos príncipes a beleza feminina de sua esposa e, sua esposa foi firme o suficiente para dizer "não" àquele desejo dele. Pelo fato do rei ter sido repelido, ele a depôs. Ele era o rei mais poderoso que não queria perder o poder, a honra e a glória diante de ninguém. O contexto do livro aponta para os judeus exilados na Pérsia. O cenário da história data do século V a.C. A opulência do Império Persa é descrita para revelar os vastos recursos e o poder do rei (Ester 1:1-9). Embriagado na festa o rei quis que a rainha se mostrasse (vs. 10-11), entretanto ela se recusou, ameaçando assim a reputação do rei. Por isso, ela foi destituída (vs. 10-22). Quando o ser humano perde o controle da situação, ele humilha a quem quer que seja. A preocupação com a autoimagem leva até mesmo um poderoso rei a ter atitudes horrendas, decisões precipitadas e desprezo pelas pessoas! Cuidado com tuas atitudes, pois, sem Deus você pode fazer uma festa ser um motivo de raiva!

Onde a embriaguez rola solta o ambiente se torna perigoso. Ideias absurdas, imorais e humilhantes surgem na mente de quem quer que seja e pode destruir casamentos até de pessoas da alta sociedade. Vemos no primeiro capítulo do livro de Ester o casamento do rei Assuero chegando ao fim por causa de sua ideia ridícula de expor sua esposa para outros homens, todos bêbados – pois podiam beber a vontade. A rainha Vasti não compareceu à humilhação e chacota proposta pelo marido, o qual teve seu orgulho ferido; então foi e pediu conselho aos sábios que supostamente estavam todos bêbados também. E, todos os homens, com medo das mulheres rebelarem-se contra eles, seguindo o exemplo da rainha, concluíram que o rei deveria expulsar sua esposa de casa (vs. 11-20). Ainda frente à insegurança do poder das mulheres, o rei decretou que todo homem governasse sua própria casa (vs. 21-22). Os homens sabem o poder que as mulheres têm; ao sentirem-se ameaçados, tomam atitudes drásticas que não revelam poder, mas medo. O álcool, desde os dias antigos, tem sido um instrumento de discórdias, desgraças e separações de casamento. Por que não combater esse vício que combate a base da sociedade que é o casamento, que é o início da família? O alcoolismo é um dos mais graves causadores de problemas sociais em nosso país; além dos muitos casamentos por ele destruídos ele também é responsável por mais de 50% dos acidentes de trânsito. Lutemos contra esse inimigo da vida e da paz familiar!

Sem Deus numa festa decorosa até mesmo uma rainha pode ser deposta por decoro por um rei déspota. Grandes características pagãs impregnavam a festa: música alta, danças; comida demais e bebidas em excesso. Por causa dessa festa, Vasti tornou-se conhecida na história como a rainha deposta que desafiou ousadamente seu marido, bem como a lei real irrevogável dos medos e persas. Ainda que sua atitude revele personalidade forte e independente, que mesmo conhecendo os costumes e leis da época não temeu opor-se a seu marido que era o rei, ela não foi prudente e nem sábia. Destaco a seguir as seguintes lições de vida em relação ao casamento baseado em Ester 1:1-22.
1. Nunca considere um pedido do cônjuge de modo desafiador e sem qualquer pedido de desculpas ou de uma explicação, pois assim se promove discórdias.
2. Nunca aja em nenhuma situação por interesse próprio e com arrogância, mesmo que o cônjuge esteja sem razão, pois isso pode terminar em divórcio.
3. Busque sempre conselho de pessoas sábias, melhor mesmo é buscar os conselhos de Deus, o inventor do casamento.
Ter conhecimento e opinião provoca problemas; porém, ter sabedoria, prudência e discernimento evita tragédias. A verdade é que a verdadeira sabedoria vem de Deus, então busque a Deus para, sabiamente, aplicar o conhecimento à vida prática.


Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...